Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fritz

"Estagiários" censurados

Posts Recomendados

1 hora atrás, Nicholas Santos disse:

"Censurado" UHAUSHUASUHAUHSAUH

Os estágiarios tão pensando que tão fazendo matéria investigativa pra concorrer ao Pulitzer, é?

Se você trabalha no setor de comunicação de uma empresa é óbvio que os responsáveis vão olhar tudo e vetar aquilo que achem que pode causar algum problema, mesmo que seja uma besteira de nada. Qualquer coisa que é postada na redes sociais do clube vai impactar na imagem do clube e não na do "estágiario" que postou.

Me lembrou até um caso no ano passado que o twitter dos gambás (que por sinal é um desses engraçadões) fez uma piada com a Leila Pereira depois de uma vitória em cima da gente e causou um alvoroço doido, sendo acusado de misoginia e machismo. E foi uma piada bem besta, se não me engano só usando a #SemMiMiMi e uma reportagem que citava ela.

Agora eu achei engraçada essa parte da reportagem:

Fui procurar a data de aniversário do Felipão, é 09 de Novembro. Ou seja, esse churrasco deve ter acontecido mais ou menos nessa época, menos de duas semanas que o Palmeiras tinha sido eliminado pelo Boca na Liberta, bem na reta final do Brasileiro. E ninguém entendeu pq não quiseram postar um video (no canal do clube) do elenco e comissão técnica fazendo um churrasco bem na reta final do brasileiro? Nossa, pq será hein?

Eu até imagino o churrasco aconteceu no dia 09/11 (supondo), no dia 10/11 eles postam o vídeo e no dia 11/11 o Palmeiras empata com o CAM (resultado que aconteceu). Tenho certeza que não iria fazer diferença nenhuma pra torcida. No futebol a torcida é muito compreensiva, principalmente a do Palmeiras...

Essa questão de filtrar o que é filmado no vestiário, e como isso vai sair no vídeo, também é importante (e dou os parabéns pra quem percebeu isso). A gente sabe muito bem como é o ego de jogador de futebol, qualquer coisa tá magoadinho(vide o caso Borja x Mano), fica bravo com não sei o que e começa a prejudicar o ambiente. Nesse elenco do Palmeiras então nem se fala, FM deve ficar se coçando pra dar um carrinho até no vestiário só de ver que uma câmera tá focando nele.

Fora que escolheram bem quando publicar a reportagem, né? Bem no período que a pressão tá máxima em cima da diretoria (sendo um dos chefes demitido e outro sem responder se vai ficar). Escolheram a época de mais turbulência pra ter certeza que a torcida ia ficar do lado deles, hj tacar pedra na direção tá fácil. Duvido que publicariam logo depois do time ser campeão brasileiro ou logo depois que fecharam o acordo com a RGT, que era quando a diretoria tava em alta.

Eu até entendo que o profissional ache que tá sendo subutilizado, que o seu potencial não tá sendo explorado, que não está sendo ouvido. Mas ai ele tem duas opções: conversa com a direção e tenta mudar alguma coisa (e em caso de recusa segue trabalhando do jeito que é orientado pelos responsáveis) ou pega boné e vai pra outro lugar que lhe dê mais autonomia. O que não dá é querer tentar mudar isso a força via impressa/torcida.

É piada falar em censura nesse caso.

 

Muito bons os pontos. Depois eu faço uma outra análise do conteúdo olhando como profissional da area.

 

tem mta coisa legal nos canais do palmeiras, mas o problema eh q, como futebol é muito passional, fica mais complicado de se direcionar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só eu que não achei nada de mais a supervisão dos conteúdos para postagem, achei nada de mais, mas fica a título de informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já havia escutado esses relatos de conhecidos próximos que já passaram pelo marketing/ TV Palmeiras.

Acho que existe uma grande diferença entre dar aval, aprovar, supervisionar (etc) o conteúdo que será público com censurar. Dá forma como o artigo está escrito parece algo mais sério do que um simples "veto" a conteúdo. É censura sim e é ridículo. 

Por ser alguém que já atuou na área de marketing/publicidade/comunicação isso não me agrada nenhum pouco, acho lastimável uma atitude dessas, embora isso não me surpreenda em nada, já que é um reflexo de quem comanda o clube. Quem tem que aprovar o conteúdo que vai ao ar ou não é o profissional de comunicação contratado para isso, claro, desde que haja bom senso e profissionalismo. Não é o presidente, diretor de futebol, gerente, o que quer que seja. 

O Palmeiras é bem quadradão e bem careta (salve algumas exceções) praticamente em todos seus canais de comunicação e agora tá explicado o motivo, o que não é nenhuma novidade, ao menos pra mim. 

