Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Villa-Lobos1960

Afinal, quem manipula o futebol brasileiro?

Posts Recomendados

Senhores,

Acompanho o futebol muito de perto. Assisto a todos os jogos, da A e da B. Na Itália, onde o investimento no futebol é muito mais alto - e seria de se esperar que provocasse muito mais interferência e liberdade de manipulação - times importantes já sofreram descenso de duas categorias (séries) de uma só vez!

Aqui, a interferência é tratada como natural, disfarçada e abençoada por bossais da imprensa-sem-compromissos, que não escondem suas preferências. Todos sabem como os árbitros são tratados aqui, por todas as torcidas. Para esses ascetas que negam a intervenção no futebol brasileiro, seria de bom tom que observassem apenas como são tratados os árbitros, e como são chamados os erros por eles cometidos: ladrões, roubo!

Hoje, numa mesa redonda televisiva, Pascoal, conhecido jornalista que se assume corinthiano, berrou que Heber Lopes, árbitro do jogo do Corinthians contra a Ponte, "pipocou" quando viu que o agressor do zagueiro Rodrigo (do time campineiro) havia sido o atacante Jô - único jogador da linha de ataque do Corinthians que preserva alguma qualidade nessa reta final desastrosa do time. Se o tivesse advertido com cartão amarelo, seria o segundo, e o jogador seria expulso, e estaria afastado do clássico com o Palmeiras. Segundo o jornalista, tal conduta estaria dentro de um padrão de controle da arbitragem, em que seria proibido 'estragar' grandes jogos com punições nas partidas de véspera.

No mesmo dia, hoje, o UOL expõe uma denúncia de que o Cruzeiro teria recebido um prêmio extraordinário de alguém pelo empate conseguido contra o Palmeiras, fato confirmado por cinco atletas cruzeirenses. Alguns estão dizendo que a matéria fora plantada pelo Palmeiras, para desmoralizar o Corinthians, baixando o ímpeto dos jogadores dentro de campo. Mas o texto da matéria não diz que o prêmio teria sido 'prometido' antes. Muito pelo contrário, só frisa e repete que teria sido concedido após o resultado. De um lado, se alguém deu esse dinheiro mesmo, constitui-se um escândalo que deveria ser investigado pelo STJD, e pelo Ministério Público. E se tiver sido uma matéria plantada, certamente quem plantou não foi o Palmeiras. Como teria sido um prêmio posterior ao resultado, estaria incentivando jogadores dos outros times que enfrentarão o Palmeiras, que atuariam com mais empenho contra o alviverde na esperança de uma mala branca surpresa, igual à recebida pelo Cruzeiro. Pronto, estabeleceu-se um padrão, em que, nas rodadas restantes, todo time jogará a vida quando enfrentar o Palmeiras...

Naquele lance do Jô, o árbitro inicia uma corrida até o lance da agressão, até perceber que o agressor é ele, Jô, que já tinha amarelo. Imediatamente ele para. O observador atento verá que o árbitro de fundo está postado como um predador diante da presa, com os olhos fixos no lance em que a agressão ocorreria, o tronco projetado para a direção das pernas dos jogadores - posicionamento ideal para uma observação inquestionável. Assim que se consuma a grosseria, ele "sai de fininho", de maneira ridiculamente teatral, como se estivesse num teatro cômico. Mas o lance não é solteiro: alguns dias antes, numa disputa entre Palmeiras e Corinthians no sub-20, numa situação idêntica, o atacante do Corinthians também agride um jogador do Palmeiras, e também tem amarelo. O àrbitro corre em direção ao atacante, coloca a mão no bolso, e, da mesma forma que no jogo com a Ponte, percebe se tratar de jogador do Corinthians que já tem o cartão amarelo. Então, assim como Heber Lopes, detém o passo, e nem marca a falta, para evitar a expulsão do jogador mais importante do time que sempre é beneficiado.

