Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

T-R3X

[Entrevista] Paulo Turra, auxiliar do Palmeiras: “Mourinho aprendeu muito com Felipão”

Posts Recomendados

Paulo-Turra-Felipao-Palmeiras.jpg

A volta de Luiz Felipe Scolari ao Palmeiras após seis anos foi anunciada no dia 26 de julho. mas no dia seguinte chegavam ao clube os auxiliares Paulo Turra e Carlos Pracidelli. Na segunda-feira o primeiro treino e, em seguida, Turra à beira do campo no empate sem gols com o Bahia em Salvador pela Copa do Brasil, competição importante para o clube na temporada. Só depois Felipão chegou de Portugal e fez sua reestreia no o a 0 contra o América pelo Brasileiro.

Cronologia que mostra a relação de sintonia entre o ex-zagueiro, inclusive do Palmeiras, e o chefe Felipão. Sem Flávio Murtosa, que alegou problemas particulares, é Turra, aos 44 anos, quem aplica os treinos ao lado de Pracidelli. Antes, no Guangzhou Evergrande, trabalhava apenas na elaboração. Em entrevista exclusiva ao blog, Paulo Turra descreve a dinâmica de trabalho no novo clube e defende Scolari das críticas mais contundentes nos últimos tempos: o 7 a 1 e uma visão de futebol ultrapassada.

BLOG – O trabalho mais bem sucedido nos últimos dois anos no Brasil é o de Renato Gaúcho no Grêmio. O auxiliar, Alexandre Mendes, cuida da metodologia de treinamentos e do desenvolvimento do modelo de jogo e Renato fica com a decisão final, a parte mais estratégica e de gestão de grupo. A ideia da sua parceria com Felipão e o auxílio do Pracidelli é parecida?

PAULO TURRA – Em linhas gerais, sim. Antes eu cuidava da elaboração e Murtosa da aplicação dos treinamentos. Também observava os adversários, junto com o Pracidelli. Mas o trabalho está todo interligado. Nós também colaboramos, dentro da hierarquia, com a gestão do grupo. Conversamos individualmente, mas também em grupos, como os jogadores de um setor. Podemos também explicar como joga o próximo adversário.

BLOG – Vocês já utilizam o WhatsApp ou outro recurso para disponibilizar material diretamente no celular do atleta?

PAULO TURRA – Ainda não, embora o Felipão esteja pensando em fazer algo neste sentido. Por enquanto conversamos individualmente, mas contando com o auxílio dos profissionais da Análise de Desempenho. Só para dar um exemplo, vamos conversar com três ou quatro jogadores sobre algumas dificuldades que encontramos no jogo contra o Bahia aqui em São Paulo. Mas também tem o outro lado: Lucas Lima evoluiu muito nas infiltrações por trás da defesa neste último jogo, contra o Vitória. Ele costuma voltar para buscar a bola nos pés dos volantes, até dos zagueiros, pisou muito mais na área adversária e ali ele é mais letal e pode nos ajudar.

BLOG – Como é a dinâmica dos treinamentos?

PAULO TURRA – Chegamos aqui com bastante antecedência para prepararmos tudo. A ideia é trabalhar 50% na assimilação do modelo de jogo e os outros 50% com ajustes de acordo com o adversário. Também evitamos o campo reduzido em todas as práticas, usando muitas vezes a largura total do campo para que tenhamos algo mais próximo da realidade da partida, especialmente nas inversões de jogo. O primeiro gol contra o Vitória, por exemplo, saiu de uma jogada treinada. Passamos informações concretas para que sejam assimiladas com mais facilidade e, principalmente, trabalhamos muito o lado mental do atleta. Pedimos para que mentalizem bem o que praticaram nos treinos e precisam fazer nos jogos.

BLOG – Que legado vocês receberam do trabalho do antecessor, Roger Machado?

PAULO TURRA – O Palmeiras é um clube muito bem estruturado. Na Análise de Desempenho temos o Gustavo e o Rafael, profissionais competentes que em três ou quatro reuniões entenderam rapidamente o que pretendemos. Quanto ao legado do Roger, eu posso dizer que foi uma espécie de ''troca de favores'' porque tenho certeza que quando ele assumiu o Grêmio em 2015 recebeu um trabalho pronto e bem feito do Felipão, inclusive em termos de estrutura do Centro de Treinamentos. Aprendeu e deu sequência. No futebol não existe certo ou errado, mas ideias complementares. Quem é inteligente pega o melhor de cada treinador.

BLOG – É óbvio que para lhe convidar para ser seu auxiliar, certamente Felipão tem ideias sobre futebol parecidas com as suas. Mas o quanto elas são semelhantes ou alinhadas?

