Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eguren

Campeonato Paulista ou Torneio Rio-São Paulo, qual você preferiria ver o verdão disputando no inicia da temporada?

Posts Recomendados

riosp2000.jpg

 

Um dos assuntos mais falados no momento é a primeira liga, ou torneio Sul-Minas com Flamengo e Fluminense como convidados. Resgatando um antigo campeonato famoso de décadas passadas e com o intuito de servir como um embrião para um campeonato Nacional com uma maior autonomia dos clubes participantes, a primeira liga resgatou o desejo de voltar a ter uma campeonato nesse estilo como foi o Rio-São Paulo e muitos até gostariam de ver esse torneio de volta. Analisando vários fatos, pergunto: Campeonato Paulista ou Torneio Rio-São Paulo, qual você preferiria ver o verdão disputando no inicia da temporada?

 

Algo bom lembrar antes de iniciar a discussão, que o Palmeiras é junto com o Santos e o Corinthians como os maiores campeões do torneio com 5 títulos( 1933, 1951, 1965, 1993 e 2000) e o mesmo serviu como embrião para o Robertão, aquele campeonato posteriormente reconhecido como campeonato Brasileiro.

 

Bem, é uma questão complicada. O calendário em si criou um certo “impedimento” para o torneio Rio-São Paulo permanecesse paralelo com o Paulista. O grande x da questão é pelo fato do Paulistão ter perdido um pouco o “desejo” pela sua conquista e até para acompanhar o mesmo( hoje em dia , Paulista só vale para ganhar clássico e dar uma zuadinha nos rivais, pois os próprios torcedores fizeram uma mega esforça, injusto, dos mesmo nem contar como título importante para fazer jus a galeria ou contar como fim da fila). E o torneio Rio-São Paulo além de possuir mais times considerados grandes para elevancar a expectativa, teriam os mesmos clássicos que ainda fazem o estadual valer a pena, enfraquecendo o motivo para competição.

 

Particularmente gostaria da retornada do torneio, mas sem o mesmo acabar com os estaduais visando as equipes pequenas, mesmo o atual formato não ajudando nem um nem outro. Poderiam fazer as equipes consideradas grandes entrarem somente nas fases quartas de final no Paulista e nesse meio tempo disputariam o Rio-São Paulo, fazendo uns 3 grupos de 4 e teria no máximo 9 jogos para o time se sagrar campeão( a final seria jogo único). Somando com os 5 do Paulistão, teríamos 14 datas 23 atuais somente com o Paulista. Além de diminuir as datas, criaria outro campeonato tão legal para servir como um combustível a mais para conquista de títulos.

 

Sem contar o fato de preparar melhor a equipe para uma libertadores, até pelo fato de enfrentar adversários mais fortes e com jogos menos degastantes comparado a um Brasileiro ou até mesmo um Paulista.

 

Qual a sua opinião a respeito desse tema?

 

Opinem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rio - São Paulo é legal pelo encontros dos times mais fortes, mas gosto do Paulista por dar oportunidade a times menores e opção de contratar jogadores destes times, uma oportunidade maior aos times do interior.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas...

 

Há uns 05/06 anos atrás eu fiz um mapeamento de campeonatos no Brasil; e divulguei noutro Fórum que participava (Fórum de lutas).

 

Lá já constava vários torneios regionais; havia o torneio Sul (somente times do sul), havia o MG-RJ, e o porquê dele.

 

Eram alguns torneios regionais, como está se moldando hoje; O único campeonato que mantive intacto foi o Paulistão (porém, eu tinha mudado a fórmula para menos jogos).

 

Há uns 10/15 anos atrás, o levantamento de uma empresa de medida de audiência afirmou que a Capital de São Paulo era o mercado mais atraente/lucrativo (até aqui nenhuma novidade), ok.

A surpresa foi o 02º mercado mais atraente... ...não era o Rio de Janeiro.

 

Era sim o interior de São Paulo.

 

Obviamente, não sei se isso ainda é válido (acredito que muita coisa mudou), no entanto, vale lembrar que de lá para cá times do interior de São Paulo, já aprontaram bonito.

 

Santo André - Paulista com títulos nacionais.

Ituano campeão Paulista; e uma série de vice-estaduais.

 

Sem falar na grande quantidade de times na primeira e segunda divisão do Nacional (hoje menos).

 

No meu entender; cabe aos 04 grandes mais a Federação Paulista - cuidar dos seus.

 

Mais válido e rentável jogar contras times de seu estado (times da capital CONTINUANDO a visitar o interior) (porque há inúmeros torcedores dos times da capital no interior) e esses jogos por vezes são a única maneira de uma criança/adolescente verem seu time de perto; Isso fortalece e renova a paixão.

 

Sem falar em viagens mais curtas.

