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Silva

Avanti e Gestão Galiotte

Como você avalia o programa de sócio-torcedor do Palmeiras sob a Gestão Galiotte?  

16 votos

  1. 1. Como você avalia o programa de sócio-torcedor do Palmeiras sob a Gestão Galiotte?

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EXCLUSIVO: Palmeiras revela nº de sócios adimplentes do Avanti e explica como quer voltar a crescer

 

O Palmeiras fechou 2020 com uma base anual média de 37,7 mil sócios-torcedores adimplentes no programa Avanti, segundo revelou nesta quinta-feira o clube paulista com exclusividade ao ESPN.com.br.

De acordo com o Verdão, o Avanti, que foi formalmente iniciado em 2012, atingiu uma base média de 21,3 mil sócios adimplentes em 2013.

O pico veio em 2015, com média de 81,9 mil, alavancado principalmente pela inauguração do Allianz Parque (na reta final de 2014) e as boas campanhas (vice do Paulista e campeão da Copa do Brasil).

Depois, o montante se manteve com mais de 70 mil por três anos seguidos (veja os números completos na tabela abaixo).

A partir do 2º semestre de 2019, porém, a quantidade de adimplentes começou a cair, fechando o ano com 63,9 mil – foi a 1ª vez que o número deixou o patamar dos 70 mil desde 2015.

E, no ano passado, com a pandemia de COVID-19 fechando os estádios para o público, a redução foi ainda mais drástica, chegando a 37,7 mil.

Isso afetou diretamente o faturamento total do Palmeiras, que, assim como os outros clubes, também não contou com a bilheteria na maior parte da temporada. Dessa forma, a receita operacional bruta de 2020 fechou em R$ 558 milhões, contra R$ 642 milhões de 2019.

Torcedores do Palmeiras durante jogo contra o São Paulo, em 2009 Cesar Greco/Ag Palmeiras

Atualmente, o Avanti conta com cerca de 35 mil sócios-torcedores adimplentes, disse o time alviverde à reportagem.

Para o Verdão, os motivos para a redução no número de adimplentes são explicados por alguns fatores básicos, como o rendimento esportivo na 2ª metade de 2019 e a crise econômica causada no mundo pelo coronavírus.

Nos bastidores, o clube se movimenta para buscar novo crescimento, tentando voltar nos próximos anos ao mesmo patamar de 2016 a 2018. Para isso, traça planejamento e investimento em algumas novidades.

Uma das principais é que o site oficial do Palmeiras passará a ter um contador de sócios em tempo real, que informará aos torcedores quantos adimplentes estão associados ao Avanti. A novidade foi ao ar nesta quinta-feira.

Nº de adimplentes do Avanti 2013-2020

Fonte: Palmeiras

ANO BASE ANUAL MÉDIA TÍTULOS
2013 21,3 mil Série B
2014 35,6 mil -
2015 81,9 mil Copa do Brasil
2016 76,3 mil Brasileiro
2017 73,6 mil -
2018 71,8 mil Brasileiro
2019 63,9 mil -
2020 37,7 mil Paulista, Libertadores, Copa do Brasil

Confira mais detalhes abaixo:

OS MOTIVOS DA QUEDA

Segundo estudo conduzido pelo Verdão, são três fatores principais que mantém os sócios-torcedores adimplentes, na seguinte ordem de importância:

1. Prioridade e desconto na compra de ingressos (já que 50% frequentam estádio)
2. Performance do time (quando a equipe não está bem, cai o nível de engajamento)
3. Benefícios (descontos em produtos de parceiros) e experiências exclusivas

O Alviverde considera que, como os fatores 1 e 2 foram bastante afetados entre 2019 e 2020, isso explica a queda da base de adimplentes do Avanti de 71,8 mil para 37,7 mil em dois anos.

“A gente sabe que o sócio-torcedor tem uma dependência muito grande do estádio e do desempenho esportivo. Quando o desempenho é bom, você tem um torcedor satisfeito e engajado. Quando o desempenho não acompanha a expectativa do torcedor, você naturalmente tem uma insatisfação”, explica Roberto Trinas, diretor executivo de marketing do Palmeiras, ao ESPN.com.br.

“Foi isso que aconteceu no 2º semestre de 2019. Com a frustração pelo clube não ter avançado na Copa do Brasil e na Libertadores, e por ter caído de desempenho no Campeonato Brasileiro, tivemos essa queda no Avanti. E, em 2020, veio o efeito pandemia, no qual todos os clubes, maiores ou menores, foram fortemente impactados. Não foi diferente com o Palmeiras”, argumentou.