PAULO TURRA – São bem próximas, de fato. Mas quando há divergência falamos normalmente. Todo mundo tem algo a aprender e Felipão me dá liberdade para discordar quando achar que devo. Com o devido respeito, pois é um profissional vencedor e que está na história do futebol. Mas minhas equipes (treinou times como Brusque, Avaí e Cianorte) também tinham um volante e um atacante de referência, como são Felipe Melo e Borja ou Deyverson. Outros detalhes também, como o lateral do lado oposto ao que está atacando fechando como terceiro zagueiro. Conhecia como amigo do futebol, já tínhamos ideias parecidas e desde que começamos a trabalhar juntos na China essa sintonia aumentou.

BLOG – Tanto que ele recentemente não aceitou que você retornasse a China como treinador, correto?

PAULO TURRA – Exatamente. A proposta nem chegou a mim. Felipão recebeu por e-mail, negou e depois me contou, sem nem dizer qual era o nome do clube chinês. Mas eu não sairia mesmo. Estou feliz no Palmeiras e sei que ele precisa de mim, ainda mais sem o Murtosa. Seria uma ingratidão. Quero seguir no Brasil, onde para mim é um dos lugares em que o futebol é melhor jogado.

BLOG – Você observa jogos e relata para o Felipão. No episódio do 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014, os observadores Roque Júnior e Alexandre Gallo relataram sobre a força da Alemanha no meio-campo e a capacidade de preencher espaços no campo de ataque e Felipão descartou preencher o meio-campo e apenas trocou Neymar por Bernard. A decisão foi do Felipão, que muitas vezes se guia pela intuição – e também já venceu muito desta forma, diga-se. Como funciona com você?

PAULO TURRA – Ele ouve muito, mas é quem decide por ser o chefe. Honestamente nunca vi uma decisão dele por intuição. Pelo contrário, considero o Felipão muito atualizado, antenado. Não tem nada de ultrapassado. E a meu ver a derrota para a Alemanha não aconteceu por causa da entrada do Bernard. Foi uma conjunção de fatores.

BLOG – Você sempre que pode cita José Mourinho como uma referência de treinador. Que outros profissionais você e também o Felipão consideram como influentes na maneira atual de trabalhar no futebol?

PAULO TURRA – Para mim o Mourinho, sem dúvida, é uma referência. Mas com Felipão creio que seja o contrário. O Mourinho é um grande admirador dele. Aprendeu muito com ele quando treinava o Porto e Felipão estava em Portugal trabalhando na seleção, já como campeão do mundo pelo Brasil. Basta ver suas equipes, com os atacantes como os primeiros defensores, pressionando muito os adversários. Adota também a prática de forçar o adversário a jogar pelo lado e dali não sair mais. Lembra quem era o volante do Porto? Costinha, que depois Felipe levou para a seleção. Sempre um atacante de referência, dois jogadores velozes pelos lados. São visões de futebol muito próximas, inclusive na gestão de grupo.

BLOG – Mas que outro treinador você poderia citar como alguém fazendo um bom trabalho capaz de agregar coisas ao que vocês fazem?

PAULO TURRA – São vários, difícil citar. Mas nunca vi o Felipão criticar o trabalho de um treinador, seja lá quem for. Já vi, sim, elogiando. Como fez com o Marcelo Caranhato, do Cianorte, quando eu o apresentei. Mas Simeone seria um deles, pela capacidade de armar seu time de forma compacta. Também Fabio Capello pela experiência, o André Villas-Boas, entre outros.

BLOG – O Palmeiras tem usado um time mais ''alternativo'' no Brasileiro e outro aparentemente mais completo, perto do que o Felipão considera o titular, nos torneios de mata-mata. Será essa a tônica até o final da temporada?

PAULO TURRA – Pensamos jogo a jogo. O grupo é bom, a maioria já conhecíamos de acompanhar jogos no Brasil. Eles absorveram as ideias muito rapidamente. O que fazemos é pensar na melhor formação possível considerando todos os aspectos, especialmente as informações do Departamento Médico e de Fisiologia. Se tiver um maior risco de lesão a gente segura. Queremos todos o mais próximo possível dos 100% fisicamente para poder manter o bom rendimento que estamos conseguindo neste início de trabalho. Não há prioridade, vamos brigar nas três frentes da melhor maneira possível.

http://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/2018/08/21/paulo-turra-auxiliar-do-palmeiras-mourinho-aprendeu-muito-com-felipao/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To gostando do Paulo Turra, além de entender do riscado parece ser um grande motivador também, ta dando de gosto de acompanhar a TV Palmeiras. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipão ainda tem duas  tarefas antes de se aposentar.

Calar a boca dos críticos e colocar o Palmeiras no trilho dos títulos .

Muitos ainda insistem em dizer que ele é ultrapassado , arcaico e que só entende de bastidor.

Porém estas críticas só serão desfeitas, com títulos.

Espero , do fundo do coração, em ver o Sr. Bigode se aposentar aqui no Palmeiras  , após empilhar alguns títulos nacionais e internacionais, tirando a sina dos 7 X 1 e se sagrando o maior técnico que a SEP já teve em números de jogos e números de títulos. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, pazinatto disse:

Felipão ainda tem duas  tarefas antes de se aposentar.

