Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Porque nenhum meia do elenco rende?

Posts Recomendados

8 minutos atrás, Vitor_Palestra disse:

Quem cumpre essa função de "meia organizador clássico" nos dois times são os volantes, Gérson e Maicon.

Verdade, infelizmente Bruno Henrique não está jogando nem metade do que jogou o ano passado. 

Moises era quem fazia isso em 2016 junto com o Tche Tche em boa fase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha essa historia é um barato, não sei se é voce mesmo.. mas tem um user no forum que vem falando a anos que esse esquema não rende a nenhum meia. Ja acreditei nisso, não é possivel kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez devemos parar de nos iludir com nossos meias e apostar num bloco de meios de campo (considerando o conservadorismo do treineiro): FM, BH e Mateus Fernandes, jogando num 4,1,4.1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Joubert Scala disse:

Para mim dois são os pontos que fazem nossos meias não jogarem nada:

1- falta de drible, ambos não sabem driblar, são jogadores e toque e receber em condições de bater. Dificilmente vamos vê-los se livrando do marcador. Como não sabem driblar fica mais difícil conseguir espaço para fazer uma jogada diferente.

2- Físico franzino, os dois são fracos, não aguentam o tranco, encostou caem ou perdem a bola. No futebol de hoje, com os espaços reduzidos quem recebe entre os volantes precisa aguentar uma trombada.

junta os dois fatores e vemos o que acontece jogo após jogo. Apenas jogam bem quando recebem sem marcação, com espaço e tempo para passar ou finalizar. E isso cada vez menos acontece.

Sobre o estilo de jogo do felipão eu concordo em partes, Valdivia também jogou com ele e conseguia se destacar. Mas por favor, vamos esquecer o valdivia, é a mesma coisa de estarmos pedindo o alex.

Exatamente. Por isso mesmo iria atras do Patrick do Internacional. Ele pode não ser um primor no passe, mas parte pra cima e para para-lo só na base da pancada mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, FabioHenrique disse:

Faz tempo que não vemos um jogador de meio de campo sendo protagonista.

Quem foi nosso último grande meia?
Aceitem ou não, foi o Valdivia!
Quais eram os principais recursos dele?

1 - Passe! Ele enfiava bola onde ninguém imaginava, era milimetricamente calculado a ponto do zagueiro esticar a perna e não alcançar!

2 - Drible! Ele sabia usar esse recurso para se livrar de um marcador, as vezes 3 jogadores em cima dele e conseguia sair com a bola dominada em direção a área adversária.

3 - Condução de bola! Mesmo com todo o problema de lesão, ele pegava a bola saia enfileirando adversário até achar alguém para dar um passe. Ou então ele pegava a bola na linha do meio de carregava ela até perto da área para dar uma assistência.

Sem falar a visão de jogo, a facilidade para limpar uma jogada, criar um espaço e etc...

Qual jogador hoje no elenco reúne essas 3 características? Tirando o passe (hoje temos dois meias que passam mto bem, Scarpa e Lucas Lima) qual outro recurso nossos meias tem?

Que meia hoje consegue pegar a bola na faixa do meio de campo e conduzir ela até a entrada da área para dar um passe?

Que meia hoje consegue estar entre 2 marcadores e limpar a jogada criando uma opção para um dos atacantes?

Qual meia hoje consegue fazer um lançamento de bola NO CHÃO, colocando um atacante em condições de finalizar?

Infelizmente nossos meias não reúnem essas qualidades.

Para mim os dois melhores meias do elenco são Scarpa e Lucas Lima, e as duas qualidades deles são o passe (O Scarpa tem um bom chute de longe), mas eles não conseguem jogar sem alguém do lado para dar esse passe. Veja a quantidade de bolas que o Scarpa serve os atacantes quando ele recebe um passe na entrada da área, nisso ele é bom, por exemplo o passe para o gol do Dudu contra o atlético.

Para que esses jogadores possam render, eles precisam ter gente do lado deles, para fazer uma tabela, para dar opção de passe.

Hoje o Scarpa ou o Lucas Lima, Ze Rafael pegam a bola no meio de campo como fazia o Valdivia, eles não vão carregar a bola até a área, eles vão tocar de lado pq as únicas opções de passe estão abertas nas laterais do campo.

Nao tem como esperar mais que isso deles. 
Primeiro pela característica deles, segundo pelo esquema de jogo que não ajuda.

Hoje o Palmeiras toca mais a bola, mas toca sem objetividade, toques de lado, pq? Pq as opções de passe estão no lado!

O problema é que praticamente impossível encontrar outro meia com as características do Valdivia, pois Valdivia só não fez carreira na Europa em razão do físico e da falta de profissionalismo. A não ser que o Palmeiras contrate Hazar. kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, FabioHenrique disse:

Olha a diferença...