De acordo com o Palmeiras, desde o início do Avanti, passaram pelo programa 263 mil torcedores (cadastros únicos mesmo CPF), o que dá uma ideia da rotatividade da base.

Anualmente, o Alviverde tem que repor ao redor de 50% dos cadastros. E, desses 50%, cerca de 40% são reativações (torcedores que já foram sócios).

COMO CRESCER NOVAMENTE

O Palmeiras não define metas exatas do número de sócios-adimplentes que quer voltar a alcançar nos próximos anos, já que a situação econômica do país ainda é muito incerta e não há previsão de retorno de público aos jogos.

No entanto, o desejo é retornar à base vista entre 2016 e 2018 (mais de 70 mil), o que contribuiria para reforçar a saúde financeira da agremiação.

Para isso, o marketing palmeirense aposta em duas estratégias principais: seguir melhorando o atendimento ao associado que vai ao estádio (recentemente, o programa inaugurou nova sede e mudou o parceiro de fornecimento de ingressos) e fornecer produtos digitais que interessem aos sócios-torcedores.

Uma dessas novidades é a TV Palmeiras Plus, inaugurada no início de abril. O canal online exibe entrevistas exclusivas, documentários e homenagens a ídolos, além de fazer cobertura de treinos das equipes masculina, feminina e de base via smartphone, tablet ou computador.

Além disso, a expectativa é que haja adoção em massa ao “Plano Verde”, que custa R$ 9,99 por mês e oferece vantagens como um cashback de R$ 80 para uso em produtos do clube através de e-commerce, além da rede de descontos do Avanti em locais como supermercados e farmácias.

“O que nos norteia é sempre melhorar e aprimorar nosso programa. O Avanti possui diferentes planos para atender diferentes perfis de uso e frequência ao estádio, desde o Bronze ao Diamante, com descontos que chegam a 100%”, ressaltou Trinas.

“Nós lançamos o 'Plano Verde', justamente para atender ao torcedor que não costuma ir ao estádio, como por exemplo aquele que mora em outro Estado. É preciso entender que a arena é bastante representativa, mas é finita. Por isso, a gente precisa ir muito além do estádio”, seguiu. pl

“A gente precisa conversar com o torcedor. O Palmeiras é um clube de massa, nacional. Você precisa levar benefícios aos torcedores de todos os Estados e de fora do Brasil, e esse caminho é o digital. Então, cada vez mais o clube se estrutura para atender o torcedor através de seu programa de vantagens, benefícios e descontos na Palmeiras Store, por exemplo, com frete grátis. A ideia é que a loja se torne um shopping do torcedor palmeirense”, relatou.

“E temos a TV Palmeiras Plus, lançada recentemente, para que o torcedor participe e tenha uma interação grande com lives. Ela será um espaço fechado para o sócio-torcedor, levando conteúdo audiovisual exclusivo dos bastidores do clube, que é algo que só o Avanti terá”, complementou.

CONTADOR DE SÓCIOS EM TEMPO REAL

Além disso, o Verdão passará a ter um contador de sócios-torcedores adimplentes na homepage de seu site oficial.

Ele mostrará, em tempo real, o tamanho da base de associados do clube.

A ideia é similar ao antigo “Torcedômetro”, feito pela Ambev no site “Movimento por um futebol melhor”.

Fonte: ESPN

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Parece que a diretoria tem medo de ter um AVANTI forte. A torcida ficará com uma voz mais ativa do que tem hoje e isso deve assusta-lo. 

Fui AVANTI por muitos anos e saí (em forma de protesto) quando contrataram o Mano Meneses

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1 hora atrás, pazinatto disse:

Parece que a diretoria tem medo de ter um AVANTI forte. A torcida ficará com uma voz mais ativa do que tem hoje e isso deve assusta-lo. 

Fui AVANTI por muitos anos e saí (em forma de protesto) quando contrataram o Mano Meneses

Pazina,

Considero apenas incompetência mesmo.

O Avanti era uma galinha de ovos dourados, e fora as vantagens para compra de ingresso, não oferece nenhuma outra contrapartida aos torcedores, tampouco algo (como voto) que ofereça uma ameaça política a facção política X ou Y dentro do clube.

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Imagino que a galera vá bater bastante na gestão e provavelmente concordarei com muitos.

Eu mesmo sou um feroz crítico do Galiotte, e pretendo abordar sobre outra ótica, já que a maioria vai vir aqui só pra descer o pau no nosso malvado menos favorito. Eu sei que o AVANTI é muito aquém do que gostaríamos. 

