Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Porque nenhum meia do elenco rende?

Posts Recomendados

Faz tempo que não vemos um jogador de meio de campo sendo protagonista.

Quem foi nosso último grande meia?
Aceitem ou não, foi o Valdivia!
Quais eram os principais recursos dele?

1 - Passe! Ele enfiava bola onde ninguém imaginava, era milimetricamente calculado a ponto do zagueiro esticar a perna e não alcançar!

2 - Drible! Ele sabia usar esse recurso para se livrar de um marcador, as vezes 3 jogadores em cima dele e conseguia sair com a bola dominada em direção a área adversária.

3 - Condução de bola! Mesmo com todo o problema de lesão, ele pegava a bola saia enfileirando adversário até achar alguém para dar um passe. Ou então ele pegava a bola na linha do meio de carregava ela até perto da área para dar uma assistência.

Sem falar a visão de jogo, a facilidade para limpar uma jogada, criar um espaço e etc...

Qual jogador hoje no elenco reúne essas 3 características? Tirando o passe (hoje temos dois meias que passam mto bem, Scarpa e Lucas Lima) qual outro recurso nossos meias tem?

Que meia hoje consegue pegar a bola na faixa do meio de campo e conduzir ela até a entrada da área para dar um passe?

Que meia hoje consegue estar entre 2 marcadores e limpar a jogada criando uma opção para um dos atacantes?

Qual meia hoje consegue fazer um lançamento de bola NO CHÃO, colocando um atacante em condições de finalizar?

Infelizmente nossos meias não reúnem essas qualidades.

Para mim os dois melhores meias do elenco são Scarpa e Lucas Lima, e as duas qualidades deles são o passe (O Scarpa tem um bom chute de longe), mas eles não conseguem jogar sem alguém do lado para dar esse passe. Veja a quantidade de bolas que o Scarpa serve os atacantes quando ele recebe um passe na entrada da área, nisso ele é bom, por exemplo o passe para o gol do Dudu contra o atlético.

Para que esses jogadores possam render, eles precisam ter gente do lado deles, para fazer uma tabela, para dar opção de passe.

Hoje o Scarpa ou o Lucas Lima, Ze Rafael pegam a bola no meio de campo como fazia o Valdivia, eles não vão carregar a bola até a área, eles vão tocar de lado pq as únicas opções de passe estão abertas nas laterais do campo.

Nao tem como esperar mais que isso deles. 
Primeiro pela característica deles, segundo pelo esquema de jogo que não ajuda.

Hoje o Palmeiras toca mais a bola, mas toca sem objetividade, toques de lado, pq? Pq as opções de passe estão no lado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim dois são os pontos que fazem nossos meias não jogarem nada:

1- falta de drible, ambos não sabem driblar, são jogadores e toque e receber em condições de bater. Dificilmente vamos vê-los se livrando do marcador. Como não sabem driblar fica mais difícil conseguir espaço para fazer uma jogada diferente.

2- Físico franzino, os dois são fracos, não aguentam o tranco, encostou caem ou perdem a bola. No futebol de hoje, com os espaços reduzidos quem recebe entre os volantes precisa aguentar uma trombada.

junta os dois fatores e vemos o que acontece jogo após jogo. Apenas jogam bem quando recebem sem marcação, com espaço e tempo para passar ou finalizar. E isso cada vez menos acontece.

Sobre o estilo de jogo do felipão eu concordo em partes, Valdivia também jogou com ele e conseguia se destacar. Mas por favor, vamos esquecer o valdivia, é a mesma coisa de estarmos pedindo o alex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutes ago, Joubert Scala said:

Para mim dois são os pontos que fazem nossos meias não jogarem nada:

1- falta de drible, ambos não sabem driblar, são jogadores e toque e receber em condições de bater. Dificilmente vamos vê-los se livrando do marcador. Como não sabem driblar fica mais difícil conseguir espaço para fazer uma jogada diferente.

2- Físico franzino, os dois são fracos, não aguentam o tranco, encostou caem ou perdem a bola. No futebol de hoje, com os espaços reduzidos quem recebe entre os volantes precisa aguentar uma trombada.

junta os dois fatores e vemos o que acontece jogo após jogo. Apenas jogam bem quando recebem sem marcação, com espaço e tempo para passar ou finalizar. E isso cada vez menos acontece.

Sobre o estilo de jogo do felipão eu concordo em partes, Valdivia também jogou com ele e conseguia se destacar. Mas por favor, vamos esquecer o valdivia, é a mesma coisa de estarmos pedindo o alex.

