Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pazinatto

Futebol não é miojo. A torcida do Palmeiras precisa saber o que quer

Posts Recomendados

Desde que Roger Machado foi anunciado como técnico do Palmeiras, eu venho tentando alertar o papel da torcida palmeirense no trabalho do novo técnico. Esperei o primeiro sinal de ‘crise’ nas redes sociais para fazer esse texto, que não é uma carta de defesa ao gaúcho, e sim, um grande alerta para o turbulento estado islâmico verde.

Roger Machado chegou ao Palmeiras tentando implementar o seu estilo de jogo. Com uma zaga totalmente reformulada e frágil, Roger vem sofrendo para dar intensidade, compactação e traduzir o seu trabalho em domínio de jogo para o forte elenco do Palmeiras.

Porém é muito cedo para criar um estardalhaço como se tudo estivesse errado. Futebol não é miojo. Infelizmente o resultado de um trabalho não virá nos primeiros 3 minutos, 3 meses de trabalho, muito menos no primeiro jogo com 9 reservas da temporada.

A análise do torcedor precisa mudar, dos conselheiros e diretoria idem. E nós da imprensa? Também. Entrar nessa pilha de triturar técnico só contribui para o nível fraco que se transformou o nosso futebol nos últimos tempos.

Dorival Júnior disse, em entrevista após o empate do São Paulo com a Ferroviária no Morumbi, e eu concordo: existe uma cultura de triturar técnicos no Brasil. Vão jogando todos os outros problemas pra debaixo do tapete á procura da próxima vítima.

Até 15 dias atrás, o Corinthians de Fábio Carille só tinha uma maneira de jogar; era um time fraco e sem criatividade desde o primeiro turno do Brasileiro de 2017 e iria passar vergonha em 2018. Como num passe de mágica, o time voltou a ser um dos melhores do Brasil.

A torcida do Palmeiras precisa decidir o que quer. Colaborar para que um técnico estudioso e novato dê certo e enfim consiga criar uma filosofia e um padrão de jogo para o time, ou seguir perdido igual em 2017, quando o clube passou o ano tomando decisões equivocadas e só dificultando ainda mais o ajuste do time em campo.

Guardiola, um dos melhores técnicos da história, não conquistou absolutamente nada com o Manchester City em seu primeiro ano de Inglaterra. Já nesta temporada vem fazendo coisas absurdas e batendo recordes atrás de recordes. E mesmo assim foi eliminado por um time da terceira divisão hà alguns dias. Será que o trabalho dele foi questionado por alguém?

Aprenda que há um abismo entre criticar um técnico que entra com 3 volantes diante do São Caetano dentro de casa, e querer que esse técnico vá embora na quinta-feira caso o Palmeiras perca o Choque-Rei.

É preciso aprofundar o debate, criticar com respeito e apoiar a gestão para que o clube consiga sair desse labirinto em que se enfiou. Não é possível que não enxerguem o maior rival com uma filosofia de jogo pré-definida, com somente 4 técnicos nos últimos 8 anos.

O Roger precisa ficar no Palmeiras pelo menos até o final do ano. Pelo bem do debate, pela nova mentalidade e modernidade da Sociedade Esportiva Palmeiras, e para que de uma vez por todas o torcedor entenda que futebol não é cozinhar um macarrão instantâneo.

 

http://nossopalestra.com.br/futebol-nao-e-miojo-torcida-do-palmeiras-precisa-saber-o-que-quer/

 

Gostei deste texto.

Tenho um pensamento assim tb.

Pelo menos da minha parte , vou deixar o Roger trabalhar em paz. Não existe milagre. O que existe é perseverança, garra e obediência tática. Espero que ele consiga isso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

No Brasil os técnicos são contratados para serem escudos,os presidentes e seus pares podem errar a vontade,levar o clube a quase insolvência e nada acontece, aí tentam encontrar o Messias que resolva dentro de campo os erros que vem de fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo que tem que ter tempo de trabalho, no minimo 2 anos, mas a critica tambem tem que ser feita. Minha maior critica com relação aos tecnicos brasileiros é que todos reclamam que não tem elenco e sobre o calendario, ae o palmeiras monta um elenco forte e desde o ano passado tivemos 4 técnicos ( eduardo, cuca, valentim e o roger ) e todos eles ( o roger ta iniciando agora mas vem nesse vicio ) nao usam o elenco de forma ''correta'' No meu ponto de vista com o elenco que o palmeiras esta voce nao pode ter time titular, hoje quarta feira joga o lucas lima, domingo joga o guerra por exemplo, voce tendo elenco voce tem que colocar pra jogar quem estiver melhor nos treinos e quem tiver melhor condição fisica. Na europa se faz isso, ontem o real madrid jogou contra o PSG com modric, kross , isco e bale no banco.