 

Eu fiquei puto pra baralho no segundo semestre de 2019: o cheirinho indo bem, a gente lotado de jogador q não rendia e com uma diretoria que se mostrava bastante incompetente. Eu via o BR 2018 como uma exceção na gestão do Galiotte, creditei muito o título ao Felipão, e 2019 pra mim era a regra, como foi 2017. Eu sabia que estava contribuindo com uma gestão que, na parte do futebol, era muito aquém do que eu gostaria. Uma sensação de que estava desperdiçando meu dinheiro. Teve um jogo do Palmeiras no Rio (não me recordo qual) que a Diretoria distribuiu os 10% da carga em SP e eu, que esperava o ano todo pra ver entre 3-4 jogos do time, senti como se tivessem me roubado. E tem mais... Eu estava naquele Cheirinho 3 X 0 Palmeiras, mesmo esperando o pior eu fui.

Logo depois veio a contratação do Luxa. Na época eu criei uma conta no Twitter (não tinha ainda) só pra ler e endossar a hashtag "#LuxemburgoNao".

Eu imaginava que 2020 seria péssimo, nenhuma perspectiva. Eu tava PUTO pra baralho. Nasci em Ribeirão Preto, mas morava desde 2014 no Rio de Janeiro, por questão de trabalho. Imaginem o quanto eu zoei os cheiradores entre 2015 e 2018. Eles falavam em 2016 que o time deles era "time de chegada".

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Era opressão atrás de opressão. Então, naquele final de 2019 eu tava sendo zuado pra baralho. Tava MUITO puto.

 

O que eu fiz?

Entrei em contato com o AVANTI e pedi pra trocar o programa de sócio-torcedor pro anual. Paguei em 10x no cartão. Eu sabia q se deixasse pra pagar mensalmente eu correria sério risco de cancelar. E eu só fui no Allianz em 4 oportunidades desde que me associei (2015). À exceção das 4x q fui ao Allianz, eu não usei nenhum benefício/desconto do programa, nada, na verdade nem sei quais são.

 

Vamos colocar a pandemia de lado, é uma exceção e vai passar.

Eu não deixo de enxergar que uma parcela da culpa pela queda no AVANTI são dos próprios palmeirenses, que abandonam o programa. Quando acabar a pandemia e as coisas retornarem ao normal, estiverem os 263 mil sócios únicos adimplentes, estaremos arrecadando R$ 120m+ por ano, por baixo. Mas isso não vai acontecer.

Eu contribuo com o clube, independentemente do infeliz que esteja administrando a minha contribuição, pq eu sei que comigo o Palmeiras é mais forte. É responsável por uma boa parte de como gasto o meu tempo diariamente, pelo meu humor, por muitas das boas memórias que tenho e sei que, como disseram na reportagem:

“O Palmeiras chegará aonde nós, torcedores, o levarmos”

Entristece ver um clube como o Grêmio arrecadando mais em 2021 com sócio do que em 2016, mesmo numa pandemia e ganhando muito menos títulos e glórias do que nós, enquanto o Palmeiras, infelizmente, vai no sentido contrário.

Como muita coisa nesse país, eu entendo que isso passa por uma mudança de cultura do brasileiro, do torcedor brasileiro. Do benefício que ele enxerga quando contribui, do que o motiva a contribuir. E eu não sei dizer qual é essa mudança exatamente.

 

AVANTI PALESTRA!

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9 horas atrás, Takezo disse:

 

Eu contribuo com o clube, independentemente do infeliz que esteja administrando a minha contribuição, pq eu sei que comigo o Palmeiras é mais forte. É responsável por uma boa parte de como gasto o meu tempo diariamente, pelo meu humor, por muitas das boas memórias que tenho e sei que, como disseram na reportagem:

“O Palmeiras chegará aonde nós, torcedores, o levarmos”

Entristece ver um clube como o Grêmio arrecadando mais em 2021 com sócio do que em 2016, mesmo numa pandemia e ganhando muito menos títulos e glórias do que nós, enquanto o Palmeiras, infelizmente, vai no sentido contrário.

Como muita coisa nesse país, eu entendo que isso passa por uma mudança de cultura do brasileiro, do torcedor brasileiro. Do benefício que ele enxerga quando contribui, do que o motiva a contribuir. E eu não sei dizer qual é essa mudança exatamente.

 

AVANTI PALESTRA!

                  Perfeito, eu virei sócio Avanti na época do Tirone. 

