Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MONTE VERDE

77 - 92. A fila que não deveria ter existido

Posts Recomendados

Bom pessoal.  Nesses dias de quarentena sem noticias do nosso verdão resolvi escrever um pouco para diminuir o tédio.  O assunto como o titulo do tópico diz, é sobre a fila de 17 anos que eu vivi com toda intensidade dos meus 10 aos 26 anos. Uma época complicada já que pegou minha infancia, adolescencia e juventude.  Voces podem imaginar, colégio, faculdade, principio da vida profissional sem ver o time ser campeão.  Porém, digo com certeza, durante esse perido, tivermos vários times bons e boas chances de termos ganhado alguns titulos.  Azar, incompetencia, roubos e mudanças em regulamento nos tiraram a chance desses titulos.  Vou enumerar alguns anos que tinhamos chances claras de sermos campeões, focando mais no Paulista que na época, era tão importante quanto o Brasileiro

1978 - Paulista.   Perdemos a semi-final contra o SPFC com gol do Serginho de cabeça no ultimo minuto da prorrogação.  Iriamos pegar o Santos na final, que tinha um time bom, porém muito novo. O time do Palmeiras era mais experiente e não tinha ainda o peso da fila. Acho que a chance do titulo era grande.  Acho que aqui entra um pouco do azar.

1979 Paulista.  Titulo certo. TInhamos muito mais time que o Curintia e a Ponte Preta.  Armação do Vicente Mateus nos tirou o titulo.  

1984 Paulista.  Campeonato por pontos corridos. A dupla Jorginho e Mario Sergio estava jogando muito. Centro avante era o Luizinho, irmão do Cesar Maluco.  Estava disputado pau a pau com os outros 3 grandes até que teve a sacanagem que fizeram como Mario Sergio e tiraram nossos pontos de uma vitória contra o SPFC.  O que me dá mais certeza que foi armado é que a ultima rodada era Santos x Curintia. Justamente os 2 que chegaram no final com chance de titulo.  Coincidencia né ?

1986 Paulista.  Não se pode perder um titulo para a Inter de Limeira em pleno Morumbim com 100 mil pessoas. Diferente do Guarani de 1978 que era o timaço, o da Inter não tinha nada demais.  Tanto que nenhum jogador desse time se destacou depois.  Vacilada feia.  A fila era para ter acabado aqui.  Fomos incompetentes

1989 Paulista.   Montamos um timaço.  Regulamento esdruxulo nos tirou a classificação para as semi-finais com uma derrota para o Bragantino. 

Desses 5 titulos pelo menos 2 era 100% de certeza que tinhamos que ganhar. 79 e 86.   A fila não existiria, o sem o peso que ela trouxe durante anos, provavelmente teriamos ganho muitos outros.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vivi o mesmo que voce, sou de 70 e tinha entre 8 e 22 anos (78 a 92). Conto 78 porque foi quando aprendi o que era futebol e fui ao meu primeiro jogo (Pal 2x1 Bahia semi do CB no Morumbi).

Lembro de todas essas situacoes, em especial claro a de 86 ja' que era o fim "certo" da fila....Martorelli e Denys, Tato e Kita 😞  .

Mas uma que machucou MUITO foi acredito no Paulista de 85: acho que era classificacao para semis. De manha, o Comercial que estava praticamente rebaixado conseguiu ganhar em casa do lixo por 1x0 gol no final do jogo de um meiocampista veterano chamado Manguinha. De tarde, era Palmeiras x XV de Jau no Palestra. Vitoria era semis. Eu queria ir no jogo, meu pai falou que valia mais a pena ir na semi ou final e me convenceu a ir no cinema com ele e minha mae. Na saida corri pro carro pra ligar o radio....ja' estava 2x3 e no final do jogo. Fomos comer uma pizza e ate o garcom perguntou porque eu estava tao triste....(e vc lembrara' que o lixo contratou o Wilson Mano e o zagueiro Edvaldo logo depois, malditos)... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, MONTE VERDE disse:

Bom pessoal.  Nesses dias de quarentena sem noticias do nosso verdão resolvi escrever um pouco para diminuir o tédio.  O assunto como o titulo do tópico diz, é sobre a fila de 17 anos que eu vivi com toda intensidade dos meus 10 aos 26 anos. Uma época complicada já que pegou minha infancia, adolescencia e juventude.  Voces podem imaginar, colégio, faculdade, principio da vida profissional sem ver o time ser campeão.  Porém, digo com certeza, durante esse perido, tivermos vários times bons e boas chances de termos ganhado alguns titulos.  Azar, incompetencia, roubos e mudanças em regulamento nos tiraram a chance desses titulos.  Vou enumerar alguns anos que tinhamos chances claras de sermos campeões, focando mais no Paulista que na época, era tão importante quanto o Brasileiro

1978 - Paulista.   Perdemos a semi-final contra o SPFC com gol do Serginho de cabeça no ultimo minuto da prorrogação.  Iriamos pegar o Santos na final, que tinha um time bom, porém muito novo. O time do Palmeiras era mais experiente e não tinha ainda o peso da fila. Acho que a chance do titulo era grande.  Acho que aqui entra um pouco do azar.

1979 Paulista.  Titulo certo. TInhamos muito mais time que o Curintia e a Ponte Preta.  Armação do Vicente Mateus nos tirou o titulo.  

1984 Paulista.  Campeonato por pontos corridos. A dupla Jorginho e Mario Sergio estava jogando muito. Centro avante era o Luizinho, irmão do Cesar Maluco.  Estava disputado pau a pau com os outros 3 grandes até que teve a sacanagem que fizeram como Mario Sergio e tiraram nossos pontos de uma vitória contra o SPFC.  O que me dá mais certeza que foi armado é que a ultima rodada era Santos x Curintia. Justamente os 2 que chegaram no final com chance de titulo.  Coincidencia né ?

1986 Paulista.  Não se pode perder um titulo para a Inter de Limeira em pleno Morumbim com 100 mil pessoas. Diferente do Guarani de 1978 que era o timaço, o da Inter não tinha nada demais.  Tanto que nenhum jogador desse time se destacou depois.  Vacilada feia.  A fila era para ter acabado aqui.  Fomos incompetentes

1989 Paulista.   Montamos um timaço.  Regulamento esdruxulo nos tirou a classificação para as semi-finais com uma derrota para o Bragantino. 

Desses 5 titulos pelo menos 2 era 100% de certeza que tinhamos que ganhar. 79 e 86.   A fila não existiria, o sem o peso que ela trouxe durante anos, provavelmente teriamos ganho muitos outros.

 

Prezado amigo, muito boa a sua análise, e concordo com absolutamente tudo! de 1979 a 1992, tinha 19 e 32 anos... foi complicado!!! A fila nunca teria existido não fossem os acasos e armações pelas quais vc menciona. Que os mais novos vejam que - sim - o Palmeiras sempre foi prejudicado e invejado...

Acrescentaria ao ótimo levantamento que fez - se me permite - alguns "pitacos":

1977 Paulista => O time do Palmeiras era muuuito bom, só que absolutamente ninguém tiraria o título dos lixos daquele ano. Foi um dos campeonatos mais "arranjados" da história. Se possível fosse, a decisão teria 200 jogos até que os marginais vencessem algum. Uma vergonha, com direito a espetáculo circense de Ruy Rei, Dulcídio e imprensa...

1978 Paulista => o gol do Serginho a que vc se refere foi de "cucurutu" na meia lua da grande área. Um gol de sorte quando nem o mais fanático bambi acharia que reverteria aquele resultado (as bandeiras do Palmeiras e o grito da torcida já tomavam conta do Morumbi no momento do gol). Uma das maiores frustrações que tive pela forma que nos desclassificamos.

