Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Luiz

Nacional x Palmeiras - Atuação do técnico

Posts Recomendados

Guest Gui
Assim eu concluo que não faz sentido pagarmos 500 mil por mês pro Marcelo então, oras.

Paga isso pra um jogador bom e põe qualquer funcionário do clube pra ser técnico e mandar os jogadores "fazerem o que sabem".

 

Ps: Corinthians e Grêmio de 2015 são dois exemplos opostos a esse pensamento.

 

Nesse caso o papel dele é ensinar e treinar os jogadores a serem técnicos de si mesmos. Se voce viu a era Telê Santana, não há porque haver dúvidas que funciona.

 

Agora o problema é achar jogador inteligente como na época do Telê.

 

Alias, esse Moisés é um cara esperto pra isso.

 

Com todo o respeito, mas que post mais sem pé nem cabeça.

 

Pois é, rs, o que faz sentido é esse tópico e o seus comentários, por exemplo.

 

Engraçado que aqui todo mundo sabe ser técnico, só o técnico do Palmeiras que não sabe.

 

Ninguém entende porque o time nao tem padrão de jogo nunca e ele não muda o esquema, e a conclusão que chegam é que o técnico está perdido, rsrs.

 

Falar oque?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha questão sobre ele seria somente por que ele não testa um esquema novo nem que seja por 10 minutos em um treino ou até mesmo em amistosos que serve pra isso, sabemos qual é o ponto fraco do time, por que não pensar em 2 meias que tenham qualidades para pegar a bola na defesa como o Moisés demonstrou em alguns momentos junto com outro (queria ver o Régis para ver seu estilo de jogo).... O Robinho é um jogador inteligente mas não consegue fazer essa função

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas... +/-.

 

Não vou criticar mais uma o vez o esquema.

Não vou reclamar mais uma vez do treinador.

 

O que vou postar, foi o que ouvi de alguns palmeirenses hoje cedo, no racha que fui.

 

A maioria está com a mesma frustração.

 

O time do Palmeiras, contra o Libertad, e ontem, faz o jogo ficar feio/desinteressante.

 

Nós palmeirenses assistimos porque amamos o Palmeiras; mas, que tá enfadonho ver esse time jogar, jogo após jogo, pelo menos uns 04/05 meses pra cá exceção feita alguma partida pontual da Copa o Brasil.; ah isso tá.

 

Se resumir os comentários jogo após jogo, as reclamações são as mesmas...

...não sei o que esperar do trabalho do técnico.

 

O que sei, é que anos após anos reclamamos da diretoria, (com razão), porém não é mais o caso (no meu entender), e a torcida também, está numa vibe muito boa.

 

O momento está ótimo, só falta o time se arrumar...

...assim todos esperamos...

 

Marcelo Oliveira.

 

Até.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez a "salvação da lavoura" pro esquema do M.O. finalmente encaixar no Palmeiras atende pelo nome de JEAN. Não é a toa que o Palmeiras nao desistiu da contratação do cara mesmo qdo todos ja davam por encerrada as negociações.

 

Jean tem bom passe, sabe carregar a bola, fazer rapida transição da defesa pro ataque como poucos, e pra completar, tem um bom arremate de fora da área, como tina o Lucas Silva no Cruzeiro do Marcelo.

 

Vamos aguardar.... Esse cara pode ser a chave desse esquema vingar finalmente. Caso contrario, esqueçam!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nesse caso o papel dele é ensinar e treinar os jogadores a serem técnicos de si mesmos. Se voce viu a era Telê Santana, não há porque haver dúvidas que funciona.

 

Agora o problema é achar jogador inteligente como na época do Telê.

 

Alias, esse Moisés é um cara esperto pra isso.

 

Bixo, o trabalho do Roger, mesmo com falhas, é o melhor do Brasil. O elenco do Grêmio é de mediano pra baixo e o cara implantou um modelo de jogo definido e deu consistência a ele. Desculpe, mas é nítida a repetição de jogadas e o comportamento defensivo organizado. Inclusive, até mesmo as variações de posições são repetitivas, e dão certo justamente por isso, por ser algo treinado e executado várias vezes.

