Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Porque o próximo técnico tem que ser estrangeiro?

Posts Recomendados

8 horas atrás, 1999 disse:

Já escrevi sobre isso aqui também, aliás é um tema sobre o qual sou repetitivo as vezes porque considero da mais elevada importância.

Existe uma razão muito simples pela qual os técnicos brasileiros são tão ruins em comparação com seus contrapartes estrangeiros, e o nome dela é ESTUDO.

O brasileiro médio tem aversão ao estudo. Não dá valor à educação enquanto método de formação e capacitação.

Para a esmagadora maioria dos brasileiros, a única função da educação é colocar um diploma embaixo do braço para ostentar por aí.

Tanto que o Brasil é um país renomado por dois hábitos até contraditórios, mas que igualmente revelam esse desdém pela educação.

Por um lado, o brasileiro adora se vangloriar da falta de conhecimento formal e da suposta aquisição de conhecimento empírico. Do mecânico que diz que não precisa ler manual porque acha que já viu 500 mil carros iguais, do pedreiro que acha que sabe melhor como fazer a edificação que o engenheiro que fez o cálculo estrutural da obra, do balconista de farmácia que acha que receita remédio melhor que médico...

Apenas para dar uma noção desse fenômeno, já tivemos Presidente da República de esquerda que se achava o supra sumo por não ter tido ensino formal, e hoje temos Presidente da República de direita que faz piada com seu total desconhecimento sobre política econômica.

Ambos, vejam, fazem troça da falta de conhecimento e educação formal e se acreditam mais capacitados para o cargo que ocupam/ocuparam porque vieram do "povo" e conhecem as coisas sob a ótica do "povo".

Por outro lado, o brasileiro é o povo que adora inventar diplomas, pós graduações mirabolantes e pós doutorados inexistentes. O que não faltam são casos na academia, na política e na economia de falsos doutores, falsos mestres, falsos Ph.D....

O futebol brasileiro não é uma ilha isolada dentro do que é a realidade brasileira de desprezo pela educação.

Pelo contrário, o futebol brasileiro é a perfeita representação do que é a aversão que o brasileiro tem pelo conhecimento formal.

Técnicos de futebol brasileiros se jactam de seu suposto empirismo e seu suposto autodidatismo. Acham que treinar times de futebol é como andar de bicicleta e se vangloriam de ter esse método de trabalho.

Vide Luxemburgo falando que o futebol não mudou dos anos 90 para cá e que tudo que precisava aprendeu quando era boleiro, vide Renato Gaúcho fazendo piada de cursos para técnico e insistindo que pode se dar ao luxo de passar o dia jogando futevôlei na praia, vide Abel Braga tomando seu vinho enquanto seu time riquíssimo afundava na tabela.

Por outro lado, outros tantos (principalmente alguns dos mais novos) têm por hábito fazer coisas como passar um dia assistindo a um treinamento em La Masia e dizer que são pós doutores em futebol pela academia do Barcelona.

Mesmo nesse fórum já tive o desprazer de ver inúmeras citações irônicas a técnicos tidos pela imprensa como estudiosos, como se isso fosse algum demérito.

Com todo o respeito, mesmo o pior estudo (e o que é oferecido aos técnicos brasileiros em geral é inegavelmente de baixa qualidade) é melhor que a total ausência de estudo. Técnico que busca se reciclar e continuar aprendendo e evoluindo de forma honesta merece aplausos, por piores que sejam as condições dadas a ele para isso no Brasil.

Um técnico buscar conhecimento, por mais frágil que seja, deveria ser motivo de aplauso.

Enfim, a resposta para a pergunta do tópico é simples: técnicos estrangeiros estão à frente dos brasileiros porque não damos valor para o conhecimento, e por isso ou nossos técnicos não estudam, ou fingem que estudam, ou querem estudar mas não têm à disposição cursos de qualidade para começarem na carreira e se aperfeiçoarem de forma contínua.

Apenas para arrematar: porque a Argentina tem tantos técnicos bons em comparação com o Brasil, país de futebol muito mais rico e população 5 vezes maior?

Simples: porque a Argentina, apesar de quebrada economicamente e em eterna crise há mais de 20 anos, sempre deu muito valor à educação e com muito esforço mantém a cultura da importância da educação e um sistema educacional de boa qualidade.

