Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest Fabricio MG

Palmeiras 103 anos 26/08/2017

Posts Recomendados

Guest Fabricio MG

------------------------

Repercussão:

Corinthians‏Conta verificada @Corinthians

@Palmeiras Vida longa para disputarmos o maior clássico do mundo por vários outros centenários! Feliz aniversário! #DerbyCentenário

Canal History Brasil‏Conta verificada @CanalHistory

#HojeNaHistória Em um dia como o de hoje, o @Palmeiras começava sua grande história. Leia mais https://goo.gl/n89Axa

Denilson De Oliveira‏Conta verificada @denilsonshow 9 minHá 9 minutos

@Palmeiras vc foi generoso e abriu as portas da sua casa pra mim, tive a sorte de ver de perto o tamanho da sua grandeza! #palmeiras103anos

Paraná Clube‏Conta verificada @ParanaClube 4 hHá 4 horas

Feliz aniversário, parça @Palmeiras. Parabéns pelos 103 anos de história do verdão! #Palmeiras103Anos

Jonatan Cristaldo‏Conta verificada @churrycristaldo 4 hHá 4 horas

Parabéns @Palmeiras pelos 103 anos de glórias, o primeiro campeão mundial

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou postar aqui um texto que guardei explicando a fundação do Palestra, pois é um que baixei pra mim por gostar muito. É longo, então quem não curte " textão " , pode pular pro post abaixo....kkkkkkkk

 

A VERDADEIRA HISTORIA DO PALMEIRAS

ASSIM COMEÇA UMA HISTÓRIA DE AMOR, PAIXÃO E GLÓRIAS...

 

Luigi Cervo, Vicenzo Ragognetti, Luigi Emanuele Marzo e Ezequiel Simone, idealizaram a formação de um clube de futebol representativo da comunidade italiana e projetaram a criação do Palestra Itália. Os sucessos obtidos pelas apresentações dos clubes italianos Pro-Vercelli e Torino ao excursionarem a São Paulo, em 1913 e 1914, inspiraram e estimularam os idealizadores do Palestra.


Luigi Cervo: O grande idealizador do Palestra Itália, atual Sociedade Esportiva Palmeiras, jovem, com menos de 18 anos, sonhador, esportista, praticava futebol no S. C. Internacional da Capital e no Clube Espéria. Funcionário das indústrias Matarazzo, teve total apoio de seus patrões para fundar um clube para Colônia Italiana. Após expor suas idéias teve adesão de muitos colegas. Soube controlar, como poucos, as conturbadas reuniões que sucederam a fundação do Clube. Foi Secretário na primeira diretoria do Palestra Itália. Franzino na estatura mas um gigante na alma.

Vicenzo Ragognetti: Com 16 anos, estudante do Mackenzie, amante do jornalismo e boêmio. Ragognetti foi o responsável por escrever a carta ao Jornal Fanfulla conclamando a colônia italiana para formação de um clube de futebol intitulado Palestra Itália. De forte personalidade, defendia suas opiniões veementemente em calorosos debates. Era parceiro de Luigi Cervo

Ezequiel Siomone: Admirador do futebol encantou-se com a visita dos times italianos ao Brasil em 1914. Homem maduro, apoiou de forma plena a Luigi Cervo na criação do Palestra Itália. Por sua experiência foi nomeado Presidente do Palestra Itália. Devido ao seu relacionamento conturbado com alguns integrantes da diretoria afastou-se do cargo, mas não do clube; esteve presente quando necessário.

Luigi Emmanuele Marzo: Circunspeto e intelectual. O mentor de grandes idéias, organizou as primeiras diretrizes do Palestra Itália. redigiu o primeiro estatuto, foi vice-presidente na primeira diretoria.

 

 

O VELHO PARQUE ANTÁRTICA, HOJE ESTÁDIO PALESTRA ITÁLIA,
SEMPRE FOI A CASA DO
PALMEIRAS E SEMPRE SERÁ!!!.


Propriedade da Companhia Antártica Paulista, local de reunião dos paulistanos para piqueniques em fim de semana. No Parque Antártica havia campo de futebol que era cedido ao Germânia. Com a guerra, a situação ficou difícil e o Germânia foi obrigado a passar o campo para o América F. C., um clube que então se formava.

O América não podia arcar com as despesas de aluguel sozinho; o Palestra, que já levava grande público a seus jogos, interessou-se pelo local, e em 1917, foi feito o contrato de aluguel. Foi assim que o Palestra Itália se instalou no tradicional local e o América F. C. não demorou a desaparecer. O contrato, então, passou a ser direto entre o Palestra e a Antártica.
A gente Palestrina sonhava em adquirir o local. Os entendimentos para compra demoraram três anos para serem concluídos. Em 1920, precisamente no dia 27 de abril, o presidente Menotti Falchi assinava a escritura de compra do em duas parcelas anuais. A escritura foi lavrada no Tabelião Veiga e o Palestra Itália ganhou casa própria.

