Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Yesterceptor

Anos 90

Posts Recomendados

Amigos, foristas. Só vai ler esse meu depoimento quem viveu a época. E tem um amadurecimento sobre o futebol e o Palmeiras.

 

Identidade e personalidade se cria nas perdas.

 

Acompanhei de perto os anos 90. A última grande tristeza que me recordo foi ter perdido o Paulistão de 1992 pro SP, antes disso a lamentável invasão da torcida à sala de troféus quebrando tudo depois de uma eliminação dolorosa num empate em casa diante da Ferroviária em 1990, onde com a vitória poderíamos ter ido à final.

 

E foi uma época de libertação para nós jovens palmeirenses. Fui gritar campeão só com 15 anos, em 1993.

 

A tiração de sarro da fila de títulos ardia a alma de um jovem torcedor, principalmente pra quem ainda não havia gritado "É Campeão!".

 

Haviam aqueles que tinham visto o último título no longíquo 1976, um paulistão, na época super valorizado, sobre um XV de Piracicaba.

 

E descreviam, como meu próprio pai falava, que a alegria de ser campeão era única.

 

Então quando eu ia num clássico e dividíamos um Morumbi contra o SP ou Corinthians era algo fascinante pra mim.

 

Ali duelávamos em músicas, bandeiras, bandeirões, divisão de presença de torcidas. Era uma guerra sadia, de espaço, territorial, de presença e ostentação.

 

Mas nada era tão cruel e humilhante pra mim (e pra nossa torcida) quando começavam a contagem de 1 a 16 seguido de um "parabéns pra você".

 

Aquilo me enraivecia, entristecia, mas aumentava ainda mais minha torcida e minha paixão pelo Palmeiras. Não sei porque.

 

Hoje vejo que era uma maneira de ajudar o time e também a criar minha identidade de palmeirense pra sempre.

 

Atualmente tira-se sarro (sem motivo pra mim) que o "Palmeiras não tem Mundial" ou "Ganhou por fax".

 

Prontamente respondido e muito bem argumentado por mim à todos que tentam diminuir a nossa história e nossas glórias.

 

Você hoje em dia está bravo, emputecido por termos saído da Libertadores ou da Copa do Brasil????

 

Não sabe realmente o que é sofrer pelo Palmeiras!

 

Sofrimento igual ou parecido de ter ficado sem gritar campeão durante toda sua infância e parte da mocidade foi ter rebaixado em 2002 e 2012.

 

Mas mesmo assim em 2002 já havíamos sido campeões dois anos antes da Copa dos Campeões e do Rio-SP, alçando a alcunha de CAMPEÃO DO SÉCULO por toda mídia brasileira e CBF.

 

E também em 2012 quando fomos rebaixados novamente, pra mim muito bem amenizado pelo Bi da Copa do Brasil, alçando a alcunha, agora, de MAIOR CAMPEÃO DO BRASIL.

 

Hoje em dia voltamos a ser protagonistas do futebol brasileiro.

 

E tenho certeza absoluta que coisas grandes, muito grandes virão, depois de uma eliminação tão significativa, mas não traumatizante pra mim.

 

Os traumas pra mim já se foram em 1993.

 

A dor já se foi e cicatrizou nos rebaixamentos e no quase rebaixamento em 2014.

 

Pensar que não teremos mais que se preocupar com isso é um grande alívio e uma evolução tremenda.

 

O que nos espera de hoje em diante é lutar como protagonistas por todos os títulos que disputarmos.

 

Perder, faz parte. Mas sempre na parte de cima, lutando para ser campeão.

 

A MAIOR IMAGEM DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS FICA COM NOSSO ETERNO MATADOR, EVAIR.

 

NOS TIRANDO DE UMA FILA DE QUASE 17 ANOS SEM TÍTULOS.

 

Pense nisso, palmeirense.

 

Grande abraço á todos.

 

 

palmeirasok5.165801.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To vendo muito torcedor que não sabe o que é sofrer de verdade. Fiquei puto com as eliminações? Muito, já que a expectativa era alta demais pra esse ano. Mas vejo que o Palmeiras está no caminho certo, tem um bom técnico, gente que manja cuidando do futebol e tem dinheiro. É questão de tempo até conquistarmos mais títulos, futebol não é exatas, mesmo com tudo a favor tem ano que vai passar em branco mesmo, o importante é sempre estar disputando lá em cima.

