Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
HADZ123

Jogadores do Palmeiras ordenados em participações por minuto

Posts Recomendados

Acho que informação às vezes ajuda a formar opinião. Considerando jogadores com ao menos um ano de casa, segue lista de jogadores em participações por minuto, excluindo gols de pênalti. A lista utiliza o período inteiro de permanência do jogador no clube.

  1. Gabriel Veron - 1PG/149,1min
  2. Gustavo Scarpa - 1PG/159,8min
  3. Rony - 1PG/163,3min
  4. Dudu - 1PG/169,1min
  5. Breno Lopes - 1PG/174,2min
  6. Wesley - 1PG/177,2min
  7. Veiga - 1PG/204,8min
  8. Zé Rafael - 1PG/330,4min
  9. Gabriel Menino - 1PG/382,4min
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/799,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Isso considerando dados de suas respectivas carreiras dentro do Palmeiras. Gabriel Veron, com bola rolando, lidera com muita (muita) distância para o 2o colocado. Se considerar que o Scarpa é o 2o, mas é batendo falta e escanteio, provavelmente o jogador com números mais próximos do Veron é o Rony, com uma frequência 14min abaixo. A rigor, com bola rolando, existe um bloco que circunda entre 160 e 170 minutos, e o Veron, dois degraus acima, na casa dos 140s. Para quem quer ver o dado com pênaltis cobrados, segue abaixo:

  1. Gustavo Scarpa - 140,9
  2. Veiga - 144,7
  3. Veron - 149,1
  4. Rony - 163,5
  5. Dudu - 167,7
  6. Wesley - 170,9
  7. Breno Lopes - 174,2
  8. Zé Rafael - 330,4
  9. Gabriel Menino - 382,4
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/639,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Eu faço questão de ressaltar isso aqui, pq se ensaiou um movimento para expulsar o cara que, com a bola rolando, é o que mais contribui diretamente pra gols no Palmeiras. E isso parte de uma parcela que naturalmente já implica com o jogador pq ele não é firulento como outros que a torcida gosta, mas parte também de torcida que não tem informação sobre número, e essa parcela, que não vê os números, eu quero atingir. Se o Veron não vale nada, como alguns gostam de falar, joga o elenco inteiro fora, que ninguém vale. Ele é, com bola rolando, o jogador que mais contribui diretamente pra gol por minuto, COM 19 ANOS(!!!!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, HADZ123 disse:

Acho que informação às vezes ajuda a formar opinião. Considerando jogadores com ao menos um ano de casa, segue lista de jogadores em participações por minuto, excluindo gols de pênalti. A lista utiliza o período inteiro de permanência do jogador no clube.

  1. Gabriel Veron - 1PG/149,1min
  2. Gustavo Scarpa - 1PG/159,8min
  3. Rony - 1PG/163,3min
  4. Dudu - 1PG/169,1min
  5. Breno Lopes - 1PG/174,2min
  6. Wesley - 1PG/177,2min
  7. Veiga - 1PG/204,8min
  8. Zé Rafael - 1PG/330,4min
  9. Gabriel Menino - 1PG/382,4min
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/799,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Isso considerando dados de suas respectivas carreiras dentro do Palmeiras. Gabriel Veron, com bola rolando, lidera com muita (muita) distância para o 2o colocado. Se considerar que o Scarpa é o 2o, mas é batendo falta e escanteio, provavelmente o jogador com números mais próximos do Veron é o Rony, com uma frequência 14min abaixo. A rigor, com bola rolando, existe um bloco que circunda entre 160 e 170 minutos, e o Veron, dois degraus acima, na casa dos 140s. Para quem quer ver o dado com pênaltis cobrados, segue abaixo:

  1. Gustavo Scarpa - 140,9
  2. Veiga - 144,7
  3. Veron - 149,1
  4. Rony - 163,5
  5. Dudu - 167,7
  6. Wesley - 170,9
  7. Breno Lopes - 174,2
  8. Zé Rafael - 330,4
  9. Gabriel Menino - 382,4
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/639,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Eu faço questão de ressaltar isso aqui, pq se ensaiou um movimento para expulsar o cara que, com a bola rolando, é o que mais contribui diretamente pra gols no Palmeiras. E isso parte de uma parcela que naturalmente já implica com o jogador pq ele não é firulento como outros que a torcida gosta, mas parte também de torcida que não tem informação sobre número, e essa parcela, que não vê os números, eu quero atingir. Se o Veron não vale nada, como alguns gostam de falar, joga o elenco inteiro fora, que ninguém vale. Ele é, com bola rolando, o jogador que mais contribui diretamente pra gol por minuto, COM 19 ANOS(!!!!)

na boa, Veron joga mt bola. Acho q só falta mais maturidade e ousadia para saber quando se arriscar... isso vem com o tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, HADZ123 disse:

Acho que informação às vezes ajuda a formar opinião. Considerando jogadores com ao menos um ano de casa, segue lista de jogadores em participações por minuto, excluindo gols de pênalti. A lista utiliza o período inteiro de permanência do jogador no clube.

