Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Patente

Palmeiras mostra variações táticas e frieza para vencer e avançar; análise

Posts Recomendados

http://globoesporte.globo.com/futebol/time...ar-analise.html

 

 

 

19/04/2016 07h30 - Atualizado em 19/04/2016 07h30

Palmeiras mostra variações táticas e frieza para vencer e avançar; análise

Diante de um time bem montado, Verdão não é brilhante, mas eficiente.

No segundo tempo, Cuca faz equipe variar formação e mata o jogo no contra-ataque

 

 

O Palmeiras não foi brilhante na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo, na última segunda-feira, na arena, pelas quartas de final do Paulistão, mas mostrou variações táticas importantes, principalmente no segundo tempo, que acabaram confundindo a marcação do time adversário e garantindo o triunfo.

 

Embora tenha encarado um time que demonstrou alguma qualidade nas transições entre meio e ataque, o Verdão não passou sufoco. Cometeu algumas falhas de marcação no primeiro tempo, mas fez o suficiente para dominar a partida, marcar os gols e se garantir na semifinal da competição - o adversário será o Santos, na Vila Belmiro.

 

O Verdão começou o jogo um pouco desatento, errando alguns passes e com dificuldades para furar a marcação do São Bernardo. Logo, o time do ABC tomou o controle da partida e criou dificuldades para os donos da casa. Em rápidos contra-ataques, aproveitando-se de espaços na defesa palmeirense, o Bernô levou perigo.

 

O lance abaixo mostra falha de posicionamento da defesa palmeirense. No cruzamento da esquerda, os zagueiros do Verdão não estavam em suas posições. O gol só não saiu porque o atacante do São Bernardo não alcançou.

 

Aos poucos, o Palmeiras foi equilibrando as ações. Alecsandro se movimentava. Ora recuando para ajudar na armação de jogadas, como mostra a imagem abaixo...

 

pacote1.jpg

 

...ora na função de centroavante:

 

pacote_2.jpg

 

Foi como referência no ataque que Alecsandro abriu o placar, aos 35. Egídio cruzou da esquerda, e o atacante se antecipou e desviou para o gol. Assista:

 

No segundo tempo, uma mudança tática importante do técnico Cuca fez o Verdão controlar de vez o meio-campo, sem deixar brechas para o adversário. O treinador recuou Gabriel Jesus para formar um trio de meias com Allione e Robinho, deixando Alecsandro mais à frente. A formação do meio ficou assim:

 

campinho.png

 

Cuca depois trocaria Robinho por Dudu e Alecsandro pelo estreante Róger Guedes. Nova mudança tática. Sem uma referência no ataque, o Verdão se retraiu para sair em velocidade nos contra-ataques, com Dudu, Róger e Gabriel prontos para o bote. Deu certo. Foi do trio a jogada do segundo gol.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu gostei muito do time que terminou o jogo ontem.

 

CUCA leu bem a partida e colocou 3 atacantes rápidos e jovens:

 

 

-----------------DUDU-------------

 

---------ROGER------GABRIEL J--

 

 

E em 5-7 min criamos boas oportunidades.

Dudu tem otima visao de jogo e com Roger e Gabriel Solidarios isso tende a render muito.

Roger tem caracteristicas diferentes do Erick por exemplo, pelo que eu vi ele é muito mais objetivo, e usa a velocidade para tal. Claro que é cedo pra julgara se ele encaixa ou nao, mas tenho boas expectativas.

 

Os tres rapidos mudando de posicao continuamente, com um Cx pra distribuir boal ali no meio! Sei nao ein!!!! É uma variação tatica muito interessante !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, eu gostei muito do time que terminou o jogo ontem.

 

CUCA leu bem a partida e colocou 3 atacantes rápidos e jovens:

 

 

-----------------DUDU-------------

 

---------ROGER------GABRIEL J--

 

 

E em 5-7 min criamos boas oportunidades.

Dudu tem otima visao de jogo e com Roger e Gabriel Solidarios isso tende a render muito.

Roger tem caracteristicas diferentes do Erick por exemplo, pelo que eu vi ele é muito mais objetivo, e usa a velocidade para tal. Claro que é cedo pra julgara se ele encaixa ou nao, mas tenho boas expectativas.

 

Os tres rapidos mudando de posicao continuamente, com um Cx pra distribuir boal ali no meio! Sei nao ein!!!! É uma variação tatica muito interessante !

