Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bauer

Solução para o Palmeiras: Pensar como futebol americano

Posts Recomendados

Eu fiquei pensando, fiquei pensando, e fiquei pensando... em como solucionar o que vi no segundo tempo hoje (o time parecia formiga correndo atrás de açúcar, ia todo mundo atrás da bola e bicão, uma loucura... nunca vi algo igual), e cheguei à uma conclusão: precisamos pensar em uma comissão técnica como no futebol americano.

 

Está evidente pra mim que o MO não tem pulso como técnico, maaaaas e se ele fosse o técnico geral, e tivéssemos um técnico pra falar com o ataque/meio e um técnico pra falar na zaga, e o MO como técnico chefe que olha o time de forma macro e fala pros dois o que eles precisam fazer?

 

Os jogadores possuem falhas individuais (Lucas péssimo na defesa, o Thiago Martins precisa saber se posicionar, o Jean precisa saber a hora de subir e hora de descer, Robinho precisa saber hora de chutar e hora de tocar, G.Jesus precisa saber hora de se jogar, etc), e essas falhas simplesmente não são corrigidas.

Agora imagina um técnico focado na defesa que trabalharia só os jogadores de defesa, e acompanhar os jogadores para que eles possam literalmente evoluir. Apontar o que deve ser corrigido e acompanhar como isto está evoluindo.

Da mesma forma o técnico de ataque falaria pro Dudu "chuta assim, chuta daquele jeito", pro G.Jesus "nessa hora puxa pro lado e corre pra frente", etc.

 

Ou seja, precisa de um acompanhamento individual nos jogadores, e não vejo isso no MO, ele fala pra todos de forma geral e espera que todos obedeçam sabe-se lá o que ele pede. Mas falta esse "analista de qualidade", que vai acompanhar o desenvolvimento individual constantemente, para que assim o coletivo melhore.

 

Não sei, foi um pensamento que tive...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gui

Parabéns por pensar fora da caixa. Acho que é por aí.

 

A evolução sempre nasce da criatividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro treinador pra compensar a deficiência do principal?!

 

Lembrei quando pediam aqui um técnico de zagueiro pro Gladstone se desenvolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns por pensar fora da caixa. Acho que é por aí.

 

A evolução sempre nasce da criatividade.

Pois é, refletindo a gente percebe que trocar um técnico por outro talvez não seja a solução. Ok, pode (e provavelmente iria) resolver no curto prazo, mas e no longo prazo? Será que ficaria igual já está hoje?

 

Tive essa idéia pois no meu trabalho tem uma pessoa de qualidade que fica justamente acompanhando o resultado de todos e semanalmente dá feedbacks de como melhorar aqui e ali, coisas que o coordenador não tem tempo de fazer individualmente com todos.

Por isso pensei no formato do futebol americano, pensando numa forma de encaixar.

 

São idéias, e também sou super fã de idéias... pois sempre sai algo produtivo disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já foi tentado no futebol brasileiro e não deu certo. Foi no gremio barueri (nos bons tempos) se não me engano. Qual time vencedor do mundo usa esse tipo de comissão? Isso é muleta pra defender o indefensável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gui
Isso já foi tentado no futebol brasileiro e não deu certo. Foi no gremio barueri (nos bons tempos) se não me engano. Qual time vencedor do mundo usa esse tipo de comissão? Isso é muleta pra defender o indefensável.

 

Muita coisa não deu certo antes de existir, inclusive esse equipamento que você hoje usa pra escrever aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns, bem por ai.....

 

agora os problemas individuais vem de não saber o certo o que fazer em campo...

 

o Felipão era craque em conversar com cada um....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muita coisa não deu certo antes de existir, inclusive esse equipamento que você hoje usa pra escrever aqui.

 

E muita coisa tentada nao deu realmente certo ... Se você acha que é hora de inventar OK. Eu acho que no futebol atual de apenas um tecnico, no real, o M.O está falhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada esporte tem uma comissão técnica diferente, no futebol existe o preparador de goleiro, o analista de desempenho, o auxiliar e por aí vai. Pode colocar 300 profissionais, mas é a convicção do técnico que vale. Não acho baboseira a ideia, acho válida, mas isso já acontece, mesmo no futebol americano, podem ter mil técnicos, mas apenas um fica com o microfone fora do campo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cada esporte tem uma comissão técnica diferente, no futebol existe o preparador de goleiro, o analista de desempenho, o auxiliar e por aí vai. Pode colocar 300 profissionais, mas é a convicção do técnico que vale. Não acho baboseira a ideia, acho válida, mas isso já acontece, mesmo no futebol americano, podem ter mil técnicos, mas apenas um fica com o microfone fora do campo.