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Guest DanielVerdaoParmerista
11 horas atrás, Silva disse:

EXCLUSIVO: Palmeiras revela nº de sócios adimplentes do Avanti e explica como quer voltar a crescer

 

O Palmeiras fechou 2020 com uma base anual média de 37,7 mil sócios-torcedores adimplentes no programa Avanti, segundo revelou nesta quinta-feira o clube paulista com exclusividade ao ESPN.com.br.

De acordo com o Verdão, o Avanti, que foi formalmente iniciado em 2012, atingiu uma base média de 21,3 mil sócios adimplentes em 2013.

O pico veio em 2015, com média de 81,9 mil, alavancado principalmente pela inauguração do Allianz Parque (na reta final de 2014) e as boas campanhas (vice do Paulista e campeão da Copa do Brasil).

Depois, o montante se manteve com mais de 70 mil por três anos seguidos (veja os números completos na tabela abaixo).

A partir do 2º semestre de 2019, porém, a quantidade de adimplentes começou a cair, fechando o ano com 63,9 mil – foi a 1ª vez que o número deixou o patamar dos 70 mil desde 2015.

E, no ano passado, com a pandemia de COVID-19 fechando os estádios para o público, a redução foi ainda mais drástica, chegando a 37,7 mil.

Isso afetou diretamente o faturamento total do Palmeiras, que, assim como os outros clubes, também não contou com a bilheteria na maior parte da temporada. Dessa forma, a receita operacional bruta de 2020 fechou em R$ 558 milhões, contra R$ 642 milhões de 2019.

Torcedores do Palmeiras durante jogo contra o São Paulo, em 2009 Cesar Greco/Ag Palmeiras

Atualmente, o Avanti conta com cerca de 35 mil sócios-torcedores adimplentes, disse o time alviverde à reportagem.

Para o Verdão, os motivos para a redução no número de adimplentes são explicados por alguns fatores básicos, como o rendimento esportivo na 2ª metade de 2019 e a crise econômica causada no mundo pelo coronavírus.

Nos bastidores, o clube se movimenta para buscar novo crescimento, tentando voltar nos próximos anos ao mesmo patamar de 2016 a 2018. Para isso, traça planejamento e investimento em algumas novidades.

Uma das principais é que o site oficial do Palmeiras passará a ter um contador de sócios em tempo real, que informará aos torcedores quantos adimplentes estão associados ao Avanti. A novidade foi ao ar nesta quinta-feira.

Nº de adimplentes do Avanti 2013-2020

Fonte: Palmeiras

ANO BASE ANUAL MÉDIA TÍTULOS
2013 21,3 mil Série B
2014 35,6 mil -
2015 81,9 mil Copa do Brasil
2016 76,3 mil Brasileiro
2017 73,6 mil -
2018 71,8 mil Brasileiro
2019 63,9 mil -
2020 37,7 mil Paulista, Libertadores, Copa do Brasil

Confira mais detalhes abaixo:

OS MOTIVOS DA QUEDA

Segundo estudo conduzido pelo Verdão, são três fatores principais que mantém os sócios-torcedores adimplentes, na seguinte ordem de importância:

1. Prioridade e desconto na compra de ingressos (já que 50% frequentam estádio)
2. Performance do time (quando a equipe não está bem, cai o nível de engajamento)
3. Benefícios (descontos em produtos de parceiros) e experiências exclusivas

O Alviverde considera que, como os fatores 1 e 2 foram bastante afetados entre 2019 e 2020, isso explica a queda da base de adimplentes do Avanti de 71,8 mil para 37,7 mil em dois anos.

“A gente sabe que o sócio-torcedor tem uma dependência muito grande do estádio e do desempenho esportivo. Quando o desempenho é bom, você tem um torcedor satisfeito e engajado. Quando o desempenho não acompanha a expectativa do torcedor, você naturalmente tem uma insatisfação”, explica Roberto Trinas, diretor executivo de marketing do Palmeiras, ao ESPN.com.br.

“Foi isso que aconteceu no 2º semestre de 2019. Com a frustração pelo clube não ter avançado na Copa do Brasil e na Libertadores, e por ter caído de desempenho no Campeonato Brasileiro, tivemos essa queda no Avanti. E, em 2020, veio o efeito pandemia, no qual todos os clubes, maiores ou menores, foram fortemente impactados. Não foi diferente com o Palmeiras”, argumentou.

De acordo com o Palmeiras, desde o início do Avanti, passaram pelo programa 263 mil torcedores (cadastros únicos mesmo CPF), o que dá uma ideia da rotatividade da base.

