Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Vitor P.D.

Marcelo Oliveira em debate

Posts Recomendados

Por recomendação do adm. Gui, estou criando o tópico para discussão.

Recomendo essa reportagem do site da RGT "O que mais falta fazer para o time funcionar?" , na qual o autor expõe que tem acompanhado os treinamentos do Palmeiras e o MO tem visto o que vemos (principalmente o espaçamento) e tem tentado corrigir o problema, mas não consegue resposta dos jogadores!

Muitos foristas e palmeirenses tem discutido (no fórum e em redes sociais e com amigos) acerca do estilo de jogo que o MO tenta implantar no Palmeiras. Vejo muita crítica de pseudo jornaleiros esportivos que ficam colocando culpa na falta de treinos e culpando o treinador pelos erros que vemos em campo, mas nunca vejo fundamento, e por isso leia-se imagens de treinos e/ou informe sobre presenças a treinos. Este foi o primeiro que vi fundamentando o cerne do problema!

MO está vendo o que todos sinalizam, e não é por menos, já que sabemos que o Palmeiras conta com tecnologias, inclusive GPS, já mostrado inclusive em transmissão da RGT.

 

Domingo, 21/02/2016 às 19:12 por Flavio Canuto

O que mais falta fazer para o time funcionar?

 

Depois do treino secreto da sexta-feira e de uma entrevista coletiva na qual absolutamente nada foi dito sobre o time jogaria no sábado, o palmeirense estava curioso para saber qual a formação que seria utilizada no clássico.

 

Como o adversário era um time muito mais poder ofensivo que os últimos times que enfrentamos, o treinador apostou na utilização de três volantes: Jean, Thiago Santos e Matheus Sales.

 

A ideia era boa. Fechar o time de Santos no campo de defesa com três volantes bons de marcação e chegar ao ataque com mais facilidade já que dois eles também têm uma boa saída de jogo.

 

O problema é que nenhum dos dois (Jean e Matheus Sales) fez uma boa partida. Pior ainda, ambos estiveram muito mal em campo, exceto nos 10 primeiros minutos quando o Santos realmente tinha muita dificuldade para passar para o campo de ataque.

 

Mas, com os setores do time ainda muito distantes e com inúmeros erros de passes ficou fácil para o Santos encontrar espaço para chegar ao ataque.

 

Eles tiveram mais oportunidades na segunda etapa quando o Arouca entrou no lugar de Thiago Santos. Como quase sempre acontece, Arouca fez uma péssima partida contra o seu ex-time.

 

Se o primeiro tempo foi ruim para as duas equipes, o segundo tempo foi ainda pior para o Palmeiras. Se não fosse por Fernando Prass, que operou dois "milagres", o placar certamente não terminaria em 0x0.

 

Outro atleta que se salvou foi o desacreditado Roger Carvalho. O zagueiro fez uma partida quase perfeita ao lado de Vitor Hugo, que desta vez não foi tão bem assim.

 

Ah, e o tal Ricardo Oliveira está se esforçando muito para se firmar como o "Marcelinho Carioca da nova era". Só falta virar político quando encerrar a carreira...

 

Bem, não adianta ficar falando se um jogador foi bem ou mal se o time não cria oportunidades de gol, não pressiona o adversário, não vence.

 

Não sei o que mais o treinador precisa fazer para fazer o time jogar bem. Nesta semana, antes de viajar para Piracicaba, os atacantes farão mais trabalhos de finalização. Na verdade, a bola nem ao menos chega ao ataque.

 

Certamente, teremos uma outra formação contra o XV de Piracicaba pois trata-se de um adversário mais frágil. Mas, vai funcionar? Sinceramente, não sei mais.

 

Como o próprio Dudu disse no final da partida, o tempo vai passando e o time não evolui como deveria.

 

Marcelo Oliveira não é um idiota. Acompanhei vários treinamentos neste ano e percebi que ele vê o mesmo jogo que a gente.

 

Ele tenta corrigir os erros, cobra uma maior aproximação entre os setores da equipe, exige rapidez na recomposição da defesa quando o adversário retoma a posse de bola, etc...

 

Por mais que ele interrompa os treinamentos e tente impor o seu padrão de jogo, o grupo não responde. O esquema tático é trocado, peças são alteradas, mas o resultado final é quase sempre o mesmo.

 

Voltando ao início...o que mais falta fazer...?

 

Abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Porco Palestrino

Falta treinar.