1984 Paulista => Pode por na conta do Dr. Osmar de Oliveira, que testou polemizou com os exames do Mario Sergio como pôde, e usou sua influência na mídia e na federação para - não somente punir o jogador (como sempre se faz) - mas também para tirar os pontos do Palmeiras, coisa que raramente se vê inclusive nos dias de hoje. Aquele time não seria facilmente batido, mas foi "abatido" por um médico gambá e sem escrúpulos. Uma das pessoas que mais senti repulsa por toda a vida.

1986 Paulista => No 1o jogo, estava no Morumbi e - para variar - teve um pênalti escandaloso no Diogo (um lateral direito uruguaio) - claro - não marcado, e ficamos no 0 x 0. O outro jogo, um show de horrores de Martorelli e Denis.

1991 Paulista => Tínhamos um bom time, o Evair voltando da Itália, mas um pseudo-treinador e intempestivo chamado Nelson Baptista (cujo filho também fez do Palmeiras seu balão de ensaio) acabou com ambiente do clube, afastando Evair, Edu, entre outros, pq "quem manda aqui sou eu!" (palavras dele à época). Era um bom time, comandado por um imbecil que - se bem administrado e treinado - facilmente venceria o Paulista ou o Brasileiro.

E o caso de 1985 que nosso colega dos "States" lembra é emblemático, como foi o de 1990: nesses dois casos, perdemos para nós mesmos!!! (E em 1990, trouxemos o Telê, que estava em baixa em vários clubes, ficou com a pecha de "Pé-Frio", ultrapassado,   por não ganhar quase nada pelos clubes que passou até então - como o Palmeiras em 1979 -  nem pela Seleção com os fracassos de 1982 e 1986. Depois do 0x0 com a Ferroviária - já rebaixada - em pleno Pacaembu e que nos desclassificou da semi daquele ano, foi para as "meninas"... o resto é história)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Alex (EUA) disse:

Eu vivi o mesmo que voce, sou de 70 e tinha entre 8 e 22 anos (78 a 92). Conto 78 porque foi quando aprendi o que era futebol e fui ao meu primeiro jogo (Pal 2x1 Bahia semi do CB no Morumbi).

Lembro de todas essas situacoes, em especial claro a de 86 ja' que era o fim "certo" da fila....Martorelli e Denys, Tato e Kita 😞  .

Mas uma que machucou MUITO foi acredito no Paulista de 85: acho que era classificacao para semis. De manha, o Comercial que estava praticamente rebaixado conseguiu ganhar em casa do lixo por 1x0 gol no final do jogo de um meiocampista veterano chamado Manguinha. De tarde, era Palmeiras x XV de Jau no Palestra. Vitoria era semis. Eu queria ir no jogo, meu pai falou que valia mais a pena ir na semi ou final e me convenceu a ir no cinema com ele e minha mae. Na saida corri pro carro pra ligar o radio....ja' estava 2x3 e no final do jogo. Fomos comer uma pizza e ate o garcom perguntou porque eu estava tao triste....(e vc lembrara' que o lixo contratou o Wilson Mano e o zagueiro Edvaldo logo depois, malditos)... 

Essa foi triste mesmo.  Acho que aí já pesava os anos de fila.  De todo modo, acho que não ia dar para ganhar do São Paulo na final.  Eles tinham aquele time do Cilinho. Miller, Silas, Sidney, Careca.   Ia ser complicado 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Sergio Verde disse:

1991 Paulista => Tínhamos um bom time, o Evair voltando da Itália, mas um pseudo-treinador e intempestivo chamado Nelson Baptista (cujo filho também fez do Palmeiras seu balão de ensaio) acabou com ambiente do clube, afastando Evair, Edu, entre outros, pq "quem manda aqui sou eu!" (palavras dele à época). Era um bom time, comandado por um imbecil que - se bem administrado e treinado - facilmente venceria o Paulista ou o Brasileiro.