  1. Gabriel Veron - 1PG/149,1min
  2. Gustavo Scarpa - 1PG/159,8min
  3. Rony - 1PG/163,3min
  4. Dudu - 1PG/169,1min
  5. Breno Lopes - 1PG/174,2min
  6. Wesley - 1PG/177,2min
  7. Veiga - 1PG/204,8min
  8. Zé Rafael - 1PG/330,4min
  9. Gabriel Menino - 1PG/382,4min
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/799,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Isso considerando dados de suas respectivas carreiras dentro do Palmeiras. Gabriel Veron, com bola rolando, lidera com muita (muita) distância para o 2o colocado. Se considerar que o Scarpa é o 2o, mas é batendo falta e escanteio, provavelmente o jogador com números mais próximos do Veron é o Rony, com uma frequência 14min abaixo. A rigor, com bola rolando, existe um bloco que circunda entre 160 e 170 minutos, e o Veron, dois degraus acima, na casa dos 140s. Para quem quer ver o dado com pênaltis cobrados, segue abaixo:

  1. Gustavo Scarpa - 140,9
  2. Veiga - 144,7
  3. Veron - 149,1
  4. Rony - 163,5
  5. Dudu - 167,7
  6. Wesley - 170,9
  7. Breno Lopes - 174,2
  8. Zé Rafael - 330,4
  9. Gabriel Menino - 382,4
  10. Giovani - 1PG/443min
  11. Danilo - 1PG/447,6min
  12. Marcos Rocha - 1PG/583,4min
  13. Gustavo Gomez - 1PG/639,7min
  14. Mayke - 1PG/926,2min
  15. Piquerez - 1PG/983,5min
  16. Kuscevic - 1PG/1473,5min
  17. Luan - 1PG/1787,3min
  18. Jorge - sem participações em gols

Eu faço questão de ressaltar isso aqui, pq se ensaiou um movimento para expulsar o cara que, com a bola rolando, é o que mais contribui diretamente pra gols no Palmeiras. E isso parte de uma parcela que naturalmente já implica com o jogador pq ele não é firulento como outros que a torcida gosta, mas parte também de torcida que não tem informação sobre número, e essa parcela, que não vê os números, eu quero atingir. Se o Veron não vale nada, como alguns gostam de falar, joga o elenco inteiro fora, que ninguém vale. Ele é, com bola rolando, o jogador que mais contribui diretamente pra gol por minuto, COM 19 ANOS(!!!!)

Ok, bom levantamento.

O problema do Veron é que joga poucos minutos.

Na última semana cortou o pé e encheu a cara.

Fica fora de jogo por lesões constantemente e tem só 20 anos.

Tá na hora de parar de ser moleque e virar um ATLETA.

Se quiser ter uma vida "normal", arrume outro trabalho.

Tem tudo para arrebentar, só depende dele.

Que mude a postura imediatamente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, aninha.lu disse:

na boa, Veron joga mt bola. Acho q só falta mais maturidade e ousadia para saber quando se arriscar... isso vem com o tempo

Longe de falar que é pronto ou perfeito. Só acho que as pessoas têm expectativas desarrazoadas sobre ele. Ontem ele participou diretamente de um gol, e teve participação no segundo puxando a marcação, o espaço só surge pq ele tira o marcador. E teve gente falando que ele não foi bem, pq não converteu duas chances. Essas duas chances só aconteceram pq ele foi 3x mais rápido do que os caras do time adversário, não são chances que surgiriam com jogadores mais normais. Só que o pessoal normaliza as coisas que ele oferece, como que se fossem coisas que qualquer um oferece, e só olham pra "ah, devia ter driblado o Jandrei", "ah, devia ter chutado um pouquinho mais à esquerda pro Jandrei não pegar". Bom, enfim, eu faço o que posso pra alertar o fórum de como não faz sentido a cornetagem - no aspecto técnico - ao Veron.

