Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest Milani

campanha #‎eugritoporco‬

Posts Recomendados

Guest Milani

fonte

 

Sai o ‘bicha’, entra o ‘porco’. Os palmeirenses querem mudar o espírito

 

Amanhã, a partir das 17h, saberemos se surtiu efeito a campanha #EuGritoPorco, promovida pelo coletivo “Espírito de Porco”. A ideia é simples e genial: conclamar a torcida do Palmeiras a trocar o grito de “bicha” por “porco” a cada tiro de meta batido pelo goleiro adversário. Neste domingo, contra o Sport, a primeira tentativa de mudar um comportamento de parte da arquibancada intensificado no clássico contra o São Paulo, em setembro.

 

A ação foi elaborada pelo Movimento 20 de Setembro (M20-9), um grupo que contesta vários fatores do futebol atual e que tem o “Espírito de Porco” como integrante. “A gente vinha discutindo para encontrar uma solução. A primeira ideia era gritar ‘Marcos’, mas depois decidimos pelo porco, que é algo de fácil identificação com toda a torcida”, explica Isa Dora, membro do coletivo.

 

No Allianz Parque, outros coletivos, como o “Palmeiras Antifascista” e o “Palmeiras Livre”, estarão juntos para tentar emplacar o novo grito. “Já tivemos uma reunião com o Janio de Freitas, ex-presidente da Mancha, que levou essa ideia pra organizada”, diz Yuri Bassichetto, um dos organizadores da campanha, que virou trending topic no Twitter nos últimos dias.

 

O grito de “bicha”, uma adaptação infeliz do tradicional “puto” entoado por torcedores mexicanos, vem ocupando quase todos os estádios nos últimos dois anos. Foi ouvido até mesmo nos jogos da seleção brasileira durante as Olimpíadas. Mas o novo hábito logo dividiu os palmeirenses. “Gritar ‘bicha’ é incompatível com o que a gente entende pelo Palmeiras, que é do tamanho que é porque sempre abraçou todo mundo”, aponta Yuri.

 

Mesmo que a iniciativa não vingue de imediato, os organizadores pretendem continuar com a campanha, inclusive distribuindo panfletos nos arredores do Allianz Parque em dias de jogos. “Felizmente, o grito não ‘pegou’ por completo. Acontece mais em clássicos. Os palmeirenses relutam em imitar outras torcidas e gostam de criar seus próprios cantos. O hino nacional ‘Palmeiras, Meu Palmeiras’ é uma prova disso. A Mancha Alviverde lançou e nos segundo jogo já estava o estádio todo cantando”, lembra Isa.

 

A certeza é que o Allianz Parque estará lotado mais uma vez neste domingo. E parte da torcida lutará agora para apagar alguns vestígios homofóbicos que surgiram em alguns setores da arquibancada. Muita coisa estará em jogo até dezembro. E muitos torcedores sonham em comemorar mais um título nacional gritando aquilo que define o seu estado de espírito.

 

__________________________________________________________________________

 

 

muito boa a ideia. é uma chance da nossa torcida mostrar como é diferenciada. além do preconceito besta, esse negócio de gritar "bicha" quem trouxe pro brasil foram os gambás, e não precisamos copiar nada deles. já temos nosso hino nacional personalizado antes dos jogos, agora é mais um elemento pra gente sair na frente.

confesso que gostei mais da ideia de gritar "marcos!", mas vamos porco hehe!

 

#eugritoporco

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho tão chato quando gritam nesses momentos... Eu não grito (gritaria...) nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal era conscientizar o pessoal a não gritar nada, gritar "porco" ( ou "Marcos"?) é menos tosco do que gritar "bicha", mas é totalmente sem sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest vinic

Eu ja acharia melhor gritar algo de incentivo ao nosso goleiro nesse momento. Q se dane o adversário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho tão chato quanto gritar 'bicha'... Mas se ajuda na conscientização, tá valendo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..