Só gritar e cobrar não adianta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falta treinar.

Só gritar e cobrar não adianta.

 

Pois é hahaha

 

---------------------

 

Sendo otimista, MOliveira percebe o problema (o que se tratando de treinador no Brasil já é um avanço), agora precisa chegar na resolução do mesmo de outra forma que não seja essa que não está funcionando desde que ele chegou ao clube.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falta treinar.

Só gritar e cobrar não adianta.

Então, a questão que quero levantar é justamente essa! Nessa reportagem, ele não fala das tentativas de correção do MO durante o jogo, que já são de conhecimento de todos, mas dos treinamentos. Ele fala "Marcelo Oliveira não é um idiota. Acompanhei vários treinamentos neste ano e percebi que ele vê o mesmo jogo que a gente."!

Por isso falo em respaldo! A maioria fala como se o MO treinasse mal ou como se não estivesse trabalhando os defeitos nos treinos, o que não parece ser realidade! Vejo muito achismo da imprensa e ninguém mostra fatos!

Pra mim, os jogadores tem uma boa parcela no que estamos presenciando em campo! Essa é a discussão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei la...

 

Esse texto por si só é uma contradição. Diz que o Marcelo Oliveira treina as coisas certas, mas ao mesmo tempo diz que essa semana vai treinar finalização com o elenco e a gente nem chega no gol para finalizar... Isso não é treinar certo

 

Além disso, texto sugere que o elenco ta querendo derruba-lo, quando fala que ninguém responde a suas cobranças. Isso já ficou bem claro que não é verdade dado que todos os jogadores deram entrevista falando bem dele e dizendo que estavam fechado com ele. Prass ainda disse que se sentiu insultado quando jornalistas falaram em racha de elenco

 

 

Eu vou falar o que eu acho que pode estar acontecendo...Mas é especulação minha:

 

Existe uma coisa que é muito óbvia no futebol e que quase ninguém faz. Digo isso baseado em varias entrevistas que vi com jogadores durante toda a minha vida e mais recentemente a experiência que os jogadores do São Paulo tiveram com o Osório

 

Muito técnico manda o jogador se aproximar mais, muito técnico manda os jogadores se posicionarem mais compactados, muitos mandam evitar os chutões... O problema é que para você conseguir fazer com que uma pessoa assimile uma recomendação e de fato mude sua atitude, você não pode simplesmente mandar fazer. Você tem que explicar porquê...

 

Jogador de futebol é mimado, é teimoso e não são fáceis de lidar. Aposto que todos eles acham que entendem mais de futebol que o próprio Marcelo e que hj, dado o fraco futebol apresentado, não da para confiar na capacidade técnica do treinador.

 

Assim, eles precisam entender o porquê o técnico quer isso para sentirem confiança e para poderem se adaptar caso a dinâmica de jogo mude. Fazendo um parâmetro com uma sala de aula, é como um exercício de matemática. Não adianta só você resolver ou ver alguém resolvendo, você tem que entender porquê se resolve assim para de fato aplicar aquilo...

 

Acho que é isso que falta. Falta pegar o VT do jogo sentar numa sala com uma TV grande e analisar na frente de todos ali, o comportamento de cada um e deixar bem claro o porquê estava errado e como tem que ser feito...Depois você treina isso e mostra como o time pode evoluir.

 

Treinar sem explicar porquê é complicado. As entrevistas dos jogadores são todas diferentes. Um fala que o problema é ansiedade, o outro fala que é movimentação, o outro fala que é início de temporada...Niguém consegue explicar os chutões. Ta na hora de alinhar o discurso.

 

Posso estar viajando, mas é isso que eu penso...

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O texto vai ao encontro de algo que tenho pra mim: que o Marcelo consegue detectar alguns problemas do time (vide o fato de ele reclamar do sistema defensivo desde quando chegou aqui, por exemplo), mas não consegue corrigi-los, não por falta de vontade ou empenho, mas por falta de algo nos treinos.

 

Por exemplo, não adianta treinar toques em campo reduzido, movimentos de ataque x defesa, fundamentos ou quaisquer outros aspectos de um jogo sem encaixá-los em um conceito de jogo coletivo geral, da mesma maneira que não adianta treinar em baixa intensidade e tentar melhorar a saída com uma circulação lenta da bola, uma vez que a intensidade de jogo é outra. Por outro lado, não adianta dominar conceitos táticos/físicos/fisiológicos e métodos de treino, sejam eles X ou Y, se o treinador tem pouca ou nenhuma noção prática de como incutir isso tudo na cabeça de seus comandados e manter o elenco concentrado em um mesmo ponto.