 

Ano que vem, com algumas contratações e o Cuca iniciando os trabalhos ao invés de pegar o barco andando, tenho certeza que o Palmeiras vai entrar mordido e vai beliscar mais taças. Na situação atual fico puto no máximo uns 2 dias, depois já volto ao normal.

 

Triste é quando o time tava quebrado, entrava em todos os campeonatos só para cumprir tabela ou não ser rebaixado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
To vendo muito torcedor que não sabe o que é sofrer de verdade. Fiquei puto com as eliminações? Muito, já que a expectativa era alta demais pra esse ano. Mas vejo que o Palmeiras está no caminho certo, tem um bom técnico, gente que manja cuidando do futebol e tem dinheiro. É questão de tempo até conquistarmos mais títulos, futebol não é exatas, mesmo com tudo a favor tem ano que vai passar em branco mesmo, o importante é sempre estar disputando lá em cima.

 

Ano que vem, com algumas contratações e o Cuca iniciando os trabalhos ao invés de pegar o barco andando, tenho certeza que o Palmeiras vai entrar mordido e vai beliscar mais taças. Na situação atual fico puto no máximo uns 2 dias, depois já volto ao normal.

 

Triste é quando o time tava quebrado, entrava em todos os campeonatos só para cumprir tabela ou não ser rebaixado.

 

É isso aí, o pior é ficar década sem títulos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu peguei toda a fila do Palmeiras de 77 a 92, tá louco, anos 80 nem quero lembrar rs, hoje os caras não ganham um ano já querem mandar diretor embora, falando em anos 90, aquele empate com a Ferroviária, sofri demais , que nervoso que deu a bola não entrava de jeito nenhum, impressionante aquilo, em 92 jogamos mais que os bambis nos dois jogos e não levamos , os caras estavam largos, ainda bem que em 93 acabou o sofrimento, justo com o nosso maior ríval :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também vivi essa época. Os anos 80 foram terríveis. Ficar anos após anos passando em branco e, muitas vezes, só lutando para não ser rebaixado, isso sim é sofrer.

 

Não é como agora, que estamos vindo de dois anos seguidos com títulos e, somente por não podermos ganhar nada neste 2017, fazem um "carnaval" de críticas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vivi muito superficialmente a fila dos anos 80... em 1993 eu tinha 10 anos... sempre fui palmeirense, a partir de uns 7 já era zoado mas não ligava pq apesar de me declarar palmeirense pouco ou nada assistia e conhecia futebol...

 

A semana pós derrota na primeira final de 1993 me fez palmeirense fanático. Foi uma semana escutando que " ia ficar maior de idade " ( em 1994 completaríamos 18 anos de fila caso não saíssemos em 93 ), me chamavam de porco, que nunca ia ser campeão.... eu nem entendia muito o que tava acontecendo e naquela semana me enfiei em pesquisas e acompanhei tudo pra saber o que tava acontecendo... no dia da final de 1993 assisti cercado por gambás e aquele foi o dia que me torneio fanático.

 

 

Mas analisando friamente, talvez por causa da idade e por ter vivido a fila nos anos 2000 já como fanático, pra mim essa foi pior. Por dois motivos :

 

1 - Na década de 80 não conquistamos títulos, porém não éramos saco de pancadas e nem fomos rebaixados. Na década de 2000 isso aconteceu.

 

2 - Na década de 80, os bambis levaram um Brasileiro e em termos de rivais, só. Claro que títulos estaduais seriam inevitavelmente conquistados por eles. Já na década de 2000, nós não ganhamos nada, fomos rebaixados e vimos TODOS os rivais vencerem a Libertadores, Brasileiros e Copas do Brasil ( exceto os bambis esse último ) .