A manipulação é tão indecente e vertiginosa, tão onipresente e constante, que naquela rodada em que o São Paulo massacrou o Corinthians havia duas situações, dois interesses diacrônicos em campo: o São Paulo na zona de rebaixamento, e o Corinthians caindo sem parar na tabela. O que foi feito então? O árbitro produziu tudo o que podia para evitar a derrota do Corinthians. E o São Paulo foi compensado com a manipulação ostensiva em todos os jogos dos que disputavam com ele a saída da zona de rebaixamento: Bahia, Sport, Vitória, Chapecoense, foram muito perseguidos em campo pelas arbitragens naquela rodada. Mas isso - a interferência direta, e a manipulação no conjunto dos jogos - acontece em todas as rodadas, de todos os torneios no Brasil. Apenas destaquei esse caso, essa rodada, porque a manipulação durante aquele clássico fora muito flagrante.

Aqui estou relatando a interferência ilegal em todas as categorias, em todos os campeonatos. Costumo dizer aos amigos próximos que procurem explicar por que raios o futebol brasileiro é o maior exportador do mundo daquilo que é o principal insumo do futebol - os jogadores - e impõe aos seus clubes a sina de estarem sempre endividados, quebrados. De os estádios estarem vazios.

A taxa de lotação dos estádios nos campeonatos inglês e alemão beiram os 100% de média! Se tivéssemos essa taxa na ocupação dos estádios brasileiros, os clubes teriam de 30 a 40% mais arrecadação em seus orçamentos. Assim, venderiam menos seus astros, o que faria o nível do futebol aqui praticado subir, propiciando que os clubes - em seus projetos de sócio-torcedor e vendas de produtos licenciados - tivessem outro superávit, acarretando um incremento ainda maior em suas receitas. Com os cofres saneados, e os torneios melhorando muito em qualidade técnica, os clubes poderiam valorizar seus atletas, auferindo muito mais dinheiro na venda deles para o exterior, quando estas vendas não fossem evitáveis. Essa é a lógica gerencial que deveria nortear o futebol brasileiro. Mas todos sabemos que não é o que acontece. Aqui, o que acontece é a interferência ampla e irrestrita, em todos os jogos, de todos os campeonatos.

Essa interferência modifica a pauta do jornalismo esportivo. Os profissionais da comunicação, então, não escondem sua preferência. Ela passa a ser natural, fazer parte do universo da abordagem, passa a ser elemento da informação, e o que vemos é a proliferação de palhaços na condução do que deveriam ser programas esportivos, ou, de jornalismo esportivo. Dessa forma, quando o espetáculo no campo é sujo, e a cobertura do espetáculo é estúpida e baseada na falta de credibilidade - afinal, ninguém pode dar crédito à opinião 'jornalística' de um comentarista que já revelou sua predileção - o futebol todo cai em descrédito. Então, dentro desse ciclo vicioso, o futebol brasileiro expõe sua crise:

- os torcedores não vão ao estádio -
"Por que torcer e sofrer, passar raiva, quando sabemos antes do jogo que o resultado será manipulado?"

- os jogadores não 'correm', não se empenham -
"Os atletas do futebol trabalham em alto rendimento, máximo esforço - como conseguir empenhar-se tanto, quando se sabe que o resultado será manipulado, que a arbitragem será parcial?"

- os treinadores não conseguem motivar seus elencos e evitar problemas de relacionamento -
"Como gerenciar pessoas no dia-a-dia, se você, treinador,  sabe que é de conhecimento de todos que os resultados de seu trabalho não serão diretamente proporcionais à sua qualidade, e ao seu esforço?"

Costumo falar a meus amigos que a baixa frequência nos estádios, os números pequenos de adesão aos planos de sócio-torcedor, e o valor insosso que nossos bons jogadores recebem em pagamento por suas transferências a times estrangeiros, decorrem direta e exclusivamente dessa falta de credibilidade.

Existe muita discussão, muita fumaça acerca das dificuldades do futebol brasileiro, por pate da imprensa local. No fundo, eles sabem os verdadeiros motivos, mas não podem colocá-los às claras, pois são benficiários disso tudo, também. Cada um à sua maneira, direta ou indiretamente, ganha, e está comprometido com essa maneira de gerenciar o futebol brasileiro.

Mas aí vem a pergunta óbvia: afinal, quem manipula o futebol brasileiro?

