Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jfrancisco2012

O poder de decisão em 2016 e algumas falhas da montagem de elenco

Posts Recomendados

Bom, sem nada para fazer resolvi fazer um levantamento da pontuação de 2016 dividida por gols/assistências dos jogadores. É uma conta grosseira, pois todos fazem parte de um elenco campeão, inclusive jogadores de defesa que não marcam gols, mas mesmo deficiente essa conta ajuda a elucidar um pouco porque a temporada do Palmeiras é tão fraca.

MÉTODO UTILIZADO; Dividi a pontuação de cada jogo entre aqueles que deram assistência e marcaram gols, por exemplo em Palmeiras 2x0 Fluminense, Jean, Alecsandro, Dudu e Vitor Hugo ficaram com 0,75 cada. Internacional 0x1 Palmeiras no Beira-Rio Erik ficou com 3 pontos, no empate com o Flamengo no Allianz, Jesus levou 1 e assim por diante. Portanto, um gol de 1x0 valerá ao atleta mais que um de 3x0 por exemplo.

O resultado foi esse;


3008n87.png



Bom, dos 4 primeiros 2 foram negociados. Jesus é extra-classe e dificil reposição, o Cleiton Xavier não serviria nem para o banco? Não sei.
Do quinto ao oitavo, Moisés lesionou-se gravemente, Vitor Hugo foi negociado, enfim... foram muitas perdas. Somando Jesus, Xavier, Moisés e VH dão 27 pontos. 33% da campanha vitoriosa ano passado.
Com isso é natural o futebol do Dudu cair, Jean que foi o terceiro pontuador da lista está numa fase muito ruim

Aparentemente parece que o time mudou pouco, mas a realidade é QUE MUDOU DEMAIS e as contratações não deram conta de manter o nível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema foi a quebra de jogo qdo trocamos de treinador e que alguns jogadores que tinham tudo pra dar certo floparam... Aí não tem mto oq fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guerra e Borja seriam os jogadores de decisão, mas foram contratados para jogar num sistema de jogo, e o time acabou voltando pro sistema do Cuca.

O Guerra no Atlético jogava tanto centralizado quanto aberto na ponta. Mas o time do Rueda tocava a bola de pé em pé, priorizava o controle do jogo. O Guerra era um organizador. Recebia a bola e já se apresentavam duas ou três opções para o passe, o venezuelano dominava, tocava e se apresentava pra receber... quando a jogada afunilava, o passe era pro Borja.

O Borja recebia em condições de finalizar. Recebia geralmente pelo chão e com a marcação quebrada pelos meias. Bastava dominar e finalizar ou nem mesmo dominar e só finalizar. Se a marcação apertava, alguém estava sempre dando opção de passe e assim o colombiano não precisava driblar ou fazer nenhum malabarismo técnico. 

 

No Palmeiras do Cuca, o jogo é de marcação alta e intensidade absoluta na retomada. O controle da bola não é necessário, a jogada é vertical. Retomar e atacar em velocidade pura. Muitas e muitas vezes na ligação direta pro centroavante dar a chamada casquinha pra algum meia de velocidade infiltrar. Isso tira totalmente o Guerra do jogo. A bola chega para ser disputada e não com com o domínio da posse. Fisicamente o venezuelano é limitado. E mesmo quando recebe, o time espaça, os jogadores ao invés de aproximarem, se mandam pelas pontas.... e raramente uma jogada chega limpa pro Borja, que precisa receber a bola disputando com o zagueiro, com marcação dupla, ou apenas em jogadas de fundo com a bola cruzando pela área....

 

Contratamos um meia de controle de posse de bola e aproximação, para jogar com bola esticada e verticalidade na retomada. E trouxemos um centroavante de definição, para brigar com os zagueiros preparando pros meias.

 

2017 foi uma bagunça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é bom para avaliar o Alexandre Mattos que se livrou do Cleiton Xavier, que segundo o footstats foi o melhor 12°jogador em 2016 e pelo seu critério foi o 4°mais importante no Palmeiras, e para seu lugar veio Hyoran e Rafael Veiga que nem entram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, lulu93 disse:

Isso é bom para avaliar o Alexandre Mattos que se livrou do Cleiton Xavier, que segundo o footstats foi o melhor 12°jogador em 2016 e pelo seu critério foi o 4°mais importante no Palmeiras, e para seu lugar veio Hyoran e Rafael Veiga que nem entram.

A colocação de Jean e CX me surpreenderam. O Erik participou de gols mais importantes do que o Tche², enfim... curti fazer esse levantamento, acho que farei o de 17 tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O CX não se aguentava ficar em pé e já quebrava, ja ja vem quem ainda lamenta a saída daquele que não pode ser nomeado. O problema foi a falta de rendimento dos jogadores, a inutilidade do EB e a inutilidade que vem sendo o Cuca que não consegue adaptar o jogo e continua nesse esquema de jogo ultrapassado. O time dele não marca bem, não constrói bem e ataca porcamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Mesmo com falhas na montagem no elenco dava pra montar um time forte para os padrões brasileiros,no mínimo pra jogar um futebol melhor, mais organizado.O Cuca reclamava da falta de tempo pra treinar,mas já foi um turno inteiro mais os jogos do segundo turno e o futebol continua pífio.Até o Avaí tem um padrão de jogo definido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Monteiro disse:

O CX não se aguentava ficar em pé e já quebrava, ja ja vem quem ainda lamenta a saída daquele que não pode ser nomeado. O problema foi a falta de rendimento dos jogadores, a inutilidade do EB e a inutilidade que vem sendo o Cuca que não consegue adaptar o jogo e continua nesse esquema de jogo ultrapassado. O time dele não marca bem, não constrói bem e ataca porcamente.