E o cara jogava no meio de pagamento m monte de perebas... Timha raiva dele no começo, mas depois dava pra ver q estava se esforcando a última lesão inclusive foi muito piorada qndo jogou com infiltração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2030 e ainda terão tópicos do Valdivia por aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, T-R3X disse:

2030 e ainda terão tópicos do Valdivia por aqui...

Se o Palmeiras não trouxer nenhum outro meio do nível dele vai ter mesmo, pois jogadores como ele e alex deixam saudade. Já jogadores como Lucas Lima, Scarpa, Zé Rafael  não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, T-R3X said:

2030 e ainda terão tópicos do Valdivia por aqui...

O tópico não é sobre o Valdivia 

O tópico é sobre os meias do nosso elenco.

Apenas citei o Valdivia para efeito de comparação 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com Felipão a bola saia do Fm pro Dudu sem passar o meio campo ,pra mim o time foi feito pro Fm  jogar , se tiver toque de bola e triangulaçao ele não serve pq eh lento e só serve pra ganhar bola alta , bater em adversarios ,falar bobeira  , hoje o time esta tocando a bola , e os meias vão melhorar , achei que o LL foi bem em 4 jogos que entrou e quando foi titular não foi bem , mas ninguem joga bem todo dia .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem várias maneiras de desmembrar esse assunto que é um tanto quanto complexo.

Acho que o ponto de partida é: até que ponto o futebol de hoje utiliza a figura do "meia armador" no contexto romântico que muita gente gosta de enxergar? Quando digo contexto romântico, falo naquele camisa 10 clássico, com passes milimétricos, habilidade acima da média, capacidade de "carregar um time nas costas", coisas que, em plano 2019, ainda tem gente que acredita que possa acontecer.

O futebol mudou e isso é muito claro. Hoje quase não se fala mais em "meia armador" no futebol mundial. Volantes foram "renomeados" de centro campistas, o que já demonstra a ideia de que as funções não são mais as mesmas de outrora. 

Quem é mais velho, na casa dos 27, 28 anos talvez, tenha acompanhado o auge do futebol e do 4-4-2 "clássico", com um volante destruidor, um volante "de saída", um meia "de suporte" e um clássico armador, e no ataque, um jogador de velocidade e um centro-avante grandalhão matador. Notem que desse contexto, ao menos 3 funções já foram praticamente extintas ou sobrevivem por aparelhos (o volante brucutu, o centro-avantão 9-9 e o 10 armador), sendo assim, o próprio futebol para de "produzir" jogadores com essas características. 

Nas categorias de base é muito comum o centro-avante grandalhão ser jogado lá para a defesa, o meia habilidoso ser jogado para as pontas e o volante brucutu... bom, esse é só para completar o coletivo mesmo. E aí é que entra outro questionamento: vamos pensar em um camisa 10 "no nível Valdívia" hoje em dia. Quem seria esse cara? Acho pouquíssimo provável que alguém consiga fazer uma lista com sequer 5 nomes. De cabeça, eu já não consigo me lembrar de quase nenhum, muito menos viáveis ao Palmeiras.

Soma-se isso ao estilo de jogo que o Palmeiras adotava até um mês atrás, que se baseava majoritariamente em ligação direta da defesa para os pontas ou para a casquinha, um estilo de jogo onde a bola pouco transitava pelo meio campo.

Para não deixar o post muito longo, eu discordo de quem diz que nenhum meia vingou. Em 2016, Moisés e Cleiton Xavier desempenharam muito bem a função de meio campistas (veja bem, o conceito já é completamente diferente do 10 armador clássico); em 2018, ainda que pouco, o Lucas Lima teve bons lapsos nessa função e em 2019, o Gustavo Scarpa vinha cumprindo bem essa função no começo do ano. Eu acho que o "não dar certo" é mais uma questão de percepção da função do que do rendimento de fato.

Se quiserem comparar nossos meias com os camisas 10 clássicos, que fizeram sucesso no futebol mundial há uns 20 anos atrás, aí nenhum rendeu mesmo. Mas se entendermos que essa função mudou e que, dentro do contexto atual de meio campista, alguns jogadores têm conseguido desempenhar bem a função, então eu acredito que não estamos tão mal assim. E digo mais! O problema na articulação das jogadas do Palmeiras passa mais pela ineficiência dos volantes (que hoje são tão importantes quanto os "camisas 10" de antigamente), do que pelo atleta que joga centralizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra um bom meia "se criar" por aqui tem de ter ao menos uma proteção de bola, coisa que nenhum dos que passaram por aqui demonstraram depois do Chileno, o que esperávamos do Sr Lucas Lima (este demonstrou algumas vezes no Santos) coisa que passou longe de acontecer por aqui.

