Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alemaostronfas

Pergunta sobre o Borja

Posts Recomendados

Uma pergunta aos amigos:

Se o Borja tivesse jogado o ano passado inteiro como nas 6 partidas deste ano, teria essa fama de caneludo?

Não estou falando apenas dos gols, mas da atuação coletiva em si.

Eu não vi apenas o jogo contra o Botafogo e não sei bem como ele foi nessa partida, mas como fez o gol da vitória, imagino que tenha ido bem, também.

Pra mim, Borja foi bem em 5 jogos. Mal apenas contra o Red Bull. Uma evolução impressionante na minha opinião.

Dá até pra abrir uma contagem de partidas sem caneladas. Foram poucas no ano. Talvez até menos do que alguns companheiros de time. 

E ai?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha perdido as esperanças nesse jogador. Chegou a preço de ouro e não conseguia dar sequencia em jogadas simples.

Parecia um tiozão de churrasco quando tenta dominar a bola.

Não dá pra culpar a torcida por criticá-lo, o cara não jogava absolutamente nada.

Esse ano está sendo diferente, impressionante a mudança, parece outro jogador. Já está jogando quase o que se esperava antes da sua chegada.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por essas partidas, não teria a fama e respeitando opiniões, vou duvidar de quem disser que sim.. (rsrsrs)

Agora que ele melhorou posso falar, ano passado tava dando vergonha alheia... E não foi nem pelo preço pago não, mas pela forma como ele vinha jogando.

Acho que foi um misto de gramado, adaptação, peso da bola, subida de salto, sei la... Foi um misto de tudo isso. Eu nem estou questionando a forma que os treinadores utilizaram ele. Falavam que o Cuca forçava ele pra ajudar na primeira marcação, mas agora com o Roger ele tá fazendo muito mais isso do que antes. O problema (principal) nao era a forma de jogo, mas o jeito que ele dominava a bola, o passe de 1,5m que ele conseguia errar, o peso do corpo.

Eu ainda falo dele com alguma ressalva. Apesar de SEMPRE ter torcido por ele e ser adepto de deixa-lo em Campo pra ver se ele reage, esses seis jogos ainda nao me bastam. Quero ver mais jogos como esses. Quero ver ele jogar contra outros times grandes, contra marcadores mais inteligentes. Que vao força-lo a sair do óbvio, que vai antecipar o modo de jogar dele... Se ainda assim ele mantiver essa pegada, ai sim acho que ele finalmente "passa de level".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele vai se encontrar, com o LL lhe fazendo assistências. Ele é a flecha, faltava o arco, que agora chegou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com toda certeza não, Borja parecia jogador de categoria de base q tinha acabado de subir, perna pesada, sentiu muito o tamanho do Palmeiras, esse ano está jogando muito bem, do nosso trio de ataque é o melhor da temporada.

Aliás, agora que ele está jogando bem a imprensa tem pesado muito nas críticas em cima dele, sabemos o motivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse início ta sendo animador. O melhor é que parece que ele tem evoluído a cada jogo. 

Mas, já era tempo. Eu costumo falar que não contratamos uma promessa. Ele também não é uma joia da base, de modo que a cobrança da torcida era e continua sendo justificável. Contratamos uma realidade e esse foi o motivo de abrirmos o cofre para contar com ele. Desse modo, se não começasse a vingar esse ano, depois de uma temporada inteira de "adaptação", a solução era se conformar com o preju/escolha errada e tentar se livrar do mico.

Então, que bom ver um novo Borja nesse início. Hoje, ele faz por merecer a titularidade da equipe. E que continue cada vez melhor, mas, respondendo a pergunta do tópico, acho que o estilo dele é o de ser um jogador caneludo (a la Oséas). Não tem um toque refinado, nem uma técnica aprimorada, muitas vezes mata jogadas no ataque, porém o que interessa, no fundo, é que meta bola na rede. É essa a função dele: fazer gol. E centroavantes do porte dele geralmente são assim, mais "caneludos" mesmo. É uma raridade vc achar um Ronaldo fenomeno por aí, um Ibra, etc. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria tão cornetado e as deficiências dele passariam mais despercebidas por serem compensadas pelo esforço.

Me sinto à vontade de falar porque sou da turma que defende a permanência dele no time titular. Mesmo que ele tivesse jogado assim desde o dia que chegou, as deficiências técnicas seriam percebidas, mais cedo ou mais tarde. Tecnicamente, é um jogador limitado.

Discordo um pouco do que o colega @Henrique- colocou... É verdade que com Cuca ele tinha que ajudar na marcação da mesma forma que ajuda hoje, mas Cuca também queria que ele fizesse algo que ele não tem técnica para fazer... trocar posição com os atacantes de lado, fazer pivô... enfim, ele queria Borja jogando justamente onde estão seus pontos fracos. É algo que roger não tem exigido dele.

