Ir para conteúdo

Conde Verde

Debate PTD
  • Total de itens

    14.490
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    22

Posts postados por Conde Verde


  1. 45 minutos atrás, Il Palestrino disse:

    Não é só cansaço. O Raphael Veiga é um jogador decisivo em momentos cruciais, mas oscilante durante as temporadas. Sempre foi.

    Será interessante ver o time novamente sem ele amanhã.

    Pois é. Se a torcida acha que vai ter um cara com o poder de decisão dele e sem oscilar, melhor acordar pra realidade, porque um desse aí custa tipo quase as receitas do clube no ano e olhe lá. Veiga é comparativamente no cenário nacional e sulamericano um baita jogador. Essas oscilações na temporada são perfeitamente normais. Falo isso para ele e também para outros, como Piquerez, Zé Rafael e Gustavo Gomez. Cada um na sua posição.

    O que podemos melhorar são as opções para ajudar nessas oscilações. Não vejo a hora de o Felipe Anderson chegar logo e principalmente o Dudu retornar. Vamos precisar trazer um CA também, importantíssimo. E, provavelmente, o zagueiro canhoto que o Abel tanto pediu.


  2. 1 hora atrás, FabioHenrique disse:

    Eu acho que o erro do Abel quando tira o Flaco é colocar o Rony de CA e não o Endrick.
    O Endrick tem mto mais recurso no dominio, no drible, no arremate e até no posicionamento para evitar impedimento.
    Não faz sentido jogar com o Rony centralizado e o Endrick aberto.
    Claramente eles jogam com as posições invertidas.

    É uma alternativa sim, mas, para mim, nem o Endrick muito menos o Rony são CAs típicos. Agora, realmente, entre um e outro, concordo que o Endrick é melhor opção por vários fatores. Porém, ele está de saída dentro de muito pouco tempo, talvez 2 meses. Temos que aproveitar enquanto é possível, porém já pensar o time sem ele. Precisamos com urgência de mais uma opção de CA. O elenco pede isso e está claro para todos. Nas pontas, apesar de faltar alguma experiência hoje, dado que temos muitos jovens na posição, com a vinda do Felipe Anderson, os retornos do Dudu e BR, teremos um leque maior de possibilidades. Conto ainda com o Felipe Anderson eventualmente no meio ofensivo, se for necessário. Na frente de ataque perdemos muito na bola aérea e na referência quando o Flaco sai e entra o Rony. Rony, para mim, tem que ser opção de ponta ou segundo atacante, não de CA. É necessário ter algum CA que espelhe mais a função do Flaco no elenco. Hoje não temos um sequer.

    Até agora o desempenho do Lázaro tem sido decepcionante. Muito ciscador, muita pose, muito toquinho de lado, muito drible sem objetividade, pouca projeção, pouco jogo combativo e principalmente pouca vontade para alguém que precisa provar bastante. Dá para ver que ele tem habilidade e velocidade, falta ser mais aguerrido no jogo. Se a bola não chega, ele tem que buscar. Endrick faz isso e chama a responsabilidade. O jovem tem que ser exemplo de dedicação em campo para todos. Flaco é um que melhorou muito a confiança e pode elevá-la mais ainda. Tinha receio e timidez para finalizar, aprendeu que atacante tem que buscar o gol sempre e está melhorando cada vez mais. Tem pontaria, pode melhorar a finalização por baixo e a força física na disputa com os zagueiros, todavia no jogo aéreo é implacável e tem se posicionado melhor na área.


  3. Agora, eterno 1993 disse:

    concordo que algumas críticas são exageradas e quase chiliquentas. Mas o Abel tá pisando na bola, ao menos no que a gente vê dos jogos. Não é possível que Romulo ou LG não possam ser usados um ou outro jogo na do Veiga. Ele engessa as possibilidades de competição dentro do elenco (olhando de fora e como leigo, só sou torcedor). Essa história que o Veiga tá cansado, como ele disse na coletiva, pra mim foi pra blindar o jogador. Não existe isso, se ele estava cansado era só poupar, como ele fez outras vezes com outros. E mesmo assim, que raio de cansaço é esse? Só se for uma estafa mental, esgotamento mesmo, sei lá. E mesmo assim era só deixar o cara fora contra o Inter, ou contra o cheiro, intercalar mesmo as atuações.

