Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JoaoF

Palmeiras - investimento em treinador.

Posts Recomendados

O Palmeiras hoje é referencia em qualquer transação que envolva grandes jogadores e novas promessas. É referencia por ter uma categoria de base que vem solida e com ótimos jogadores, sub-20 sub-17 sub-15.
Somos referencia em infraestrutura. Nenhum clube possui o que temos hoje.
Somos referencia em gestão de clube, finanças e estadio.

O que falta hoje é começar a "formar treinadores". Assim como Real já fez Zidane, Barcelona fez com Guardiola, Luis Henrique, Tito Vilanova.

O mercado de técnicos hoje é fraco, poucas opções, muitos medalhões ultrapassados.

O Palmeiras deveria investir na formação de novos técnicos como foi feito por Real Madri e Barcelona. Devemos buscar idéias novas que deram certo.
A torcida do Palmeiras tem um carinho muito grande pelo Alex. O qual já demonstrou interesse em ser treinador: https://www.youtube.com/watch?v=ld2Ht0gCAvw&feature=youtu.be&t=7m8s (e na minha opinião tem uma capacidade enorme para ser um ótimo treinador)

O clube deveria investir na formação de seus próprios treinadores, assim acabando com um vicio dos treinadores brasileiros de quando assume um clube contratar os jogadores que ele quer, e na maioria das vezes, esses jogadores viram um problema para o clube quando o técnico sai.

Convida o Alex para dirigir alguma categoria de base, ou que se junto ao time principal não como um auxiliar, mais como um "aprendiz". Investe no cara para fazer os cursos da UEFA de treinador. Fazer "estágio" em clube europeus.

Se seguirmos essa nova linha, e termos o treinador que o clube precisa, vamos sempre ter contratações feitas pelo clube e não por técnicos e vamos estar muito a frente de outros times brasileiros.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre pensei assim. Mas sem a blindagem e o apoio vindos do próprio clube, não dará certo.

Lembre-se de que este é o país onde a palavra "estudioso" é jocosamente aplicada a técnicos que ousam fazer diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito, concordo plenamente.

Inclusive, acho que já está na hora do Palmeiras desenvolver um modelo de jogo fixo, que venha desde as categorias sub até o time profissional, exatamente como fazem Barcelona e Real Madrid.

A formação de treinadores passa por isso também, por estabelecer um modelo de jogo fixo e formar profissionais capacitados para desenvolvê-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fabricio MG

Evair  tbm queria ser técnico não sei se desistiu 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho muito, mas muito complicado, Inicialmente não conseguimos formar nem jogadores com frequência, quanto mais ampliar isso para técnicos. Além disso, os exemplos do tópicos são exceções e não regras, o que evidencia a dificuldade de investir nesse aspecto.

Em tempo: considero uma temeridade padronização de categorias de base.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex foi um jogador muito inteligente, e tenho certeza que seria um excelente treinador.

Evair também poderia ser muito útil.

concordo que eles deveriam trabalhar nas categorias de base e futuramente ser o técnico principal.

Nao tem o porque pagar milhões para um técnico se você pode formá-lo.

enfim.

outra coisa que eu sempre defendi é técnicos para posições.

Porque não pegar o Evair para treinar os atacantes do Palmeiras e/ou o Arce para treinar os laterais?

hoje lateral chega na linha de fundo e não sabe o que fazer com a bola. As vezes cruza sem nem olhar para a area, sem nem ter jogador la dentro, e quando cruza, faz de qlq jeito.

Por que não usar o que os antigos atletas faziam de melhor para melhorar nossos jogadores? Hoje o Arce é técnico no Paraguai, pede para ele vir passar uma semana em Sp na pré temporada para ensinar nossos jogadores a cruzar, quando cruzar, como pegar na bola.

Chama o Zico para ensinar nossos jogadores a bater falta.

nao tem isso no futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo também a insistência em ex-jogadores como se eles magicamente conseguissem transmitir seus talentos para alguém. Não é porque o cara dominou técnicas da posição que sabe como ensinar ou adaptar para compreensão de outra pessoa, ainda mais de outros jogadores com características e contextos distintos. Tem muito cara que foi craque, dominava fundamento e deveria fazer tudo de forma tão natural que deve até estranhar que outros tenham tanta dificuldade para fazer o mesmo. Essa história de esperar que um expoente seja capaz de aperfeiçoar o jogo alheio me lembra quando nesse mesmo fórum indicavam um "treinador de zagueiros" para evolução do Gladstone, ou seja, ter que ficar bancando mais um cara para os atletas consertaram sua formação defeituosa (não saber cruzar, finalizar, noções básicas de jogo, etc.)

