Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ricardo_sep

Perfil dos reforços - 2017

Posts Recomendados

Está se tornando comum na Europa o sistema com 3 zagueiros. Que assistiu ontem City x Chelsea viu um jogo sensacional para quem curte táticas e esquemas, parecem muito evoluídos.

Mesmo nao gostando do EB, espero que ele esteja atento a isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Carlos Souza
Está se tornando comum na Europa o sistema com 3 zagueiros. Que assistiu ontem City x Chelsea viu um jogo sensacional para quem curte táticas e esquemas, parecem muito evoluídos.

Mesmo nao gostando do EB, espero que ele esteja atento a isso.

Na verdade ja 'e o esquema padrao na italia...

E pra falar a verdade, se tornou inviavel ter laterais que marquem bem e ajudem no ataque, ou tem no elenco laterais somente defensivos para ter uma primeira linha de 4 fixa e ai joga sem volantes, ou usa 3 zagueiros e preenche melhor o meio campo... a Juventus consegue ser competitiva desse jeito e o Conti vai levar o Chealsea ao titulo por conta disso tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Analise sobre o Eduardo Batista... longa, mas muito boa e completa.

https://medium.com/@vitor_amos/o-que-espera...af01#.w7umq2upo

 

Nossa, haja otimismo (iria usar o termo confete, mas achei pesado) :P

 

Começando pelo final, acho incrível como ele coloca como se transformações táticas do jogo fossem algo recente e que por isso o papel do treinador ganha importância contemporaneamente, quando as mudanças são constantes ao longo dos anos e com diversos protagonistas. Claro que isso não é sem motivo e caminha pra questão que toma conta das discussões atuais no futebol brasileiro: oposição entre os boleirões desatualizados e os jovens estudiosos. Baptista é expoente do segundo grupo e o texto é todo construído pra ressaltar isso e o quanto é positivo para o clube ter sua presença - em outros termos, a análise caminha muito mais para uma valorização da "imagem" transmitida pelo treinador do que otimismo com o trabalho.

 

Basicamente, Eduardo não tem os defeitos de Cuca e ainda oferece de forma muito melhor o que o Cuca fazia de positivo. Acho sensacional o autor querer apoiar suas percepções das equipes do Eduardo com as imagens congeladas durante os jogos, só que (apesar de óbvio) esbarramos na questão: a imagem sempre vai mostrar o que o autor da análise deseja. Uma imagem pode ser "pressão na saída de bola adversária" ou "desorganização na recomposição do time" dependendo da necessidade de elogios ou críticas. Por fim, nessas questões faltam o fundamental: contexto. A postura de qualquer time do mundo é alterada com o caminhar da partida, nem Guardiola e Simeone conseguem manter seu meticuloso plano de jogo com seu time precisando buscar resultado e partindo pro abafa, por exemplo. Por fim, a defesa antecipada, muitas falhas de seus times ocorrem pela incapacidade dos jogadores executarem seu planejamento tático ou não terem qualidade técnica para oferecer tudo que poderiam ao treinador. Não deixa de ser verdade (ainda mais considerando que seus principais trabalhos foram em times de pretensões modestas no cenário nacional), porém não deve ser algo hiper-dimensionado.

 

De positivo, oferece informações que podem ampliar o debate sobre as possibilidades dele no comando do clube, além de apontar detalhes relevantes de trabalhos anteriores do Eduardo (que eu mesmo tenho poucos elementos já que acompanhei número reduzido de jogos de times dele).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sensacional o tópico!

Acredito que ambos são ótimas escolhas e obviamente o Raphael Veiga e Hyoran (ainda mais agora após a tragédia com o avião da Chape) tendem a precisar de mais tranquilidade e apoio para adaptação. São duas ótimas promessas do futebol brasileiro(exatamente por isso também oscilam bastante - o próprio Scarpa oscilou demais desde que chegou ao profissional e pra mim é a maior revelação do Brasil).

Acredito que o Eduardo Baptista terá papel fundamental na estruturação da equipe, organização tática, disposição e caracterização técnica, estilo de jogo e etc. Por um lado, vendo o lado bom, a saída do Cuca pode ser benéfica pois passaremos a ter o mesmo ótimo elenco (que já estava exaustivamente estudado e analisado pelos adversários) podendo atuar e exercer funções e características diferentes. Aos adversários fica a incógnita de como fazer para tentar parar nosso Palmeiras.

Estou confiante e acredito que 2017 será ainda melhor que 2016!!!

Boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, ele é promissor, é aquilo q torcedores e comentaristas cobram dos treineiros pré-históricos q temos de monte aqui no Brasil...

Se fosse estrangeiro, a maioria aqui ia tá comemorando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Está se tornando comum na Europa o sistema com 3 zagueiros. Que assistiu ontem City x Chelsea viu um jogo sensacional para quem curte táticas e esquemas, parecem muito evoluídos.

