Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

WAGA

Rearranjar a defesa.

Posts Recomendados

Essa defesa, que ficou mais de 1000 minutos sem tomar gols e foi a responsável por ainda estarmos na liderança do Brasileiro, foi desarranjada após a Copa América. Fato inegável.

Por quê ? Opinem.

Minha opinião: o que transformou essa defesa numa muralha quase intransponível foi o recuo do Felipe Melo para frente da zaga, atuando como um líbero, à lá Beckenbauer. A segurança que FM deu aos zagueiros foi O FATO preponderante. Não sei porque, após a Copa América, FM voltou a jogar mais solto, mais à frente. Continua um grande jogador, mas desarrumou a defesa. Sem ele ali, é o que se viu ontem: buracos enormes sem nenhum palmeirense, onde até um gordo deitou e rolou.

VOLTA PRA TRÁS, FELIPE MELO, por favor !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa: fique claro que não estou criticando o FM, que foi o melhor em campo ontem (ao lado do Borja), mais uma vez. Mas ele individualmente ser um destaque acaba fazendo a defesa se fragilizar.

Entendo o que passa na cabeça do FM. Até nos gestos ele demonstra isso em campo: ele se irrita com a inoperância dos nossos meias e acaba querendo ELE mesmo ir à frente, tentar resolver. Mas isso não dá certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema defensivo do palmeiras vinha dando certo na minha opinião pelo fato do condicionamento fisico do time estar em perfeita condição. os atacantes, meias e volantes conseguiam ir para o ataque e voltar para a defesa rapidamente e compactando o time. Nessa volta estamos vendo muitos jogadores abaixo do nivel fisico, toda hora diogo barbosa e marcos rocha estao sozinhos na marcacao pelas laterais. bruno henrique demora pra chegar nos lances, dudu e ze rafael nao estavam voltando com eficiencia, o meia nao tava fechando espacos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderíamos debater sobre o Gustavo Gómez. Ou o cara não se recuperou do pênalti perdido na copa América, ou esse é o seu verdadeiro normal e estava atuando bem por conta da confiança.
 

Todo lance ele anda nervoso, independente da jogada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema começa no ataque. Com a condição física abaixo, os jogadores de frente não conseguem fazer o "abafa" e o adversário acaba tendo mais espaço para jogar, sem precisar "quebrar" a bola para frente, o que, em tese, facilitaria para a marcação;

Felipe Melo e Bruno Henrique voltaram a jogar lado a lado, o que deixa um grande vácuo entre as linhas de meio e defesa. Como você bem citou @WAGA, antes da parada da CA o Felipe Melo jogava quase como um líbero, o que dava mais consistência à defesa, além de facilitar para o próprio jogador, já que não precisava se movimentar tanto. Jogando mais à frente, deixa muito exposto a sua limitada recomposição, já que o FM é muito lento e o Bruno Henrique nunca foi lá um grande marcador;

Gustavo Gómez retornou muito acima do tom da CA. Nervoso, reclamando muito e cometendo erros que não cometia antes. Talvez o pênalti perdido pelo Paraguai tenha o afetado. Precisa colocar a cabeça no lugar. 

Com o vácuo no meio, o Gómez é obrigado a dar o combate mais a frente, deixando a defesa exposta. Se o atacante leva a melhor, fica um buraco do lado esquerdo da defesa. Não a toa, ontem sofremos por esse setor.

Sem o Zé Rafael, a cobertura do Diogo Barbosa fica falha. DB sai muito para o ataque mas recompõe mal. Sem cobertura, fica uma avenida enorme por ali.

São vários problemas que culminaram nesse sistema defensivo pouco confiável. Precisamos voltar a fazer exatamente o que vinha sendo feito antes da parada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, WAGA disse:

Mais uma coisa: fique claro que não estou criticando o FM, que foi o melhor em campo ontem (ao lado do Borja), mais uma vez. Mas ele individualmente ser um destaque acaba fazendo a defesa se fragilizar.

Entendo o que passa na cabeça do FM. Até nos gestos ele demonstra isso em campo: ele se irrita com a inoperância dos nossos meias e acaba querendo ELE mesmo ir à frente, tentar resolver. Mas isso não dá certo.

Discordo quem tá comprometendo e tem a função de ir a frente propor o jogo é o Bruno Henrique que caiu muito de produção,tá pesado em campo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subiram de produção pos copa america: weverton e borja

mantiveram produção: felipe melo, marcos rocha e diogo barbosa

cairam de produção: Luan, GG, BH, Dudu, Ze Raphael e Deyverson

Lucas Lima manteve mas horrivel, Scarpa nao sei o que ta havendo.