Se ele tivesse a capacidade que tem como finalizador e também fosse bom articulador de jogadas como um Dudu, Borja já estaria na Europa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dentre os centroavantes deste século, Borja não tem a técnica de um Barcos ou Vagner Love, mas pode ser mais útil que um Ceifador ou Barrios. Aliás, sua evolução já vem desde o final do Brasileiro passado, quando teve jogo que ele fez até hat-trick.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ele continue ganhando confiança, aliás grande parte da derrota dele ano passado em campo era exatamente "confiança", hoje ele está um pouco mais leve em errar sem se culpar tanto, acredito que vai evoluir continuamente assim e os companheiros estão ajudando 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Borja com o conjunto "time" que a S.E.P. tem hoje pode calar muitos aqui e até a mídia kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Borja foi muito bem quando o Valentim assumiu o time no final do ano passado. Quando o treinador não é um sacana que tenta te queimar por birra pessoal com o diretor de futebol, as coisas tendem a melhorar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que parte da torcida cria uma expectativa acima do que deveria em muitos jogadores.

Querem o Borja que metia gol de tudo quanto é jeito contra os Bambis, querem o Tche Tche de 2016, etc... 

Precisa avaliar com calma e entender que nem todos serão nota 10 tecnicamente, mas ajudam muito fazendo suas funções e tendo atuações nota 6 ou 7.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu penso o seguinte, o Borja é meio desequilibrado por natureza, chega em outro país, a peso de ouro, outro tipo de disputa, de forma de jogar... Até craques já tiveram um tempo de adaptação, quem diria o Borja q é grosso, mas tem suas qualidades tb como CA. 

Quem joga bola sabe, confiança é td. Quando tem aquele cara no time q reclama de td, se vc passa, se vc chuta, qlq coisa msm, vc não consegue jogar bem. EB é fraco, não soube lidar com o elenco estrelado do Palmeiras, Cuca acabou de afundar o cara. Para mim o Cuca foi o principal responsável, chegou falando q o Borja teria sequência, etc, mas vendo a sequência de jogos vc vê q nunca contou com ele, tanto é q chegou pedindo o Deyverson. 

Se vc olhar o aproveitamento do time com e sem Borja, ele foi na média do time em 2017 (pensando apenas nos resultados q ajudou a construir), o problema é q é grosso e o time não ganhou nd ano passado, nd mais fácil q malhar a contratação mais cara e q dá umas caneladas a mais.

-------------

EB:

 13 jogos - 4 gols (0,3 g/j)

Time com Borja em campo: 10v - 1e - 2d (79,5% de aproveitamento)

Time no geral: 14v - 2e - 5d (69,8% de aproveitamento)

------------

Cuca:

23 jogos - 3 gols (0,13 g/j)

Time com Borja em campo: 10v - 1e - 2d (52% de aproveitamento)

Time no geral: 16v - 7e - 11d (54% de aproveitamento)

PS: dá um "empate técnico" já q chegou a ser colocado faltando alguns minutos em vários jogos, pro bem e pro mal.

-----------

Valentim:

7 jogos - 3 gols (0,42 g/j)

Time com Borja em campo: 4v - 1e - 2d (61,9% de aproveitamento)

Time no geral: 6v - 1e - 4d (57,5% de aproveitamento)

--------------------

Em um balanço geral o time teve aproveitamento ligeiramente melhor com ele em campo (62% no total), acima de Bigode (58,3%) e Deyverson (56,6%). Sei q futebol não são só números, mas ele tem presença, acho importante para o esquema.

Borja em 2017: 24 Vitórias - 56% / 8 Empates - 19% / 11 Derrotas - 26% / 43 Jogos / 10 Gols - 0,23 G/J / 2336 Minutos

Palmeiras em 2017: 36 Vitórias - 53% / 12 Empates - 18% / 20 Derrotas - 29% / 68 Jogos (58,8% no total)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o problema do Borja é a forma como ele foi contratado, como o Rei da América e Substituto do Gabriel Jesus. Ok, foi a forma como ele era noticiado aqui no Brasil. Só que chegou um jogador totalmente diferente do que a torcida imaginava. A imprensa e até alguns "torcedores" usam isso a todo momento pra depreciar o jogador.  

Ele é um cara que mostrou algumas deficiências que um craque normalmente não apresenta. Só que ele não é craque. As melhores qualidades dele são o posicionamento dentro da área, a força física e a finalização. As duas primeiras passam despercebidas na maioria das vezes e como não foi bem nas finalizações ano passado veio essa chuva de críticas.

Agora, realmente, parece outro jogador. Participa mais e melhor do jogo, cria chances de gols com seu posicionamento e força. E inclusive, os dois gols que ele marcou no paulista, foi quem começou as jogadas e o Willian deu as assistências. Se a torcida parar de implicar com o preço pago nele, vai render. Se pegar no pé no primeiro erro, vai afundar. Agora, um camisa 9, no futebol brasileiro, que seja indiscutivelmente melhor do que ele, não vejo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Bruno_Palestra disse:

O problema é que parte da torcida cria uma expectativa acima do que deveria em muitos jogadores.

Querem o Borja que metia gol de tudo quanto é jeito contra os Bambis, querem o Tche Tche de 2016, etc... 

Precisa avaliar com calma e entender que nem todos serão nota 10 tecnicamente, mas ajudam muito fazendo suas funções e tendo atuações nota 6 ou 7.

 

Exatamente o que penso... todo time campeão tem lá o jogador nota 6 e que parece que é 8, 9... por ter sido campeão, rsss.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..