Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eguren

O Dudu já pode ser considerado mais ídolo do Palmeiras comparado com o Edmundo?

Qual dos dois é mais ídolo do verdão?  

113 votos

  1. 1. Qual dos dois é mais ídolo do verdão?

    • Dudu.
      73
    • Edmundo.
      40


Posts Recomendados

Ótimas...

Nenhum dos dois são meus ídolos.
Sempre preferi outros jogadores ao Edmundo, (ex: Evair, Sampaio e Cléber).

No caso do Dudu a mesma coisa.
Gosto do (Prass, Felipe Melo e esse zagueiro, que olha...).

Em termos técnicos, acho que não tem comparação.
A carreira do Edmundo é fantástica, jogador de seleção e Copa do Mundo.
Tecnicamente Edmundo é muito mais bola que o Dudu.

Já na história do Palmeiras.
O Edmundo ficou marcado pelos dois fatos já destacados aqui.

01º Saiu daqui para querer jogar no Flamengo.
02º Jogou no rival. 

Nesse aspecto Dudu está a frente de Edmundo em se tratando de Palmeiras.

Até.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, tenho 35 anos e vi os dois jogarem.

Edmundo representava a 'raiva' do torcedor palestrino contra o 'establishment', contra o sistema 'gambambi'... os palestrinos mais novos podem procurar no youtube pelo menos uns 20 gols de Edmundo que ele dribla pelo menos um zagueiro e mete um balaço no gol... drible pra 'humilhar' mesmo e chute pra 'afundar o goleiro'.

Técnica cristalina de drible + chute preciso... fora os inúmeros 'cortes de zagueiro' e cruzamento pra área que resultavam em gols de Evair e Rivaldo e outros...autêntico ponta direita / segundo atacante na sua primeira passagem. 

Vários golaços, golaços mesmo.

Na época de Edmundo, o futebol não era tão tático. Você via apenas os laterais, zagueiros, volantes e talvez os meias externos mais recuados marcando. No Palmeiras de 93/94, do quarteto ofensivo, talvez o Zinho era o único que voltava a marcar pra ajudar a fazer balanço defensivo. Edmundo/Rivaldo/Evair ficavam mais espetados, livres.

Na segunda passagem, Edmundo já não tinha mais o mesmo 'pique'... era mais tático... fazia papel de centro-avante (pra não ter que voltar marcar), fazia papel de meia ofensivo, papel de segundo atacante... mas já não era mais o 'ponta rompedor'. Mesmo assim, no marasmo técnico que era nossa equipe, ainda fazia seus gols e ajudava.

Pesa contra o Edmundo o fato de ter forçado saída pro Cheirinho... das encrencas dele com os companheiros de time eu relevo, porque em todo time isso existe. Brigou com Antonio Carlos, com Evair, entre outros... além do fato de que se analisarmos extra-campo, Edmundo não foi do melhor caráter possível. Mas dentro das 4 linhas, inegavelmente era craque... drible era 9 de 10, finalização 8 de 10, e passe era 9 de 10.

----

Dudu é o craque do futebol pós-2006... da profusão dos esquemas 4-2-3-1... onde se usam pontas igual 30 anos atrás, mas o ponta que 'volta marcar lateral', ou o ponta 'que joga com o pé invertido pra chutar em diagonal, como o Robben'. Se comparar técnica somente, sem contextualizar tática, Edmundo é mais craque que Dudu, sem sombra de dúvida. Finalização de Edmundo é melhor que o do Dudu... drible talvez se equivalham... passe eu também vejo o Edmundo ligeiramente melhor.

Porém contextualizando que:

- Dudu contribui mais taticamente (dado o futebol moderno)

- Dudu nunca 'forçou saída'

- Dudu já tem os mesmos 2 brasileiros de Edmundo, além de uma CdB (Edmundo tem 2 br, 2 paulistas, 2 rio-sp)

Acredito que pelo menos dá pra colocar ambos no mesmo patamar. Mas óbvio, tudo isso é bem pessoal.

(E evidentemente, pelo menos quanto a falhas no passado, Dudu nunca dirigiu irresponsavelmente matando alguém no trânsito).
Enfim, jogador por jogador, acho Edmundo ligeiramente melhor, mas dado todo o contexto, já vejo Dudu no mesmo patamar. E se ganhasse mais um título expressivo, pra mim DUdu só ficaria atrás de Ademir e Marcão.