 

Por fim, duvido que Alex sobreviveria a dois meses em time grande. Treinador não se resume a se expressar bem e "estudar", adianta nada fazer isso é ser engolido por qualquer veterano de vestiário ou política escrota de clubes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, Tongue disse:

Não entendo também a insistência em ex-jogadores como se eles magicamente conseguissem transmitir seus talentos para alguém. Não é porque o cara dominou técnicas da posição que sabe como ensinar ou adaptar para compreensão de outra pessoa, ainda mais de outros jogadores com características e contextos distintos. Tem muito cara que foi craque, dominava fundamento e deveria fazer tudo de forma tão natural que deve até estranhar que outros tenham tanta dificuldade para fazer o mesmo. Essa história de esperar que um expoente seja capaz de aperfeiçoar o jogo alheio me lembra quando nesse mesmo fórum indicavam um "treinador de zagueiros" para evolução do Gladstone, ou seja, ter que ficar bancando mais um cara para os atletas consertaram sua formação defeituosa (não saber cruzar, finalizar, noções básicas de jogo, etc.)

 

Por fim, duvido que Alex sobreviveria a dois meses em time grande. Treinador não se resume a se expressar bem e "estudar", adianta nada fazer isso é ser engolido por qualquer veterano de vestiário ou política escrota de clubes.

Ao contrario, o treinador não vai "ensinar magicamente" o jogador a fazer o seu dever. É a mesma coisa, vou cursar Engenharia Mecânica, porem eu irei aprender equações de 2°  durante o curso, pq o ensino médio não me ensinou.

O treinador do profissional não é ele quem vai ficar ensinado o cara a cruzar bola na área, a bater escanteio e falta. Isso se aprende na BASE. O técnico do profissional vai fazer a parte tática e não a parte técnica. Recompor a marcação, como o time vai sair jogando e etc. Se o cara não tem condições técnicas de jogar no profissional nenhum técnico vai fazer MILAGRE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a questão que o Tongue comentou se mantém... Porque o Evair ensinaria melhor os atacantes, mesmo a parte tática, que um outro técnico? Só porque ele jogou nessa posição? Não consigo enxergar como isso influenciaria em alguma coisa, ainda mais que o futebol hoje é totalmente diferente do de 10/20 anos atras. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, JoaoF disse:

O treinador do profissional não é ele quem vai ficar ensinado o cara a cruzar bola na área, a bater escanteio e falta. Isso se aprende na BASE. O técnico do profissional vai fazer a parte tática e não a parte técnica. Recompor a marcação, como o time vai sair jogando e etc. Se o cara não tem condições técnicas de jogar no profissional nenhum técnico vai fazer MILAGRE.

Tem que ficar cruzando bola na área sim. Tem que treinar escanteio, falta, pênalti, passe curto, saída de bola, cabeceio ,etc etc. Treinar exaustivamente. Mesmo que o cara tenha o fundamento da BASE, se treinar erra menos no jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, spal disse:

Tem que ficar cruzando bola na área sim. Tem que treinar escanteio, falta, pênalti, passe curto, saída de bola, cabeceio ,etc etc. Treinar exaustivamente. Mesmo que o cara tenha o fundamento da BASE, se treinar erra menos no jogo.

Eu me expressei errado. O que queria falar fundamento da base.
Se o cara não sabe como "bater" na bola para cruzar na área, não é no profissional que vai ensinar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex seria top mesmo. Ele é uma pessoa culta com trânsito na europa. Tem respeito por lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente!

Pode até ser que o Alex não vingue como treinador, mas que o cara é muito inteligente.

Inteligência é um dos requisitos principais para ser treinador, bem como inteligência tática e, todos nós sabemos que o Alex tem!

 

Pra quem não assistiu à entrevista dele, segue o link com um pedacinho da entrevista:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ficaria satisfeito se o Palmeiras definisse uma maneira ideal de jogar e aí passasse a procurar treinadores a partir disso. "Queremos praticar futebol de tal maneira", aí se encaixam A, B e C.

Hoje cogitam o Abel porque ele é legal. Não tem como dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..