Não vejo problema em fazer um conteúdo mais leve e descontraído com foco no público mais jovem que gosta de memes/zoeiras, desde que seja tudo bem equilibrado, não existe problema nenhum nisso e muita gente gosta desse tipo de conteúdo, as pessoas se engajam com vídeos de bastidores, vlogs, brincadeiras, entre outros. E tem muito conteúdo bom pra ser explorado e elevar ainda mais a marca do Palmeiras, aumentando número de seguidores, de alcance, etc. 

Mas como mencionado, isso é um reflexo de quem comanda o clube. É assim no futebol é assim nas demais áreas também, pessoas mesquinhas que se acham os donos de tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Tongue disse:

Convenhamos que essa cultura de "zoeira" recente na internet/futebol brasileiro é de uma tosquice tremenda. Pessoal tem que superar a turma do fundão na quinta série.

Concordo.

Acho que dá até pra fazer uma indireta aqui ou ali, mas nada que nem o perfil do Paraná faz. Eu odeio isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mentira que é um estagiário que faz isso né, é modo de falar.

Um clube, uma empresa do porte do Palmeiras tem que ter no mínimo um setor de marketing com profissionais habilitados tanto em marketing on line quanto em off line criando campanhas e mais campanhas para os diferentes públicos que o Palmeiras tem.

Espero que seja isso, por favor alguém diz que sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Verdissimo

Eu apoio manter as redes sociais com respeito e profissionalismo.

Rede social do Palmeiras tem que ser usada  apenas para informações e marketing e não para ficar de palhaçada e zoação.

É só você olhar para o modus operandi dos grandes europeus e fazer igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho patético rede social, canal de comunicação institucional, ficar fazendo piadinha.

Perfil do meu time falando do outro time?! Dando moral e passando recibo? Patético. 
 

Bambis não ganham da gente há anos. Nos últimos 5 anos, ganharam qtos jogos? 4?!

A única coisa que lhes sobra é falar de mundial, de campeonato de 15 anos atrás.... 

Vou muito mais na linha de internacionalizar a comunicação. Ser acessível para torcedores de outra nacionalidade. Acho muito triste ver torcedor do Palmeiras comprando camisa de time gringo e enriquecendo esses times que, com essa grana, vão pro Brasil comprar nossos jogadores. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem alguns perfis de times q acho meio bobos tb, mas a molecada curte e são o futuro do clube, não dá pra ficar 100% protocolar, tem q entender a mudança e as redes sociais são para os mais novos. Acho q dá pra chegar num meio termo, talvez até ter 2 perfis "oficiais", manter o @Palmeiras mais institucional e criar outra @ pra "zoeira do estagiário".

E sim, legal internacionalizar a marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, VIXXX disse:

Já havia escutado esses relatos de conhecidos próximos que já passaram pelo marketing/ TV Palmeiras.

Acho que existe uma grande diferença entre dar aval, aprovar, supervisionar (etc) o conteúdo que será público com censurar. Dá forma como o artigo está escrito parece algo mais sério do que um simples "veto" a conteúdo. É censura sim e é ridículo. 

Por ser alguém que já atuou na área de marketing/publicidade/comunicação isso não me agrada nenhum pouco, acho lastimável uma atitude dessas, embora isso não me surpreenda em nada, já que é um reflexo de quem comanda o clube. Quem tem que aprovar o conteúdo que vai ao ar ou não é o profissional de comunicação contratado para isso, claro, desde que haja bom senso e profissionalismo. Não é o presidente, diretor de futebol, gerente, o que quer que seja. 

O Palmeiras é bem quadradão e bem careta (salve algumas exceções) praticamente em todos seus canais de comunicação e agora tá explicado o motivo, o que não é nenhuma novidade, ao menos pra mim. 

Não vejo problema em fazer um conteúdo mais leve e descontraído com foco no público mais jovem que gosta de memes/zoeiras, desde que seja tudo bem equilibrado, não existe problema nenhum nisso e muita gente gosta desse tipo de conteúdo, as pessoas se engajam com vídeos de bastidores, vlogs, brincadeiras, entre outros. E tem muito conteúdo bom pra ser explorado e elevar ainda mais a marca do Palmeiras, aumentando número de seguidores, de alcance, etc. 

Mas como mencionado, isso é um reflexo de quem comanda o clube. É assim no futebol é assim nas demais áreas também, pessoas mesquinhas que se acham os donos de tudo.

nao existe isso, em nenhuma empresa grandes campanhas ou grandes ações passam pelos crivos de profissionais de diversas áreas, incluindo do jurídico. isso engessa? Sim, com certeza, mas te ajuda a se manter em um direcional e garantir q vc tá com uma comunicação bem legal, mas neutra, q é o mais dificil.