Só aqui no brasil que os tecnicos nao tem coragem de usar elenco quando tem, sempre fica com um time titular e mesmo que algum jogador esteja mal ele nao sai no time, olha tche tche e dudu por exemplo.

Entao a ideia de tempo é maravilhosa e eu concordo mas alem da mentalidade da torcida tem que mudar a mentalidade de tecnicos e jogadores, pra mim nao faz sentido algum ter scarpa, guerra, bruno henrique, jean, luan, moises no elenco se for pra usar apenas em caso de suspensão de outro jogador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falamos tanto em criar uma identidade.

Porém ,para conseguir isso, tem que dar tempo. Nada vem de uma hora para outra. E tb não é certeza de nada.

Podemos ficar 1 ano tentando criar esta identidade ,e acabar não dando certo. 

O que não pode ocorrer, é não tentar (se ficar trocando técnico a cada 4-6 meses, nunca iremos conseguir) .

Temos que tentar esta identidade . E que seja uma identidade a nossa altura. E se possível parecida com o nosso hino. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, pazinatto disse:

Falamos tanto em criar uma identidade.

Porém ,para conseguir isso, tem que dar tempo. Nada vem de uma hora para outra. E tb não é certeza de nada.

Podemos ficar 1 ano tentando criar esta identidade ,e acabar não dando certo. 

O que não pode ocorrer, é não tentar (se ficar trocando técnico a cada 4-6 meses, nunca iremos conseguir) .

Temos que tentar esta identidade . E que seja uma identidade a nossa altura. E se possível parecida com o nosso hino. 

Cara, achei extremamente pertinente o tópico, parabéns.

Uma comparação que pode ser feita, apesar de me dar um tanto de raiva é com o SCCP. Os caras mantiveram o Carille (independente de ter sido pela falta de grana), que tem exatamente a mesma filosofia que consagrou a equipe com Mano e Tite. Mesmo com um time nada excepcional, o conjunto e conceito acabam fazendo a diferença.

O Carille tem 4 clássicos contra nós e 4 vitórias. A curiosidade: nós tivemos 4 treinadores diferentes. Ou seja, falta convicção no trabalho que tá sendo feito ou culhão pra segurar a pressão de torcida e conselheiros pra passar pela primeira crise e ajudar o time a entender como jogar e se entrosar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Particularmente, já disse em outras ocasiões, pra mim o Roger Machado fica no mínimo 1 temporada inteira, independente dos resultados. 

O perfil do Roger é esse mesmo, um técnico novato tentando vencer na profissão. Digo isso pq independente da forma como ele fala ou expõe expor suas ideias, ele precisa dar certo aqui ou será o terceiro time grande que ele passará, e da mesma forma que o futebol transforma as pessoas em profissionais vitoriosos, faz igualmente o contrário.

Eu não concordo com tudo que o Roger faz, mas avalio o trabalho dele até aqui como muito bom. Sim, precisamos de uma marcação menos frouxa, alguns ajustes dentro do campo, mas até agora esse time(titular) só perdeu 1 jogo.

Apesar da derrota pro maior rival, considero o jogo que fizemos fora de casa contra o encardido Jr. Barranquilla, muito mais importante.

É frustrante um time de reservas com tanta qualidade perder do São Caetano em casa? Com toda certeza. Mas expõe ainda mais que as escolhas do Roger até aqui não estão erradas. Afinal, quem desses jogadores entrou voando e mostrou que está sendo injustiçado por ser reserva? Desses ai, não salvo nem o Scarpa, que até aqui não mostrou 1/3 do que foi no fluminense. 

Acho justo a torcida criticar algumas coisas, pra esses caras entenderem que vão ser cobrados. Mas alguns pegam realmente pesado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, pazinatto disse:

Falamos tanto em criar uma identidade.

Porém ,para conseguir isso, tem que dar tempo. Nada vem de uma hora para outra. E tb não é certeza de nada.

Podemos ficar 1 ano tentando criar esta identidade ,e acabar não dando certo. 

O que não pode ocorrer, é não tentar (se ficar trocando técnico a cada 4-6 meses, nunca iremos conseguir) .

Temos que tentar esta identidade . E que seja uma identidade a nossa altura. E se possível parecida com o nosso hino. 