 

Não é cada um por si e liberdade pra fazer o que quiser, pelo contrário, são movimentos coletivos treinados. Isso o Roger conseguiu implantar em 6 meses, o que prova que o cara tem talento, porque é normal demorar mais tempo para o time ganhar essa consciência tática.

 

 

A minha dúvida é se o Marcelo tenta aplicar esse conceito de jogo moderno ao time. E, infelizmente, apesar da melhora que vemos em alguns pontos do time, me parece que ele é aquele treinador da velha guarda que se recusa a mudar conceitos. Aí o Palmeiras contrata o elenco mais equilibrado do Brasil (opinião minha) e perde na Libertadores pra um clube muito inferior, porém mais organizado... estou com medo disso.

 

Mas agora tem que insistir com ele e apoiar, vai trocar por quem? Deu pra ver uma melhora no sistema defensivo, temos que torcer pra ele conseguir implantar (se é que treina) a compactação e, pelo menos, alguns movimentos coletivos no ataque e na defesa, pra esses "buracos" que vemos no time desaparecerem.

 

E concordo contigo quanto ao Moisés. O cara é um jogador acima da média e acho que vai nos dar alegrias. Belo achado do Mattos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Porco Palestrino
Bixo, o trabalho do Roger, mesmo com falhas, é o melhor do Brasil. O elenco do Grêmio é de mediano pra baixo e o cara implantou um modelo de jogo definido e deu consistência a ele. Desculpe, mas é nítida a repetição de jogadas e o comportamento defensivo organizado. Inclusive, até mesmo as variações de posições são repetitivas, e dão certo justamente por isso, por ser algo treinado e executado várias vezes.

 

Não é cada um por si e liberdade pra fazer o que quiser, pelo contrário, são movimentos coletivos treinados. Isso o Roger conseguiu implantar em 6 meses, o que prova que o cara tem talento, porque é normal demorar mais tempo para o time ganhar essa consciência tática.

 

 

A minha dúvida é se o Marcelo tenta aplicar esse conceito de jogo moderno ao time. E, infelizmente, apesar da melhora que vemos em alguns pontos do time, me parece que ele é aquele treinador da velha guarda que se recusa a mudar conceitos. Aí o Palmeiras contrata o elenco mais equilibrado do Brasil (opinião minha) e perde na Libertadores pra um clube muito inferior, porém mais organizado... estou com medo disso.

 

Mas agora tem que insistir com ele e apoiar, vai trocar por quem? Deu pra ver uma melhora no sistema defensivo, temos que torcer pra ele conseguir implantar (se é que treina) a compactação e, pelo menos, alguns movimentos coletivos no ataque e na defesa, pra esses "buracos" que vemos no time desaparecerem.

 

E concordo contigo quanto ao Moisés. O cara é um jogador acima da média e acho que vai nos dar alegrias. Belo achado do Mattos.

 

Assino embaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest evair9

Que eu queime minha lingua e o Marcelo seja o tecnico mais vencedor de nossa hostoria...mas do que se passou no Uruguai me deu medo. Time com a mesma postura do ano passado, sem cara, sem organizacao, sem saida de bola, tomando pressao desnecessaria e de vez enquando arriscando boas jogadas devido a valores individuais...o coletivo nao existe.

abre o olho MO...o Cuca ta na area!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bixo, o trabalho do Roger, mesmo com falhas, é o melhor do Brasil. O elenco do Grêmio é de mediano pra baixo e o cara implantou um modelo de jogo definido e deu consistência a ele. Desculpe, mas é nítida a repetição de jogadas e o comportamento defensivo organizado. Inclusive, até mesmo as variações de posições são repetitivas, e dão certo justamente por isso, por ser algo treinado e executado várias vezes.

 

Não é cada um por si e liberdade pra fazer o que quiser, pelo contrário, são movimentos coletivos treinados. Isso o Roger conseguiu implantar em 6 meses, o que prova que o cara tem talento, porque é normal demorar mais tempo para o time ganhar essa consciência tática.

