Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Luiz

Palmeiras x Sport - Atuação do time + Atuações individuais

Posts Recomendados

19 horas atrás, BMarinho disse:

Eu não sou muito fã do Luan, não acho ele um perebão nivel Leandro Almeida e outros "craques" que infelizmente passaram pelo nosso time, mas também não acho que ele é um zagueiro para o nivel Palmeiras, me parece que realmente é afobado, entra em alguns lances sem capacidade de reagir, com corpo fora de posição, é facilmente deslocado, etc, e ontem no lance por mais que exista o mérito claro do rival, existe também seu vacilo no sentido que um zagueiro com nivel mais alto, não cairia.

Agora, creio também que não dá pra individualizar totalmente uma questão coletiva, até postei ontem um vídeo da final do paulista em que os "atores" são outros, naquela vez Gustavo Gomez , Felipe Melo, Marcos Rocha e Patrick de Paula com Zé Rafael, mas a movimentação coletiva é muito parecida, e isso pra mim é o mais preocupante, está se criando uma visão - que pra mim é parcialmente nublada - de que o Luxa montou uma estrutura defensiva forte e que esse é um ponto alto desse time, só que na real o que estou vendo até por essa repetição de movimento, é que o mérito do Luxa está em povoar o sistema defensivo com muita gente, limitar com base em volume de jogadores o campo para evitar que o adversário jogue e com base nisso travar o jogo, causando exibições ruins que se baseiam e ganham força nos analistas de resultados, principalmente nos que envolvem claro os resultados contra o rival que claro também é uma estratégia inteligente de manutenção de trabalho.

No fim, a estratégia do Luxa tem sido eficiente com base no numero de jogadores e trava por limitações de espaço, porém bastou uma jogada mais elaborada do adversário, com movimentação inteligente para criar espaços e o time coletivamente se desorganizou, e isso não foi apenas Luan,  Vitor Hugo,  Danilo, mas foi também na outra vez Gomez, Felipe Melo, Marcos Rocha, De Paula, etc.

Esse é o ponto, ontem pra mim o Pedrinho que é o melhor comentarista do Brasil, soltou uma frase que pra mim é chave nessa mudança cultural que precisa existir: "você não pode analisar apenas o resultado, precisa analisar o processo", e exatamente nisso, ontem esse lance do segundo gol, é uma aula didática de qual a função do treinador no fim, o processo de movimentação coletiva, é responsabilidade do treinador, o jogador vai tomar decisões no campo que vão impactar no coletivo, sua função é melhorar e facilitar o processo para que as coisas aconteçam coletivamente da melhor forma, o processo é tão importante na analise quanto o resultado.

Uma jogada bem trabalhada com movimentação inteligente é capaz de desorganizar qualquer defesa uma hora ou outra . Se não defesas organizadas não tomariam gols. Agora se os adversários não conseguem organizar uma jogada bem trabalhada com frequência é mérito de quem ? Mas claro se existem falhas no processo essas precisam ser corrigidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Animal disse:

Uma jogada bem trabalhada com movimentação inteligente é capaz de desorganizar qualquer defesa uma hora ou outra . Se não defesas organizadas não tomariam gols. Agora se os adversários não conseguem organizar uma jogada bem trabalhada com frequência é mérito de quem ? Mas claro se existem falhas no processo essas precisam ser corrigidas.

E é exatamente disso que estou falando, defesas organizadas tendem a tomar menos gols principalmente porque entendem pontos de melhoria, analisam, e tentam evoluir constantemente não para buscar que nunca tomem gols, isso é quase impossível, mas para reduzir o número de oportunidades do adversário principalmente em jogadas de movimentação coletiva como foi o caso e facilitar o trabalho, sobretudo em jogos chaves diante de adversários mais capacitados, se um padrão se repete contra Gambás que nem de longe hoje é um time capacitado (e a sequencia deles tem mostrado isso)  e Sport que também não dos times mais capacitados do momento, isso indica que um padrão de falha está se repetindo, e o processo precisa ser evoluído, e é exatamente esse tipo de visão que estou discutindo.

E eu mesmo citei o mérito que o Luxa está tendo em povoar o campo de defesa e reduzir espaço do adversário para criar, isso está nitido, porém existe o além disso, se Sport e Corinthians com movimentações coletivas básicas conseguiram desorganizar a estrutura super populada que o Luxa armou, fica nitido que para os jogos de mais alto nivel que teremos na temporada, sobretudo em fases decisivas, o trabalho precisa ser evoluído, mais ainda se levarmos em conta que temos meninos que vão cometer deslizes táticos, tem falhas naturais de posicionamento, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest VERDAO TODO DIA
6 horas atrás, luizverde disse:

Essa dupla de zaga com Ramires na volancia é um filme de terror.

Enquanto insistirem em jogar com Ramires, BH, Rony, sempre vamos ter um jogador a menos em campo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..