Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Palmeiras teve medo da Bola?

Posts Recomendados

Jogo futebol desde criancinha.

Sempre fiz “escolinhas” fui federado pelo Nacional ali da Barra Funda joguei um tempo no Infantil da Portuguesa.

Me lembro que tive um tecnico que dizia.

”Se a bola esta conosco, não esta com o adversario”

Isso parece bem obvio né. Mas para um bando de crianças ele precisava explicar.

Porém, muitos anos depois vi uma entrevista do Pepe Guardiolla que ao ser questionado sobre o seu então Barcelona que chegava a ter 70% de posse de bola no jogo, ele dizia:

”Se meu time mantem 70% da posse de bola significa que o adversário só tera 30% de chances de marcar um gol em nos”

Eis a teoria do meu tecnico enquanto criança sendo colocada a prova!

Ele não se tornou nenhum técnico profissional, tão pouco jogou libertadores da América, mas isso me parece o basico dos fundamentos do futebol!

Agora, alguem pode me explicar porque o Palmeiras sempre que tem a bola a entrega de graça ao adversário?

O Palmeiras usa e abusa dos chutões.

Quando não é o Weverton que “começa” o jogo estourando a bola, ele passa para um dos zagueiros que logo da um bico na bola e invariavelmente ela acaba com o zagueiro adversário.

Contra o Ceará, jogando em casa, ganhamos de 3x0 e tivemos menos posse de bola que eles.

Ontem, se o Palmeiras jogasse so um pouquinho ganhava do Boca la. Esse time não é nada disso, mas o Palmeiras abdicou de jogar.

O Palmeiras esqueceu que na libertadores perder fora marcando gol as vezes é melhor que um 0x0.

Segundo o Futstats ontem o Palmeiras fez 14 cruzamentos e fez 53 lançamentos.

So ai são 63 lances onde normalmente a bola acaba com o adversário. Não estão contabilizados os chutões “para onde o nariz apontar”.

O Palmeiras trocou 294 passes enquanto o Boca trocou 409 passes.

O Palmeiras tem mto mais time que o Boca, tem jogadores que sabem cadenciar e manter a bola em nossos pés.

Por varias vezes o Felipe Melo tentou jogar pelo chão.

No banco de reservas Scarpa e Lucas Lima sao jogadores que carregam a bola, tem bom passe.

Porque raios insistimos no bicão pra frente?

Na primeira fase colocamos o Boca na roda, domimos o jogo e soubemos segurar a bola conosco.

O jogo Palmeiras x Gremio foi a mesma coisa. Não deixamos o Grêmio jogar, mantivemos a bola no chão sob nossos dominios!

Se a bola esta conosco, não esta com ele.

Mas o Palmeiras tem uma chata mania de pegar a bola e estourar, entregando-a para o adversário nos atacar!

Juro! Nao consigo ver logica nisso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas, é complicado vc impor o jogo na casa do adversário. A coisa fica ainda mais difícil quando a partida é eliminatória. E acho que isso é universal.

O Palmeiras foi deficiente na partida, é óbvio. Tava bem consolidado na defesa até os minutos finais, mas faltou mesmo um pouco mais de "apetite", porém, difícil imaginar, mesmo que tivéssemos jogado bem e ganhado o jogo, que teríamos mais posse de bola, mais passes trocados e mais volume do jogo do que o Boca na casa deles lotada numa semifinal de libertadores.

É como penso, hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mais fácil jogar reativamente quando o time não tem tempo para treinar. Não é a toa que no Brasil 90% dos times competitivos jogam dessa forma, pois não há pré-temporada adequada, posteriormente não tem tempo para treinar devido maratona de jogos.

Manter posse de bola demanda muito treino tático e técnico, para isso é necessário tempo de treino e empenho dos atletas na rotação do time em campo nos treinos, consequência: maior desgaste físico. Com o nosso calendário, se vc tentar jogar dessa forma com posse de bola irá sofrer com desgaste acentuado. Único time com elenco qualificado que poderia pensar em adotar este modelo de posse de bola somos nós, masssssssssss por estarmos anos nesse círculo vicioso de calendário apertado, não formamos técnicos com essa filosofia e metodologia de trabalho (além de competência), logo o futebol profissional fica nesse carrossel com técnicos xerocados, vide EB, RM, MO etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No jogo de fases contra o Boca o palmeiras saiu abafando e deu um susto nos caras , ontem foi ridiculo , muito chutão .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, o time não é ruim, de maneira nemhuma. Também não é perfeito, tem muitas falhas, tem jogadores lentos, mas pra América do Sul é um ótimo elenco. O problema é que não tem o DNA de campeão, deu pra ver isso ja no paulista. Depois disso eu mesmo lagruei mão pq sabia que nem adiantava me iludir. Quando chega em decisão mesmo, jogo grande de verdade os caras espanam, não aguentam a pressão.

 

E vou dizer mais, vai acontecer a mesma coisa no brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, gugu disse:

No jogo de fases contra o Boca o palmeiras saiu abafando e deu um susto nos caras , ontem foi ridiculo , muito chutão .

Discordo. 