--

olhando a situação no geral, todos os casos apresentados por esse relato me parecem extremamente normais e sem grandes retaliações e diria q estrategicamente mt bem adequado. A questão central é que fazer comunicação para time de futebol é desafiador por uma série de motivos:

- a resposta vai ser sempre MUITO passional. Vc pode fazer o conteúdo mais foda do universo, se vc tiver em um mau momento futebolistico, seu engajamento e resposta vai cair, não tem jeito. Os europeus sofrem menos com isso por conta da quantidade variada de fãs e simpatizantes. Isso ajuda muito amenizar a resposta.

- o Palmeiras, nas redes, tem um tom bem legal de comunicação, muito autocentrado, oq eu acho ideal. Não tem mesmo que ficar zuando rival pq pode dar um backlash ferrado.

- na TV Palmeiras, eles tentam diversos tipos diferentes de conteúdo: tem a visita com o Gaspa Indica aos restaurantes com os jogadores, tem as coletivas, tem as ativações com os sócios do AVANTI (quiz, premios, etc), tem backstage... enfim, tem bastante coisa lá de diversificação e de tentativas editoriais bem legais. A questão volta a fase do time, qnd tá tudo bem, é ótimo, qnd tá no mood q tava, a tendência é "preservar" um pouco mais o grupo, para não ter frases do tipo "o time nessa situação e os caras jantando".

- quanto as edições de backstage, realmente, são necessárias pq, de novo, como é mt passional, pode gerar problema de interpretação e até gerar problemas q respinguem no elenco. Eles são jogadores de futebol, não são especialistas em comunicação, não são atores, não são profissionais para isso. Então, não dá pra cobrar esse papel deles nesses conteúdos.

No geral, eu gosto do tom e acho q a estratégia e os conteúdos são bem estruturados, captados e criados. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, ticotonto disse:

Tem alguns perfis de times q acho meio bobos tb, mas a molecada curte e são o futuro do clube, não dá pra ficar 100% protocolar, tem q entender a mudança e as redes sociais são para os mais novos. Acho q dá pra chegar num meio termo, talvez até ter 2 perfis "oficiais", manter o @Palmeiras mais institucional e criar outra @ pra "zoeira do estagiário".

E sim, legal internacionalizar a marca.

nao tem como fazer isso pq vc tem a conexão com a sua marca. Deixa os torcedores e perfis de zuera curtirem a vibe.

Aqui, vc tme pouca obrigação de conquistar a audiência, já q quem vai seguir o Palmeiras é Palmeirense...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Fritz disse:

 

Maurício, como ele não gosta de ser chamado

 

Como é que é?

 

21 horas atrás, Fritz disse:

 

Os vídeos de bastidores de jogos, famosos por evidenciarem o clima de vestiário, sistematicamente eram censurados. Pelo menos alguma parte era retirada para que “um jogador não parecesse ser mais líder ou omisso do que outro”. Omar Feitosa é reconhecido com alguém com ótima palavra pré jogo, mas as imagens nunca foram ao ar.

 

 

 

 

O que é um erro gigantesco.

 

É o principal motivo que faz com que a Santos TV seja referência no segmento. Mostrar os bastidores dos jogos, o clima no vestiário, no ônibus. Mostrar as brincadeiras nos treinos, no rachão (eles fizeram até uma série da disputa interna que existe no rachão do Santos)... é tão legal que eu confesso que assisto sempre que posso.

Isso aproxima demais o torcedor dos atletas, e consequentemente do clube. Reforça a paixão pelo futebol em si.

 

Mas não poderia esperar menos de uma diretoria que só faz afastar a torcida do clube, de todas as formas que se possa imaginar (ingressos com preços impraticáveis, plano de sócio torcedor inexistente, redes sociais mortas, itens de consumo caríssimos, entre outras).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Green disse:

 

Como é que é?

 

 

O que é um erro gigantesco.

 

É o principal motivo que faz com que a Santos TV seja referência no segmento. Mostrar os bastidores dos jogos, o clima no vestiário, no ônibus. Mostrar as brincadeiras nos treinos, no rachão (eles fizeram até uma série da disputa interna que existe no rachão do Santos)... é tão legal que eu confesso que assisto sempre que posso.

Isso aproxima demais o torcedor dos atletas, e consequentemente do clube. Reforça a paixão pelo futebol em si.

 

Mas não poderia esperar menos de uma diretoria que só faz afastar a torcida do clube, de todas as formas que se possa imaginar (ingressos com preços impraticáveis, plano de sócio torcedor inexistente, redes sociais mortas, itens de consumo caríssimos, entre outras).

mas Green, esse final, tem bastante nos videos de bastidores da TV Palmeiras.

na realidade, algumas coisas diminuiram na epoca do Felipão, por uma solicitação dele... sei pq conheço uma galera da comunicação do Palmeiras e esse foi um ponto q eles comentaram uma vez em um bate-papo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..