O FIM DO GLORIOSO PALESTRA ITÁLIA...

Quando eclodiu II Guerra Mundial, aliada ao Japão e a Alemanha, a Itália se tornou inimiga do Brasil que apoiava as Forças Aliadas. No caso do Palestra Itália e de outras agremiações esportivas a solução seria a mudança de nome. Aos que não adotassem, a ameaça do governo Getúlio Vargas seria de tomar-lhes o patrimônio.
Inicialmente a direção palestrina tentou "substituir" a palavra Itália por São Paulo, passando-se a chamar Palestra de São Paulo. Não deu certo e tivemos que mudar de nome novamente. O São Paulo Futebol Clube, então uma equipe simples, sem estádio, sonhava com o fim do Palestra para adquirir todo seu patrimônio. Na noite de 14 de setembro de 1942, quando o diretor de esportes da cidade de São Paulo, por telefone, em nome de "entidades superiores", exigiu uma vez mais a mudança de nome. A situação não poderia perdurar por mais tempo. O Palestra de São Paulo, invicto até o momento, precisava de paz para ser dono de mais um título. E Mário Minervino encontrou a solução: a partir de 14 de setembro de 1942, o Palestra de São Paulo, antigo Palestra Itália passaria a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, inspirado na extinta A. A. das Palmeiras; e retirou-se o vermelho do uniforme.

Por coincidência a primeira partida da Sociedade Esportiva Palmeiras seria a disputa do título Paulista com o São Paulo. Inconformado com a impossibilidade de ficar com tudo o que pertencia ao Palmeiras, a diretoria são-paulina criou um clima de hostilidade antes da partida. Diziam que os paulistas deveriam encarar os jogadores do Palmeiras como inimigo da Pátria.
Foi quando entrou em nossa história Adalberto Mendes, militar sergipano apaixonado pelo nosso clube. Foi idéia dele que os jogadores entrarem em campo com a bandeira do Brasil. Quando entramos em campo o estádio por uns instantes se calou, mas em seguida aplaudiu efusivamente nossos atletas com o Coronel Adalberto Mendes à frente.
O jogo foi fácil, 3 a 1 e tivemos a satisfação de ver São Paulo deixar o gramado antes do fim da partida impedindo a cobrança de pênalti e uma goleada maior. Naquela tarde de 20 de setembro de 1942 entrou para a história a famosa frase...

"O PALESTRA ITÁLIA MORREU LÍDER E O PALMEIRAS NASCEU CAMPEÃO"

 



Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E mais textão :
Minha relação com o Palmeiras, iniciada após a primeira final do Paulista 93, tem esses números ( não oficiais rsrs... e não conto amistosos no CT, tipo contra Atibaia, Nacional, São Roque... ):

1754 jogos.
877 vitórias  (50%)
422 empates (24%)
455 derrotas (26%)
3.078 gols marcados ( média de 1,75 por jogo )
2.064 gols sofridos ( média de 1,17 por jogo )
Saldo de 1.014

Maiores artilheiros que eu vi no Palmeiras :
1 - Edmundo - 86
2 - Evair - 84
3 - Alex - 79
4 - Oséas - 67
5 - Rivaldo - 66
6 - Paulo Nunes - 60
7 - Arce - 57
8 - Luizão - 56
9 - Vagner Love - 54
10 - Edílson - 48
11 - Djalminha - 47
12 - Zinho - 45
13 - Valdivia - 41
14 - Euller , Kléber Gladiador - 39
15 - Diego Souza - 38
16 - Viola , Alex Mineiro - 37
17 - Dudu - 35
18 - Pedrinho - 32
19 - Muñoz, Marcos Assunção e Barcos - 31
20 - Marcinho, Osmar cambalhota - 30
21 - Muller, Lopes , Gabriel Jesus - 28
22 - Tuta, Washington - 25
23 - Galeano, Magrão, Keirrison, Allan Kardec - 24
24 - Luan, Leandro Moicano - 23
25 - Rincón, Clebão, Rafael Marques e Cleiton Xavier - 21

 

Se eu fosse montar um elenco de 34 jogadores, 3 times e 4 goleiros, do que vi e considerando gosto pessoal ( por exemplo, não coloco Edílson e Muller pq não os suporto, apesar de tecnicamente serem dos melhores )

Marcos ----------------- Velloso ---------------- Prass --------------------- Sérgio
Arce--------------------- Cafú ------------------- Cláudio
Antonio Carlos-------- Júnior Baiano -------- Tonhão
Clebão-------------------Roque Júnior---------- Vitor Hugo
Júnior ------------------- Roberto Carlos ------ Zé Roberto
César Sampaio---------Flávio Conceição----- Pierre
Zinho---------------------Mazinho-----------------Moisés
Alex-----------------------Djalminha---------------Pedrinho
Rivaldo-------------------Valdivia------------------Dudu
Edmundo----------------Paulo Nunes------------Gabriel Jesus
Evair --------------------- Oséas-------------------Luizão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..