Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alesbier

Alguns Heatmaps pra gente analisar

Posts Recomendados

Depois daqueles vídeos do Lucas Lima em que ele aparece driblando, correndo, tomando falta, entrando dentro da área, até sendo fominha as vezes... Fiquei me perguntando se não poderia ser algo relacionado ao posicionamento, por estar jogando diferente de como jogava no prantos.

Então comecei a fazer algumas comparações pelo Heatmap. Só de curiosidade, fui atras do Heatmap de outros jogadores também.

Então segue abaixo:

Lucas Lima: Veio para o Palmeiras em 2018.
Em 2018 teve média de 64 min por jogo, enquanto que em 2017 e 2016 teve em média 80 min. o que explica o heatmap de 2018 ser menos populado.
O que da pra perceber logo de cara, é que esta cada vez mais longe da área.
xVAJWGJ.png

Diogo Barbosa: 2017 no Cruzeiro foi o melhor lateral esquerdo do campeonato. Contratado em 2018.
Aqui é bem perceptivo que no cruzeiro tinha um papel bem mais relevante no ataque do que o que tem no Palmeiras.
AMn1mPR.png

Marcos Rocha: 2017 no Atl. Mineiro, foi o melhor lateral direito do campeonato. Contratado em 2018.
O mesmo caso do Diogo Barbosa, no atl. mineiro tinha uma função mais relevante no ataque. Com função até no meio de campo as vezes.
FmkCxsR.png

Dudu:
A cada ano, parece que aumenta a quantidade de jogadas de linha de fundo.
4gzkGfS.png

Moises:
Mesmo caso no Lucas Lima. Em 2018 jogou em média 52min por partida. Em 2017 e 2016 em média 80 minutos.
Em 2016 tinha uma participação intensa nas jogadas de linha de fundo. Mas o que me chamou a atenção é a participação defensiva dele em 2016.
JrvEcBq.png

Dupla de Volantes:
Comparei as duplas de 2016 e 2018 onde fomos campeões.
Pelo Heatmap fica evidente que o Moises fazia o papel de primeiro volante enquanto que o tche-tche fazia segundo volante. O heatmap do Tche e o BH são muito parecidos, enquanto que também há semelhança entre o heatmap do Moises com o do FM.
OU4yKzv.png

 

E pra matar a saudade
Atacantes:
Comparei Borja 2018, Deyverson 2018 e Jesus 2016. Jesus sem comparação, mas a movimentação do Deyverson é bem superior ao do Borja mesmo o Deyverson tendo média de 46min e o Borja 70min.
ow5Csto.png

---

 

Então ta aí pra gente dar uma brincada e especular algumas coisas sobre o aumento e queda de rendimento dos jogadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o heatmap não normaliza o tempo em campo?

Pq se isso que você falou for correto (o heatmap tem menos densidade em determinados casos pois o jogador jogou menos tempo por jogo), fica realmente difícil fazer uma análise comparativa ao longo do tempo em alguns casos...!

Tem fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comparar o heatmap do borja com o deyverson eh sacanagem... um eh ligado no 12V e o outro no 220V

 

pra mim, o deyvin eh um caneludo que corre e cabeceia. Típico CA que Felipão gosta, vide jardel e oseas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, YuriPR disse:

Moisés em 16 não tinha participação intensa na linha de fundo, ele tinha participação nos laterais pra área.

Pensei nessa hipótese também e não sei se o sistema contabiliza o posicionamento com bola parada.

Mas o Moisés continua batendo lateral na área quando ta em campo e não aparece nos mapas dos outros anos.  

Confesso que não lembro de ver ele fazendo jogada de linha de fundo, mas o time do Cuca tinha bastante triangulacao e eu lembro que o Moisés fazia parte do triângulo. 

Imaginei também que poderia ser o posicionamento na hora de receber um lateral cobrado mais distante da área e como tem boa estatura, poderia se posicionar ali pra receber. 

1 hora atrás, Emil disse:

Mas o heatmap não normaliza o tempo em campo?

Pq se isso que você falou for correto (o heatmap tem menos densidade em determinados casos pois o jogador jogou menos tempo por jogo), fica realmente difícil fazer uma análise comparativa ao longo do tempo em alguns casos...!

Tem fonte?

Os dados são do sofascore. Os heatmaps são os acumulados do campeonato brasileiro. Tem heatmap por jogo e também os acumulado a por campeonato. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, NandoSEP disse:

Comparar o heatmap do borja com o deyverson eh sacanagem... um eh ligado no 12V e o outro no 220V

 

pra mim, o deyvin eh um caneludo que corre e cabeceia. Típico CA que Felipão gosta, vide jardel e oseas

Na minha opinião isso é puro preconceito devido ao começo ruim dele com nossa camisa. Com certa frequencia ele faz jogadas que caneludos jamais conseguiriam fazer, um exemplo disso é o lançamento que ele deu pro willian bigode ano passado no jogo contra o atletico-pr, foi uma jogada digna de camisas 10 de alto nivel. O Deyverson é um centroavante técnico e participativo, seus maiores defeitos são uma média de gol relativamente baixa e o problema psicologico que aparentemente foi resolvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, NandoSEP disse:

Comparar o heatmap do borja com o deyverson eh sacanagem... um eh ligado no 12V e o outro no 220V

 

pra mim, o deyvin eh um caneludo que corre e cabeceia. Típico CA que Felipão gosta, vide jardel e oseas

Deyverson não tem nada de caneludo e não sei de onde tiraram isso. Não chega a ser um Djalminha, mas tem bastante habilidade com a bola nos pés.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Alan. disse:

Deyverson não tem nada de caneludo e não sei de onde tiraram isso. Não chega a ser um Djalminha, mas tem bastante habilidade com a bola nos pés.

Bastante habilidade também não, né?

Ele tem certa habilidade, e o fato dele ser meio desengonçado dá a falsa impressão que ele é pior do que realmente é. Mas ainda falta muita coisa na parte técnica, que desde a chegada do Felipão ele vem compensando com dedicação extrema. Jogando assim tem nível de titular do Palmeiras, por enquanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, era consenso na imprensa que o Borja era o técnico e o Deyverson o participativo, a casquinha. Isso é um tremendo absurdo. O Deyverson trata a bola bem melhor que o Borja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..