E tecnicamente falando, um interior mais forte mais cuidado, pode no futuro equilibrar esse déficit técnico com a Liga Sul Minas.

 

Hoje temos (05 paulistas na primeira divisão e o Bragantino na Segunda).

Mas, houve segundonas, com 05 times de São Paulo.

 

O que falta(ou) foi cuidado.

 

E quando falo em cuidado, falo de divisão de renda de TV de modo que os times do interior não sejam meros coadjuvantes...

...pois se há uma revolta (com razão), na divisão da cotas do Brasileirão; acredito que os 04 grandes do estado, deveriam pensar em dividir um pouco mais as cotas do estadual.

 

Afinal, não podemos usar exemplos da Premier League só quando nos convém, correto?

 

Enfim, sou totalmente contrário.

 

Ps. Infelizmente o Fórum de luta acabou... ...e não tenho cópia, senão eu postava aqui.

 

Ps 2. Não gosto do RJ-SP; além de "esquecer" os times menores do estado (que são infinitamente mais competitivos que do Rio de Janeiro) Pra mim acabamos servido de muleta para o deficitário campeonato carioca... ...eles cariocas tem a ganhar jogando um campeonato mais forte... nós só enfraquecemos nossos times do interior, e possíveis "celeiros" para novas contratações.

 

Eu não sou do interior, sou da capital nascido e criado, mas, defendo sim o futebol de lá.

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fabito Henrique

Paulista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Milani

gosto do paulista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tirasse o limite de jogadores do Paulista, eu estaria tranquilo! Querendo ou não é um estadual fortinho, e bom para acertar o time

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente, acho o Rio-São Paulo mais atrativo que os ruralzões desses estados em si, mas não vejo grandes motivos pra retomá-lo hoje. Primeiro, porque a motivação da Primeira Liga é completamente diferente: malgrado os inúmeros erros de percurso e interesses escusos envolvidos, é uma tentativa de organização coletiva de alguns clubes de expressão do país, algo que foi extremamente prejudicado pela implosão do Clube dos 13, além de uma tentativa de aumentar as arrecadações com bilheteria dos envolvidos durante a época de pré-temporada e de começo de estaduais, que é quase deficitária pra muitos. Segundo, porque acho pouco provável que Fluminense e Flamengo aceitem inchar ainda mais seus calendários com a participação em um RJ-SP, visto que já estão participando da PL. Na melhor das hipóteses, escalariam times reservas ao longo de todo o torneio, o que, bem ou mal, diminui um pouco da atratividade geral do torneio e dificulta as negociações de direitos de transmissão, já que jogar contra um Vasco afundado na Série B, um Botafogo em pleno processo de apequenamento e alguns times de menor expressão desses estados não é tão atraente. Terceiro, porque isso seria mais um golpe duro nos já combalidos times pequenos desses estados, que sofrem com estruturas precárias, orçamentos minúsculos, déficit e planejam quase todo o calendário do ano em torno dos estaduais. Quarto, porque as federações de ambos os estados certamente entrariam no meio, e não é saudável dar qualquer tipo de munição a duas das instituições menos confiáveis do país.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se tirasse o limite de jogadores do Paulista, eu estaria tranquilo! Querendo ou não é um estadual fortinho, e bom para acertar o time

 

Concordo muito. Sem falar que sempre pinta uma revelação nos times do interior. Acho bem legal o Paulistinha :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preferia que esticassem o Brasileiro durante o ano inteiro e campeonato paulista fosse uma especie de serie de acesso para divisoes inferiores do campeonato brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Brasileiro durante todo o ano, com o Campeonato Paulista sendo disputado nas fases iniciais pelos times do interior e os grandes entrando somente na fase final. Em paralelo, os jogos do Rio-SP no início da temporada para alimentar as rivalidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q seria legal conciliar os dois... ou até fazer no início do ano um Rio-SP-Sul-Minas... 4 chaves com 4 times... um e cada região, classificam 2 de cada para o mata-mata...

 

No estadual, poderia ter uma primeira fase entre os times do interior, por critério de ranking, os melhores colocados nos estaduais entrariam numa segunda fase (o q provavelmente seriam os grandes), após a final do Rio-SP-Sul-Minas ou só Rio-SP...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hoje temos (05 paulistas na primeira divisão e o Bragantino na Segunda).

Mas, houve segundonas, com 05 times de São Paulo.

 

 

Oeste também figura na segunda divisão;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon
Rio - São Paulo é legal pelo encontros dos times mais fortes, mas gosto do Paulista por dar oportunidade a times menores e opção de contratar jogadores destes times, uma oportunidade maior aos times do interior.

É isso ai...

 

Por mim manteria o Paulistão mesmo mas com bem menos jogos...

Tem que encurtar os jogos ai pros grandes, que comece o Paulitão em Janeiro pros pequenos e q os grandes só entrem já na segunda etapa da competição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..