Aceito todas as divergências, é um post 'difícil' de opinar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
52 minutos atrás, Lord Pig disse:

Sou fã do edmundo, mas até aqui o dudu é mais em títulos e em postura com o clube/torcida.

Idem, fã do Edmundo jogador aqui também... porém concordo sobre o Dudu

Embora em quantidade de títulos:
Edmundo - BR 93, BR 94, Rio SP 93, Rio SP 94, Paulistão 93, Paulistão 94 (que ainda era Paulistão)

Dudu - BR 06, BR 08, Cdb 2015

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, luisvap disse:

Prezados, tenho 35 anos e vi os dois jogarem.

Edmundo representava a 'raiva' do torcedor palestrino contra o 'establishment', contra o sistema 'gambambi'... os palestrinos mais novos podem procurar no youtube pelo menos uns 20 gols de Edmundo que ele dribla pelo menos um zagueiro e mete um balaço no gol... drible pra 'humilhar' mesmo e chute pra 'afundar o goleiro'.

Técnica cristalina de drible + chute preciso... fora os inúmeros 'cortes de zagueiro' e cruzamento pra área que resultavam em gols de Evair e Rivaldo e outros...autêntico ponta direita / segundo atacante na sua primeira passagem. 

Vários golaços, golaços mesmo.

Na época de Edmundo, o futebol não era tão tático. Você via apenas os laterais, zagueiros, volantes e talvez os meias externos mais recuados marcando. No Palmeiras de 93/94, do quarteto ofensivo, talvez o Zinho era o único que voltava a marcar pra ajudar a fazer balanço defensivo. Edmundo/Rivaldo/Evair ficavam mais espetados, livres.

Na segunda passagem, Edmundo já não tinha mais o mesmo 'pique'... era mais tático... fazia papel de centro-avante (pra não ter que voltar marcar), fazia papel de meia ofensivo, papel de segundo atacante... mas já não era mais o 'ponta rompedor'. Mesmo assim, no marasmo técnico que era nossa equipe, ainda fazia seus gols e ajudava.

Pesa contra o Edmundo o fato de ter forçado saída pro Cheirinho... das encrencas dele com os companheiros de time eu relevo, porque em todo time isso existe. Brigou com Antonio Carlos, com Evair, entre outros... além do fato de que se analisarmos extra-campo, Edmundo não foi do melhor caráter possível. Mas dentro das 4 linhas, inegavelmente era craque... drible era 9 de 10, finalização 8 de 10, e passe era 9 de 10.

----

Dudu é o craque do futebol pós-2006... da profusão dos esquemas 4-2-3-1... onde se usam pontas igual 30 anos atrás, mas o ponta que 'volta marcar lateral', ou o ponta 'que joga com o pé invertido pra chutar em diagonal, como o Robben'. Se comparar técnica somente, sem contextualizar tática, Edmundo é mais craque que Dudu, sem sombra de dúvida. Finalização de Edmundo é melhor que o do Dudu... drible talvez se equivalham... passe eu também vejo o Edmundo ligeiramente melhor.

Porém contextualizando que:

- Dudu contribui mais taticamente (dado o futebol moderno)

- Dudu nunca 'forçou saída'

- Dudu já tem os mesmos 2 brasileiros de Edmundo, além de uma CdB (Edmundo tem 2 br, 2 paulistas, 2 rio-sp)

Acredito que pelo menos dá pra colocar ambos no mesmo patamar. Mas óbvio, tudo isso é bem pessoal.

(E evidentemente, pelo menos quanto a falhas no passado, Dudu nunca dirigiu irresponsavelmente matando alguém no trânsito).
Enfim, jogador por jogador, acho Edmundo ligeiramente melhor, mas dado todo o contexto, já vejo Dudu no mesmo patamar. E se ganhasse mais um título expressivo, pra mim DUdu só ficaria atrás de Ademir e Marcão.

Dudu,o atual,ficaria atrás de muitos ídolos da história.A pergunta do tópico,entendi como restrito à comparação entre os dois.Tenho 67 anos e tenho muitos outros ídolos antes do Dudu,o atual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, PALMEIRENSE VERDADEIRO disse:

Dudu,o atual,ficaria atrás de muitos ídolos da história.A pergunta do tópico,entendi como restrito à comparação entre os dois.Tenho 67 anos e tenho muitos outros ídolos antes do Dudu,o atual.