 

 

Palmeirense fanático com menos de 20 anos é herói. Nós mais velhos ainda vivemos a era Parmalat e muitos viveram as Academias. Já essa molecada, de 2000 a 2014, com exceção a 2008 só passou vergonha e viu todos os rivais levarem tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu vivi muito superficialmente a fila dos anos 80... em 1993 eu tinha 10 anos... sempre fui palmeirense, a partir de uns 7 já era zoado mas não ligava pq apesar de me declarar palmeirense pouco ou nada assistia e conhecia futebol...

 

A semana pós derrota na primeira final de 1993 me fez palmeirense fanático. Foi uma semana escutando que " ia ficar maior de idade " ( em 1994 completaríamos 18 anos de fila caso não saíssemos em 93 ), me chamavam de porco, que nunca ia ser campeão.... eu nem entendia muito o que tava acontecendo e naquela semana me enfiei em pesquisas e acompanhei tudo pra saber o que tava acontecendo... no dia da final de 1993 assisti cercado por gambás e aquele foi o dia que me torneio fanático.

 

 

Mas analisando friamente, talvez por causa da idade e por ter vivido a fila nos anos 2000 já como fanático, pra mim essa foi pior. Por dois motivos :

 

1 - Na década de 80 não conquistamos títulos, porém não éramos saco de pancadas e nem fomos rebaixados. Na década de 2000 isso aconteceu.

 

2 - Na década de 80, os bambis levaram um Brasileiro e em termos de rivais, só. Claro que títulos estaduais seriam inevitavelmente conquistados por eles. Já na década de 2000, nós não ganhamos nada, fomos rebaixados e vimos TODOS os rivais vencerem a Libertadores, Brasileiros e Copas do Brasil ( exceto os bambis esse último ) .

 

 

Palmeirense fanático com menos de 20 anos é herói. Nós mais velhos ainda vivemos a era Parmalat e muitos viveram as Academias. Já essa molecada, de 2000 a 2014, com exceção a 2008 só passou vergonha e viu todos os rivais levarem tudo.

 

De fato...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é mais ou menos o resumo da minha vida, ou pelo menos da minha palestrinidade. Tinha 11 pra 12 anos em 93. Quem viveu o pré-parmalat foi forjado à ferro e fogo mesmo.

 

Quando o Egídio perdeu o penal, primeira coisa que pensei foi: po, pelo menos o Euller acertou e o Zapata chutou pra fora daquela vez ahahaha... E concluí: ano que vem vamos ganhar essa p...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o que eu digo, não temos que reclamar de nada.... lamentar, claro, não ter sido campeão esse ano.... mas logo no primeiro ano de injeção de grana (vindo do Nobre), já fomos campeão da Copa do Brasil.... na sequencia, ano passado, do Brasileirão depois de 22 anos...

 

RECLAMAR DO QUE??? PÁRA! kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas analisando friamente, talvez por causa da idade e por ter vivido a fila nos anos 2000 já como fanático, pra mim essa foi pior. Por dois motivos :

 

1 - Na década de 80 não conquistamos títulos, porém não éramos saco de pancadas e nem fomos rebaixados. Na década de 2000 isso aconteceu.

 

Eu não tenho idéia de como foi a fila dos anos 80, mas sempre pensei que foi pior. Anos 2000 era minha época de escola e eu lembro bem como era, mas não achava as coisas tão doídas, talvez possa dizer que tenha um peito de aço em relação ao Palmeiras, eu ficava triste, muito triste, com as coisas que aconteciam com o Palmeiras, mas essa parte externa nunca me abalou, sempre me achei muito superior por ser palmeirense que entendia tudo como coisa menor. Pode ter sido coisa da minha educação quanto ao Palmeiras mesmo, aí só tenho que agradecer ao meu Padrinho e os filhos dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a expectativa gerada, maior a decepção.

 

O Palmeiras de anos atrás pouco me decepcionava.

 

Por que?

 

Porque eu não esperava nada dele.

 

Esse ano foi diferente.

 

Tivemos TODAS as ferramentas em mãos.

 

Muito dinheiro, time na crista da onda, adversários assustados etc.

 

No fim, terminaremos o ano colecionando fracassos.

 

O ano de 2017 pra mim foi extremamente decepcionante.

 

Não consigo pensar diferente.

 

Obs: sou Palmeiras desde as vacas magras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..