SAída de Quem , Valdivia? kkkkk ,  pelo menos CX é meia, hoje o Palmeiras nem isso tem, sobre não marcar bem você está falando do time de 2017? porque o de 2016 o time teve a melhor defesa e melhor ataque., com a saída dos principais jogadores o Palmeiras ficou mais fraco, foi o que o Cuca falou e concordo com ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, GreenForce disse:

SAída de Quem , Valdivia? kkkkk , pelo menos CX e meia, hoje o Palmeiras nem isso tem, sobre não marcar bem você está falando do time de 2017? porque o de 2016 o time teve a melhor defesa e melhor ataque.

Sim, estou falando do time de 2017.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Monteiro disse:

Sim, estou falando do time de 2017.

ah sim, a saída do Vitor Hugo, a queda do Jean e contusão do Moisés foram ruins para o Palmeiras, o time ficou bem pior na marcação, a saída do GJesus matou o ataque, ele ajudava muito na movimentaçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje criticar planejamento é fácil , no início do ano quase todo mundo comemorou a "troca" do Guerra pelo CX... Acho que esses pontos servem para mostrar a queda de rendimento de atletas que ainda estão aqui , caso de tchê e Jean 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Contexto: assiti apenas ao Segundo tempo do jogo contra o Santos. Adicionalmente: sou da velha guarda e não me apego a nomes (de jogador, tecnico, dirigiente) mas sim me apego a vomntade, dedicação, determinação, integridade e competência.

 

Opinião:

Estou um pouco surpreso com toda esta comoção/auê após a derrota. A vitória era necessária para manter o fio miúdo de esperança de ainda chegar na pomnta? ÓBVIO. A vitória era necessária par aseguir consolidando a fase de “progresso” do time? ÓBVIO.

PORÉM: o adeversário era concorrente direto ao titulo, é um rival sempre enjoado, e o resultado infelizmente é absolutamente normal.

ADICIONALMENTE: o que eu vi no segundo tempo foi um jogo 99% disputado no “terço de campo defensive” do adversário, tipicamente com 18 dos 22 jogadores nesta zona de campo, e com posse de bola absurdamente maior do Palmeiras. Agora, sejamos lógicos. Num espaço de 30 metros aonde basicamente se está jogando “ataque x defesa”, existem tantas opções de estratégia e tática?! Si, queremos triangulações, tabelas, etc, mas estamos reclamando de cruzamentos? Estas mesmas triangulações, se dão certo, resultam em cruzamentos (altos ou baixos), portanto cadê o nexo da reclamação? Outra: continua a ladainha sobre “a falta de meia”. Pensem um pouco: de novo, nim espaço de 30 metros replete de defensores, na minha opinião o único “meia” que “resolve” é um cara com o Messi, que consegue fazer fila. Cadê o Messi no elenco? Por fim, sobre o esquema com o Deyverson: sim o cara é caneludo, mas aparentemente o Cuca queria um centroavante que dispute bola aérea (que o cara faz bem) e que dê combate na saida de bola adversária (que o cara faz melhor que os outros CAs deste elenco em 2017). O EduardoSEP1914 sempre analisa de forma cirurgica: o Borja e o Guerra jogavam de forma diferente na Colombia e, da forma que jogam no Palmeiras obviamente rendem menos. Por ultimo, o pessoal tbt á matando a pau o Luan no lace do gol, mas acho que não foi só ele que tomou a decisão menos acertada: o TS também se antecipa para cobrir a bola, quando o Juninho j’a se posicionou para cobrir o Mayke. O TS, se tivesse tido mais tempo, quem sabe teria sentido o RO se aproximando e não teria se adiantado tanto. Isto estraga o grande trabalho que ele vem fazendo (dentro do que pode/sabe fazer)? Claro que não.

Portanto, pra concluir: estou PUTO como todos, a derrota neste contexto é hiper-amarga, mas acho que algumas das reclamações para variar não estão muito lógicas.

 

Quanto ao Cuca: o cara faz a coletiva minutos após a derrota. Está certo que ele é o lider e tem que comedir palavras e atitudes, mas tem jornalista que pergunta a mesma coisa trocentas vezes. Então, em alguma da svezes talvez a resposta saia “não da forma ideal”. POHA, eu acho que o cara ainda tem fogo na bunda pra querer sair daqui por cima. Então vamos definir logo isto (Galliotte/Mattos) assim não tem lenha na fogueira dos jornalistas que ficam perguntando/insinuando sobre o ano que vem. E, repito, não vejo tecnico brasileiro muito acima do Cuca. E tecnico estrangeiro vai, como sabemos, demorar para engrenar. Just saying…

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..