Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

herick1987

Segundo estudo publicado hoje no stv, temos torcida leal.

Posts Recomendados

Não quis usar o termo fiel por motivos óbvios, mas quem quiser pesquisar a respeito, o estudo diz quem tem torcida fiel e infiel entre os 4 grandes de SP e Rio, e os 2 de MG e RS. O estudo foi mostrado no programa seleção stv e teve pessoas de universidades como a fgv envolvidas. O estudo foi feito da seguinte forma; com base na ida da torcida nos jogos em casa do returno, nas 5 últimas edições do BR, sem contabilizar jogos contra rivais do mesmo estado, e sem contabilizar se o time ficou de 16 pra baixo. Foi medido a frequência nos jogos em casa em relação a colocação do time ao longo do returno e foi constatado o seguinte... Gambás e Vasco são super infiéis. Cruzeiro, Atlético, Botafogo e Santos tb são infiéis, mas não tanto quanto gambás e Vasco. Do outro lado temos os times que tem torcidas leais (fieis) Palmeiras, Cheiro, Fluminense, Bambis, Inter e Gremio. Achei importante criar esse tópico pelo seguinte motivo, antes da divulgação do estudo, os participantes da mesa foram questionados e todos apontaram gambás como o time fiel devido a sua história e bláh blah bláh,  e de dar um nojo tremendo todos endeusando os fracassos gambás, tentando transformar 23 anos de fracasso em algo positivo, senti muito nojo, porém no final a divulgação do estudo deixou os fdps sem graça kkkkkkkkk, fiquem a vontade pra mandar pra arquibancada se acharem necessário, e não quis postar o vídeo do estudo pq da muito nojo. Mas quem tiver estômago pra assistir Vale a pena pelo final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, PigFox disse:

Legal, mas bambys com torcida "leal" me parece um pouco estranho.

Na verdade é fácil explicar...Essa tal "lealdade" dos bambis se deve ao fato de que o estudo leva em conta a posição do campeonato x público pagante, mas não leva em conta outros diversos fatores como "importância" da partida e preço dos ingressos.

Ou seja, os Bambis nos últimos campeonatos lutaram contra o rebaixamento, mas nessa luta existem muitos jogos de vida ou morte, muito mais do que uma equipe que luta por vaga na libertadores por exemplo. Some isso ao fato de que os bambis comercializaram ingressos com um ticket médio MUITO ABAIXO do mercado e, em diversas partidas, fazem promoções (do tipo: Mulher não paga, tá com camisa paga meia, etc..). Sem contar o tamanho do estádio das bixas, onde 2 ou 3 jogos com público alto já é o suficiente para alavancar a média .... e tcharam, temos uma torcida leal.

O fato é que, a "lealdade" de uma torcida se mede mais naqueles jogos de início de brasileirão, contra os "mirassóis, ponte pretas e ferroviárias da vida", e em jogos onde se tem uma "obrigação" de ganhar. E aí que conhecemos a verdadeira torcida bamby. É aquela que tem a capacidade de, no primeiro jogo em casa de 2009, após 3 TÍTULOS SEGUIDOS DO BRASILEIRO, colocar menos de 10 mil no estádio. É aquela torcida que SEMPRE tem média inferior a Palmeiras e gambás no Paulista, inclusive médias próximas ao santos, vira e mexe com públicos de 6 mil a 8 mil...É a torcida que colocou miseráveis 11 mil pagantes no morumbixa ( isso com o ingresso mais barato dos 12 grandes ) para o primeiro jogo do time em casa pelo brasileiro ( enquanto nós colocamos 30 mil)..

Então este estudo, mesmo sendo FAVORÁVEL ao Verdão, é meio míope.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não vale de nada, não existe torcida mais infiel do que a dos mulambos, aqui no Rio todo mundo é Framengo, mas só é Framengo na hora da festa e do oba oba, fora isso a parte da torcida deles que acompanha o time diariamente é nivelada com os outros grandes do Rio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deviam falar do preço da partida, porque os Bambis há tempos fazem jogos com ingresso a 10 reais para não jogarem com estádio vazio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que deu pra perceber dos gráficos, os pesquisadores utilizaram regressão linear para mostrar essa fidelidade ou não. Aí mostram o gráfico do Flamengo, que tem público em torno de 20 mil pessoas e picos isolados de 70 mil...

Sinceramente, não vejo a regressão linear respondendo a essa pergunta. Metodologicamente, discordo dos pesquisadores. Para fazer análise completa, valeria a pena pensar em média de público no estádo, por exemplo, ou descartar os percentis das pontas (<10% e >90%), pra homogeneizar a amostra... Ademais, de 2013 a 2017 tivemos mudanças estruturais, como as novas arenas de Grêmio e Palmeiras (que, por outro lado, jogou em estádios menores durante a reforma), a impressora do Curica, o Beira-Rio, reforma e mudança de panorama no Maracanã, Galo jogando em estádios de perfis diferentes (Independência e Mineirão, outro reformado)...

Como diriam os anglófonos: bullshit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Torcida dos gambás infiel?

Torcida dos bambis fiel?

A torcida do spfw é uma bosta!

Eles vêm se apoiando, nesses últimos dois anos, em médias completamente 'falaciosas'. Passam o ano inteiro jogando pra 5/10 mil pessoas e, vez por outra, lotam o estádio com 60 mil pessoas, alavancando a média. A questão é que essa lotação só acontece porque eles colocam ingresso a preço de pão. Sabem que, sem promoção, não vai ninguém. 

A torcida do cheirinho é igual. Pena pra lotar aquele ginásio que eles chamam de estádio e, vez por outra, quando o jogo tem maior importância, lotam o Maracanã, alavancando a medíocre média.

FluminenC e Botafogo eu nem comento. Torcidas minúsculas e pífias.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..