    Sim, não discordo disso. Ele precisa tentar mesclar e dar mais rodagem aos jogadores que você citou. Porém, não há garantia alguma de que vão fazer o que a torcida espera. De verdade, o histórico é apenas de potencial, não de situação fática. Todos são apostas, de alguma ou outra forma, são. Há algum tempo reclamo das opções e da montagem do elenco em algumas posições ofensivas, dado que faltou equilíbrio entre alternativas experientes, com bagagem, e jovens. Com o Felipe Anderson ganharemos qualidade e experiência na ponta e, eventualmente, no meio ofensivo. Como disse no outro post, falta opção tática de CA. Lopez é o único da posição. É muito pouco. Enfim, amanhã é um jogo para o Abel dar chances a mais atletas. Espero que ele inicie o jogo com Rômulo ou LG no meio ofensivo.


  4. Na última partida para mim ficou claro como nosso elenco ofensivo ainda está consideravelmente abaixo do Flamengo. Eles entraram com um time misto na frente, foi um jogo relativamente equilibrado, depois entraram com peças muito fortes no segundo tempo, e foram perigosos. Nós tentamos em jogadas individuais do Endrick, depois do Estevão, na força da bola aérea e só. Rony não pode ser opção imediata de CA. Ele é muito mais um ponta/segundo atacante do que CA. Simplesmente não consegue reter a bola e a marcação no campo de ataque, somente funciona para fazer o facão e surpreender defesas lentas e cansadas. Bola aérea é a principal arma do Flaco, se ele sai, o Rony muda toda a característica do ataque e tende a não funcionar. Enfim... precisamos contratar um CA para dar opção. É a contratação mais urgente que vejo no momento.


  5. Entendo parcela das críticas ao Veiga e ao Abel, porém discordo. Eu já enfatizei isso aqui, por mais que o Abel tenha de dar rodagem e chances ao elenco, as nossas opções são muito desproporcionais especificamente na posição do meio ofensivo. Veiga, mesmo mal, é um dos jogadores com estatísticas de maior poder de decisão do futebol brasileiro. Vocês queiram ou não, ele é. Aí ele acumula atuações apagadas, é cobrado, o treinador também é, e quem são as opções? Rômulo e Jhon Jhon. G. Menino tem entrado um pouco mais avançado, mas tem mantido a pecha de desconcentração e displicência nas partidas. Vamos às outras opções... Rômulo, recém-chegado, aposta interessante, porém experiência quase zero em competições de alto nível. Jhon Jhon, jovem da base, com boa obediência tática, todavia números de poder de decisão praticamente nulos. LG é opção na posição? Talvez. Eu testaria mais vezes.

    E aí? Veiga pode ser cobrado, pois é um jogador com status e competências comprovados. Entretanto, é normal essa oscilação. Se não oscilasse, com os seus números e sempre em alta, estaria no Barcelona ou no Real Madrid, e não aqui. Até para a cobrança e a forma, há limites. Não estamos falando de qualquer jogador, ele tem uma história absurda no clube. Abel pode ser cobrado? Pode, mas será que suas opções resolveriam algo? Sinceramente? Acho bem difícil, dado o histórico. Quanto à forma de cobrança, entra na mesma do Veiga.

    Enfim, aguardo muito a vinda do Felipe Anderson, pois embora ele esteja atuando de ponta há bastante tempo, é versátil e sabe fazer também o meio ofensivo com qualidade se for necessário. 

    Além disso, espero que a diretoria traga outro CA, pois só temos um no elenco (somente Flaco, Rony não é), e também o zagueiro canhoto pedido pelo Abel.


  6. Pegando um gancho na saída do Breno Lopes, valorizo a postura do Wesley no último jogo. Fez o gol da vitória do time o qual defende e respeitosamente não comemorou.

    Esse tipo de atitude demonstra a grandeza do Palmeiras. 

    Outro que fez gol em final de um título (Copa do Brasil) e na minha opinião não merecia algumas críticas pesadas que sofreu. Apesar disso tudo, foi um gesto de gratidão pela sua formação e passagem aqui.

    O esporte é isso. Marca vidas. Seja dos jogadores, seja dos torcedores. Respeito sempre. Rivalidade somente em campo.


