Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AndrehLuizSEP

Novo Futebol Brasileiro - Proposta

Posts Recomendados

Pessoal, tava dando uma olhada e vendo sobre a paralisação do futebol brasileiro por conta do Coronavirus e tive um pensamento aqui.

Acredito que essa paralisação seria a oportunidade perfeita que é debatida e postergada há anos pela CBF e federações estaduais para uma reformulação nos calendários.

Vou postar uma matéria interessante sobre o assunto e como isso afetaria os clubes nesse momento, do portal Trivela.com.br.

(Não sabia se criava aqui ou na Arquibancada. Caso esteja errado, peço que seja mandado para lá, por gentileza.)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A ideia principal é adaptá-lo ao restante do futebol mundial. Em um mundo globalizado, não faz sentido apresentarmos um calendário que não tenha o mesmo modelo dos principais campeonatos por todo o planeta. Isso faz com que as janelas de transferências sejam “tortas” e que os clubes não possam internacionalizar a sua marca durante a pré temporada, algo bastante utilizado pelos europeus, por exemplo. Mas, para mim, o principal objetivo é evitar que a cada quatro anos tenhamos que encurtar o calendário (sem muito planejamento, diga-se de passagem) por conta da Copa do Mundo. Além disso, a adaptação facilitaria o recesso do futebol nacional durante as “datas Fifa”. Outro ponto importante que busquei é a diminuição no número de jogos, buscando poupar os atletas e valorizar o produto. Afinal, com mais jogos a qualidade cai, sem falar que o torcedor não tem dinheiro para comprar ingresso quarta e domingo. Aproveitei e estiquei a abrangência do calendário para as competições da Conmebol.

Supercopa do Brasil (1 data)

– Disputada em jogo único, com sede rotativa (preferência para as arenas menos utilizadas após a Copa) e envolvendo os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasi. Será dispuitada no primeiro final de semana de agosto, abrindo oficialmente a temporada brasileira

Campeonato Brasileiro (38 datas)

– 3 divisões com 20 clubes, disputadas em pontos corridos. Começaria no segundo final de semana de agosto, com encerramento no penúltimo final de semana de maio. 4 clubes rebaixados por divisão. Em ano de Copa o calendário será antecipado em uma semana

– A Quarta Divisão contará com 64 clubes, divididos em 4 ligas regionais (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste/Norte), com 16 clubes cada. Será disputada em duas fases, de setembro a junho. A primeira com pontos corridos, totalizando 30 datas. Na segunda, os seis melhores colocados se enfrentarão no “mata-mata”. Os dois melhores times da fase inicial avançam diretamente para a semifinal. O campeão de cada liga regional garante o acesso para a terceira divisão. A ideia é ter todos os “mata-matas” em junho (exceto em anos de Copa), quando as outras três divisões estarão de férias

– Abaixo da Quarta Divisão nacional estarão os Estaduais, também disputados entre setembro e junho (exceto em anos de Copa), que servirão como divisão de acesso para o Campeonato Brasileiro. Cada estado poderá optar pelo próprio formato de competição, mas serão obrigados a ter calendário durante 10 meses.

PROPOSTA DO BOM SENSO FUTEBOL CLUBE PARA SÉRIE B, C, D e E

Série B segue o modelo atual. A Série C teria 48 times, em quatro grupos de 12. Série D ficaria com 144 clubes, com 12 chaves de 12. Série E contaria com 432 equipes (todas os que restam no Brasil), com 36 grupos de 12. Nas Séries C, D e E haveria fase final nacional.

Libertadores (14 datas) e Sul-Americana (12 datas)

– Terão a mesma forma de disputa, mas acontecerão simultaneamente, nas “datas Conmebol”, que servirão como as “datas Fifa”. O calendário brasileiro terá recesso nas datas sul-americanas.

