Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GreenForce

Diretor de árbitro - passado polêmico

Posts Recomendados

São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995esporte.gif

ENTENDA O CASO DA FITA

 

QUEM É QUEM
Wilson Roberto Catani
Atividades: comerciante
Ligação com o futebol: Foi bandeirinha e juiz de futebol na década de 80 até ser afastado em 1988

Laerte Alves
Atividade: fazendeiro e empresário
Ligação com o futebol: É presidente do Botafogo, de Ribeirão Preto. Está no segundo mandato. Foi reeleito em novembro

OS JUÍZES CITADOS
Marcos Fábio Spironelli
Dionísio Roberto Domingos
João Paulo Araújo
Flávio de Carvalho

O CASO
1 - O jornalista Alexandre Reis, da rádio CMN, de Ribeirão Preto, conversa várias vezes pelo telefone com o ex-juiz de futebol Wilson Roberto Catani, entre os dias 22 e 25 de setembro. As conversas foram gravadas e formam a chamada "fita do suborno"
Nessas conversas, Reis se fez passar pelo fictício Luís Augusto Soares, bicheiro e membro da oposição ao presidente do Botafogo, Laerte Alves.
2 - Catani relata um suposto esquema de corrupção de árbitros que ele teria coordenado, a mando de Alves, para ajudar o Botafogo a obter o terceiro lugar no Campeonato Paulista da Série A-2, que lhe valeu o acesso para a série A-1
3 - Catani faz as revelações enquanto, supostamente, negocia com "Soares" a venda de três cheques de Alves que ele teria em seu poder. Catani diz que os cheques foram entregues como pagamento do suposto esquema de corrupção, mas não foram compensados por falta de fundos. Catani dá o valor dos três (R$ 2.500 cada), o número de uma conta bancária de Alves no Banco Safra o número da agência, do cheque e o CPF de Alves
4 - Catani diz ainda que no passado fez arranjos para outros clubes, como Comercial de Ribeirão Preto, União São João, Corinthians, Bangu e Botafogo-RJ

AS PARTES
WILSON ROBERTO CATANI
Sustenta que sabia que estava sendo gravado e que tirou "um sarro" de Reis. Mas suas explicações mudaram.
1 - Na primeira entrevista à Folha, Catani disse ter "inventado tudo".
2 - Quando a Folha publicou que os números que ele diz serem da CPF e da conta bancária de Alves estavam corretos, ele afirmou que qualquer pessoa poderia ter acesso a eles.
3 - Catani cita na fita que encontrou o ex-juiz de futebol Dulcídio Wanderley Boschilia na sede do Botafogo, quando estava ajudando Alves a obter a escalação de um juiz. Catani diz que contou a Dulcídio que tinha ido pegar uma camisa do Botafogo.
Ao saber da fita, Boschilia confirmou o encontro. Catani passou a dizer então que todo o espisódio era verdadeiro, menos a ligação com Alves
4 - Quando surgiu a foto dele na festa do Botafogo disse que era montagem. Após a publicação, seu advogado, José Izar, disse que Catani foi um "intruso"
5 - Questionado sobre a mudança nas explicações de seu cliente, Izar disse que Catani tem "direito" de fazer isso. "Ele só não pode mentir em juízo", disse.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA
O presidente do Tribunal, o Marco Polo del Nero, disse que vai esperar o fim do inquérito policial para fazer andar o inquérito no TJD

LAERTE ALVES
Sobre o fato de Catani conhecer seus dados bancários, disse que é uma pessoa conhecida, que emite muitos cheques, e que é fácil obter tais dados
Sobre a presenção de Catani na festa do Botafogo, disse que não o viu lá e que não o conhece

OS JUÍZES
Todos negam conhecer Catani. Todos negam participação em qualquer esquema de fraude de resultados

POLÍCIA CIVIL
O inquérito foi aberto em Ribeirão Preto e acabou transferido para São Paulo. Em dois meses, já está no seu quinto delegado. Quem o chefia agora é Silvio Tinti, da Divisão de Comunicação Comunitária

O PREJUDICADO
O Santos André entrou com representação no TJD pedindo punição do Botafogo. Se ela acontecer, é o Santos André quem sobe para a Série A-1

FEDERAÇÃO PAULISTA
Quando o caso surgiu, Carlos Facchina Nunes, presidente interino da FPF, disse que não tomaria providência por se tratar de "caso de polícia"

MINISTÉRIO PÚBLICO
Passou a acompanhar o inquérito depois que ele foi transferido para São Paulo. Foram pedidas as quebras de sigilo bancário e telefônico de vários envolvidos

OUTROS CITADOS
Breno Spinelli e José Carlos Mársico, ex-presidentes do Comercial, e José Mário Pavan, negam ter participado de esquemas de fraudes com Catani, como este cita na fita. Mársico e Pavan dizem que conheceram Catani na época em que ela trabalhava na arbitragem 

 

 Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/12/28/esporte/11.html


Texto Anterior: Izar anuncia adiamento
Próximo Texto: Juiz faz relatório sobre a agressão de Danrlei
Índice

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente para nós todos que gostamos do futebol isso tudo é muito lamentável, pois nota-se claramente a "empurrada" de decisões de um para outro, ou seja ninguem parece ter interesse em moralizar a corrupção existente no futebol, igualmente como no nosso país, com raríssimas exceções!!