  7. Breno fez um dos gols mais fantásticos e importantes da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Gratidão por aquele momento eterno.

    A despeito da situação infeliz do ano passado, desejo-lhe felicidades, que faça uma boa passagem pelo Fortaleza e seja vendido.

    A sua saída vai dar mais chances aos jovens LG e Estevão. Dudu e BR retornando. Felipe Anderson chegando. Rony de opção. Lopez nosso CA e espero que chegue mais um para a posição, preferencialmente um experiente.

    Avanti!


  8. Agora, Cassiano 94 disse:

    O problema dessa equação aí é a média.

    Pega jogo por jogo pra você ver só...

    Veiga segue sendo extremamente decisivo, um dos mais decisivos do país há um baita tempo. Bota tempo nisso.

    Ele faz algumas partidas apagadas, sim, mas na média é absurdamente importante na produção ofensiva da equipe. Refutar isso é desconsiderar fatos. Se ele jogasse todo jogo com o poder de decisão que tem, estaria facilmente em um grande da Europa.

    Qualquer time brasileiro gostaria de tê-lo e deveríamos valorizar mais isso. Mas parece que para alguns o nosso meia ofensivo multicampeão que tem vários gols em finais está mais para Felipe Menezes. Aí fica difícil. Rômulo fez a primeira partida na série A ontem, entrando no final da partida, precisa mostrar muito ainda e esperemos que seja uma ótima surpresa. Mas muita calma, muita mesmo, qualquer mínima comparação com o Veiga é totalmente desproporcional.


  9. Agora, LuisSEP9 disse:

    Estevão pelo que vem apresentando, acho que começa como titular domingo. Achismo, gostei muito do Romulo ontem, apesar da derrota

    Somente se ele for de três atacantes, o que acho muito difícil depois de ontem. Estevão e LG têm que estar na frente do Lázaro como opções na parte ofensiva. Creio que o Abel voltará ao esquema com 3 defensores, mas aguardemos.


  10. Agora, LuisSEP9 disse:

    Deus me livre de 3 zagueiros kkk o que pode fazer também é jogar com 2 volantes de marcação Anibal e Zé ou Anibal e Fabinho.

    Cara, depois de ontem eu prefiro voltar aos três zagueiros, ao menos contra times mais fortes. Antes criticava muito esse esquema, porém ontem o negócio foi muito ruim contra um clube de melhor qualidade. Inter não fez mais gols por incompetência. E o Flamengo é ainda melhor.

    Portanto, deixaria 3 atacantes para adversários mais frágeis. Domingo eu iria de três defensores.


  11. 22 minutos atrás, Neto palestra disse:

    O adversário de domingo joga com  3 no ataque, sendo dois pontas velozes, isso faz com que Maike e Piquerez tenham que voltar para marcar e na prática ficarão como laterais, assim, o 3x5x2, acaba virando 5x3x2 e engessa o time.

     

    É um ponto, mas prefiro o time assim do que entrar como entramos ontem. Ontem marcamos muito mal, com linhas espaçadas, o time do Inter só não fez mais gols por outros fatores, inclusive perdeu um pênalti. 

    Se contra o Inter com desfalques importantes como Alan Patrick e Enner Valência sofremos, imagine contra o Flamengo, que tem uma frente ofensiva ainda mais qualificada e competente.

    Eu prefiro entrar numa formação conservadora dessa de 5-3-2 e tentar explorar uma bola aérea com o Flaco ou uma bola parada com os zagueiros ou um chute de média distância do Veiga ou ainda uma jogada individual do Endrick… do que entrar exposto contra eles. E esse jogo precisa ser no Allianz, tem que pressionar os caras.


  12. Agora, Shiryu disse:

    Gomes na direita iria levar uma canseira muito grande do Bruno Henrique, se for pra jogar com três zagueiros eu colocaria o Gomez no meio. Lembro de uma vez o Palmeiras ter jogado com três zagueiros, acho que foi contra o Penarol e o Gomez foi engolido pelo lado direito, no segundo tempo o Thiago Santos entrou e acabou com a festa, Gomez tem que jogar centralizado nesse esquema, ele não tem velocidade.