No jogo com o Cruzeiro, aconteceu um fato, para mim, o mais escandaloso de todos os tempos, de tudo o que vi e revi no futebol brasileiro. Quando houve o primeiro gol do time mineiro, o comentarista levantou uma dúvida sobre a posição do lateral que, mais à frente, iria fazer o cruzamento do gol contra de Juninho. Na repetição do lance, o editor de imagens fez o que se costuma, congelando a imagem no ato em que o meio-campista bate na bola para o lançamento ao lateral, que viria a fazer toda a jogada, para permitir que se avaliasse a possibilidade de o jogador estar em posição de impedimento ou não. Como costuma ocorrer contra o Palmeiras, o comentarista disse com convicção que o lance tinha sido limpo. No entanto, qualquer idiota viu na imagem congelada que o pé do lateral Diogo Barbosa estava à frente do pé do zagueiro Dracena que estava no meio do campo, como último homem do Palmeiras na jogada. Ou seja: o jogador estava impedido!

Desde quando instituíram o tal 'tira-teima', venho insistindo com os amigos que se trata de mais um instrumento de manipulação - só que, agora, ungido com a pretensa aura de infalibilidade tecnológica. É no momento em que se bate na bola, que a posição do atacante tem que ser observada e checada, para se considerar se está válida ou não. Ocorre que a velocidade da bola é muito alta, formando-se, com o congelamento da imagem, um borrão, que esmaece o pé e a bola, não permitindo que a imagem seja segura quanto ao momento exato de seu congelamento. Um milímetro que essa imagem for deslocada para cá ou para lá, coloca ou tira o atacante da posição impedida, sem que a imagem borrada se altere de forma significativa, sem que se possa afirmar se o momento de congelamento é apropriado ou se foi feito antes, para santificar a imagem, ou se foi feito depois, para justificar uma alegação de impedimento de fato - simplesmente porque o borrão causado é categoricamente o mesmo. Já foi comentado que quem fará a parte tecnológica da 'arbitragem de vídeo' será a detentora dos direitos de transmissão... Se ela for honesta e ilibada, ótimo, mas e se não?

Voltando ao jogo com o Cruzeiro, e o fato 'escandaloso', assim que o primeiro tempo acabou, somos levados aos replays dos lances capitais, certo? Pois o escândalo foi que - inexplicavelmente - o mesmo lance que tinha o pé do lateral do Cruzeiro à frente do pé do último defensor do Palmeiras - caracterizando o impedimento - agora está totalmente diferente. Era a mesma cena, o mesmo congelamento, mas o jogador do Cruzeiro estava, não um pé, mas uns sessenta centímetros atrás do Dracena, transformando a cena que era flagrantemente ilegal, numa cena irrepreeensivelmente válida. Lá no meio, a mesma perna do lançador borrada junto com a bola... Muito fácil: você borra a cena um pouco antes, quando o jogador do ataque ainda está em posição 'boa', forjando um novo momento do lançamento, num tempo anterior, 'produzindo' uma prova 'jornalística', de que o lance fora legal... E isso tudo somado a uma narração provocativa de Luiz Carlos Junior, sempre elogiando os jogadores cruzeirenses, associando ostensivamente um adjetivo enaltecedor a cada pronúncia de um nome deles...

Com tudo isto dito, deixo novamente a pergunta aos amigos: afinal, quem manipula o futebol brasileiro?

E o que, de verdade, você que é palmeirense, espera que aconteça no clássico do fim-de-semana, em relação à arbitragem, e à condução da cobertura jornalística?

Um grande abraço a todos,

Villa-Lobos 1960

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

 

  • RGT
  • CBF
  • STJD/ARBITRAGEM
  • CRF E SCCP
  • FFC correndo por fora

Todos conforme anda a música nas ocasiões

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo puxa pro seu lado. Como acontece na vida.

Televisão se pauta pela audiência então sempre vai puxar pra quem tem mais torcida. Em todo lugar do mundo é assim.

Os times e torcidas puxam si próprio, pouco importa os demais o importante é que seu time tenha o resultado positivo. Se o erro é a favor " acontece errar é humano" se o erro for contra "estão roubando a gente, é tudo manipulado".