 

 

A minha dúvida é se o Marcelo tenta aplicar esse conceito de jogo moderno ao time. E, infelizmente, apesar da melhora que vemos em alguns pontos do time, me parece que ele é aquele treinador da velha guarda que se recusa a mudar conceitos. Aí o Palmeiras contrata o elenco mais equilibrado do Brasil (opinião minha) e perde na Libertadores pra um clube muito inferior, porém mais organizado... estou com medo disso.

 

Mas agora tem que insistir com ele e apoiar, vai trocar por quem? Deu pra ver uma melhora no sistema defensivo, temos que torcer pra ele conseguir implantar (se é que treina) a compactação e, pelo menos, alguns movimentos coletivos no ataque e na defesa, pra esses "buracos" que vemos no time desaparecerem.

 

E concordo contigo quanto ao Moisés. O cara é um jogador acima da média e acho que vai nos dar alegrias. Belo achado do Mattos.

 

Me poupou digitação. Perfeito.

 

Quando se diz que a influência de um técnico sobre um time não é absoluta nos dias de hoje, se fala em termos estruturais, ou seja, da importância de analistas de desempenho, preparadores físicos, auxiliares técnicos, diretores etc etc. Isso tudo descentraliza a "autoridade" que antes era conferida aos técnicos, mas não reduz em nada a importância dos mesmos. Aliás, com uma coletivização cada vez maior do futebol, é imprescindível que os técnicos saibam observar as características de seus jogadores, treinar padrões e movimentos corretamente e, não menos importante, orientar e corrigir esses movimentos, quando necessário. Não fosse assim, Guardiola, Mourinho, Ancelotti e outros passariam a vida dando treinos coletivos e viveriam sentados no banco de reservas, sem orientar posicionamento, ações, movimentos etc.

 

Ainda usando o trabalho do Roger no Grêmio como exemplo, segue um vídeo com uma aula de progressão, ocupação de espaços e amplitude em 20 segundos:

 

 

Diante disso, só podemos auferir duas coisas: ou o Roger fez um trabalho excepcional à frente do Grêmio em 2015, ou Galhardo, Marcelo Oliveira, Maicon e Douglas Cachaça são jogadores incrivelmente inteligentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon

Estou muito desconfiado, afinal temos um elenco forte e o time tem problemas na transição de jogadas e na criatividade de modo geral

 

Com Moises e Arouca/M.Salles de volantes, mais o Robinho auxiliando, nas laterais com Lucas e Zé e mesmo assim essa transição esta dificil, não da pra entender será que precisamos de um Franco Baresi e Lothar Matthäus na zaga central? Não entendo...

 

Mas por outro lado ainda é cedo pra reclamar, porq pelo menos o sistema defensivo parece ter melhorado, na verdade a defesa já vinha apresentando melhoras no fim do ano passado e a melhora continuou. Porém essa transição e a criatividade do time precisa melhorar MUITO, e talvez o problema esteja no esquema não sei....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gabriel23
Bixo, o trabalho do Roger, mesmo com falhas, é o melhor do Brasil. O elenco do Grêmio é de mediano pra baixo e o cara implantou um modelo de jogo definido e deu consistência a ele. Desculpe, mas é nítida a repetição de jogadas e o comportamento defensivo organizado. Inclusive, até mesmo as variações de posições são repetitivas, e dão certo justamente por isso, por ser algo treinado e executado várias vezes.

 

Não é cada um por si e liberdade pra fazer o que quiser, pelo contrário, são movimentos coletivos treinados. Isso o Roger conseguiu implantar em 6 meses, o que prova que o cara tem talento, porque é normal demorar mais tempo para o time ganhar essa consciência tática.

 

 

A minha dúvida é se o Marcelo tenta aplicar esse conceito de jogo moderno ao time. E, infelizmente, apesar da melhora que vemos em alguns pontos do time, me parece que ele é aquele treinador da velha guarda que se recusa a mudar conceitos. Aí o Palmeiras contrata o elenco mais equilibrado do Brasil (opinião minha) e perde na Libertadores pra um clube muito inferior, porém mais organizado... estou com medo disso.