Mesmo nao gostando do EB, espero que ele esteja atento a isso.

 

 

Eu acho interessante, especialmente quando vc tem um zagueiro que saiba jogar.

 

O Felipão conseguiu fazer isso na Copa 2002. Roque Jr, Lucio e Edmílson, os 3 sabiam jogar, embora o Edmílson que saisse mais pro jogo.

 

No nosso time de 2012 ele conseguiu vencer o Grêmio colocando o Henrique como 3º zagueiro quando precisava defender e volante no momento ofensivo. Já naquela época o Henrique mostrava declínio técnico na zaga, mas nessa função ele beirou a perfeição. Não sei pq depois o Felipão desistiu disso.

 

No nosso time agora temos o Mina, que já atuou como volante na Colombia e sabe jogar. Vitor Hugo, Dracena e Mina, bem treinados seria um trio de marcação fortíssimo. E a fraqueza de nossas laterais é a marcação, pois no apoio todos são bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Carlos Souza
Eu acho interessante, especialmente quando vc tem um zagueiro que saiba jogar.

 

O Felipão conseguiu fazer isso na Copa 2002. Roque Jr, Lucio e Edmílson, os 3 sabiam jogar, embora o Edmílson que saisse mais pro jogo.

 

No nosso time de 2012 ele conseguiu vencer o Grêmio colocando o Henrique como 3º zagueiro quando precisava defender e volante no momento ofensivo. Já naquela época o Henrique mostrava declínio técnico na zaga, mas nessa função ele beirou a perfeição. Não sei pq depois o Felipão desistiu disso.

 

No nosso time agora temos o Mina, que já atuou como volante na Colombia e sabe jogar. Vitor Hugo, Dracena e Mina, bem treinados seria um trio de marcação fortíssimo. E a fraqueza de nossas laterais é a marcação, pois no apoio todos são bons.

Perfeito... só não sei se o Hugo conseguiria se adaptar a sair jogando.

Esse esquema aproveitaria muito bem todos os nossos laterais, até os emprestados, pois só há no elenco quem saiba marcar Jean e Zé, esses são os ultimos no Brasil que fazem bem as duas funções de atacar e defender...

Os outros: João, Victor Luiz, Egídio e até o emprestado Fabrício tem como ponto forte o ataque.

 

Nossa, haja otimismo (iria usar o termo confete, mas achei pesado) :P

 

Começando pelo final, acho incrível como ele coloca como se transformações táticas do jogo fossem algo recente e que por isso o papel do treinador ganha importância contemporaneamente, quando as mudanças são constantes ao longo dos anos e com diversos protagonistas. Claro que isso não é sem motivo e caminha pra questão que toma conta das discussões atuais no futebol brasileiro: oposição entre os boleirões desatualizados e os jovens estudiosos. Baptista é expoente do segundo grupo e o texto é todo construído pra ressaltar isso e o quanto é positivo para o clube ter sua presença - em outros termos, a análise caminha muito mais para uma valorização da "imagem" transmitida pelo treinador do que otimismo com o trabalho.

 

Basicamente, Eduardo não tem os defeitos de Cuca e ainda oferece de forma muito melhor o que o Cuca fazia de positivo. Acho sensacional o autor querer apoiar suas percepções das equipes do Eduardo com as imagens congeladas durante os jogos, só que (apesar de óbvio) esbarramos na questão: a imagem sempre vai mostrar o que o autor da análise deseja. Uma imagem pode ser "pressão na saída de bola adversária" ou "desorganização na recomposição do time" dependendo da necessidade de elogios ou críticas. Por fim, nessas questões faltam o fundamental: contexto. A postura de qualquer time do mundo é alterada com o caminhar da partida, nem Guardiola e Simeone conseguem manter seu meticuloso plano de jogo com seu time precisando buscar resultado e partindo pro abafa, por exemplo. Por fim, a defesa antecipada, muitas falhas de seus times ocorrem pela incapacidade dos jogadores executarem seu planejamento tático ou não terem qualidade técnica para oferecer tudo que poderiam ao treinador. Não deixa de ser verdade (ainda mais considerando que seus principais trabalhos foram em times de pretensões modestas no cenário nacional), porém não deve ser algo hiper-dimensionado.

 

De positivo, oferece informações que podem ampliar o debate sobre as possibilidades dele no comando do clube, além de apontar detalhes relevantes de trabalhos anteriores do Eduardo (que eu mesmo tenho poucos elementos já que acompanhei número reduzido de jogos de times dele).

Bem otimista mesmo, mas ele apegou-se muito nos conceitos e nesse caso ele torna-se raro...