 

Sinceramente, esse é o tipo de questionamento que, pra mim, precisa de uma resposta mais profunda, ou seja, de um parecer do departamento de análise de desempenho ou de algum outro profissional do clube que conheça de perto a metodologia de trabalho da atual comissão técnica e as aplicações dos treinos. Pela estagnação do trabalho do MO e pelos próprios discursos de membros da comissão e jogadores, é possível levantar essa suspeita a respeito dos treinos, mas é muito difícil dar qualquer outro parecer mais "definitivo" sem acompanhar o dia-a-dia do trabalho. Essa resposta caberia, inclusive, em uma análise geral do trabalho do MO pelo departamento de futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O texto vai ao encontro de algo que tenho pra mim: que o Marcelo consegue detectar alguns problemas do time (vide o fato de ele reclamar do sistema defensivo desde quando chegou aqui, por exemplo), mas não consegue corrigi-los, não por falta de vontade ou empenho, mas por falta de algo nos treinos.

 

Por exemplo, não adianta treinar toques em campo reduzido, movimentos de ataque x defesa, fundamentos ou quaisquer outros aspectos de um jogo sem encaixá-los em um conceito de jogo coletivo geral, da mesma maneira que não adianta treinar em baixa intensidade e tentar melhorar a saída com uma circulação lenta da bola, uma vez que a intensidade de jogo é outra. Por outro lado, não adianta dominar conceitos táticos/físicos/fisiológicos e métodos de treino, sejam eles X ou Y, se o treinador tem pouca ou nenhuma noção prática de como incutir isso tudo na cabeça de seus comandados e manter o elenco concentrado em um mesmo ponto.

 

Sinceramente, esse é o tipo de questionamento que, pra mim, precisa de uma resposta mais profunda, ou seja, de um parecer do departamento de análise de desempenho ou de algum outro profissional do clube que conheça de perto a metodologia de trabalho da atual comissão técnica e as aplicações dos treinos. Pela estagnação do trabalho do MO e pelos próprios discursos de membros da comissão e jogadores, é possível levantar essa suspeita a respeito dos treinos, mas é muito difícil dar qualquer outro parecer mais "definitivo" sem acompanhar o dia-a-dia do trabalho. Essa resposta caberia, inclusive, em uma análise geral do trabalho do MO pelo departamento de futebol.

 

Acho que você chegou perto do X da questão! Também creio, como você expôs, que o que está em falta seja justamente o método!

O que deve ser a grande diferença entre os técnicos brasileiros e os europeus talvez seja justamente o método! Ser técnico não é apenas ser um estrategista, na minha opinião e principalmente no conceito mais atual: ser técnico é ser um administrador de pessoas! Não podemos dizer que o MO não conseguirá! Seja quem for, esse "trabalho" de incutir nos jogadores um sistema de jogo não é algo que se consiga do dia pra noite!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanha sai uma analise que é feita de avaliação dos clubes que vão participar da Libertadores, ajudei na analise dos Bambi e Gamba, e o nosso foi feito pelo Aguirre, Carlinhos Neves e Juan,

 

Quem quiser ele por completo eu tento enviar por e-mail, é muito detalhado pq pega a parte física, posicionamento, emocional e características de todos os jogadores, analise do técnico.

 

Depois eu tento resumir e postar o restante aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

O problema é a ansiedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NÃO SEI!

 

Mas um técnico com 45% de aproveitamento continuar no cargo no Palmeiras... ele deveria erguer aos mãos pro céu e pedir uma luz pra arrumar esse time, pois não é todo dia que alguém tem uma chance dessa por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Tudo isso se resume a metodologia de treinamento eficiente, didática, para ser sucinto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sei la...