 

Mas agora tem que insistir com ele e apoiar, vai trocar por quem? Deu pra ver uma melhora no sistema defensivo, temos que torcer pra ele conseguir implantar (se é que treina) a compactação e, pelo menos, alguns movimentos coletivos no ataque e na defesa, pra esses "buracos" que vemos no time desaparecerem.

 

E concordo contigo quanto ao Moisés. O cara é um jogador acima da média e acho que vai nos dar alegrias. Belo achado do Mattos.

 

Concordo plenamente. E não é só o Roger, há uma profusão de exemplos nacionais e internacionais que desmentem a tese do Gui.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu discordo veementemente da postagem do Gui, por motivos de: Roger Carvalho, Cláudio Ranieri (Leicester), Maurizio Sarri (Napoli). Esses caras não tem os melhores elencos do país, mas por saber implantar um sistema de jogo, brigam/brigaram pelo título da temporada.

 

Eu acho que o Marcelo simplesmente não deu certo. O time está com a mesma proposta a mais de seis meses, o cara recebe crítica atrás de crítica sobre o quesito dos chutões, e a gente não vê UMA melhora nesse estilo de jogo, passando temporada, passando férias... O que mais ele precisa? O elenco do Palmeiras na mão de um treinador competente consegue ficar entre os 3 do brasileiro e chegar numas quartas de finais de Libertadores. Não sejamos cegos, esse time, com esse treinador, não chega numa quarta de final e nem fica entre os 3. Sejamos realistas, terminamos o Brasileiro atrás de Xpó e numa campanha decepcionante. Ou ele é muito burro de não enxergar os defeitos (por estar o planeta todo batendo na mesma tecla dos chutões) ou então ele tenta consertar mas não tem competência. A verdade é que o Marcelo me soa como um treinador que joga o colete pro jogador, tipo aqueles paizão que tá em extinção no futebol, o problema é que quando esse tipo dava certo no futebol ainda existiam Ademir, Zico, Falcão.. Nessa época não precisava de treinador, hoje é totalmente diferente.

 

Me preocupa muito, algo me diz lá no fundo que se continuar com ele até o meio do brasileiro será uma temporada perdida.

 

Apoiarei, como sempre. Mas fé no trabalho dele eu não tenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nao quero ser oportunista, ate porque amistoso nao vale nada e nao vai mudar nada na vida do clube, mas o MO e uma das maiores decepçoes que eu ja tive. Esperava muitissimo mais dele, time fraquissimo taticamente, da a total sensaçao de que e um time de pelada. Triste.

 

Amistoso não vale nada mas o técnico do Penarol foi demitido depois de perder para o Nacional no jogo anterior!!!!

 

Já falei... Aproveita que o Sampaoli está disponível e já faz uma proposta!!! Antes que seja tarde demais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou postar aqui oque postei no tópico do jogo.

 

Dentro da proposta do futebol está ótimo.

 

Muita, mas muita gente ainda (e isso inclui quase todos os comentaristas) não saca que a tática do futebol moderno evoluiu e saiu do treinador-centrismo para o jogador-centrismo. Vocês não percebem porque os técnicos não comentam, mas a tendência é o jogador tomar as decisões e ser mais livre dentro de campo. Cada vez mais o técnico influencia menos. São vocês e os comentaristas que chamam o esquema de 4-3-2-1, mas na verdade ele só é assim antes do apito inicial, pois a partir daí os jogadores são livres, se movimentam e pensam por si próprios. Jogadores vem e vão, rodam o campo, mudam de lado, e etc., ao bel prazer. É adaptativo, e ninguém melhor de quem está dentro de campo pra decidir pra onde ir, que hora ir e etc., mesmo que as vezes errem, fiquem cansados, etc.

 

Assim, um dia ruim física e mentalmente, vai resultar num primeiro tempo horrível como esse. Porém, num jogo concentrado como o contra o Santos, fizemos uma partida épica que nenhum outro método faria. Além disso, o time se torna imprevisível para o adversário.