Educação, meus amigos, é a base de tudo, e aqui no Brasil é motivo de piada.

Enquanto for assim esse país não tem como dar certo, e idem nosso futebol.

Quem preferiu não ler esse texto porque é longo demais, deveria ler. Sem ironia ou cinismo algum, acho que esse debate é mto interessante.

O pouco que posso adicionar é que a má educação fundamental que "vitima" a maioria da população acaba atingindo os técnicos. Por isso que digo que formar técnico de futebol é um investimento por parte do clube. Não dá pra ficar esperando um "salvador da pátria" cair do céu.

Única ressalva que faço no texto é à parte que destaquei. A gente esquece, mas Luxa já teve a "universidade do futebol". Já imaginou o que Luxa poderia ensinar para os seus alunos (se a tal universidade não tivesse falido e deixado geral a ver navios)? Aprender errado pode ser pior que não aprender nada, pq o cara vai ter que desaprender a porcaria que aprendeu, rsss.

Fora isso, assino embaixo esse texto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei bastante dessa análise aqui:

https://globoesporte.globo.com/blogs/latinoamerica-futbol-club/post/2020/10/16/quais-sao-as-cartas-da-mesa.ghtml
 

principalmente porque pra mim de longe se for um estrangeiro mesmo, El gringo é a melhor opção. O argentino realmente tem mais casca, rodagem ( e até a moral como ex jogador de time grande que foi), a pressão na Argentina se assemelha muito mais ao que temos no Brasil, e nesse momento do clube, com diretor fraco, e presidente ainda mais fraco, alguém tem que ser forte, ter casca e atitude para orientar as coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, palmeiras1999 disse:

Chuto que eles vão tentar o Ramirez e ele vai dizer Não. Aí uma consulta no Heinze que está desempregado e na hora que mostrar o projeto vai pular fora...

Aí vai apelar para o Dorival Jr ou Abelão. Nunes dizem que não assume mais na temporada

A diretoria mesmo não tem capacidade de analisar um nome de fora. 

 

 

Mas é isso mesmo que provavelmente acontecerá. Enquanto estivermos nesse cativeiro da crefisa, e de sua incompetencia, será assim. Bom que ja estamos ganhando a forca pra aguentar os proximos anos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/10/2020 em 16:18, FabioHenrique disse:

O Luxa que no passado montava verdadeiras máquinas de atacar agora presa por defender para não perder e se der buscar uma vitória.

 

LUXA MONTAVA COISA NENHUMA .. QUEM MONTAVA ERA A PARMALAT ....FORAM ENTREGUES AO LUXA DUAS SELEÇÕES CAMPEÃS DO MUNDO DE 94 E 2002. E MUNDIAL DE CLUBES PELOS BAMBI.. 

LUXA GANHOU APENAS PAULISTINHA E BRASILEIRO... ELIMINADO PREMATURAMENTE DA LIBERTA 96 PELOS BAMBI ...FOI DEMITIDO...E AINDA PERDEU UMA COPA DO BRASIL JÁ PRATICAMENE GANHA NA FINAL PARA O CRUZEIRO.. 

CAFU...MAZINHO...ZINHO ....ROBERTO CARLOS...RIVALDO.. EDILSON .. LUIZAO...MULLER ..E OUTROS CRAQUES QUE PARTICIPARAM DAS ELIMINATÓRIAS ...COMO EVAIR...EDMUNDO..

E OUTROS MONTROS COMO ZAGO...DIJALMINHA..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutes ago, EVERGREEN said:

LUXA MONTAVA COISA NENHUMA .. QUEM MONTAVA ERA A PARMALAT ....FORAM ENTREGUES AO LUXA DUAS SELEÇÕES CAMPEÃS DO MUNDO DE 94 E 2002. E MUNDIAL DE CLUBES PELOS BAMBI.. 

LUXA GANHOU APENAS PAULISTINHA E BRASILEIRO... ELIMINADO PREMATURAMENTE DA LIBERTA 96 PELOS BAMBI ...FOI DEMITIDO...E AINDA PERDEU UMA COPA DO BRASIL JÁ PRATICAMENE GANHA NA FINAL PARA O CRUZEIRO.. 

