Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eguren

O Palmeiras deveria investir mais nas outras modalidades esportivas( incluindo os e-sports e as equipes femininas)?

Posts Recomendados

D_NP_990617-MLB26612015491_012018-Q.jpg
 

O Palmeiras é um dos clubes com o maior faturamento no Brasil e na América Latina. Apesar disso, acabou focando "exclusivamente" no futebol masculino e na base do mesmo, negligenciando as demais modalidades esportivas( ainda se encontra destaques como no arco e flecha, apesar de ser um esporte com apelo zero, e iniciou um trabalho no feminino, mas nesse caso mais por exigência de fora e longe do nível de investimento que poderia ser realizado). Por conta disso, deveria o verdão investir nas demais modalidades esportivas, incluindo o e-sports?

----

Para mim, já era para ter começado. Hoje em dia, o público está cada vez mais diversificado em questão de gostos esportivos, o melhor exemplo são os e-sports, que tem a tendência de ficarem tão relevantes comparados com os esportes tradicionais. Focar só no futebol( até inclui negligenciar as modalidades femininas) é um erro que o Palmeiras vem cometendo, especialmente agora com uma receita considerável no clube.

Até mesmo na questão de diversificar o público. Depender exclusivamente do futebol é diminuir bastante o potencial de atratividade do clube, até porque grande parte da população não gosta do esporte e só assiste em época de copa do mundo mais pelo evento em si. Tenho primos menores mesmo que se tornaram flamenguistas por conta da equipe de league of legends e os mesmos não curtem futebol, assim como vários exemplos ao redor do mundo.

Entenderia caso o clube continuasse com dificuldades financeiras, mas no atual momento de investimento, esquecer de diversificar as modalidades e investir em um nível competitivo( esses esportes podem buscar parcerias e nem são tão caros assim) é um erro de planejamento.

---

Qual a sua opinião?

Opinem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante desse tema, acho que tem muito a ver com os rumos que o clube pode tomar. É importante considerar o custo/retorno de cada modalidade, além de sempre estar se atualizando.

Como mencionado, um exemplo bom disso pra mim são os e-sports. Não sou fã, mas acho que é um mercado que só tem a crescer e no futuro pode trazer um aumento de receita ao clube que entrar cedo. Valoriza e difunde a marca, e se bem feito pode ser mais uma fonte de sócios-torcedores pro futuro. O futebol feminino também aparenta estar crescendo em relevância mundialmente (a última copa do mundo feminina teve ótima cobertura), então também pode ser um público novo a ser atingido.

Outros esportes/modalidades, por mais que baratos em cifras em relação ao futebol masculino, não aparentam se sustentar nem agora e nem no longo prazo (como aparentemente foi o caso do basquete). Vejo que é importante que se sustentem pois em um novo período de baixa receita (que sempre pode acontecer), o investimento seria novamente cortado por ser deficitário, então não adiantaria muita coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só  se gasta em esportes olímpicos por causa do Profut ,  já  que o Palmeiras não  faz parte não  há  a necessidade de gastar dinheiro nesses esportes alternativos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o Nobre cortou os outros esportes, deixando só o futebol masculino, era questão de sobrevivência. Hj o Palmeiras está em condições de dar o próximo passo, até como um pensamento estratégico como você falou. Só que não dá para atirar para todos os lados. O clube ainda não está evoluído para este lado. O ideal é escolher uma segunda modalidade, de preferência com campeonatos estabelecidos (eu considero campeonatos estabelecidos nos esportes tradicionais no Brasil futebol masculino, futsal masculino, volei masculino e feminino, e basquete masculino e feminino) e preparar um plano para em até 3 anos estar ao menos equilibrado e estruturado - diferente do que aconteceu com o futebol feminino, que é quase terceirizar um time. O ideal era que cada modalidade tivesse uma identidade própria, mas ligada ao que é o Palmeiras, ou seja, mascotes próprios, uniformes próprios, etc, mas sempre com as marcas que já são do Palmeiras, o periguito, o porco, o verde e o branco, etc. Em um último caso, acho que até o patrocínio deveria fugir de ser o mesmo do futebol, até como uma forma do clube criar mais parceiros e não ficar refém da Crefisa ou de outros. Minha preferência seria

O ESports é algo para se observar, mas antes de entrar, o ideal seria mapear o cenário para não perder dinheiro também. Não conheço muito bem o ramo, mas tem alternativas antes de se jogar de cabeça.

Só que isso não deve estar passando pela cabeça do Galliote.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Óbvio que sim ou muda o nome para Sociedade Futebol Masculino Palmeiras

 

Aliás no Basquete Masculino temos uma tremenda história e ainda hoje uma das melhores bases do país 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é uma questão bem complexa, pois ao mesmo tempo que é de extrema importância, não podemos retirar do futebol a verba para tocar os outros esportes, o cenário ideal seria que existissem formas de se bancar isso de maneira independente, mas nós sabemos que no Brasil poucas empresas investem além do futebol. Porém, se conseguisse de maneira bem profissional, criar setores que fossem responsáveis por cada esporte e com isso cada setor fosse cobrado por resultados financeiros para que aquele esporte crescesse, eu apoiaria 100%, mas nós sabemos que a política do clube é um impeditivo, iam querer colocar a bocha ali no meio, inventariam o investimento em algum esporte praticado por filho de conselheiro... Apesar de que seria muito irado torcer pro Palmeiras num campeonato de CSGO ou de FIFA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Investir até pode, mas apenas no início, como um ponta pé inicial 

Mas a modalidade tem que ser auto-suficiente, não pode o futebol ficar bancando esses esportes alternativos

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, nosso nome já diz, "Sociedade Esportiva Palmeiras", isso aí não é esporte, e jogo eletrônico!

Acho que os clubes deveriam investir na formação de jogadores de tênis, basquete, voley, judo, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E-sports? Com ctz..... Tem uma exposição ridiculamente grande da marca, futebol feminino acho desnecessário mas e-sports com ctz 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Sergio Jundiai disse:

Não, nosso nome já diz, "Sociedade Esportiva Palmeiras", isso aí não é esporte, e jogo eletrônico!

Acho que os clubes deveriam investir na formação de jogadores de tênis, basquete, voley, judo, etc...

Coisas que não dariam nem 1/1.000.000.000 da exposição de um e-sport, olha que eu nem jogador de nada sou, só perco tempo com um joguinho de celular mas é óbvio e evidente o público que isso da, seria total ignorância ignorar esse público gigante que quem sabe daqui a pouco fica maior até que futebol, essa geração Nutella tá caminhando para isso, lá fora já é

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..