Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Menos é mais

Posts Recomendados

O famoso ditado: Menos é mais acho que deveria ser levado em consideração em tempos de “futebol moderno”!

O time do Palmeiras é bom e vai dar liga.

So temos que torcer para que isso aconteça antes de sermos eliminados na libertadores.

Em tempos de futebol tático, variações entre 4-2-3-1 e 4-3-3 que vira um 4-3-1-2 durante a partida.

Para mim bastaria o Roger pensar que com um esquema simples ele consegue colocar em campo os melhores jogadores jogando juntos.

O Scarpa não pode ser reserva nesse time.

E o Lucas Lima precisa de alguém ao lado dele, ele está ilhado tendo que vir buscar a bola pq os volante não a levam até ele.

me parece simples demais que um 4-4-2 com Lucas Lima - Scarpa | Dudu - Borja resolva esse problema.

Mais aproximação entre os jogadores.

Mais liberdade para um dos dois meias.

Borja tendo a companhia do Dudu.

O futebol moderno com pontas e alas está estragando o futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito.

 

Lucas Lima não tem só precisa de alguém, como tem q jogar mais na frente. Mais próximo da área. O melhor dele tem que ser explorado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje vemos uma safra de treinadores "modernos". Eles fazem cursos, assistem os principais clubes europeus jogarem, e acham que o futebol aqui é igual. Para eles falar em 4-4-2 é uma heresia, quase passar recibo de "ultrapassado", e assim vão perdendo o melhor de seus jogadores. Tudo em nome de uma modernidade forçada e irreal.

Eles ainda não entenderam que ser "moderno" é criar soluções com o que se tem em mãos, e não copiar o que outros fizeram com recursos infinitamente superiores. Para mim esse " modernos " de hoje, são o que há de mais antigo: tentam copiar fórmulas vencedoras sem tentar inovar, ou até repetir fórmulas " antigas " mas talvez ideais para o grupo atual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Luiz verde falou os treinadores querem muito e não tem nada, primeiro se eles treinassem mais com toda certeza o time estaria melhor, mas tem o rachão e o churrasco como treinar??

Assisti jogo PSG e real, real no mais antigo 4-4-2 ganhando sem esforço, Atlético de Madrid a mesma coisa 4-4-2, aí os atuais treinadores (os mais modernos) pegam um time como o city e querem aplicar o 4-3-3 sem treinar 20% do que eles treinam, isso é ser inteligente? Jogasse quase o dobro e treinamos bem menos e querem jogar igual. Colocam um esquema 4-1-4-1 e fala pro time vai lá e se não de vcs mudam para o 4-3-3, sem treinar o suficiente, mas basta colocar e vir com conversas sobre táticas e pronto.

Vamos ver como o time se sai hj contra os babis, houve treinamento tático no verdão, mas vamos ver como se sai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, agnaldo_jc said:

Como o Luiz verde falou os treinadores querem muito e não tem nada, primeiro se eles treinassem mais com toda certeza o time estaria melhor, mas tem o rachão e o churrasco como treinar??

Assisti jogo PSG e real, real no mais antigo 4-4-2 ganhando sem esforço, Atlético de Madrid a mesma coisa 4-4-2, aí os atuais treinadores (os mais modernos) pegam um time como o city e querem aplicar o 4-3-3 sem treinar 20% do que eles treinam, isso é ser inteligente? Jogasse quase o dobro e treinamos bem menos e querem jogar igual. Colocam um esquema 4-1-4-1 e fala pro time vai lá e se não de vcs mudam para o 4-3-3, sem treinar o suficiente, mas basta colocar e vir com conversas sobre táticas e pronto.

Vamos ver como o time se sai hj contra os babis, houve treinamento tático no verdão, mas vamos ver como se sai.

Perfeito

lembrei deste vídeo quando li seu post

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo queijo, em seu interior, tem aqueles buracos.

Quando mais queijo você tiver, mais buraco encontrará.

No entanto, quanto mais buraco encontrar, menos queijo terá.

Se A = B, B = C, então A = C, podemos concluir que quanto mais queijo, menos queijo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa jogar com 2 volantes rápidos de ofício para que o L Lima tenha liberdade de fazer o que sabe lá na frente... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, agnaldo_jc disse:

Como o Luiz verde falou os treinadores querem muito e não tem nada, primeiro se eles treinassem mais com toda certeza o time estaria melhor, mas tem o rachão e o churrasco como treinar??