Problema aqui era os chutões para casquinha, jogo que não tinha transição com o meio além do bendito esquema que nunca tentaram mudar, deve estar em alguma regra de estatuto

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Gabriel.SRamos said:

Existem várias maneiras de desmembrar esse assunto que é um tanto quanto complexo.

Acho que o ponto de partida é: até que ponto o futebol de hoje utiliza a figura do "meia armador" no contexto romântico que muita gente gosta de enxergar? Quando digo contexto romântico, falo naquele camisa 10 clássico, com passes milimétricos, habilidade acima da média, capacidade de "carregar um time nas costas", coisas que, em plano 2019, ainda tem gente que acredita que possa acontecer.

O futebol mudou e isso é muito claro. Hoje quase não se fala mais em "meia armador" no futebol mundial. Volantes foram "renomeados" de centro campistas, o que já demonstra a ideia de que as funções não são mais as mesmas de outrora. 

Quem é mais velho, na casa dos 27, 28 anos talvez, tenha acompanhado o auge do futebol e do 4-4-2 "clássico", com um volante destruidor, um volante "de saída", um meia "de suporte" e um clássico armador, e no ataque, um jogador de velocidade e um centro-avante grandalhão matador. Notem que desse contexto, ao menos 3 funções já foram praticamente extintas ou sobrevivem por aparelhos (o volante brucutu, o centro-avantão 9-9 e o 10 armador), sendo assim, o próprio futebol para de "produzir" jogadores com essas características. 

Nas categorias de base é muito comum o centro-avante grandalhão ser jogado lá para a defesa, o meia habilidoso ser jogado para as pontas e o volante brucutu... bom, esse é só para completar o coletivo mesmo. E aí é que entra outro questionamento: vamos pensar em um camisa 10 "no nível Valdívia" hoje em dia. Quem seria esse cara? Acho pouquíssimo provável que alguém consiga fazer uma lista com sequer 5 nomes. De cabeça, eu já não consigo me lembrar de quase nenhum, muito menos viáveis ao Palmeiras.

Soma-se isso ao estilo de jogo que o Palmeiras adotava até um mês atrás, que se baseava majoritariamente em ligação direta da defesa para os pontas ou para a casquinha, um estilo de jogo onde a bola pouco transitava pelo meio campo.

Para não deixar o post muito longo, eu discordo de quem diz que nenhum meia vingou. Em 2016, Moisés e Cleiton Xavier desempenharam muito bem a função de meio campistas (veja bem, o conceito já é completamente diferente do 10 armador clássico); em 2018, ainda que pouco, o Lucas Lima teve bons lapsos nessa função e em 2019, o Gustavo Scarpa vinha cumprindo bem essa função no começo do ano. Eu acho que o "não dar certo" é mais uma questão de percepção da função do que do rendimento de fato.

Se quiserem comparar nossos meias com os camisas 10 clássicos, que fizeram sucesso no futebol mundial há uns 20 anos atrás, aí nenhum rendeu mesmo. Mas se entendermos que essa função mudou e que, dentro do contexto atual de meio campista, alguns jogadores têm conseguido desempenhar bem a função, então eu acredito que não estamos tão mal assim. E digo mais! O problema na articulação das jogadas do Palmeiras passa mais pela ineficiência dos volantes (que hoje são tão importantes quanto os "camisas 10" de antigamente), do que pelo atleta que joga centralizado.

Entendo seu ponto de vista e concordo em partes com ele.

Mas então devemos assumir que não há nenhuma necessidade de se manter no mesmo elenco Scarpa, Lucas Lima, Veiga, Ze Rafael e pagar fortunas para eles.

Qualquer jogador no estilo Matheus Fernandes pode ser esse “meia moderno”.

Não precisa saber driblar, não precisa saber conduzir a bola criando espaços, basta saber se posicionar e ter bom passe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Acho que a questão é até simples. Nenhum dos nossos meias tem qualidade suficiente para ficar como único encarregado pela armação. Quando são jogam em dupla, seja por substituição ou por escalação (milagre raro), rendem bem mais. No momento, a dupla titular seria LL e GS para mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal posso está enganado, mas vou falar em um nome, vcs vão rir kkkk. Gostei muito do Ottero do Galo contra nós. Infernizou contra nós, driblou, deu passe, desafogou a pressão que o Galo sofria, e bate bem na bola. Foi pra Seleção, não jogou os últimos dois jogos e o Galo perdeu as duas. Alguém viu esse jogo dele contra nós tb? Única coisa ruim dele é o histórico de lesão, se resolvesse isso, seria uma ótima. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..