CBF e arbitragem puxam pros times mais fortes em termos de torcida afinal são eles que levam o campeonato nas costas.

Tudo se baseia nos times mais fortes. A balança sempre vai pender pro mais forte. Em todo campeonato e lugar é assim.

Frequento essa fórum tem mais de 10 anos, se achasse que o futebol é manipulado a ponto de determinar os resultados esportivos já teria desistido e não acompanharia mais.  Afinal só um idiota perderia seu tempo em algo manipulado e que o resultado não advém do esforço.

No final são os jogadores quem decidem. Sempre foi e sempre será. É o campo que decide. Por isso o futebol é apaixonante.

Exemplo: No jogo contra o Cruzeiro tivemos um erro crasso do juiz, ele errou porque é ruim. Sempre foi. Não houve manipulação houve foi incompetência. E não ganhamos o jogo porque nossos jogadores ( Dudu e Keno) erraram gols feitos. Ou seja, o campo definiu. Os jogadores definiram. Era pra ter sido 4x2 mas foi 2x2 por conta do erro técnico do jogador.

Na boa, manipulação é o nome que os incompetentes dão quando não conseguem o resultado.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto está muito bem escrito e explicado porém me permita corrigir alguns erros de informação.

  • o apitador de gambá x macaca não era o Héber, e sim um paulista acho que de nome Marcelo alguma coisa (desculpe não recordar o nome correto);
  • o gambá Jô não havia recebido cartão amarelo na partida, vc deve ter confundido com o fato dele ter jogado pendurado com 2 cartões, o q não o isenta de ter levado vermelho pela agressão

Agora referente ao impedimento do Diogo Barbosa, cara eu fiquei exatamente com a mesma impressão que vc descreveu. Já fiquei desconfiado pelo fato de terem levado cerca de 10 minutos para reprisar o lance, o que convenhamos é tempo bagarai para alguém manipular a imagem, e segundo que a imagem sempre vem travada no frame errado. Eu nem vi posteriormente no intervalo como vc descreveu, mas procurei no dia seguinte pelo youtube e na net por imagens mais claras e nítidas do lance e não encontrei uma sequer, na realidade pouco falaram e mostraram o lance nos programas de tv etc e pouco foi debatido o assunto, confiando exclusivamente em um tira-teima bastante suspeito daquele lance.

Enfim, grobosta manipula o futebol junto com cbf + stjd + comissão de arbitragem a muito tempo, não é a toa que gambá e urubu são sempre os maiores favorecidos assim como tb não é a toa que ambos são as maiores (leia exclusivamente em quantidade mas jamais em qualidade) torcidas do Brasil. Enqto essa emissora dominar esse país sob todos os aspectos, esse ciclo vicioso no futebol irá continuar. Quando se tem as duas maiores torcidas nas mãos, terás então uma grande chance de controlar a população.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem manipula não sei. Só sei que sou um dos grandes responsáveis por continuar fomentando um esporte manipulado
Se houvesse uma revolta genuína, indignação verdadeira não assistiria mais.
Só que todo FDS estou que nem um trouxa em frente a TV
Complicado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Eterno Verde disse:

Assiste esse vídeo e tenha a resposta

EternoVerde, parabéns pela lembrança do video, era justamente esse que eu me lembrei na hora que vi o post do amigo Villa Lobos.

É exatamente isso que levou aos 7 x 1 que essa mesma rede de televisão, envolvidos de CBF, e demais canalhas tentaram jogar nas costas unica e exclusiva de jogadores e Felipão.

Flalixo é um time que serviu a uma série de interesses e foi empurrado goela abaixo do país através do marketing dessa doença crônica chamada rede esgoto, os feitos de Zico e sua trupe serviram bempara desviar foco de muita coisa. E o irmão caçula deles, gambás, também tem servido aos interesses comerciais dessa mesma rede e demais canalhas. Eu acho bem engraçado como eles conseguiram disseminar o senso comum de que Flalixo e Gambás, são mais televisionados, porque tem torcida maior, geram mais renda, e demais atrocidades que utilizam para justificar um tapa na cara de todo mundo que gosta do esporte, como se eles não tivessem sido na verdade, os grandes fomentadores dessa condição de cheirinho e gambá..... Parece o paradoxo da propaganda da tostines.

