Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Manhas

Que tal essa formação? Do meio pra frente.. SEMPRE 4-4-2

Posts Recomendados

Pra mim, jogaríamos SEMPRE no 4-4-2. E temos elenco pra isso. Vejamos:

Time Titular: Felipe Melo (1o. volante - fixo atrás, dando proteção à zaga), Moisés (SEGUNDO VOLANTE), Lucas Lima (canhoto, deve chegar em breve) e Guerra

                    Ataque: Dudu e William

Time Reserva: Thiago Santos (1o. volante - fixo atrás), Tche Tche (segundo volante), Allione (volta de empréstimo) e Raphael Veiga

                   Ataque: Keno e Borja

Teríamos ainda Arouca pra jogar de PRIMEIRO VOLANTE, Michel Bastos pra quebrar um galho tanto no meio quanto na lateral esquerda, Hyoran no ataque e os famigerados Eric e Deyverson pra compor elenco e serem úteis nos casos de suspensão, contusão, etc.

Só espero que contratem um lateral direito decente, vai chegar o tal Emerson (zagueiro) que era do Botafogo (não sei a capacidade dele), provavelmente Victor Luís chega tb pra ser reserva do Diogo Barbosa. Com relação a goleiro, não me preocupo. Temos o Jaílson em caso do Prass não der conta.

Enfim, espero que voltemos a jogar no 4-4-2, com 2 MEIAS e 2 atacantes.

Se o próximo técnico for inteligente, teremos 2 times jogando de maneira igual, e aqueles que substituírem os titulares, já saberão as respectivas funções dentro do campo. CHEGA DE INVENTAR! Vamos jogar o básico que temos tudo pra ter sucesso em 2018.

Abraços.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Mas eu acho que também ficaria legal um meio campo com F. Melo, Moisés, Tche Tche e Lucas Lima, jogando com o Moisés pelos setor esquerdo. Acho que ficaria um meio de campo mais "combativo", sem perder a técnica e alterna fácil pra um 4-3-3  durante o jogo com o Lucas Lima chegando à frente, abrindo pelas pontas..

Sei la, só um palpite. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se 442 fosse tão bom ainda, a gente veria os últimos campeões de títulos importantes (no Brasil e no exterior) usando este esquema, o que não ocorre.

É um esquema manjado e já faz tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sistema é uma coisa que vai e volta e quando bem ajustado, com uma boa idéia e um modelo consistente, dá resultado, basta ver o Conte com o 3-4-3  no ano passado, que diziam ser loucura na Inglaterra. A questão foi que ele adaptou muito bem o sistema, entendeu os possiveis problemas e se adequou muito bem a eles, fosse ele escalar 3 zagueiros pura e simples como fazia na itália, sem pensar em cada ponto de falha e defensivamente ser muito mais organizado que a própria Juve dele, teria sido engolido pelos outros times da premier league. 

4-4-2 estilo brasileiro, com 2 meias, um primeiro e um segundo volante, formando quase um quadrado ou losango dependendo, é defensivamente bem arriscado hoje em dia porque expõe os laterais, principalmente com a grande maioria dos times hoje jogando em 4-2-3-1, 4-3-3, seja lá qual for o número, mas com "pontas" /jogadores abertos. Você cria um verdadeiro inferno defensivo pro seu lateral que pode sofrer facilmente com tabelas 1-2 entre o ponta e lateral adversário caso a marcação não seja organizada, e o grande ponto da organização para se evitar isso, é pra mim o maior problema que dificilmente um técnico brasileiro consegue resolver:

Se para evitar a exposição do lateral um dos volantes, primeiro ou segundo se desloca em direção ao lado do campo atacado,normalmente para tentar pegar a subida do lateral adversário, você perde equilibrio de marcação pelo meio, tende a sobrar mais espaço para um meio campista adversário, principalmente se os meias do time no 4-4-2 brasileiro, não forem caras muito ligados em marcação, um vacilo, um descuido, com volante lá pelo lado, a linha de zaga tá exposta.

Se a solução passa por manter os volantes presos ao meio, você aceita que os laterais do adversário tenham muito campo para subir, tabelar e fazer ultrapassagens, quando os times fazem isso, dão esse espaço, o ponta adversário tende a arrancar para dentro tentando levar o lateral marcador com ele, e abrir corredor para o seu lateral ir a linha de fundo.

Defensivamente esse balanço é bem complicado de se encontrar, a grande vantagem é ofensiva realmente, o adversário precisa se adaptar para marcar os dois meias, e principalmente, que esse acredito eu é o maior problema realmente que o 4-4-2 pode causar ao adversário, é como ele vai lidar com o que agente chama de segundo atacante, principalmente aqueles caras chatos que saem de um lado, saem de outro, se enfiam no espaço entre o lateral adversário e o zagueiro adversário, isso é um inferno dentro de um sistema de marcação por zona, por mais que cada um tenha seu território definido de marcação, um cara desses entrando e saindo toda hora das zonas, gera dúvida, gera esforço mental para acompanhamento, se o zagueiro resolve sair a caça a linha tá exposta, se o volante é que resolve marcar, sobra espaço para um dos meias, se o lateral resolve marcar, falta gente no ataque para poder fazer ultrapassagem, e por aí vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

442 é tão ultrapassado até alguém usar na Europa, aí vira moda e todo mundo pede porque é "moderno" (igual aconteceu com jogar com três zagueiros).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

4 4 2 é tão manjado quanto qualquer outra formação. É so olhar para os 2 últimos jogos do Palmeiras, principalmente contra o Avaí, o cara ja sabia que o Palmeiras ia jogar com a marcação "alta" e fez o que tinha que ser feito.