– A primeira fase da Libertadores será disputada entre setembro e dezembro. Já o mata-mata, entre fevereiro e maio. A Sulamericana, por sua vez, terá a fase inicial, com 48 clubes, em dezembro. Os 8 terceiros colocados na fase de grupos da Libertadores serão migrados para a Sulameircana, que terá o “mata-mata” com 32 times entre fevereiro e maio.

Copa do Brasil (10 datas)

– Disputada por 128 clubes (124 clubes que disputam as 4 divisões nacionais + 4 clubes escolhidos pelo ranking da CBF), entre janeiro e maio. A final será realizada no primeiro final de semana após o encerramento do Brasileirão

– Partida única nas três fases iniciais, sempre na casa do pior ranqueado. Os confrontos sempre levarão em conta a classificação no Brasileiro do ano anterior. Na primeira fase, por exemplo, os times das Séries A, B e C, além dos quatro promovidos da D para a C, enfrentarão os demais 64 clubes. A ideia é direcionar os confrontos até as oitavas de final, quando teremos um novo sorteio.

– Oitavas de final, quartas de final e semifinal serão disputadas em jogos de ida e volta. A final, por sua vez, em partida única no Maracanã.

Estaduais (6 datas) / Copa do Nordeste e Copa Verde (8 datas)

– Disputados em formato de Copa, tenho a primeira fase com grupos e depois mata-mata (semifinal e final). Poderão ter 12 ou 16 clubes, dependendo do estado, mas a formula de disputa será a mesma. Grupo com 4 clubes e disputa em turno único, passando os 4 melhores para a semifinal, que será disputada em dois jogos. A final terá partida única

– Os Estaduais serão disputados entre setembro e dezembro

– A Copa do Nordeste e a Copa Verde terão o mesmo formato, mas com 20 clubes, divididos em 4 grupos. A final, assim como a semifinal, terá dois jogos. Será disputada entre o final de agosto e a metade de dezembro

Recesso de final de ano

– Por conta das comemorações de final de ano o calendário terá recesso de duas semanas, com início no último final de semana antes do Natal (quando serão disputadas as finais dos Estaduais e das Copas do Nordeste e Verde)

Férias e pré-temporada

– As férias serão no mês de junho, exceto a quarta divisão e as divisões estaduais, que entrarão em julho.

– A pré temporada acontecerá no mês de julho, exceto a quarta divisão e as divisões estaduais, que a farão em agosto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Acho a mudança revolucionária, e até incluí a proposta do Bom Senso FC pras séries menores por achar que seria uma revolução no futebol brasileiro e mundial, pois revelaríamos muito mais jogadores e teríamos clubes menores com maior jogabilidade e agenda.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Proposta interessante.

Creio que esse é um momento oportuno para isso.

Acho que seria bom para todos os times, mesmo os pequenos... que buscam uma ascensão estadual ou até nacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda, procurando sobre o assunto, achei mais mudanças interessantes que entrariam na reformulação do futebol brasileiro:

- Formação de Árbitros através de Pós-Graduação tutelada pela CBF para cursos de Educação Física.

- Árbitro de vídeo em todo o campeonato das competições nacionais e internacionais, além de fases mata-mata nos regionais.

- Clubes passam a ser S/A para ter balanços informativos, dívidas negociadas e regime tributário ajustado (o que poderia ser revisto em Lei, juntamente com Lei Pelé e Zico).

- Leis para o endurecimento de brigas e crimes dentro de estádio (não mais poder entrar se for filmado em brigas e depredação).

- Avaliação anual nos estádios de futebol que forem cede de jogos na CdB, Liberta e BR de acordo com norma semelhante à do sintético da Fifa.

- Para não haver influência de empresas e empresários na arbitragem, patrocínios, material esportivo e demais formas de arrecadação unificada pela comissão de arbitragem para todos os árbitros, o que "pagaria" o salário dos árbitros, que seriam contratados como funcionários e não por temporada.

