Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest SérgioFM

Pênalti também é treino?

Posts Recomendados

Agora, T-R3X disse:

Não é pq o cara é dono do time que ele tem que bater pênalti

Tem cara que simplesmente não é bom com a bola parada. Por exemplo, acho um absurdo o Dudu batendo escanteio sendo que temos Scarpa e Lucas Lima que são muito melhores que ele.

Sem dúvidas q ele não deveria ser o homem da bola parada, mas nessa ele peita todo mundo pra bater, chamasse a responsa no último jogo nos pênaltis, isso q questiono como dono do time, além de nunca sentar.

Aí tb entra outra questão, se o Felipão contava com pênaltis, pq tirou o Scarpa? Pq não colocou o Lima ao invés do Zé?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, ticotonto disse:

Sem dúvidas q ele não deveria ser o homem da bola parada, mas nessa ele peita todo mundo pra bater, chamasse a responsa no último jogo nos pênaltis, isso q questiono como dono do time, além de nunca sentar.

Aí tb entra outra questão, se o Felipão contava com pênaltis, pq tirou o Scarpa? Pq não colocou o Lima ao invés do Zé?

Concordo com isso

Até pq o Felipão entrou pensando nos pênaltis, tanto q começou com o Fernando Prass de titular

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, T-R3X disse:

Não é pq o cara é dono do time que ele tem que bater pênalti

Tem cara que simplesmente não é bom com a bola parada. Por exemplo, acho um absurdo o Dudu batendo escanteio sendo que temos Scarpa e Lucas Lima que são muito melhores que ele.

Dudu  é dono do time nos escanteios onde ele não é a melhor opção.

Mais pênalti ele procura só na boa? 

Desculpe ele tinha que ir lá bater sim mesmo que errasse

O grande jogador na essência ele chama pra si,ele assume a cobrança na hora ruim

Ele continua um grande jogador mais é fraco psicologicamente pqp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, T-R3X disse:

Quem fala que pênalti é loteria é idiota.

É treino e psicológico, falar que é culhão é a mesma coisa que psicológico.

Outra, ficaram cobrando "cadê o Dudu que não bateu pênalti", porra, Dudu NUNCA foi um bom batedor, perdeu a maioria... Pq queriam q ele batesse? Aí o cara bate e erra e cobram ainda mais dele.

É isso. No lado psicológico, vejo dois fatores que influenciam muito: a circunstância do jogo nos 90 minutos (se o time deixou o adversário reverter a vantagem, se martelou o jogo todo e não conseguiu o gol etc) e o lado individual de cada jogador. O pênalti é basicamente um gol dado, sem marcação e com o goleiro no meio do gol. Tem jogador que se caga todo só de pensar em perder, outros não sentem confiança pelo desempenho nos treinos, outros por sequer treinar isso direito etc etc.

E tem o lado do treinamento, do estudo ao goleiro e aos batedores adversários, a parte técnica etc etc. Tem jogador que se dedica mais a isso que outros, tem jogador que acredita que se garante e não precisa avaliar o oponente a fundo etc. 

São dois aspectos que se relacionam entre si, influenciam um ao outro. O desempenho do Palmeiras em disputas de pênaltis nos últimos anos nos permite acreditar que tem alguma coisa no nosso elenco em geral que está sendo negligenciada nesse quesito, mas detectar o problema e corrigir, só a comissão técnica consegue. Só eles treinam os caras no dia-a-dia, conhecem o perfil de cada um, o perfil geral do elenco em penaltis etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jogador que tem problema em bater penalti deve se desdobrar ainda mais no tempo normal para conseguir o resultado direto, sem precisar desta me*da para avançar ou ganhar competição.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou discordar de todos vocês... pênalti é um pouco treino, mas é muito mais loteria, estatística, probabilidade. e explico.

mais da maioria dos pênaltis batidos são defensáveis, no sentido que se o goleiro for perfeitamente na bola, ele vai defender. esse negócio de penalti indefensável, é só se for muito forte e muito no canto / no ângulo, do jeito que os goleiros são normalmente altos.

daí o jogo vira basicamente a probabilidade do jogador bater um pênalti indefensável (baixa), e a probabilidade do jogador bater um pênalti defensável e o goleiro acertar o canto e defender (que também costuma ser baixa, depende de quão bem / mal o cara bateu)

vendo os pênaltis de cor x san (pra não falar do nosso) é bem claro que se os goleiros (Cássio e Vanderlei, dois ótimos pegadores) forem certo, a chance de eles pegarem é altíssima... então o pênalti acaba sendo o jogador bater minimamente bem pra não facilitar pro goleiro, e torcer pro goleiro não acertar... e aí o ônus fica bem mais no goleiro...