Pois é pensei exatamente nisso, estou curioso pra ver a forma de jogo que o Cuca vai querer montar pra neutralizar as jogadas do Santos

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Cuca tem como ponto muito positivo variar o esquema tatico conforme o adversario. Da pra perceber que ele estuda o adversario antes do jogo e treina essas variações antes da partida. Foi o que aconteceu ontem quando o reporter perguntou na entrevista sobre os 3 atacantes rapidos no final do jogo, sem centroavante fixo. Ele foi enfatico na resposta...Isso foi treinado, na parte que voces não viram, não foi invenção minha na hora do jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que mais tenho gostado no Cuca é isso. Variações táticas. Não tem se mostrado refém de esquema tático... Time vem numa crescente interessante nos últimos jogos... Tem tudo para fazer bonito nessa reta final do Paulistão !! Fui contra a sua contratação na época por achar que não traria grandes mudanças.. Porém como fico feliz em ver que estava plenamente enganado !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas...

 

Vamos lá.

Se jogar com a mesma formação que iniciou ontem, lá na baixada, prevejo sofrimento.

 

Graças á Deus, Cuca é um técnico profissional.

E entende que jogar minutos finais em casa com vantagem contra um time inferior tecnicamente e precisando sair para buscar o empate; não serve de parâmetro para nada;

só para ontem mesmo e para matar o jogo.

 

Obviamente nos minutos finais o que não faltava ao Palmeiras era campo para contra-atacar...

...e mesmo assim, faltou um pouco de pegada, porque o São Bernardo assustou; vide abaixo:

 

20" PRASS! Tatá entra na área, finaliza, Prass defende, a bola volta e Prass defende de novo.

23" Alyson arrisca o chute, a bola desvia em Thiago Martins e fica com Prass.

28" PRASS! Tatá arrisca da intermediária e Prass espalma pela lateral.

31" Lucas Newiton cruza da esquerda e a bola vai direto pela linha de fundo.

36" Cañete tenta a jogada individual pela esquerda, é pressionado por Matheus Sales e a bola sai pela linha de fundo.

38" Cobrança de escanteio aberta do São Bernardo e a zaga do Palmeiras rasga!!

 

Isso em 18 minutos; e o Palmeiras jogando em casa e com vantagem no placar.

 

Obviamente; nem todos os lances são perigosos... ...mas, significa que nós não estávamos com a bola.

E isso num cenário abaixo pode ser complicado.

 

Santos é melhor que São Bernardo.

O jogo é na Vila, não no Allianz.

É clássico.

Rivalidade tá acesa.

 

Por esses motivos, acho que jogar soltinho com ataque rapidinho tudo bonitinho, pode ter um final bem ferradinho...

 

Se jogar com Allione "aberto" e Robinho "sozinho" não teremos a bola.

 

Acho, que uma tática parecida contra o time da ZL seria interessante.

 

Ps. Agora é guardar comentários pós jogo...

 

...até domingo pós jogo e na torcida que seja com mais uma participação em final.

 

Abraços e boa semana á todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante do Alec ontem - nego tá me surpreendendo, correndo e marcando forte. Nem lembrei do Barrios ontem.

 

Alione cresceu muito e melhorou bastante. Com CX e Gabriel no lugar de Robinho e Arouca, temos o time praticamente ajustado com peças pra repor no segundo tempo devido ao cansaço (Alec->Jesus). Jogo dificílimo domingo, ainda não sei se passamos. 50% de chance pra cada.

 

+1: Esqueci de mencionar o Egídio, monstro em campo, seguro e guerreiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gostei tanto do time no primeiro tempo, claramente sentiu falta de um armador pra pensar o meio que não conseguia nem criar, nem manter a posse de bola. A má atuação do Robinho contribuiu bastante pra isso. Houveram diversos gritos pedindo Cleiton Xavier e eu concordava com eles.

 

A bola rebatia no ataque e voltava várias vezes para os pés do perigoso São Bernardo, que criou três chances nos primeiros 45 minutos. A saída de bola só ocorria pelas laterais, principalmente com o Egídio que vem voando em campo com o novo treinador. Ainda assim era claramente pouco de futebol demonstrado, mesmo com o 1x0 estabelecido no placar.

 

No segundo tempo Cuca soube arrumar muito bem isso, colocou Dudu pra fazer a função de armador pelo meio e puxador de contra ataque, e tirou Arouca, em fraca atuação, pra colocar o Pitbull pra melhorar a marcação e saída de bola. Gabriel entrou bem e ajudou á fechar o meio com um Salles que jantou os meias do SBC sempre que foi exigido.

 

Por fim, colocou o Roger no Alec, que jogou bem e mereceu o gol, posicionando o time pra matar o jogo no contra-ataque usando os trio de velocidade. Deu certo. Na primeira chance clara, Dudu segurou demais e não passou pra Jesus e Roger, abrindo livres. Na segunda, ele soltou á bola á tempo pro Roger, que avançou e cruzou com precisão pro Jesus matar o jogo.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..