Enfim, são muitas ideias e que poderiam ser implementadas neste momento de paralisação dos jogos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutos atrás, Alex (EUA) disse:

Seria interessante essa mudanca, mas ainda acho que os Estaduais sao inuteis para os times grandes e uma solucao melhor teria que ser encontrada...

O bom dessa proposta é que são 6 datas para o paulistão.

Hoje são o que, 18 jogos até o final?

4 jogos de fase de grupos, passam 4, duas semifinais e uma final única. Acho mais viável que terminar o campeonato.

Nesse formato, estilo copa do mundo, não pode perder, empatar.. Tem que ir com tudo pra cima. Daí já sai em semi e depois, final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sensacional hein! 

os times brasileiros poderiam até participar daqueles torneios de pré temporada com os gigantes europeus, imagine um amistoso entre um clube brasileiro e um europeu em terras brasileiras, que legal que seria??

massssss... sabendo como a banda toca por aqui, ja estou prevendo bizarrices para os campeonatos futuros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Silvio Osório disse:

sensacional hein! 

os times brasileiros poderiam até participar daqueles torneios de pré temporada com os gigantes europeus, imagine um amistoso entre um clube brasileiro e um europeu em terras brasileiras, que legal que seria??

massssss... sabendo como a banda toca por aqui, ja estou prevendo bizarrices para os campeonatos futuros...

Sem dúvida.

Ainda colocaria também nessa proposta:

- "Supercopa Rio-SP" com 1 data para os campeões do Carioca vs Paulistão

- "Supercopa Norte-Sul" com 1 data para os campeões do Copa Sul (que englobaria o PR e o Catarinense) vs Copa Nordeste (somando o ES)

- "Supercopa Leste-Oeste" com 1 data para os campeões do Mineirão vs Copa Verde

Desse modo, poderia fazer estes três jogos no mesmo dia, antes do início da temporada, nos mesmos moldes da Supercopa do Brasil, todos em estádios da Copa das regiões. Acho que tornaria os campeonatos mais competitivos e não sobraria nenhum estado sem participar.

Poderiam fazer num dia: Leste-Oeste de manhã, Norte-Sul de tarde e Rio-SP de noite. No outro fds, a supercopa do brasil.

A gente pode viajar e compartilhar as ideias da nossa cabeça, torcendo pra que eles tomem jeito, né. rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Felipe Ferreira disse:

A única coisa que eu não gosto muito é a "confusão" nos títulos conquistados. Campeão de 2020 ganhando o título em 2021 e assim por diante...

Na verdade não seria campeão 2020, seria campeão da temporada 2020/2021, 2021/2022... Não há confusão (pelo menos para mim).

A unica ressalva que tenho é que este modelo força jogos em nosso período mais quente, mas que na prática não muda nada, pois os estaduais nos forçam a já jogar nesse periodos atualmente. Em virtude disso não tenho ressalvas, seria melhor mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo bastante com esse alinhamento aos demais calendários do futebol mundial. Talvez até com a adoção do modelo sulamericano, onde você tem dois torneios nacionais de pontos corridos (equivalentes a cada turno) e uma final com os campeões de cada um. O único impedimento que eu vejo são as federações estaduais, não vão abrir mão da arrecadação dos jogos dos times grandes e os próprios times pequenos não vão querer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Felipe_Vicentim disse:

Na verdade não seria campeão 2020, seria campeão da temporada 2020/2021, 2021/2022... Não há confusão (pelo menos para mim).

A unica ressalva que tenho é que este modelo força jogos em nosso período mais quente, mas que na prática não muda nada, pois os estaduais nos forçam a já jogar nesse periodos atualmente. Em virtude disso não tenho ressalvas, seria melhor mesmo!

Sim, acho que eu expliquei errado, desse jeito que você colocou que é o que acontece na Europa pra mim fica confuso. Não existiria mais o campeão do ano, seria "dividido" entre dois anos não sei se eu acostumaria. É uma viagem minha rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..