    Depois dê uma olhada no meu comentário anterior. Vai ao encontro do que você diz. Minha proposta seria o Gomez de zagueiro central para defender e invertendo com o Luan na direita quando for a saída de bola nossa. Luan faz bem a função de líbero.


  13. 3 minutos atrás, o porco disse:

    Gomes nesse esquema 352 fica totalmente desconfortável. Sinuca de bico !!!

    Prefiro ele desconfortável a deixar o Rocha marcar um cara liso na ponta. Contra o Santos o Guilherme achou a mina ali e explorou no primeiro jogo. É tanto que o gol saiu por lá, obviamente. Acho que mais do que a nossa zaga, o meio e as pontas têm que entender o posicionamento na recomposição. Rios fica tão perdido quanto o Gomez. Moreno e Zé têm mais noção tática. Piquerez tem que cobrir o lado do Murilo quando o Mayke subir, e o Mayke o lado direito quando o Piquerez subir.

    Na dinâmica da zaga eu faria uma mudança, deixaria o Luan defensivamente pela direita e apenas quando fosse sair com a bola ficaria centralizado como líbero. Assim, o Gomez assumiria o lado direito na saída de bola e a porção central ao defender.


  14. Agora, LuisSEP9 disse:

    Contra o Flamengo não escalaria Flaco Lopez, é queimar o jogador contra 2 zagueiros que são rápidos, meu time pra esse jogo seria

    Weverton, Mayke, Gomez, Murilo, Piquerez, Anibal Moreno, Gabriel Menino, Veiga, Romulo, Estevao e Endrick.

    Se o Ze Rafael estiver em condições seria ele.

    Interessante, porém, por outro lado, o Lopez tem uma bola aérea muito forte. 

    Seu time é muito ofensivo, pode ser que dê bom, mas para um time como o Flamengo, que ataca ainda melhor do que defende, pode ser que dê ruim também. Eu iria com um time menos ousado, repetiria a escalação de algumas boas partidas esse ano, mantendo 3 zagueiros, um meio mais congestionado com pontas alternando espetadas e recomposições, Endrick como válvula de escape no ataque e chuveirinho pro Lopez, que é o que melhor ele sabe fazer.

    Se for entrar com 3 atacantes, vai ser um jogo franco em nossa casa. Não gosto muito da ideia. Prefiro ir para uma formação mais conservadora, contar com o apoio da torcida e o brilho dos nossos atletas. 

    1x0 é goleada. Precisamos buscar os 3 pontos.


  15. Tenho observado que tomamos muitos gols bestas por lances de dribles e passes no último terço de nossa defesa. O time tem que aprender a diminuir as linhas em lances de pressão e a bicar mesmo em caso de perigo como ontem. O drible do Piquerez, que é um baita jogador, foi totalmente imprudente e desnecessário. Espero que o Abel chame a atenção nesse sentido, ali não se pode perder a bola, pois provavelmente a cobertura não chegará, e foi batata.

    É o básico. Chegou a pressão do adversário e se deu opção? Passe com segurança. Não deu? Bica pra frente ou pra lateral e tira o perigo do campo de defesa. Drible na proximidade da grande área é o trivial do errado, assim como cruzar bola na área defensiva ou recuar pra goleiro na fogueira.


  16. Agora, Fercas disse:

    O confronto anterior contra o Internacional foi nesse mesmo estádio e o Palmeiras venceu por 3x0

    Ontem deu tudo errado tática e tecnicamente e o estádio, que poderia ser fator de apoio, não foi. Faz parte. Nosso time joga espaçado naquele campo e a torcida não faz a mesma pressão. Por mim, consideraria levar esse tipo de mando para o interior ou até para outro estado. Estamos perdendo um fator importante de pressão e renda de bilheteria ao jogar em Barueri.


  17. Agora, guih_sep disse:

    Pois é, eu digo o mesmo. Quando o Abel entra no 352 muitos também se apegam somente ao número e pouco analisam o que de fato o time produziu. Ontem atuamos no 433 como a maioria pede, mas a estrutura do time é mantida, independente do "número" do esquema tático.

    Não adianta, alguém vai ter que fechar o corredor direito, futebol moderno infelizmente é assim, não estamos mais na copa de 94 onde o 442 diamante era o esquema da moda... Se querem 433, ou 442 o Endrick vai cair mais pela direita. Se o Abel entra no 352, o Mayke cobre esse espaço e o Endrick consegue ficar mais centralizado, mas ainda sim a galera reclama.