Não pedi o Valdivia em momento algum.

Nao acho que ele deva voltar pq não tem mais estrutura física para aguentar o futebol brasileiro!

So comparei as suas características com a dos jogadores que temos hoje. Querendo ou não, Valdivia foi o último meia que resolvia, mesmo jogando poucas vezes.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, FabioHenrique disse:

Não pedi o Valdivia em momento algum.

Nao acho que ele deva voltar pq não tem mais estrutura física para aguentar o futebol brasileiro!

So comparei as suas características com a dos jogadores que temos hoje. Querendo ou não, Valdivia foi o último meia que resolvia, mesmo jogando poucas vezes.

 

Pra falar a verdade nem falei direcionado a você, foi de maneira geral mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas Lima ser esse jogador, se não com drible que o Valdivia tinha pelo menos com o passe, os lançamentos e a proteção da bola, infelizmente é um #*&! acomodado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, Shiryu disse:

Lucas Lima ser esse jogador, se não com drible que o Valdivia tinha pelo menos com o passe, os lançamentos e a proteção da bola, infelizmente é um #*&! acomodado.

Particularmente não tenho mais esperança com o lucas lima, 28 anos e 2 de bom futebol.

Por mim arrumava uma venda de 2mi de euros para qualquer time da arabia, tunisia etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São dois pontos importantes:

- Nosso esquema prejudica os meias. Eles ficam isolados, sem aproximação para triangulações e opções de jogadas. O resultado é que o jogo não flui e temos a famosa ligação direta ou os toques de lado.

- Não temos meias de qualidade. Nenhum dos atuais tem condições de ser protagonista da forma como necessitamos. Dos três atuais, deveríamos ter um deles como reserva e contratar um com capacidade de ser protagonista para 2020.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe também uma "superestimação" do papel dos meias no futebol atual. Ainda se espera que atletas do setor joguem como um "meia armador" clássico e se estranha que times sem alguém cumprindo esse papel funcionem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Tongue disse:

Existe também uma "superestimação" do papel dos meias no futebol atual. Ainda se espera que atletas do setor joguem como um "meia armador" clássico e se estranha que times sem alguém cumprindo esse papel funcionem.

#*&! que me pariu! Eu JURO que estava escrevendo exatamente a mesma coisa rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutes ago, Tongue said:

Existe também uma "superestimação" do papel dos meias no futebol atual. Ainda se espera que atletas do setor joguem como um "meia armador" clássico e se estranha que times sem alguém cumprindo esse papel funcionem.

É verdade, mas temos bons exemplos no Brasil mesmo que é uma função importante ainda (vide Flamengo e Grêmio).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Gerson SEP disse:

É verdade, mas temos bons exemplos no Brasil mesmo que é uma função importante ainda (vide Flamengo e Grêmio).

Esse papel de meia armador que frequentemente ficam projetando por aqui quase nenhum time do país usa/tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq o time está excessivamente condicionado a jogar sem a bola e na bola longa.

Esse tipo de mentalidade só vai mudar com trabalho de pré-temporada ou inter-temporada (como foi o período da Copa América).

Jogadores não tem confiança e sequer sabem ao certo o que fazer ou como principalmente como se desvencilhar da marcação adversária através de toque de bola, evolução de jogada etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Scarpa e LL não jogam tão bem quanto o Valdivia mas eram lideres de assistências a gol e finalização no futebol brasileiro nos últimos anos quando vieram para cá. Trabalharam com Roger Machado que foi pior que o Bigode aqui e fracassou no Galo quando esse tinha uma boa equipe, Bigode que arrumou a defesa mas na armação de jogadas adora uma ligação direta e dependia demais do talento individual e Mano que é da mesma escola dele mas menos vitorioso. Veiga também era umas das referências ofensivas daquele ventinho de 2018 junto ao Pablo. Aqui me parece que o esquema atrapalhou o jogo deles, uns deles perderam a confiança por isso e alguns possivelmente até se acomodaram, e isso não ocorre só no meio campo. Valdivia conseguia se sobressair pelo talento fora de série a esquemas ruins mas para compensar era, chinelo e cachaceiro. Esse ano quase não jogou devido a lesões, caso fosse mais profissional acho que estaria até hoje no futebol europeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Gerson SEP disse:

É verdade, mas temos bons exemplos no Brasil mesmo que é uma função importante ainda (vide Flamengo e Grêmio).

Quem cumpre essa função de "meia organizador clássico" nos dois times são os volantes, Gérson e Maicon.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..