 

Esse texto por si só é uma contradição. Diz que o Marcelo Oliveira treina as coisas certas, mas ao mesmo tempo diz que essa semana vai treinar finalização com o elenco e a gente nem chega no gol para finalizar... Isso não é treinar certo

 

Além disso, texto sugere que o elenco ta querendo derruba-lo, quando fala que ninguém responde a suas cobranças. Isso já ficou bem claro que não é verdade dado que todos os jogadores deram entrevista falando bem dele e dizendo que estavam fechado com ele. Prass ainda disse que se sentiu insultado quando jornalistas falaram em racha de elenco

 

 

Eu vou falar o que eu acho que pode estar acontecendo...Mas é especulação minha:

 

Existe uma coisa que é muito óbvia no futebol e que quase ninguém faz. Digo isso baseado em varias entrevistas que vi com jogadores durante toda a minha vida e mais recentemente a experiência que os jogadores do São Paulo tiveram com o Osório

 

Muito técnico manda o jogador se aproximar mais, muito técnico manda os jogadores se posicionarem mais compactados, muitos mandam evitar os chutões... O problema é que para você conseguir fazer com que uma pessoa assimile uma recomendação e de fato mude sua atitude, você não pode simplesmente mandar fazer. Você tem que explicar porquê...

 

Jogador de futebol é mimado, é teimoso e não são fáceis de lidar. Aposto que todos eles acham que entendem mais de futebol que o próprio Marcelo e que hj, dado o fraco futebol apresentado, não da para confiar na capacidade técnica do treinador.

 

Assim, eles precisam entender o porquê o técnico quer isso para sentirem confiança e para poderem se adaptar caso a dinâmica de jogo mude. Fazendo um parâmetro com uma sala de aula, é como um exercício de matemática. Não adianta só você resolver ou ver alguém resolvendo, você tem que entender porquê se resolve assim para de fato aplicar aquilo...

 

Acho que é isso que falta. Falta pegar o VT do jogo sentar numa sala com uma TV grande e analisar na frente de todos ali, o comportamento de cada um e deixar bem claro o porquê estava errado e como tem que ser feito...Depois você treina isso e mostra como o time pode evoluir.

 

Treinar sem explicar porquê é complicado. As entrevistas dos jogadores são todas diferentes. Um fala que o problema é ansiedade, o outro fala que é movimentação, o outro fala que é início de temporada...Niguém consegue explicar os chutões. Ta na hora de alinhar o discurso.

 

Posso estar viajando, mas é isso que eu penso...

 

 

concordo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest NitrusSC

Vou contribuir com a minha primeira observação: JOGADAS ENSAIADAS

 

Alguém já reparou como esse time não faz nenhuma jogada ensaiada? Seja de escanteio ou cobranças de falta nas laterais ou centralizado. Esses dias assisti um lance de falta que tinha 4 jogadores na bola com a mão na boca insinuando fazer alguma jogada ensaiada, resultado do lance? Bola chutada por cima do gol. Beira ao ridículo isso, primeiro porque jogada ensaiada não pode ter 3 ou 4 jogadores na bola discutindo o que vão fazer, é óbvio que o adversário vai ficar atento a qualquer outra movimentação em campo que não seja o óbvio que é chutar a gol ou cruzar na área. Jogada ensaiada é o movimento surpresa dentro do jogo, se comunica com gestos e não com reuniões ao redor da bola, por exemplo, jogador que vai cobrar a falta coloca as duas mãos na cintura, isso quer dizer que ele vai fazer a joga X, cobrador de falta coloca apenas a mão esquerda na cintura, significa que ele vai fazer a jogada Y... Isso é tão difícil de se treinar???

 

Vcs viram como o the strongest venceram os bambis na Libertadores?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MO é um cara inteligente, ele sabe identificar os erros, simplesmente não consegue corrigi-los.

Não deu liga, minha visão é isso, acho um bom técnico, mas não "rolou". Sabe qdo vc sai com uma mina linda, mas na hora vc vê que não é o que vc esperava, simplesmente não teve química? Então, é a mesma coisa do Palmeiras com o MO.

 

Tem um filme da década de 90 que eu assistia qdo era moleque, e nele o time (tudo bem que era hockey) jogava em V, onde um ficava próximo do outro.

Bem, é isso que falta pra gente, cada um saber seu espaço em campo e confiar no próximo.

 

Primeiro a questão tática, poderíamos tranquilamente jogar num 3-5-2:

1414946_SE_Palmeiras.jpg

Fazendo isto teríamos um "V" que sobe junto e desce junto, de forma organizada.

 

Segundo sobre confiança, o MO na minha opinião está fazendo até os jogadores duvidarem de si mesmos. Não me parece ser a pessoa certa para mexer com o emocional, na Copa do Brasil tivemos a questão do R. Oliveira provocando que deu esse "Up", mas e se não tivesse isso... seria que a motivação seria a mesma?

Não sei, como disse, acho o MO um cara inteligente e bom técnico, só acho que não deu liga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..