CAFU...MAZINHO...ZINHO ....ROBERTO CARLOS...RIVALDO.. EDILSON .. LUIZAO...MULLER ..E OUTROS CRAQUES QUE PARTICIPARAM DAS ELIMINATÓRIAS ...COMO EVAIR...EDMUNDO..

E OUTROS MONTROS COMO ZAGO...DIJALMINHA..

 

No passado...

Luxa foi bem no Palmeiras, foi bem no Santos, foi bem no Cruzeiro...

Só que ele parou no tempo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, FabioHenrique disse:

No passado...

Luxa foi bem no Palmeiras, foi bem no Santos, foi bem no Cruzeiro...

Só que ele parou no tempo!

NUNCA GANHOU TITULO RELEVANTE ...NEM EM CLUBES NEM NA SELEÇÃO. SÓ REGIONAL E BRASILEIRO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq a maioria dos treinadores brasileiros de nome já passaram por aqui e nesse momento quase nenhum acrescentaria alguma coisa. Viriam com aqueles discursos chatos de união e todas essas coisas fora de campo e não veríamos nada diferente taticamente. O único que eu aceitaria seria o Cuca, que motivado e com carta branca é ótimo. Renato Gaúcho eu tenho a impressão que só dá certo no Grêmio, mas não acharia ruim. Rogério Ceni acho muito cedo pra ser especulado aqui e eu tenho restrição, seria sempre minha última opção. 

Então pra esse momento o melhor é um estrangeiro mesmo, aceito qualquer um que tenha bons números e o time tenha um jeito de jogar definido. Pode ser Ramirez, Heinze ou Schelotto que são os mais especulados. Caso não acerte deixa o Andrey mesmo.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não for estrangeiro já chega despedido, acho que só o Ceni chegaria com um certo apoio devido ao grande trabalho do Fortaleza... de resto é tudo as tranqueiras que já foram testadas e não funcionam mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/10/2020 em 02:30, Bauer disse:

TODOS os jogos o Mano sai reclamando da arbitragem, esse cara tem sérios problemas ele realmente precisa se tratar dessa mania de perseguição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, lunatico disse:

Se não for estrangeiro já chega despedido, acho que só o Ceni chegaria com um certo apoio devido ao grande trabalho do Fortaleza... de resto é tudo as tranqueiras que já foram testadas e não funcionam mais

Rapaz, o Ceni não aguentaria 1 mês aqui. Na primeira derrota seria chamado de bambi e paneleiro. Ele correu do Cruzeiro e correria aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rogério é técnico pra ser especulado aqui daqui alguns anos.

É fato que o trabalho dele no Fortaleza é ótimo e também é visível que ele está a frente dos demais aqui no BR, porém a identificação dele com os Bambis ainda existe, quando a imagem de treinador se tornar mais forte que a do ex-goleiro bambi, aí sim é o momento.  Pra isso ele precisa rodar por mais equipes, fazer outros bons trabalhos e evoluir mais. Potencial ele tem. E, SIM, eu, particularmente, o aceitaria agora, se por um acaso fosse cogitado.

Sobre o Palmeiras, já era o momento na virada 2019~2020 de buscar uma ideia diferente com técnicos de fora, agora é mais ainda. O que me preocupa é o respaldo que vão dar. Tanto torcida quanto diretoria. Luxa é um exemplo perfeito de o pq os atuais BR estão ultrapassados; Uns se prendem no futebol de resultado, jogando com a bunda na parede e por uma bola e outros se prendem na 'genialidade' brasileira, como se isso ainda estivéssemos nas décadas anteriores e acham que não precisam ensinar padrões, movimentações e estratégias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Deola22 disse:

Rapaz, o Ceni não aguentaria 1 mês aqui. Na primeira derrota seria chamado de bambi e paneleiro. Ele correu do Cruzeiro e correria aqui.

Tenho minhas duvidas se Ramierz ira aguentar.

Não se forma muda o forma de jogar em  1 mes.
Quase que Domenec caiu no Flamengo, com o melhor elenco BR disparado.
E agora nas ultimas partidas encaixou o elenco.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, JoaoF disse:

Tenho minhas duvidas se Ramierz ira aguentar.

Não se forma muda o forma de jogar em  1 mes.
Quase que Domenec caiu no Flamengo, com o melhor elenco BR disparado.
E agora nas ultimas partidas encaixou o elenco.

 

Nao passou nem perto de cair. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..