é claro que treinar ajuda, mas diria que a ordem de importância seria: 

a) goleiros
b) sorte
c) treinamento do batedor

p.s.: claro que quando eu digo sorte, eu quero dizer bater a probabilidade de um do nosso time ao invés de um do outro time. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, luisforque disse:

vou discordar de todos vocês... pênalti é um pouco treino, mas é muito mais loteria, estatística, probabilidade. e explico.

mais da maioria dos pênaltis batidos são defensáveis, no sentido que se o goleiro for perfeitamente na bola, ele vai defender. esse negócio de penalti indefensável, é só se for muito forte e muito no canto / no ângulo, do jeito que os goleiros são normalmente altos.

daí o jogo vira basicamente a probabilidade do jogador bater um pênalti indefensável (baixa), e a probabilidade do jogador bater um pênalti defensável e o goleiro acertar o canto e defender (que também costuma ser baixa, depende de quão bem / mal o cara bateu)

vendo os pênaltis de cor x san (pra não falar do nosso) é bem claro que se os goleiros (Cássio e Vanderlei, dois ótimos pegadores) forem certo, a chance de eles pegarem é altíssima... então o pênalti acaba sendo o jogador bater minimamente bem pra não facilitar pro goleiro, e torcer pro goleiro não acertar... e aí o ônus fica bem mais no goleiro...

é claro que treinar ajuda, mas diria que a ordem de importância seria: 

a) goleiros
b) sorte
c) treinamento do batedor

p.s.: claro que quando eu digo sorte, eu quero dizer bater a probabilidade de um do nosso time ao invés de um do outro time. 

Se o cara for e bater consciente, forte e no canto, não dá tempo do goleiro chegar, inclusive foi falado pelo Marcos numa matéria q vi faz tempo sobre isso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bola forte e alta nos cantos, dificilmente um goleiro vai pegar. Além do chute forte no meio, já que nenhum goleiro fica parado no meio do gol.

O chute forte no canto alto talvez seja o mais "indefensável", uma vez que o movimento do goleiro é o salto lateral, portanto, o garante a cobertura da altura é o tamanho do braço do próprio goleiro. Exceto nos Super Star Soccer da vida, o goleiro não pula pro lado e para o alto ao mesmo tempo. E tem a bola na "bochecha" da rede, que é o chute cruzado forte, que não dá tempo de reação para o goleiro.

Existem várias formas de se bater um pênalti e a probabilidade é muito maior de se acertar do que de errar. Discordo do amigo aí de cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lógico que é treino.

Se treinar chutes como Arce, Evair, Marcos Assunção, Djalmininha e etc treinavam, não ha goleiro que pegue.

Logico que os erros acontecem, víde o Zinho com toda sua experiência na Libertadores de 99.

Mas se vc treinar todo dia a chance de errar é menor.

Quer saber, pq ninguém mais faz gol de falta no Brasil? Pq não treinam mais!

Antigamente os jogares acabavam os treinos e pegavam a bola e iam cobrar falta!

Hoje não veem a hora de acabar o treino para ir postar video no Instagram!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demonizar atletas por errarem pênaltis é um dos maiores absurdos do futebol. Só é aceitável se o cara for displicente e querer fazer algo totalmente fora do comum, tipo chutar de letra ou algo do tipo, até as cavadinhas não vejo como displicência.

É muito fácil ficar na frieza do sofá dando pitaco, "oh, era só bater assim ou assado, não tem como errar". Vai lá bater o pênalti com a perna bamba, adrenalina à mil e com goleiros de quase 2 metros, que a cada dia que passa, ficam ainda melhores no confronto em penalidades.

Essa mania de achar que as coisas são simples de se acertar, as vezes irrita. Se esquecem que do outro lado existe um adversário, igualmente capacitado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pênalti é mistura de muitas coisas, treino, técnica, domínio dos nervos,  e mesmo treinando muito, nem todos os jogadores são bons batedores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sorte tb conta muito.

Às vezes os goleiros fazem grandes defesas, às vezes a grama dá aquela levantadinha fatal, às vezes uma pequena imprecisão na batida se combina com outro fator e acontece o erro.

Treino diminui a chance de erro, mas nunca é garantia de acerto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aí uma coisa que eu, que não fui profissional de futebol, não posso dizer falar mta coisa não.

Minha opinião, no sentido estrito da palavra: Treinamento ajuda.... mas quantas vezes vcs já não ouviram jogador profissional falando que aquela caminhada do meio de campo até a marca do penalti é a pior sensação que eles têm na vida profissional?

O cara chega lá pra chutar já com o psicológico já amuado. Se do outro lado tem um pegador de penalti... deve ser mais difícil.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

30 minutos de treino de pênaltis não mata ninguem e ainda ajuda 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..