Um negócio como esse que esse senhor de apito na boca aí fez no video, e que por absoluta coincidência do destino esse mesmo senhor virou depois de um tempo justamente comentarista de arbitragem da própria rede esgoto (deve ser porque ele era o maior arbitro do país que gerava mais credibilidade e logo merecedor do cargo), é coisa de ir pra cadeia direto.

Ano passado quando Nobre e Mattos bateram o pau na mesa, e o presidente soltou a célebre  "Não vão levar na mão grande", alguns inclusive da imprensa o chamaram de mimado, rico excêntrico, e uma série de coisas, como se ninguém conhecesse o histórico desse lixo, produto de midia chamado flalixo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a lambeção de saco do pessoal do STV pra cima do tal Vinicius Jr. no jogo de ontem, aquele bost@ do Rizek dizendo que o cara não é normal e o diabo a quatro, eu assisti ao jogo e não vi nada de mais, já vi muitos outros garotos serem protagonistas em jogos importantes e nem por isso vi tamanha rasgação de seda pra cima deles, Gabriel Jesus naquele jogo contra o Cruzeiro em BH nas quartas-de-finais na copa do brasil 2015, por exemplo, foi muito mais decisivo que o tal Vinicius Jr. ontem e nem por isso teve essa lambeção de saco pra cima dele.

As vezes me pergunto: o que seria do Flamengo sem a RGT?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nojo de ter visto esse vídeo, esse wright tinha de ter apanhado até umas horas dos jogadores, fico imaginando se teve a audácia se apitar novamente jogos do atlético após isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, herick1987 disse:

Nojo de ter visto esse vídeo, esse wright tinha de ter apanhado até umas horas dos jogadores, fico imaginando se teve a audácia se apitar novamente jogos do atlético após isso.

Esses "manipuladores" ainda estão à frente de programas dando sua vasta opinião do que foi ou não,  pior como a maioria do povo esquece e ainda tem sua opinião formada em cima desses caras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É claro que é a rgt que pode controlar tudo, vejam quanto tempo ela tem os direitos do futebol brasileiro nas mãos, ela pode manipular o país inteiro,  não só o futebol, como política, comportamento das pessoas, futebol é só um dos braços , ela paga bem mais para os dois times queridos dela e deseja  que eles ganhem campeonato, tudo depende de seus interesses e da CBF. A PF investiga o COB, mas o maior escândalo mesmo está no futebol com Copa, campeonatos regionais , arbitragem, uma verdadeira baderna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Panis et Circenses

Não é exagero lembrar de todo escândalo MSI-Corinthians, um esquema absurdo de lavagem de dinheiro com a conivência do time de Itaquera. Um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro INTERNACIONAL. Em um país minimamente sério, tanto MSI quanto Corinthians seriam devidamente punidos. Mas a punição pra um dos times de maior torcida do Brasil era algo drástico demais, principalmente em termos de audiência. Quantos patrocinadores a rede de televisão iria perder com um time de grande apelo popular sendo rigorosamente punido? Que empresa gostaria de vincular o próprio nome ao patrocinar um campeonato com um time envolvido e punido por um escândalo de lavagem de dinheiro internacional? Por isso tudo foi muito suavizado e a culpa jogada direta e unicamente na MSI, como se Alberto Dualib nunca soubesse de absolutamente nada, numa inocência genuína e pueril, e como se os computadores que a PF apreendeu no Parque São Jorge não tivesse nada suspeito que pudesse vincular de maneira mais simplória possível o elo corrupto entre MSI e Corinthians. Querem ir além? Fácil, é só ver como o estádio do Corinthians foi construído, num esquema que, segundo o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, apenas ele, Emílio Odebrecht e Lula sabem (sim, ele admitiu isso numa entrevista!). Nunca é bastante pra ressaltar a história suja e nojenta do nosso principal rival. Dois exemplos crassos que magnificam toda a pútrida índole do time de Itaquera.

Tudo tem um porquê. Tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..