Calar a boca dos críticos e colocar o Palmeiras no trilho dos títulos .

Muitos ainda insistem em dizer que ele é ultrapassado , arcaico e que só entende de bastidor.

Porém estas críticas só serão desfeitas, com títulos.

Espero , do fundo do coração, em ver o Sr. Bigode se aposentar aqui no Palmeiras  , após empilhar alguns títulos nacionais e internacionais, tirando a sina dos 7 X 1 e se sagrando o maior técnico que a SEP já teve em números de jogos e números de títulos. 

 

Assino embaixo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista.

Nela mostra, que o Paulo Turra tem uma grande preocupação em como o time se comporta quando está defendendo para não deixar espaços para os adversários, vide os times do excelente Simeone, que ele próprio citou.

Quanto ao ataque, acho que o Felipão, que de bobo não tem nada, vai ajustando com o passar do tempo.

OBS: Como é utópico achar que um time no futebol brasileiro jogará algo parecido com que os times do Guardiola joga, gostaria muito de ver o Palmeiras na transição ofensiva parecido com que os times do Sarri jogam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, igor_renato disse:

Assino embaixo

 

 

5 horas atrás, pazinatto disse:

Felipão ainda tem duas  tarefas antes de se aposentar.

Calar a boca dos críticos e colocar o Palmeiras no trilho dos títulos .

Muitos ainda insistem em dizer que ele é ultrapassado , arcaico e que só entende de bastidor.

Porém estas críticas só serão desfeitas, com títulos.

Espero , do fundo do coração, em ver o Sr. Bigode se aposentar aqui no Palmeiras  , após empilhar alguns títulos nacionais e internacionais, tirando a sina dos 7 X 1 e se sagrando o maior técnico que a SEP já teve em números de jogos e números de títulos. 

 

Eu creio que Deus não acompanha ou interfere em questões esportivas, mas caso sim, eu oraria demais por isso - Felipão errou em 2014, sim, errou, mas não errou sozinho. 

Seria um sonho realizado ver Felipão empilhando uma segunda Libertadores com o Palmeiras. Desde que eu acompanho o Palmeiras, em meados de 1991, posso dizer que só houve dois treinadores 'palmeirenses': Felipão e Cuca.

Cuca se perdeu no personagem místico, promovendo o culto à 'calça bordô' e claramente se perdeu no timing... ou deveria ter continuado em janeiro de 2017, feito a limpa e montado o elenco ou não ter voltado. 

Felipão é mais 'coração'. Tenho cá pra mim que ele é mais palmeirense do que gremista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Murilo Ruy disse:

Gostaria de saber, quantas libertadores tem o Mourinho?

Mourinho já ganhou Catarinense? Copa do Brasil? Gauchão? Acho que não né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turra pelas entrevistas que vi quando o Bigode foi anunciado, foi um dos motivos que me levou a acreditar que o Bigode além da própria capacidade, tinha virado um baita de um gestor delegando algumas coisas e ficar mais confiante que ia conseguir fazer um bom trabalho.

Turra fala muito bem de futebol, entende do jogo, e parece ter uma idéia de jogo que segue a risca, nada de ficar indo ao sabor do vento:

"A ideia é trabalhar 50% na assimilação do modelo de jogo e os outros 50% com ajustes de acordo com o adversário. Também evitamos o campo reduzido em todas as práticas, usando muitas vezes a largura total do campo para que tenhamos algo mais próximo da realidade da partida"

Esse trecho pra mim mostra que a comissão técnica tem uma idéia definida de jogo e está colocando em prática, refinando a cada dia, evoluindo de uma idéia central, e isso é o que normalmente resulta em bons trabalhos, não dá pro cara começar uma linha de ser reativo, manter linhas baixas e time voltado para defesa, e de uma hora para outra querer virar o ofensivo, colocar o time lá na frente, soltar laterais, volante na área e por ai vai (Jair ventura que tinha uma ideia defensiva no Botafogo e se perdeu nas cobranças das sardinhas para ser ofensivo, é um bom retrato disso).

Campo reduzido é para times que querem ter muita posse de bola, forçar os jogadores a "pensar e tomar decisões rápido" em ambiente de muita pressão e pouco espaço, é o estilo do Guardiola e de outros treinadores ofensivos, não faz sentido um Felipão, Mourinho, etc, usar esse tipo de treinamento a todo momento.

Tenho cada dia mais convicção que independente de resultados, nosso time em campo está entregue em muito boas mãos, seja bonito ou não o estilo, à favor ou contra um jogo mais reativo, é inegável que essa comissão tem uma linha de pensamento e coloca em prática. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BMarinho, boa reflexão. Penso igual você. Na hora em que li o trecho citado por ti (do campo reduzido) fiquei feliz. A maioria dos técnicos fazem isso mas mal sabem como aplicar em jogo. Estamos no caminho certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..