Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ademir_Evair

Passes errados e laterais

Posts Recomendados

Um grande problema do time desde há muito tempo tem sido o excesso de passes errados e laterais batidos entre as intermediárias do campo em que a bola é simplesmente rifada. No jogo contra o Coxa, por exemplo, nos primeiros 15 minutos o time teve muita dificuldade com a marcação no meio campo e, pelos passes errados,  perdia a bola o tempo todo. A bola então era lançada pelo alto no lado direito e era um deus que nos acuda. Uma hora o Cuca deslocou o Juninho para a esquerda para disputar essa bola por cima. 

Nesse jogo, o Egídio teve 22% de passes errados. O Moisés, que fez uma partida horrível por sinal, 26%. O Dudu 33% (dados do Footstats) . 

Laterais na intermediária são sempre batidos para a frente, rifando a bola no meio de um monte de adversários. Não tem estatística sobre isso, mas basta observar que a tragédia se repete em todos os jogos. Não é possível bater o lateral para trás para um jogador desmarcado? Precisa perder a bola a cada lateral?

Será que falta treino, inteligência ou um mínimo de competência?  Culpa do técnico ou dos jogadores? Só sei não é possível errar tanto em fundamentos tão elementares do futebol. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, isso está realmente irritante. Pode adicionar a esta lista aqueles escanteios curtos, que tocam a bola para depois cruzar. Qual o benefício disso? Se vai cruzar a bola, pq não cruza direto?

Eu acho que isso é uma combinação de 2 fatores:

1. Maturidade: jogador tem que ter o dicernimento de como está a partida. Há momentos que é importante valorizar a posse de bola e há momentos que é importante arriscar lançamentos, passes longos. Isso é fruto de inteligência e de experiência.

2. Comando Técnico: técnico tem que observar estes detalhes e dar a diretriz e cobrar isso dos jogadores. Com isso, a maturidade que citei acima virá como consequência natural.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Esses dias conversando com um velho amigo palmeirense ele me disse: o Palmeiras é o único time no mundo que cobra escanteio curto e bate lateral pra dentro da área.

 

Infelizmente falta treino, é tao difícil ter um padrão de jogo??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai os caras quebram o Cuca ... Tem que por eles pra treinar fundamentos junto com o Sub-17... Pois ter mais de 20% de passes errados é um descaso ... 1 passe errado em cada 5???

Jogadores tem que ter mais concentração para jogar , caso queiram mesmo brigar pelo TOPO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Cuca treinou a exaustão os passes, vocês lembram? 

 

Quando ao lateral, acredito que continuem cobrando pra área porque ou o primeiro jogador desvia pro meio da área ou o time pega o rebote, aconteceu umas 3 jogadas perigosas contra o Coritiba de rebote dos laterais. Mas nem sempre é a melhor opção como dito acima, o clássico 1 - 2 as vezes é muito mais eficaz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Perguntas inexplicáveis, talvez Cuca possa respondê-las. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que a posição do Egídio não seria outra? O cara que na idade dele ainda não aprendeu a fazer um cruzamento para a areá, ou aposenta, ou troca de posição!

No mais, acho que o João Pedro se bem lapidado, pode ser um lateral muito promissor!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo também, e gostaria de saber o por que dos escanteios curtos e os laterais na área (pode fazer, mas não toda hora)? não tem lógica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém está cobrando os jogadores por escanteio curto ? Alguém acha que é decisão deles fazer isso ?

Quanto ao lateral na área, sou totalmente a favor. O tal do "1-2" é uma merda, quando o "2" recebe a bola já tem 37 caras em cima dele.

E por falar em passes errados, tira o Jean e o Egídio do time que essa conta fica bem mais bonita. Pessoal cobra o T Santos pela má qualidade do passe, mas é só lembrar que a função dele não é essa e que Jean e Egídio tem 15 anos de experiência e são lamentáveis nesse aspecto. Aliás outro que está entrando nesse clube e o Tche Tche.

Saudade do Mago, a cada 10 passes (difíceis e objetivos inclusive) ele acertava 11.

Desvirtuando um pouco o tópico, quem decide que o Prass tem que bater tiro de meta pra lateral ? Ele ou o Cuca ? Porque o Jailson não faz isso, e em 90 % dos casos a gente perde a bola (isso quando não sai direto).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nem estava falando dos laterais batidos em direção à área, mas em relação àqueles ocorridos na intermediária. Justamente aqueles com maior potencial de gerar contra-ataques. 

Com relação aos passes errados, a média do time nas últimas 12 rodadas foi de 11% de passes errados em jogos em casa e 15,5% de passes errados em jogos fora. Considerando a imensidão de passes entre zagueiros (que na maioria das vezes só servem para saber quem vai dar o chutão para frente), considero esses números muito altos. Mas, realmente, quando se consideram os passes errados de jogadores que armam as jogadas, os números vão às alturas. 

Comentando o que foi ressaltado pelo Renato L., infelizmente é verdade. O Prass tem sempre a tendência de dar seus chutões em direção à lateral. Isso é bom, porque diminui a chance da bola armar contra-ataques do adversário. O problemas é que em 250% das vezes a bola do Prass vai para a lateral.    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest RoCk7

O escanteio curto são jogadas ensaiadas. Inclusive, num jogo que meu irmão estava reclamando disso pra mim saiu um gol assim, rs.

Os laterais da intermediária andam me irritando mesmo. Entretanto, acho que também é alguma técnica que o Cuca anda passando e no treino deve estar funcionando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..