O Marcos Rocha (salvo engano) foi iluminado ao dar um passe na cabeça do atacante que fez o gol no primeiro tempo. Até então estávamos tomando um sufoco danado com aquele sistema defensivo péssimo do Roger Machado. Não saiu gol por milagre/sorte. Mas, do gol em diante e, sobretudo, no 2o tempo, o Palmeiras soube se portar bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Martoni e @RenanPalestra mataram a charada. A questão não é mais ou menos posse de bola. Existem times que jogam de um forma reativa com muita competência, como o Atlético de Madrid campeão espanhol em 14, ou o Leicester campeão da Premier League em 16. ( apesar que esses times eram considerados mais fracos, ao contrário do PALMEIRAS )

A questão é que o elenco não gosta de jogo grande, sentem o peso. Beleza, eu sei que vencemos os bambis no morumbi, mas ali foi uma exceção. Em geral, esse elenco peida na farofa em momentos chave, como foi na final do Paulista e no ano de 2017 inteiro.

Eu espero que o Felipão faça mágica, pois vencer ou ao menos empatar com o flabosta é ESSENCIAL. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Martoni disse:

Como eu disse, o time não é ruim, de maneira nemhuma. Também não é perfeito, tem muitas falhas, tem jogadores lentos, mas pra América do Sul é um ótimo elenco. O problema é que não tem o DNA de campeão, deu pra ver isso ja no paulista. Depois disso eu mesmo lagruei mão pq sabia que nem adiantava me iludir. Quando chega em decisão mesmo, jogo grande de verdade os caras espanam, não aguentam a pressão.

E vou dizer mais, vai acontecer a mesma coisa no brasileiro.

Também acho. Na real essa característica do elenco já ficou evidente desde o paulista do ano passado, contra a ponte preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, PigFox disse:

Discordo. 

O Marcos Rocha (salvo engano) foi iluminado ao dar um passe na cabeça do atacante que fez o gol no primeiro tempo. Até então estávamos tomando um sufoco danado com aquele sistema defensivo péssimo do Roger Machado. Não saiu gol por milagre/sorte. Mas, do gol em diante e, sobretudo, no 2o tempo, o Palmeiras soube se portar bem.

O colega estava falando do sistema ofensivo e não defensivo. 

De fato o Palmeiras era muito fraco defensivamente com roger e tomou muito sufoco sendo várias chances desperdiçadas pelo boca, mas ofensivamente o Palmeiras colocava a bola no chão, saía jogando muitas vezes sem dar chutão, rodava a bola. O primeiro gol saiu de um cruzamento perto da grande área onde o Marcos Rocha parou a bola no chão, ergueu a cabeça, olhou pra quem iria cruzar e cruzou na cabeça do keno. Marcos rocha não foi "iluminado" ali, foi competente.

É aquilo que eu falei há alguns jogos atrás, enquanto o Palmeiras mesclava resquícios da posse de bola e troca de passes do Roger com o sistema defensivo bem montado e motivação do Felipão tava tudo indo muito bem.

Mas agora em certos jogos, parece que o time abdicou totalmente da posse de bola pra ficar dando chutão e torcendo por uma casquinha do centroavante.

Nem sei se isso é culpa do Felipão na verdade porque ele mesmo reconheceu na coletiva que faltou trabalhar mais a bola, ter tranquilidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

problema para min é q o palmeiras jogou por um resultado apenas, que era o empate... e quando vc faz apenas esse tipo de planejamento a bola pune.

Pq ontem tirando alguns jogadores que tava nítido que esta em um dia ruim tecnicamente, ficou evidente que o palmeiras ele não tinha nenhuma estratégia para ganhar o jogo. A não ser achar um gol aleatório.

Pq se vc pensar em uma analise básica, fora de casa vc joga por 3 bons resultado, vc ta perdendo por 1 a 0, não é ruim pq caso vc jogue para empatar o 1 a 1 é o melhor resultado tirando a vitória.

Fora de casa vc tem que jogar para fazer gol, coisa que o palmeiras nem se querer pensou em tentar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Lord Pig disse:

Também acho. Na real essa característica do elenco já ficou evidente desde o paulista do ano passado, contra a ponte preta.

Na verdade pipocamos em jogo grande desde novembro de 1999 com exceções do rio-sp 2000, paulista de 2008, copa do Brasil 2015 e BR 2016 onde tbm nao foi la grande coisa, mtos jogos vencidos na raça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, Binho_1985 disse:

Na verdade pipocamos em jogo grande desde novembro de 1999 com exceções do rio-sp 2000, paulista de 2008, copa do Brasil 2015 e BR 2016 onde tbm nao foi la grande coisa, mtos jogos vencidos na raça.

Mas ai eu vou discordar Binho. Não é que pipocávamos, os elencos eram ruins mesmo, alguns até horríveis. ( exceção a 2009, ali foi pipocada mesmo )

Agora, temos jogadores bons, não são os melhores do mundo, mas a nível América do Sul são bons sim, temos uma estrutura de primeira, um treinador vencedor.... Nada me tira da cabeça que este elenco tem o DNA de Amarelão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
48 minutos atrás, Londrinense disse:

O colega estava falando do sistema ofensivo e não defensivo. 

[...]

Ainda assim, não lembro de ter visto o tal "abafa" do Palmeiras. Fomos eficientes talvez nas duas oportunidades que tivemos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..