Esse é o balanço dos "titulares"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com a impressão de que os laterais estão dando muito espaço, talvez esse rearranjo passe pela volta do Maike ou do V. Luis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Laterais estão Cansados, quantas vezes o M. Rocha jogou esse ano? e o Mayke?

E o Vitor Luis, faz tempo que não joga.

Viagem, - tempo de descanso, + pressão, - treino e eles vão campengar mesmo, e vale para o Gomez também. 

 

E diria mais o Bruno Henrique merece um banco há tempos, tá errando muito passe, muito mesmo, tá ridículo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu diagnóstico da fase atual;

Todo equilíbrio de qualquer time esta na volância. Com ela vc tem um time mais protegido ou um time mais ofensivo. Ou o Palmeiras antes Copa América. Muito seguro, pois o Felipe flutuava na frente da defesa e o Bruno com mais pique era o homem da saida de bola. Eram raros o 1x1 e a segunda bola era nossa. Isso da liberdade para as laterais e zagueiro so antecipa a bola que ja veio amassada. O chuveirinho adversário é mel na chupeta com a defesa postada. 

Em algum momento, depois da Copa America, isso se perdeu. Não é personificando a culpa, mas o Bruno ja vinha muito mal individualmente. O que reduziu a troca de passes no setor e aumentado a ligação direta. O Felipe por sua vez em otima fase, só que agora o Felipe pela confiança que tem esta ousando sair mais, dado o momento do time. E isso é um tiro no pé. Ele acaba não produzindo pq não é um bom meia e sim um ótimo volante. Resultado disso: a defesa fica desprotegida com espaços gigantescos na intermediária da defesa. Já  terço final (nao acredito q usei esse termo), o ataque que tbm nao vive bom momento, espera a volancia girar todas pra usar a bala de prata (encaixar 1 bola) ao invés de recuar para tentar girar o jogo. 

Enfim, na minha opniao o problema é esse desequilíbrio da volancia no pós copa. Com Borja no lugar do Deyverson, com Veiga no lugar do Lucas, e se comprar qualquer um e colocar ali, não vai funcionar enquanto não equilibrar o meio.

Naturalmente, acredito sim que apesar do momento ruim do coletivo, individualmente era pra ter  jogador colocando a bola de baixo do braço e tentando. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião é uma somatória de tudo o que disseram. Os laterais avançam, mas não voltam com eficiência, os volantes não fazem a cobertura adequada sobrecarregando os zagueiros que uma hora irão falhar. Gostaria de ver o Mayke e o Vitor Luis que são melhor marcadores jogarem, e ver se a volância e a defesa não passam a funcionar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Fifo_verdao disse:

O sistema defensivo do palmeiras vinha dando certo na minha opinião pelo fato do condicionamento fisico do time estar em perfeita condição. os atacantes, meias e volantes conseguiam ir para o ataque e voltar para a defesa rapidamente e compactando o time. Nessa volta estamos vendo muitos jogadores abaixo do nivel fisico, toda hora diogo barbosa e marcos rocha estao sozinhos na marcacao pelas laterais. bruno henrique demora pra chegar nos lances, dudu e ze rafael nao estavam voltando com eficiencia, o meia nao tava fechando espacos.

Concordo. Soma-se a isso uma má fase de 3 pilares do time: Gomez, Bruno Henrique e Dudu, dois deles responsáveis diretos pela boa fase defensiva.

Felipão vai dar um jeito nisso aí logo mais. Eu começaria dando mais descanso para o Bruno Henrique.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, WAGA disse:

Essa defesa, que ficou mais de 1000 minutos sem tomar gols e foi a responsável por ainda estarmos na liderança do Brasileiro, foi desarranjada após a Copa América. Fato inegável.

Por quê ? Opinem.

Minha opinião: o que transformou essa defesa numa muralha quase intransponível foi o recuo do Felipe Melo para frente da zaga, atuando como um líbero, à lá Beckenbauer. A segurança que FM deu aos zagueiros foi O FATO preponderante. Não sei porque, após a Copa América, FM voltou a jogar mais solto, mais à frente. Continua um grande jogador, mas desarrumou a defesa. Sem ele ali, é o que se viu ontem: buracos enormes sem nenhum palmeirense, onde até um gordo deitou e rolou.

VOLTA PRA TRÁS, FELIPE MELO, por favor !!!!!

Tem muita lógica tua opinião! Em dois ou três dos gols que tomamos nas últimas partidas. As jogadas que culminaram em gols começaram nas costas dos volantes, e terminaram com enfiadas laterais, cuja marcação acabou sendo prejudicada pelo fato citado. Entretanto , acrescento que o time necessita estar mais compactado como um todo.  E isto ,deve acontecer tanto na defesa, quanto no ataque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..