Anualmente, o Alviverde tem que repor ao redor de 50% dos cadastros. E, desses 50%, cerca de 40% são reativações (torcedores que já foram sócios).

COMO CRESCER NOVAMENTE

O Palmeiras não define metas exatas do número de sócios-adimplentes que quer voltar a alcançar nos próximos anos, já que a situação econômica do país ainda é muito incerta e não há previsão de retorno de público aos jogos.

No entanto, o desejo é retornar à base vista entre 2016 e 2018 (mais de 70 mil), o que contribuiria para reforçar a saúde financeira da agremiação.

Para isso, o marketing palmeirense aposta em duas estratégias principais: seguir melhorando o atendimento ao associado que vai ao estádio (recentemente, o programa inaugurou nova sede e mudou o parceiro de fornecimento de ingressos) e fornecer produtos digitais que interessem aos sócios-torcedores.

Uma dessas novidades é a TV Palmeiras Plus, inaugurada no início de abril. O canal online exibe entrevistas exclusivas, documentários e homenagens a ídolos, além de fazer cobertura de treinos das equipes masculina, feminina e de base via smartphone, tablet ou computador.

Além disso, a expectativa é que haja adoção em massa ao “Plano Verde”, que custa R$ 9,99 por mês e oferece vantagens como um cashback de R$ 80 para uso em produtos do clube através de e-commerce, além da rede de descontos do Avanti em locais como supermercados e farmácias.

“O que nos norteia é sempre melhorar e aprimorar nosso programa. O Avanti possui diferentes planos para atender diferentes perfis de uso e frequência ao estádio, desde o Bronze ao Diamante, com descontos que chegam a 100%”, ressaltou Trinas.

“Nós lançamos o 'Plano Verde', justamente para atender ao torcedor que não costuma ir ao estádio, como por exemplo aquele que mora em outro Estado. É preciso entender que a arena é bastante representativa, mas é finita. Por isso, a gente precisa ir muito além do estádio”, seguiu. pl

“A gente precisa conversar com o torcedor. O Palmeiras é um clube de massa, nacional. Você precisa levar benefícios aos torcedores de todos os Estados e de fora do Brasil, e esse caminho é o digital. Então, cada vez mais o clube se estrutura para atender o torcedor através de seu programa de vantagens, benefícios e descontos na Palmeiras Store, por exemplo, com frete grátis. A ideia é que a loja se torne um shopping do torcedor palmeirense”, relatou.

“E temos a TV Palmeiras Plus, lançada recentemente, para que o torcedor participe e tenha uma interação grande com lives. Ela será um espaço fechado para o sócio-torcedor, levando conteúdo audiovisual exclusivo dos bastidores do clube, que é algo que só o Avanti terá”, complementou.

CONTADOR DE SÓCIOS EM TEMPO REAL

Além disso, o Verdão passará a ter um contador de sócios-torcedores adimplentes na homepage de seu site oficial.

Ele mostrará, em tempo real, o tamanho da base de associados do clube.

A ideia é similar ao antigo “Torcedômetro”, feito pela Ambev no site “Movimento por um futebol melhor”.

Fonte: ESPN

Não tem o que fazer em relação ao Avanti, ninguém está indo em estádio, e grande parte da economia BR está indo pro buraco.

A única solução é esperar até os estádios reabrirem novamente.

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Vejo duas vantagens  no Avanti

1- Torcedor pode ajudar seu clube de coração em sua finanças, se quer um time bom tem que colaborar pagando Avanti, frequentando estádio, comprando uniforme do clube...

2- Compra do ingresso com desconto e tendo preferencia na compra.

Desvantagem

1- Se o torcedor colabora financeiramente ele deveria ter voz ativa em assuntos relacionados ao futebol, por exemplo a contratação do Mano Menezes, pelo menos 80% da torcida não queria, então não deveria contratar.

Galinhote não tem gestão de nada inclusive do Avanti.

Tudo é opinião, mas esta é bem particular minha, uma das vantagens do programa é a compra de ingresso com desconto e com preferencia,  a Leila Pereira sempre menciona que o preço do ingresso do Palmeiras é muito caro e a ela como presidente pretende mudar isso, impossível reduzir o ingresso e manter o programa Avanti com 50 mil sócios, então a não preocupação ou gestão do programa se torna de pouca importância visto que o Galinhote é um bom servo . Tenho esta opinião também sobre a dívida assumida  mas isto é para outro tópico.

Avanti Palestra

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