    Quanto ao Veiga concordo, está muito mal. Outra crítica que faço ao Abel é a insistência no Rony e no Menino, todo jogo, quando já ficou bem claro que eles não conseguem mudar o panorama da partida.

    Mas dai a dizer que ele pardal, paneleiro, odeia a base, não é mais o mesmo, etc.. tem uma distância gigante.. ele acabou de ser campeão (de novo) (décima vez em 3 anos) alguma coisa de gestão de elenco ele deve entender, não é possível que tenha tanta sorte..

    Concordo, sobretudo com a leitura errada do Abel nas substituições de ontem. Colocou o Menino, que é lento, cadenciador, chuta de média distância e cruza bem, e um atacante rápido e oportunista, mas que não consegue quebrar linhas para isso (somente Estevão conseguiu quando entrou e não foi a tempo). Ontem era jogo pro Estevão e o LG entrarem e promoverem um salseiro na zaga lenta do Inter e tentarmos manter a bola aérea, que perdemos no ataque com a saída do Lopez. Por isso a importância de termos outro CA finalizador/cabeceador. Enfim, o time titular não foi bem, o banco não ajudou a contento e as opções foram erradas/insuficientes. 

    Partida para esquecer e tirar lição de que o Lázaro não pode estar a frente dos jovens LG e Estevão nunca.


  18. Discordo veementemente desse declínio técnico e físico do Gomez. Ele teve alguns momentos ruins ano passado, mas, no geral, foi bem, sendo mais uma vez importante na conquista de um título brasileiro. Esse ano teve uma lesão séria bem no início da temporada, praticamente está retornando agora, fez alguns jogos não tão bons, e ontem uma partida ruim. 

    Luan realmente está com boa regularidade, Naves entrou bem quando precisamos, porém em condições de sequência e continuidade na temporada, Gomez e Murilo são não somente a melhor dupla do time, mas a melhor do país. 

    Já observei que existe uma mania de se pesar a crítica em jogadores que são muito decisivos por oscilações totalmente normais na temporada, como ao Weverton, ao Gomez, ao Piquerez e ao Veiga. Existem situações pontuais, porém temos de observar o contexto geral e procurar entendê-lo para não corrermos o risco de queimarmos os melhores e deixarmos os piores passarem em brancas nuvens.

    Já vi nossa torcida criticar um jovem de 16 anos que depois virou destaque em um título brasileiro aos 17. Chamar o maior técnico da nossa história de Pardal. Falam costumeiramente do Rony como se fosse um jogador terrível e coisas do tipo. Enfim, algo que não estou atribuindo especificamente a ninguém aqui, mas que já li e que não condizem com a racionalidade. Lázaro mesmo é um que merece críticas ponderadas e um bom banco , pois chegou, demonstrou muita marra, vontade aquém do esperado, e não tem moral/crédito para isso. Gomez e outros são ídolos, a paciência tem de ser outra, pois já mostraram o potencial e são jogadores históricos do clube.


  19. Agora, Neto palestra disse:

    Com 3 zagueiros e só o Anibal marcando no meio a defesa fica muito exposta, se quiser jogar com 3 zagueiros que não improvise…

     

    Zé tem que ter condições domingo. Tem bem mais noção de marcação por zona que o Rios. Gosto do Rios contra times que dão espaço e jogam abertos, sendo que ele vai bem na marcação individual, mas não por espaços.

    Enfim, no papel acho bem interessante a formação com 3 volantes, porém na prática tive a impressão ruim que falei. Zé, principalmente, ficou perdido.

    Nesse caso, prefiro a formação com 3 zagueiros contra times de maior qualidade, apenas não gosto da ideia da dobra de laterais. Faria o básico, colocaria o Luan e o Zé e tiraria o Lázaro e o Rios.

    O fato é, o Flamengo é muito forte na frente, e melhorou defensivamente com o Tite, contudo ainda deixa espaços. Precisamos ir com um time bem postado, mas, mais do que isso, jogar com muita vontade e com apoio da torcida. Se for jogar como hoje, perderemos. A postura e a competência têm de ser outras.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..