 

Olhando para o Palmeiras, com exceção do goleiro que tem acompanhamento individual... vc acha que existe um acompanhamento individual e constante (não adianta nada por exemplo fazer uma avaliação mensal) com o time? Acha que UM técnico consegue dar conta de treinar o time, preparar jogadas ensaiadas, assistir tapes do adversário, etc etc etc, e ainda fazer um acompanhamento quase diário e individual com os jogadores? Mas não mesmo.

Não adianta treinar um TIME se vc não focar no JOGADOR. Fazendo uma divisão assim se divide responsabilidades e permite esse tipo de acompanhamento e preparo.

 

Eu acho uma ideia MUITO interessante. 3 Coaches, um tecnico,

Boa, exatamente isso!

 

 

 

 

E só pra completar, não estou eximindo o MO da responsabilidade pelo que vimos hoje, não estou dizendo que o apoio (pois eu mesmo tenho minhas dúvidas quanto sua capacidade de mudar o time), mas estou simplesmente pensando a longo prazo, pq analisando vemos (como nos últimos anos) que a mudança de técnico surge efeito no início, mas depois... nem tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na teoria a comissao tecnica é mais ou menos isso, na teoria claro!

 

Hoje temos tecnologia suficiente pra fazer analises importantes e até idiotas... por exemplo o "sutia" do gps...

 

O que eu entendo é que temos uma pessoa a frente dessa comissao que nao esta sabendo trabalhar com as peças que tem na mao, e nao digo que é o melhor time do Brasil ou coisa parecida, mas não é um time mediocre, da pra tirar mais deles...

 

Acho sua ideia valida e acho que pra isso funcionar precisaria muita humildade por parte do "trainador principal" (nao digo apenas M.O, qualquer peixe grande do mercado)

 

Acredito que os erros do Palmeiras são muito claros..

Hoje na arquibancada ouvi umas 10 soluçoes de torcedores que me pareceram mais inteligentes que o que tinhamos em campo...

 

SOu a favor de continuidade de trabalho e acho que bom trabalho não se mede por titulos, mas nao vejo M.O acertando esse time com o elenco que temos nem em 10 anos...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu fiquei pensando, fiquei pensando, e fiquei pensando... em como solucionar o que vi no segundo tempo hoje (o time parecia formiga correndo atrás de açúcar, ia todo mundo atrás da bola e bicão, uma loucura... nunca vi algo igual), e cheguei à uma conclusão: precisamos pensar em uma comissão técnica como no futebol americano.

 

Está evidente pra mim que o MO não tem pulso como técnico, maaaaas e se ele fosse o técnico geral, e tivéssemos um técnico pra falar com o ataque/meio e um técnico pra falar na zaga, e o MO como técnico chefe que olha o time de forma macro e fala pros dois o que eles precisam fazer?

 

Os jogadores possuem falhas individuais (Lucas péssimo na defesa, o Thiago Martins precisa saber se posicionar, o Jean precisa saber a hora de subir e hora de descer, Robinho precisa saber hora de chutar e hora de tocar, G.Jesus precisa saber hora de se jogar, etc), e essas falhas simplesmente não são corrigidas.

Agora imagina um técnico focado na defesa que trabalharia só os jogadores de defesa, e acompanhar os jogadores para que eles possam literalmente evoluir. Apontar o que deve ser corrigido e acompanhar como isto está evoluindo.

Da mesma forma o técnico de ataque falaria pro Dudu "chuta assim, chuta daquele jeito", pro G.Jesus "nessa hora puxa pro lado e corre pra frente", etc.

 

Ou seja, precisa de um acompanhamento individual nos jogadores, e não vejo isso no MO, ele fala pra todos de forma geral e espera que todos obedeçam sabe-se lá o que ele pede. Mas falta esse "analista de qualidade", que vai acompanhar o desenvolvimento individual constantemente, para que assim o coletivo melhore.

 

Não sei, foi um pensamento que tive...

 

É uma boa ideia, funciona assim também no basebol.

Poderíamos ser vanguarda mais uma vez, aliás não sei se na Europa eles fazem isso...

 

Saudações Alviverdes!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..