Na minha opinião ele peca muito na analise quando o compara com o Cuca... o Cuca foi genial nessa temporada, como já falei aqui, time com Egidio, Rafael, Allione, Erick, Barrios e Pereira não consegue ser campeão nacional de jeito nenhum com tais atletas atuando a maioria dos jogos... o Cuca dosou muito bem, estudou muito, foi preciso e não perdeu por muito tempo os titulares, por isso corremos tantos riscos e sofremos para vencer, o placar mínimo e sem muita afobação, além de garantir a vitória servia para poupar os atletas, logo os riscos não era por conta de um conceito defasado e sim por uma necessidade e isso foi muito, mas muito inteligente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paschoal falando agora que o Palmeiras tem interesse no Marcos Rocha do Atlético e poderia envolver o Arouca

 

FumerdenC tem interesse no Barrios mas se recusa a envolver o Scarpa

 

Bambi e Gambá atrás do R. Marquez

 

-----------------------

 

Dito isso, seguem as carências no elenco de acordo com minha opinião, e por ordem de prioridade, contando que não saia ninguém do time titular:

 

1. Substituto do Jesus. Seria mesmo o Pratto pra mim, ainda mais vendo o esquema de jogo que o EB usa.

2. Um lateral esquerdo. O ZR jogou uma barbaridade esse ano, mas não fico seguro com um jogador de 42-43 anos titular absoluto do nosso time.

3. Meia. Chegando o Guerra e o Rafael Veiga mata a posição

4. Um zagueiro promessa, como chegou o VH, pra ser reserva e se preparar pra jogar no futuro. Se sair o Mina tem que chegar um craque pra posição, infelizmente o VH não consegue segurar a barra sozinho ainda.

5. Um lateral direito. O Jean é o melhor do campeonato, estamos bem na posiçao, ainda mais tendo em vista que ele não tem vaga no meio. Falta um reserva.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Carlos Souza
Paschoal falando agora que o Palmeiras tem interesse no Marcos Rocha do Atlético e poderia envolver o Arouca

 

FumerdenC tem interesse no Barrios mas se recusa a envolver o Scarpa

 

Bambi e Gambá atrás do R. Marquez

 

-----------------------

 

Dito isso, seguem as carências no elenco de acordo com minha opinião, e por ordem de prioridade, contando que não saia ninguém do time titular:

 

1. Substituto do Jesus. Seria mesmo o Pratto pra mim, ainda mais vendo o esquema de jogo que o EB usa.

2. Um lateral esquerdo. O ZR jogou uma barbaridade esse ano, mas não fico seguro com um jogador de 42-43 anos titular absoluto do nosso time.

3. Meia. Chegando o Guerra e o Rafael Veiga mata a posição

4. Um zagueiro promessa, como chegou o VH, pra ser reserva e se preparar pra jogar no futuro. Se sair o Mina tem que chegar um craque pra posição, infelizmente o VH não consegue segurar a barra sozinho ainda.

5. Um lateral direito. O Jean é o melhor do campeonato, estamos bem na posiçao, ainda mais tendo em vista que ele não tem vaga no meio. Falta um reserva.

Voce foi perfeito na analise, precisamos disso mesmo... o problema fica nas laterais, o Marcos Rocha é uma ótima opção, mas se não conseguirmos será difícil encontrar outro, para a lateral esquerda não lembro de ninguem, talvez o Maxwell, mas será que ele está bem?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somos Ananias Park 🐽 ‏@Palmeirassep19 11 hHá 11 horas

A partir de Janeiro, o salário do Barrios fica em 500 mil. FLU pediu para pagar 250 e Palmeiras 250. Palmeiras negou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade ja 'e o esquema padrao na italia...

E pra falar a verdade, se tornou inviavel ter laterais que marquem bem e ajudem no ataque, ou tem no elenco laterais somente defensivos para ter uma primeira linha de 4 fixa e ai joga sem volantes, ou usa 3 zagueiros e preenche melhor o meio campo... a Juventus consegue ser competitiva desse jeito e o Conti vai levar o Chealsea ao titulo por conta disso tambem.

Concordo 100%.

E na América são poucos os técnicos que jogam em esquemas similares, no Brasil então quase 0.

Ter um sistema assim moderno pode ser a chave para a libertadores, não acha?

Até que me animei mais com EB depois de algumas analises do estudo dele. Mas temo pelo vestiário e controle do grupo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver se o EB conta com Barrios, Arouca, Rafael etc. Como é um treinador diferente, não dá pra descartar ninguém. O Barrios, por exemplo, é um cara que não joga nem a pau com o Cuca, mas com 90% dos outros técnicos jogaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem que ver se o EB conta com Barrios, Arouca, Rafael etc. Como é um treinador diferente, não dá pra descartar ninguém. O Barrios, por exemplo, é um cara que não joga nem a pau com o Cuca, mas com 90% dos outros técnicos jogaria.

 

Agora que não tem Gabriel Jesus a chance de o Barrios jogar também pode aumentar.

 

Tem que ver também se colocando ele em mais jogos ele consegue melhorar fisicamente, pegar ritmo de jogo e render mais. Eu acho pouco provável, mas no paulista pode valer uma ultima aposta, até pra decidir de vez se vai negociar ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..