Respeito, meu caro, Luisão Pereira, Leiva, César, Rivaldo, Julinho Botelho, Oberdan, Evair, Sampaio, Arce, Leão, Alex... entre outros...respeito mesmo. Desses citados, provavelmente o senhor os viu e tem mais propriedade pra dizer a respeito deles.
Sim, a enquete foi sobre Dudu x Edmundo, a qual, eu, apenas eu, concluo como 'mesmo patamar' entre ambos.

Aí, eu, apenas eu, disse que se o Dudu ganhasse mais um título de expressão, pra mim, ficaria apenas atrás de Ademir, ídolo máximo e maior referência técnica da história do Palmeiras; e de Marcos, maior referência técnica abaixo das traves e ganhador de alguns títulos mais gloriosos da história.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do Edmundo, mas acho ele aproveitador. Quando era jogador desdenhou da gnt várias vezes. Depois que aposentou fica escorando no passado palmeirense dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, luisvap disse:

Respeito, meu caro, Luisão Pereira, Leiva, César, Rivaldo, Julinho Botelho, Oberdan, Evair, Sampaio, Arce, Leão, Alex... entre outros...respeito mesmo. Desses citados, provavelmente o senhor os viu e tem mais propriedade pra dizer a respeito deles.
Sim, a enquete foi sobre Dudu x Edmundo, a qual, eu, apenas eu, concluo como 'mesmo patamar' entre ambos.

Aí, eu, apenas eu, disse que se o Dudu ganhasse mais um título de expressão, pra mim, ficaria apenas atrás de Ademir, ídolo máximo e maior referência técnica da história do Palmeiras; e de Marcos, maior referência técnica abaixo das traves e ganhador de alguns títulos mais gloriosos da história.

Na sua relação faltou o nome do Alex Cabeção,um dos responsáveis pela nossa Libertadores de 1999.Para quem torce para o nosso Palmeiras é muito difícil citar ídolos.É o clube mais rico no quesito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Acho que não precisamos entrar nisso.

Não deveríamos "rebaixar" ídolos do passado para "elevar" ídolos do presente.

Os 02 são ídolos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, pazinatto disse:

Tb não consegui votar. Pois estou colocando no mesmo patamar ambos. 

Mas uma coisa é fato (quem é mais velho pode falar tb). O Edmundo no seu auge , jogava mais . O Dudu é um mostro, mas o Edmundo em 93,94 e 97(este ano jogou no Vasco)  esteve entre os 3 melhores do mundo. 

Outra coisa, se o Dudu ficar mais um ano e conquistar uma Liberta, ele sobe de patamar. E estará no ápice do ápice dos nossos ídolos. 

Eu vi o Animal nos seus melhores dias. Jogava muito mesmo, era garra aliada a técnica. Não tinha como tet outro apelido. Animal na escencia da palavra mesmo. Em raros momentos o Dudu me faz recordar o Edmundo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião estão no mesmo patamar...

Ídolos máximos do Palmeiras pra mim são Marcos, Ademir da Guia e Evair.

Abaixo estão muitos outros(mas ainda assim ídolos).  Alguns que não cheguei a ver mas tenho respeito histórico, outros que tive a oportunidade de acompanhar quando criança, nesses se incluem Alex cabeção, Rivaldo, Cesar Sampaio, Edmundo, Clebão entre outros. E acho que o Dudu com 3 títulos nacionais sendo protagonista, em 4 anos de clube, entrou justamente nesse "andar".

Não consigo enumerar EXATAMENTE minha preferência pq gosto de todos esses que citei e outros. Acho que representaram muito bem nosso clube e ajudaram na construção da nossa história. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que não cabe comparação. Acho até ruim na verdade. Épocas diferentes, futebol jogado de forma diferente.


Prefiro continuar achando os dois muito foda e IDOLO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o Dudu, receber uma proposta e falar. Não vou não, eu quero ficar aqui...

Aí eu mudo minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, PALMEIRENSE VERDADEIRO disse:

Na sua relação faltou o nome do Alex Cabeção,um dos responsáveis pela nossa Libertadores de 1999.Para quem torce para o nosso Palmeiras é muito difícil citar ídolos.É o clube mais rico no quesito.

Faltou não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..