Como coloquei no tópico geralzão, aqui no Verdão já temos uma identidade, infelizmente, trocamos de técnicos inúmeras vezes nos últimos anos e o jeito de jogar não muda, passa um tempo e vemos o time jogando como se fosse o fulano de 3 anos atrás o técnico, toca pra lá, toca pra cá, recua pra zaga que uma hora o gol sai naturalmente... lá no tópico geralzão eu coloquei a culpa no karma. Quem vai criar esta identidade? Nós, torcedores? O técnico passageiro? Ou o clube? Penso que seja o clube, que deve colocar no Estatuto, na cartilha, no Regimento Interno, Diretrizes da Entidade, sei lá onde, e quem aqui chegar, ou antes até de ser contratado, deva ler e concordar com aquilo lá posto, e isto deve ser colocado na hora que o menino tirar as fraldas e ir até a categoria profissional. Vendo os jogos do sub-20/21 vi uma gana muito grande de ganharem, e de não pararem de jogar bola, e de ir pra cima do time adversário, mesmo ganhando de 2,3 ou mais gols. É isto que quero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em gênero, número e grau com o texto inicial. Temos realmente que dar um tempo de pelo menos um ano, para depois sim fazer uma avaliação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Criticar uma bizarrice como a de segunda não é querer miojo. É apenas não querer bizarrices.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda confio no trabalho do Roger, no que ele pode implementar no Palmeiras. Torço para que ele observe que, afora as questões táticas, é necessário que o time tenha alma, espírito aguerrido, raça e que, assim, ele possa também inflamar os jogadores quando for jogar contra os gambás ou mesmo contra os bambis já amanhã. Isso é extremamente importante aqui no Palmeiras e para nós palmeirenses. 

Já quanto à troca de técnico, para mim isso é inamiginável. Trocar no meio da temporada só vai fazer joga-la no lixo de novo. Ano passado, nem Cuca, que nos tirou da fila do BR, foi capaz de produzir algo bom, quem dirá esse ano, que nem se tem um possível substituto dando sopa.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Fifo_verdao disse:

concordo que tem que ter tempo de trabalho, no minimo 2 anos, mas a critica tambem tem que ser feita. Minha maior critica com relação aos tecnicos brasileiros é que todos reclamam que não tem elenco e sobre o calendario, ae o palmeiras monta um elenco forte e desde o ano passado tivemos 4 técnicos ( eduardo, cuca, valentim e o roger ) e todos eles ( o roger ta iniciando agora mas vem nesse vicio ) nao usam o elenco de forma ''correta'' No meu ponto de vista com o elenco que o palmeiras esta voce nao pode ter time titular, hoje quarta feira joga o lucas lima, domingo joga o guerra por exemplo, voce tendo elenco voce tem que colocar pra jogar quem estiver melhor nos treinos e quem tiver melhor condição fisica. Na europa se faz isso, ontem o real madrid jogou contra o PSG com modric, kross , isco e bale no banco.

Só aqui no brasil que os tecnicos nao tem coragem de usar elenco quando tem, sempre fica com um time titular e mesmo que algum jogador esteja mal ele nao sai no time, olha tche tche e dudu por exemplo.

Entao a ideia de tempo é maravilhosa e eu concordo mas alem da mentalidade da torcida tem que mudar a mentalidade de tecnicos e jogadores, pra mim nao faz sentido algum ter scarpa, guerra, bruno henrique, jean, luan, moises no elenco se for pra usar apenas em caso de suspensão de outro jogador.

O que venho sentindo nos últimos meses é que os treinadores brasileiros NÃO querem ter um grande elenco em mãos, pois isso vai evidenciar sua incapacidade. Um treinador com bastante opções perde suas muletas de "jogadores estão cansados"; "nosso calendário é puxado"; "não consigo variar o modelo de jogo pq não tenho as peças necessárias"; "não consigo rodar o elenco"...

Porr@... só no Brasil que eu escuto comentaristas (ex treinadores) dizendo que "é complicado ter um elenco com muitas opções"; que isso "pode ser perigoso".... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não traz resultados tem que despachar mesmo. Só falam do Guardiola, Ferguson, mas os últimos tecnicos do United foram demitidos porque não ganharam. O do PSG lá não tá rendendo vai tomar pé na bunda. Não tem jeito. Não é continuidade que garante sucesso no trabalho, e sim resultados.

E mais, se o Roger recebe proposta de algum europeu ou seleção ele vai sem pensar duas vezes, então não tem essa, quero taças para ontem! Se não tem capacidade de lugar pra outro tentar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O torcedor precisa saber??? É o torcedor que contrata? É o torcedor que demite? Por que nesses textos os verdadeiros responsáveis sempre passam ilesos e a culpa é sempre da torcida? Eu não entendo isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Guardiola, um dos melhores técnicos da história, não conquistou absolutamente nada com o Manchester City em seu primeiro ano de Inglaterra"

Parece que o Guardiola tomou definitivamente o lugar do Ferguson como escudo pros fracassos dos técnicos Brasileiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..