Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Patente

"Marcos estreou no Palmeiras há 24 anos, não sofreu gol, mas demorou para virar "santo""

Posts Recomendados

https://esportes.yahoo.com/noticias/marcos-...-192400434.html

 

 

Marcos estreou no Palmeiras há 24 anos, não sofreu gol, mas demorou para virar "santo"

 

53997-970x600-1.jpeg

 

 

16 horas atrás

 

Em 16 de maio de 1992, Marcos era apenas o terceiro goleiro do Palmeiras. Tinha 18 anos, bastante cabelo e já mostrava muito talento. O titular da posição, Carlos, foi jogar pela Seleção Brasileira. O reserva, Sérgio, estava lesionado. Então chegou a hora daquele garoto estrear no Verdão. Deu tudo certo, mas ninguém podia imaginar que, anos depois, aquela data se tornaria histórica.

 

A primeira partida de Marcos pelo Palmeiras foi um amistoso contra a Esportiva Guaratinguetá, fora de casa. Toninho Cecílio, Márcio, Edu Marangon e Biro fizeram gols pelo Verdão. E o mais importante: Marcos não foi vazado. Sem muito trabalho, fez uma partida segura, que lhe ajudou a seguir com moral no clube.

 

ademir-da-guia-e-marcos-palmeiras_ksd52seru8av1jzhxqqpaxjw1.jpg

 

 

Ainda assim Marcos precisou de paciência e humildade até conseguir sua segunda chance. Mas ele sempre teve essas características, então a oportunidade apareceu em 1996. Primeiro ele substituiu Velloso durante um jogo contra o XV de Jaú, em 30 de março de 1996. Depois foi titular contra o Botafogo-SP, em 19 de maio do mesmo ano, quando inclusive defendeu um pênalti.

 

Essa grande qualidade fez com que ele virasse "santo" em 1999. Foi o ano de sua redenção, em que ele virou titular do Palmeiras, operou milagres, defendeu pênaltis decisivos e foi fundamental no título da Copa Libertadores de 1999. Parecia muito, mas foi só uma temporada brilhante na longa história de amor do goleiro com o clube.

 

Marcos se tornou o segundo goleiro com mais jogos pelo Palmeiras, com 532 partidas. Só é superado por Leão, com 617. Entre os jogadores de todas posições, é o sétimo que mais atuou. Também foi campeão da Copa do Brasil, da Copa dos Campeões, de dois Campeonatos Paulista e fez história na Seleção Brasileira, sendo titular no pentacampeonato. Mais importante do que tudo isso: ficou a carreira inteira no Palmeiras, ganhou um busto no Allianz Parque e se tornou o maior ídolo da história recente do clube. E por isso cada data histórica dele no clube merece ser lembrada e comemorada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon

O foda é que infelizmente titulos estão sempre muito ligado a um jogador virar idolo, porq o Prass já está merecendo entrar pro rol dos melhores, mas se conseguirmos o Brasileirão, já é o suficiente para ele garantir "o segundo lugar" entre os goleiros desde os anos 90, pra mim(minha opnião) já passou ano passado apos ganharmos a Copa do Brasil com o brilhantismo dele...

 

Mas o Marcão acho que sempre será o maior de todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:lol: Eu tenho uma vaga lembrança de quando era pequeno, onde o Verdão colocou os reservas para jogar o RIO-SP porque os titulares tavam de férias. Nossa, era só goleada no lombo, 5x0 pra lá 6x1 pra cá, e peguei birra do Marcos na época.

Lembro até quando o titular machucou e o Marcão começou a se firmar, meus colegas palmeirenses na escola quando "espalmavam" gritavam MAAAAAARCOS... eu imediatamente corrigia; Que Marcos o quê, o titular é o Velloso!

Aquilo era um ultraje pra mim, haha turma do amendoim no sangue desde sempre :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Injusto dizer que ele virou santo só por pegar pênaltis, ainda que ele pegasse pênalti pra baralho. O que ele fez na segunda partida contra os gambás, na Libertadores de 99, durante todo o jogo, foi digno de uma das maiores atuações de um goleiro que eu já vi. O pênalti do Marcelinho foi a cereja do bolo, e que cereja.

 

A partida dele contra a Bélgica, na Copa de 2002, foi outro primor.

 

Que goleiro, sorte de quem pôde vê-lo jogar, e sorte dos palmeirenses por ter uma pessoa como ele como ídolo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem nunca teve oportunidade, veja as defesas dele na semifinal da Libertadores de 99, contra o River, lá na Argentina...só esse jogo já e suficiente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda tentam CRIAR novos Santos e Mitos por ae!

E eu? Dou risada!

No Brasil foi o melhor goleiro que ví jogar e em comparação aos estrangeiros, fica abaixo de poucos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ainda tentam CRIAR novos Santos e Mitos por ae!