O certo é que sómente o Ministério Público tem moral para levar isso adiante e tentar acabar ou pelo mostrar como funcionam os bastidores do futebol brasileiro, aqui no caso o paulista, mas alguém dúvida de que a nível nacional não é o mesmo???

Até porquê se essa máfia toda, incluindo presidentes, ex-presidentes de clubes, empresários, emissoras de tv, juízes não forem extirpadas do futebol então a razão de assistirmos a um jogo de futebol não tem fundamento, ou seja, não irá ganhar o melhor, simples assim, não irá cair o pior, não irá subir o pior, não será campeão o melhor o que fez por merecer dentro das quatro linhas.

Lamentavelmente é isso que penso e confesso que estou quase desistindo do futebol, é que realmente o Palmeiras está dentro das minhas veias, então é muito difícil de tomar tal atitude, mas confesso que tenho muita vontade, mas sou sempre vencido pela paixão pelo meu clube!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Pauloproperty disse:

 

Lamentavelmente é isso que penso e confesso que estou quase desistindo do futebol, é que realmente o Palmeiras está dentro das minhas veias, então é muito difícil de tomar tal atitude, mas confesso que tenho muita vontade, mas sou sempre vencido pela paixão pelo meu clube!!

Estou assim tb.

Só vejo o Palmeiras , nada além disso.

Estou muito revoltado com tudo isso. Parece que a sensação de impunidade que tenho na política e do meu cotidiano , passou para o futebol tb. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Convenhamos que o cara preenche os pré-requisitos pro cargo.

Daqui uns anos o tal do Marcelo Aparecido ganhará o seu carguinho também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.... o fato dele ter sido acusado, não necessariamente implica em condenação.  Precisa ver como terminou essa história. 

Mas realmente fica a pulga atrás da orelha... um ingrediente a mais nesse caldo de canalhice que aconteceu no domingo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa um mais sujo que o outro, que nojo.

Olha desistir do Palmeiras hoje é impossível mesmo tendo outras coisas para fazer, mas jogo de outro time em competições nacionais sem chance.

É por isso que eu torço com força para o Brasil se phoder na Copa; Esses canalhas não merecem sequer uma copa do mundo e são os maiores. Lixo de futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Cesar Felix disse:

E o que dizer da filha do presidente da FPF que irá analisar o caso?

Ela vai ser imparcial ou vai proteger o pai e quadrilha?

Oh loko, é sério isso? qual a fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  1. Pipocando na rede!

    O fato da procuradora do TJD ser filha do presidente da FPF e ser ela que vai analisar as denúncias relativas à final do Paulista é um fato jornalístico. Com a palavra: Mauro Beting, Alex Muller, Antero, PVC, Noriega, FOX, EI, ESPN. E a RGT e o STV vão destacar ou esconder?

    26 respostas87 retweets172 curtiram
     
  2. Quer dizer q a procuradora do TJD é filha do presidente da @FPF_Oficial ? E é ela quem vai analisar as denúncias relativas à final do Apitão 2018? Denúncias q envolvem a federação comandada pelo pai dela? É isso mesmo? E os jornaleiros "imparciais" falam o quê a respeito disso?

     
  3. Procuradora do TJD vai analisar o esquema "gambá-aparecido-pco" é filha do presidente da FPF. Triste falar isso, mas esse nosso país não é sério.

     
  4. Priscila Carneiro Oliveira é filha do BANDIDO presidente da FPF, se liga baralho !!! Vai rolar pilantragem no julgamento, alguém precisa levar isso ao clube. Referente ao ASSALTO na final de domingo passado. NEPOTISMO PESADO.

    Dal_QPiWkAEjPtj.jpg
     
  5.  

    Se for confirmado que o processo do @Palmeiras será mesmo conduzido e julgado pela desembargadora do TJD que é filha do presidente da @FPF_Oficial não precisamos mais de provas. Essa é a prova. Mais contundente ainda que qualquer vídeo ou imagem.

     
  6. Para analisar ~com isenção~ o envolvimento da FPF com a máfia do apito no final do Paulistão, a Procuradora escolhida pelo TJD é simplesmente a filha do Presidente da FPF. Caracteriza "Cartel", como as demais Máfias de SP são chamadas?

     
  7. E agora a filha do presidente da FPF - do dirigente, INFORMADO SABE-SE LÁ POR QUEM, q foi lá na lateral do campo, ativar, COM O QUINTO ÁRBITRO, o aplicativo "anular marcação de pênalti" - é quem vai julgar o caso? MAOOOOEEEEE!!

     
  8.  
    Em resposta a @brunovicari

    a procuradora do TJD é filha do presidente da @FPF_Oficial, E é ela quem vai analisar as denúncias relativas à final do Apitão 2018, vc não acha conflito de interesses?

     
  9. Em resposta a @Marco260814

    Filha do presidente Reinaldo carneiro Basto, procuradora do TJD vai julgar o caso? E isso mesmo? @FPF_Oficial .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Cesar Felix disse:

E o que dizer da filha do presidente da FPF que irá analisar o caso?

Ela vai ser imparcial ou vai proteger o pai e quadrilha?

É uma pergunta retórica, né? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..