 

É mais ou menos como jogar peladas nos campos e quadras, não tem técnico, cada jogador se encontra e pensa por si próprio, dentro de campo. E diferentemente daquilo que pensa muita gente, isso funciona melhor e é mais eficiente do que os métodos antigos de jogadas fixas e ensaiadas. Jogador, na hora do vamos ver, não lembra nada o que o técnico pede. Futebol é muito dinâmico, não tem como ter regras e fórmulas. O jogador é que tem que saber o que tem de fazer. Cada jogador é seu próprio técnico.

 

Este é o treinamento, e não o que vocês desejam que eles façam.

 

Essa metodologia de trabalho é a tendência e cada vez mais vocês verão isso. O calcanhar de aquiles disso é que precisamos de jogadores inteligentes além do bom físico. Está acabando a era de "Cafús", os cabeças de bagres que só correm.

 

Agora observem por esse prisma e vão entender porque o time não tem padrão de jogo. Não tem e nunca vai ter, e os melhores times daqui pra frente serão isso aí. Agradeçam o Barcelona da era Guardiola, que por sua vez veio da era Telê Santana.

 

Não vejo assim não. Concordo, quando tu diz que os jogadores ganham jogos, mas quem ganha campeonato é o treinador. O campeonato do ano passado foi assim. Tite fez um time muito difícil de ser batido, tendo 4 bons meio campistas e um zagueiro, apenas. O Roger do Grêmio fez milagre, aquele time é muito ruim, o período com o Felipão mostra isso, mas o cara arrumou o esquema. Por outro lado, o Inter tinha um bom time, e não chegou a lugar nenhum. As mudanças de postura do Santos e Cruzeiro com as trocas, também evidenciam isso.

 

Alguns outros exemplos: time por time, o Brasil de 74 era a melhor seleção, mas o Zagallo não deixou ganharmos a copa. 2006 foi assim também. Até mesmo 82 com o Telê, apesar de ter sido uma fatalidade individual e a história ser um pouco diferente, acaba que tínhamos o melhor elenco (França de Platini; Alemanha de Breitner e Rummenigge; Argentina de Passarela, Ardiles, Kempes e Maradona, também com excelentes times) e a Itália, que havia feito uma primeira fase ridícula, venceu. Enfim, cansei de ver times razoáveis com bons técnicos, jogarem bem e bons times com treinadores razoáveis não mostrarem futebol. Fato é que, jogador por jogador, muitas vezes ter os melhores, não basta.

 

Completando, acho que tua teoria funcionaria muito bem, quando tu tem um time só com craques. A seleção de 70 é um exemplo, no meio campo, apenas o Clodoaldo era camisa 5 no time em que jogava, o resto todos usavam a 10. Daí sim, até eu seria campeão. Algo similar, acontece com o Barcelona, na minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gui

Futebol é o jogador e ponto final. Até o Muricy já dizia isso em 2005. Você pede, pede e pede, fala, orienta, e no fim o jogador faz àquilo que quer. É muito difícil seguir regras e ensaios na hora do vamos ver. O que o Telê fazia era, então, transformar grossos em craques, burros em mestres, cabeças de bagres em cabeças pensantes, criativas. Ele era fissurado por fundamentos e visão de jogo. Seus times eram autônomos e se corrigiam sozinhos.

 

Precisa de craque pra isso? Claro, inteligência do jogador é fundamental para que isso funcione. E é aí onde entra o trabalho do técnico. Não temos grana pra montar um Barcelona, e nem o Marcelo é um Telê Santana, mas devagar vamos formando as estrelas. Temos bastante jogadores inteligentes no elenco e quando a maioria ta em campo, e ta bem fisicamente, a coisa flui.

 

Vamos ter calma.

 

Encher o time de asnos obedientes não vai nos levar a lugar nenhum mais. Não vi o Grêmio ganhar nada ainda, vi um curintia com jogadores muito inteligentes e unidos e favorecidos por árbitros na hora certa, não vi Tite fazendo milagre. Vamos ver agora se o Tite é tão bom e rápido com um monte de bagre no elenco, e sem ajuda de arbitragem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podemos tentar trocar o Marcelo pelo Simeone, só convencer a galera em Madri que a mudança de patamar do time deles se deveu à inteligência absurda dos atletas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..