O que da certo em um esquema é a capacidade de compreensão dos jogadores do que o treinador quer. Ex: 2016 433 do Cuca foi campeão, 433 do Cuca 2017 não encaixo.

Um esquema "único", gosto dessa ideia, porem a formação disso tem que começar la na base, para que quando chegar no profissional saber jogar no esquema que for escolhido 443 442 4141. E o jogador tenha capacidade, técnica e inteligencia para  variar isso durante o jogo.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei da onde tiram que o felipe mello é primeiro volante, dai o cara joga na posição que não é a dele, vai mal, e vem uma enxurrada de cornetada...

temos elenco de sobra p/ ser o melhor time desse péssimo futebol jogado aqui, e tudo começa pela defesa, uma defesa bem armada é a chave para um time campeão, veja como exemplo os gambas (que merda escrever isso, mas é a realidade)

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adotar um modelo permanente (independente da formação) pode limitar a forma de jogar da equipe (apesar de os jogadores não ficarem "estanques" em suas posições no decorrer do jogo), além de torna-la previsível em um espaço de tempo menor do que com uma variação de esquema tático, uma certa flexibilidade pode ser o melhor caminho em se tratando de competições diferentes como um campeonato por pontos corridos e outro por eliminação.

Tomando como base nosso próprio elenco, eu gostei da forma como o Cuca usou o 4-3-3 ano passado tanto quanto arriscou um 3-5-2 em uma partida ou outra partida e talvez devesse ter explorado um pouco sem abdicar da outra formação, no papel nosso elenco possui uma capacidade maior de variação em relação aos demais e devemos explorar isso.

No Paulista poderia ser um 4-4-2 e no Campeonato Brasileiro um 3-5-2 para jogos fora de casa devido ao desgaste da competição, protegeria a zaga e desafogaria os atacantes e alas etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Botafogo do Jair Ventura, tão elogiado pela solidez defensiva, cansou de jogar atacando em um 4-4-2 losango (ou 4-3-1-2) e defendendo em um sistema híbrido com 4-4-2 em linha e 4-1-4-1. Não há nada intrinsecamente ultrapassado em sistemas de jogo porque futebol não é pebolim, como bem dito acima, formações e esquemas existem para serem adaptados ao elenco que o treinador tiver em mãos e à sua ideia de jogo.

As perguntas certas são: nosso elenco pede um 4-4-2? Esse esquema potencializa a ideia de jogo do treinador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não adianta ficar divagando sobre a formação ideal. Mais importante do que um esquema de jogo são as funções de cada um no campo. Não adianta ficar falando de esquema, de Felipe Melo de primeiro volante e não entender que se não tiver o mínimo de intensidade de jogo nessa função não vai render. Moisés também, vem claramente fora do melhor condicionamento físico. Como é acima da média, joga de 10. Se jogar de segundo meio-campista assim, vai prejudicar o time. 

Por exemplo, contra o Avaí, Dudu foi meia, ponta ou segundo atacante?

Do mesmo jeito, jogar num 3-5-2 não te dá garantia nenhuma de que a zaga ficará mais protegida. Novamente, a função que cada um exerce é mais importante que a tática de jogo. Não adianta querer jogar com linha alta se os zagueiros são lentos ou se os laterais não tem uma boa leitura de jogo. Vão errar toda hora! Não adianta ter o Keno aberto, se ele só recebe passe curto. Por outro lado, o time tendo mais troca de passe e tabelas, potencializou o ataque. Borja, Deyverson, Keno, Dudu e Willian tem jogado mais "fácil". Só que pra manter a bola tem que pressionar alto, sufocar o adversário. Mas a defesa não tem essa característica.

E aí, como resolve? Recua a defesa? Sobra espaço no meio. Coloca o Thiago Santos? Mata a posse de bola. Faz os atacantes marcarem mais atrás? O time vai criar menos chances e, consequentemente, marcar menos gols. Foi isso que aconteceu o ano TODO!

Tem que pensar o conjunto treinador + elenco como um só! Não precisa ter o melhor atacante do campeonato. Mas um que funcione dentro do elenco. E um treinador que tenha tempo pra resolver esses pepinos.

Problema da equipe não é o esquema, é a continuidade. E trocando de treinador a cada 4 meses só se der muita sorte pra encaixar um estilo de jogo com esse elenco que, pelo que parece, vai sofrer mais uma grande mudança.

Isso significa mais jogadores pra se entrosarem, treinador novo com ideias novas e, se não resolver até março, em Abril começa tudo de novo com outro nome e outra "filosofia".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..