Assisti jogo PSG e real, real no mais antigo 4-4-2 ganhando sem esforço, Atlético de Madrid a mesma coisa 4-4-2, aí os atuais treinadores (os mais modernos) pegam um time como o city e querem aplicar o 4-3-3 sem treinar 20% do que eles treinam, isso é ser inteligente? Jogasse quase o dobro e treinamos bem menos e querem jogar igual. Colocam um esquema 4-1-4-1 e fala pro time vai lá e se não de vcs mudam para o 4-3-3, sem treinar o suficiente, mas basta colocar e vir com conversas sobre táticas e pronto.

Vamos ver como o time se sai hj contra os babis, houve treinamento tático no verdão, mas vamos ver como se sai.

Real e Atlético jogam sim no 4-4-2. Mas é bem diferente do jogado antigamente. Não tem nem comparação as funções e a distribuição dos jogadores em campo. 

Real jogou com uma linha no meio com:

Asensio - Kovacic - Casemiro - Lucas Vazquez.

E Ronaldo e Benzema no ataque. A diferença é que funciona porque os atacantes conseguem se compactar e fazer o time defender em 20, 30 metros de distância. Aí, claramente sobra menos espaço pro adversário.

O 442 que todos pedem a volta seria algo como:

Casemiro - Kovacic

Asensio - Vazquez

Ronaldo - Benzema.

Mas, em geral, mais importante que o esquema é a função em campo. Scarpa pode muito bem ser o "ponta direita", desde que tenha a função de movimentar e aproximar dos meiocampistas. Se a função dele for de fazer a linha de fundo, claramente não vai render.

Agora, concordo muito que um dos fatores que detonam a qualidade do nosso futebol é a falta de treinos. Eu até falei em outro tópico que em centros onde há menos qualidade técnica, o tempo pra cobrar resultados e tempo de treino deveria ser muito maior que numa liga onde tem os maiores talentos. Só que funciona ao contrário. Aqui há menos pré-temporada, menos descanso, mais cobrança e mais jogos.

Menos jogos significa mais descanso e mais treino. E isso pode sim ajudar nosso futebol a ter mais qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li bastante coisa que faz sentido aqui, outras que discordo - e nem por isso deixam de fazer sentido.

Acho que o ponto principal aqui é: técnico que faz o time funcionar, independente do esquem tático escolhido ou preferido.

Nesse momento, eu realmente concordo que ao optar por esse modelo com os pontas/wingers, Roger tenta usar uma forma que tenha uma postura mais ofensiva com a posse da bola, mas que obriga esses jogadores a participar do momento defensivo. Até acho que eles têm cumprido bem o papel defensivo. Mas a transição para o ataque, exige que eles participem da armação de jogadas. E acho que é nesse momento que não estou vendo eficácia desses caras.

Eles não estão fazendo um bom trabalho nessa transição, o meio campo não está fazendo um bom trabalho na saída de bola e aí no momento ofensivo, eles não estão participando positivamente...

Acaba que ficamos com um meio campo encaixotado pela marcação adversária e jogadores “sobrando” em uma parte do campo onde o jogo não acontece. 

 

Isso tudo que escrevi é verdade? Pode ser uma tremenda bobagem.

E tenho certeza que se eu sento meia hora com Roger Machado, eu vou ficar meia hora calado aprendendo com um cara que ganha a vida dele nos últimos trinta anos fazendo isso....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem no jogo Tottenham x Juventus o Allegri tava tomando um sufoco do Tottenham jogando em um 3-5-2, viu que estava em maus lençóis, fez duas substituições, armou o time em um 4-4-2 dobrando as laterais e em 5 minutos virou o jogo.
Isso quer dizer que o 4-4-2 é mais eficiente que um 3-5-2? Não. Quer dizer que a visão que o técnico tem da partida e o conhecimento que ele tem dos seus jogadores mudam situações de jogo.
Acho que mudanças na forma de jogar de um time não acontecem do dia para a noite, o Roger vai ter que buscar alternativas e fazer variações e testes pra conhecer os seus jogadores em diferentes situações de jogo. Eu estou longe de estar satisfeito com a forma que o time vem jogando, mas também não posso ficar jogando pedra num projeto que está apenas no seu início.

Ia esquecendo: Outra coisa que contribui pra um bom funcionamento de um esquema tático parte da vontade (nem entro no mérito técnico porque aí é parte da escolha do treinador também selecionar o mais apto a cada situação) dos jogadores em jogar bola. Como se consegue isso eu não sei. Dedicação, esforço e disciplina sempre são bem vindos em qualquer ramo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Não acho que a troca simples de esquema vai resolver o problema desse time, aliás, não existe esquema tático ideal,o mais importante (na minha opinião) é a sensibilidade do treinador em detectar os pontos a serem corrigidos e escalar os atletas explorando as suas características.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..