E eu? Dou risada!

No Brasil foi o melhor goleiro que ví jogar e em comparação aos estrangeiros, fica abaixo de poucos!

 

 

Lá vou eu com a celebre frase "isso é bem relativo". :D

 

 

No Brasil ele é sim o melhor que eu vi jogar, um pouco acima de Dida e Zetti. Agora no mundo, num contexto geral, se formos analisar todos os aspectos técnicos inerentes a um goleiro, vou concordar com você... colocaria Buffon e Van der Sar a frente do Marcos, e os "Peters" (Schmeichel e Cech) no mesmo nível. Marcos tinha lá suas deficiências, como a saída do gol (vide 99 :( ) e o fato de ser incapaz de jogar com os pés...

 

Mas agora existe um quesito que faz do Marcos se não o melhor que eu vi, o mais espetacular de todos. E não estou falando de carisma.

 

 

Falo da absurda capacidade que ele tinha de defender chutes a queima roupa. A curta distância. Marcos fazia umas defesas com a pancada vindo de 10, 7, 5 metros, enfim, chutes próximos a pequena área, que era coisa absurda. No meu modo de ver ele pegou a alcunha de Santo por conta disso. No auge (99-2003), o Marcão tinha uma explosão pra voar em cima de tiros curtos que era coisa de outro mundo. Me lembro dele fazendo defesas nesse que até hoje eu tô tentando entender.

 

Me lembro em especial uma que ele fez contra o Santos, uma sequencia de duas bombas que ele foi buscar... não vou me lembrar do ano, mas daquela defesa nunca me esqueço. Está neste video, no minuto 01:05...

 

 

 

 

Esse video ilustra muito bem esse ponto forte que citei do Marcos... as defesas a curta distância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lá vou eu com a celebre frase "isso é bem relativo". :D

 

 

No Brasil ele é sim o melhor que eu vi jogar, um pouco acima de Dida e Zetti. Agora no mundo, num contexto geral, se formos analisar todos os aspectos técnicos inerentes a um goleiro, vou concordar com você... colocaria Buffon e Van der Sar a frente do Marcos, e os "Peters" (Schmeichel e Cech) no mesmo nível. Marcos tinha lá suas deficiências, como a saída do gol (vide 99 :( ) e o fato de ser incapaz de jogar com os pés...

 

Mas agora existe um quesito que faz do Marcos se não o melhor que eu vi, o mais espetacular de todos. E não estou falando de carisma.

 

 

Falo da absurda capacidade que ele tinha de defender chutes a queima roupa. A curta distância. Marcos fazia umas defesas com a pancada vindo de 10, 7, 5 metros, enfim, chutes próximos a pequena área, que era coisa absurda. No meu modo de ver ele pegou a alcunha de Santo por conta disso. No auge (99-2003), o Marcão tinha uma explosão pra voar em cima de tiros curtos que era coisa de outro mundo. Me lembro dele fazendo defesas nesse que até hoje eu tô tentando entender.

 

Me lembro em especial uma que ele fez contra o Santos, uma sequencia de duas bombas que ele foi buscar... não vou me lembrar do ano, mas daquela defesa nunca me esqueço. Está neste video, no minuto 01:05...

 

 

 

 

Esse video ilustra muito bem esse ponto forte que citei do Marcos... as defesas a curta distância.

Agora que vc falou disso, tem uma outra coisa no Marcos que eu nunca vi em goleiro nenhum: o modo como ele saía em cima do atacante. Foi o único goleiro que eu vi jogar que, quando o atacante surgia sozinho na área, em progressão, vc poderia apostar que ele iria defender. Melhor goleiro da história no mano a mano, uma coragem fora do comum e um timing pra encurtar a distância insuperável, além dos reflexos. Inclusive foi por essa característica que sofreu tanto com as lesões e sua carreira acabou uns aninhos antes de onde poderia ter chegado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora que vc falou disso, tem uma outra coisa no Marcos que eu nunca vi em goleiro nenhum: o modo como ele saía em cima do atacante. Foi o único goleiro que eu vi jogar que, quando o atacante surgia sozinho na área, em progressão, vc poderia apostar que ele iria defender. Melhor goleiro da história no mano a mano, uma coragem fora do comum e um timing pra encurtar a distância insuperável, além dos reflexos. Inclusive foi por essa característica que sofreu tanto com as lesões e sua carreira acabou uns aninhos antes de onde poderia ter chegado.

 

 

Sim... Nessa qualidade ele era imbatível.

 

Em curta distância, cara a cara, ele crescia pra cima dos caras. Parecia até que o atacante se intimidava por ser o Marcão... Fechava o ângulo com maestria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..