Bom lembrado Sergio.  Esse ano teve um agravante.  O regulamento tosco.  Se voce for lembrar, na segunda fase caimos num grupo com São Paulo, Guarani e Botafogo. Só o primeiro se classificava para as finals.  Na ultima rodada chegamos com o mesmo numero de ponto dos bambis.  Só que o empate era deles por ter melhor campanha na primeira fase.  Até aí normal né.  SQN.  A primeira fase deles foi disputada com times da segunda divisão , pois tinham sido rebaixados no ano anterior. Só que deram um jeitinho para eles participarem.  

Resultado,  0x0 e eles foram para a final por terem a "melhor" campanha na fase anterior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também vivi e sofri muito com esta fila e tenho a certeza que ela só existiu por sacanagens e maracutagens 

Vamos lá

Em 1978 o paulistão acabou em 1979 e na semi final contra as bichas fomos assaltados com uma expulsão absurda do nosso lateral direito Tivemos muito azar o Jorge Mendonça cabeceou uma bola de bateu 2 vezes no travessão e saiu e depois aquele gol do Chulapa Talvez o gol mais sofrido da minha vida no último minuto do segundo tempo da prorrogação 

No Brasileirão outro roubo Até hoje não me conformo com o penalti dado pelo Arnaldo Cesar Coelho numa jogada que era normal para a  época Um chega para lá do Leão no Careca e o FDP marca penalti e expulsa o Leão Aquilo decidiu o campeonato 

1979 Time do Tele Época dos 5 Todo jogo o Verdão metia 5 e se deu ao luxo de ganhar de 4 do Flamerda de Zico e cia em pleno Maracanã No brasileiro fomos desclassificados pelo Inter de Falcão que jogou sua melhor partida da vida no Morumbi na nossa derrota por 3 x 2 Foi azar e nada a reclamar , porém no Paulista a Gambazada se recusou a jogar uma rodada dupla  e o certo seria WO Mateus parou o campeonato , fez o maior alarde e com a ajuda da imprensa e complacência da nossa diretoria o campeonato foi decidido no ano seguinte Tele brigou com o Jorge Mendonça e fomos eliminados pela gambazada na semi final 

1980 , 81 e 82 melhor nem lembrar 

1983 Marcio Papa montou um esquadrão Leão de técnico e fomos eliminados do Paulista com apenas uma única derrota 

1984 Outro esquadrão Mario Sérgio Jorginho e outros Aí a história do dopping do Mario Sérgio acabou conosco 

1985 (não tenho bem a certeza do ano) mas no paulistão  tudo estava contra nós para irmos a final A gambazada tinha que perder do Comercial em Ribeirão Preto cedo , a Portuguesa não tinha ganho seu jogo e bastava uma vitória contra o já eliminado XV de Jau no Parque para irmos a final Domingo chuvoso e conseguimos a façanha de perder por 3 x 2 

1986 Paulistão Depois de eliminarmos a gambazada nas semi finais com um primeiro jogo com um dos maiores roubos da história e depois no segundo jogo uma vitória épica com dieito a gol no ultimo minuto da prorrogação e depois mais 2  , sendo um olímpico paramos no apito de Dulcidio Vanderlei Boschilha que expulsou o Mendonça e colaborou com o anti jogoda Inter E ainda por cima o gol que o Denis entregou

   1987 não tinhamos time 

1988 Tivemos que fazer a escolha de Sofia Se ganhassemos das bichas colocaríamos a gambazda na final , se perdessemos  as bichas Ganhamos de 2 x 1 e demos o título para os gambás 

1991 Paulistão com um regulamento absurdo As bichas jogaram a segunda divisão e de lá se classificaram para as semi finais e ai nos eliminaram 

1992 Vice paulista

Só quero fazer uma constatação Enquanto Dulcidio Romualdo Arnaldo Cesar Coelho apitaram não ganhamos nada 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Binho_1985 disse:

Posso fazer isso de 2001 a 2014 usando esse tópico mesmo??? 

Não sou moderador, mas "...pelos poderes de Grayskull...", pode, vai!...

kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Binho_1985 disse:

Posso fazer isso de 2001 a 2014 usando esse tópico mesmo??? 

 

Ah, mas duvido você conseguir... mesmo porque, até foi o pior momento de nossa história, mas não ficamos exatamente "na fila"...

 

E também não batemos tantas vezes na trave...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Green disse:

 

Ah, mas duvido você conseguir... mesmo porque, até foi o pior momento de nossa história, mas não ficamos exatamente "na fila"...

 

E também não batemos tantas vezes na trave...

Pois é.  Na fila "original" tivemos vário times bons e não ganhamos nada.  Na fila "fake" tinhamos times ruins  ( excessão 2008 e 2009 ) e ainda ganhamos 2 titulos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Green disse:

 

Ah, mas duvido você conseguir... mesmo porque, até foi o pior momento de nossa história, mas não ficamos exatamente "na fila"...

 

E também não batemos tantas vezes na trave...

Vdd, mas se pensarmos bem, não fosse a "garfada escandalosa" contra o Boca em 2001, os rumos dos anos 2000 talvez tivessem sido outros, apesar do Mustafdp, menTirone e cia... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, Sergio Verde disse:

Vdd, mas se pensarmos bem, não fosse a "garfada escandalosa" contra o Boca em 2001, os rumos dos anos 2000 talvez tivessem sido outros, apesar do Mustafdp, menTirone e cia... 

 

Lembro também daquele pênalti discutível marcado em favor dos bambis na Libertadores 2006, que sacramentou nossa eliminação... Marcinho Paulada chegou na bola mas atropelou o Junior (lateral) dentro da área... eram oitavas de final, mas ali estávamos jogando de igual pra igual com um dos melhores times da América e que por sinal foi vice-campeão daquela edição.

 

Teve também a semifinal da Sulamericana 2010... aquela foi uma típica batida na trave. PQP! Palmeiras indo bem, todo mundo crente que iriamos pra final... aí me vem o Goias, REBAIXADO naquele ano, com Marcão (aquele zagueiro lamentável), He-man e companhia e conseguem virar pra cima da gente em pleno Pacaembu!

Situações que só o Palmeiras proporciona...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
45 minutos atrás, Green disse:

Lembro também daquele pênalti discutível marcado em favor dos bambis na Libertadores 2006, que sacramentou nossa eliminação... Marcinho Paulada chegou na bola mas atropelou o Junior (lateral) dentro da área... eram oitavas de final, mas ali estávamos jogando de igual pra igual com um dos melhores times da América e que por sinal foi vice-campeão daquela edição.

E nesse momento estavamos jogando com um jogador a mais se não me engano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, MONTE VERDE disse:

E nesse momento estavamos jogando com um jogador a mais se não me engano

 

Leandro dos bambis foi expulso aos 19 do 2º tempo...

 

O Palmeiras estava se superando ali. Tava se sustentando na raça mesmo... porque o time era tenebroso, apesar de ter nomes consagrados como Paulo Baier, Gamarra e Edmundo, tinha acabado de demitir o Leão e vinha de uma derrota por 6x1 pro Figueirense. Os caras estavam dando até a alma contra o atual campeão do mundo.

 

Aí me vem o Junior, quase aposentado mas que jogava para um cacete, sai driblando geral na DIREITA (lat. esquerdo) e toma a chegada do afobado Marcinho... já era. Ceni bateu o penalti duas vezes ainda (juiz mandou voltar alegando invasão). Isso o relógio já marcava 40 do segundo tempo...

 

Foi um sofrimento aquele jogo. Merecíamos mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Green disse:

Teve também a semifinal da Sulamericana 2010... aquela foi uma típica batida na trave. PQP! Palmeiras indo bem, todo mundo crente que iriamos pra final... aí me vem o Goias, REBAIXADO naquele ano, com Marcão (aquele zagueiro lamentável), He-man e companhia e conseguem virar pra cima da gente em pleno Pacaembu!

O 2o gol do Goiás vai para a conta do intocável, incompreendido, indelével, inoxidável, imortal e boa gente Massaraújo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..