Tem muita gente que basicamente ignora número. Não sei o motivo, mas brasileiro prefere jogador que dribla 30x pro lado, e causa menos chance de gol, do que um cara que pega a bola e causa uma chance de gol. Na prática, sinceramente, tanto faz. Mais tempo, menos tempo, o Palmeiras vai vender mal, como costuma vender, a torcida vai comemorar como que se um menino de 19 anos que tem esses números fosse o problema do Palmeiras, e daqui a dois, três anos, vai vir gente dizendo que não tinha como prever que ele jogava tanta bola, ou que ele cresceu jogando fora do Brasil, ou que ele amadureceu, ou qualquer coisa que sirva de desculpa para dizer que a cornetagem era correta e que exima de culpa o Palmeiras de fazer um negócio ruim.

No final do dia, o Veron já é o jogador do Palmeiras com mais participações diretas por minuto, com bola rolando, aos 19 anos. Imagina o que vai ser quando tiver 22, 23 anos. Vinicius JR não teve esses números aqui, Rodrygo não teve esses números aqui, e a gente vê o que eles estão fazendo fora do Brasil. Mas enfim, sabe-se lá pra que eu tento fazer com que as pessoas se atentem pro que elas estão cornetando, ou falando. Claramente não funciona. Mas, quando ele estiver estourando lá fora, aí as pessoas vão fazer de conta que não é com elas.

Ele cometeu um erro, de comportamento. Nada disso faz dele um jogador menos valioso. Ele tem 19 anos, se não tiver tolerância pra esse tipo de erro, aos 19 anos, então desiste de projeto de base, pq vai ser 1 em 1000 que vai agradar. Ele poderia, tranquilamente, estar jogando na base, subir ano que vem, ou pasmem, daqui a dois anos, e ainda seria um cara valioso pra caramba. E as pessoas se esquecem disso. É preciso que as pessoas que têm um mínimo de racionalidade lembrem disso, antes que a gente se arrependa de não dar o devido valor ao que nós temos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, PORCOJUCA disse:

Ok, bom levantamento.

O problema do Veron é que joga poucos minutos.

Na última semana cortou o pé e encheu a cara.

Fica fora de jogo por lesões constantemente e tem só 20 anos.

Tá na hora de parar de ser moleque e virar um ATLETA.

Se quiser ter uma vida "normal", arrume outro trabalho.

Tem tudo para arrebentar, só depende dele.

Que mude a postura imediatamente.

 

Isso é um problema. Ele tem que melhorar, e tem tempo, e condições de melhorar. Concordo com a sua postagem, minha observação é meramente no aspecto técnico. No aspecto técnico, as críticas são descabidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom @HADZ123 se você não se importar, poderia colocar a fonte dos dados, eu curto bastante analise de dados e data science em geral, arrisco minhas analises via python de vez em quando, sou bem curioso com isso principalmente quando envolve futebol, queria entender a série de dados e o indicador em si ver a formula de calculo e modelo de construção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, HADZ123 disse:

Longe de falar que é pronto ou perfeito. Só acho que as pessoas têm expectativas desarrazoadas sobre ele. Ontem ele participou diretamente de um gol, e teve participação no segundo puxando a marcação, o espaço só surge pq ele tira o marcador. E teve gente falando que ele não foi bem, pq não converteu duas chances. Essas duas chances só aconteceram pq ele foi 3x mais rápido do que os caras do time adversário, não são chances que surgiriam com jogadores mais normais. Só que o pessoal normaliza as coisas que ele oferece, como que se fossem coisas que qualquer um oferece, e só olham pra "ah, devia ter driblado o Jandrei", "ah, devia ter chutado um pouquinho mais à esquerda pro Jandrei não pegar". Bom, enfim, eu faço o que posso pra alertar o fórum de como não faz sentido a cornetagem - no aspecto técnico - ao Veron.

Tem muita gente que basicamente ignora número. Não sei o motivo, mas brasileiro prefere jogador que dribla 30x pro lado, e causa menos chance de gol, do que um cara que pega a bola e causa uma chance de gol. Na prática, sinceramente, tanto faz. Mais tempo, menos tempo, o Palmeiras vai vender mal, como costuma vender, a torcida vai comemorar como que se um menino de 19 anos que tem esses números fosse o problema do Palmeiras, e daqui a dois, três anos, vai vir gente dizendo que não tinha como prever que ele jogava tanta bola, ou que ele cresceu jogando fora do Brasil, ou que ele amadureceu, ou qualquer coisa que sirva de desculpa para dizer que a cornetagem era correta e que exima de culpa o Palmeiras de fazer um negócio ruim.

No final do dia, o Veron já é o jogador do Palmeiras com mais participações diretas por minuto, com bola rolando, aos 19 anos. Imagina o que vai ser quando tiver 22, 23 anos. Vinicius JR não teve esses números aqui, Rodrygo não teve esses números aqui, e a gente vê o que eles estão fazendo fora do Brasil. Mas enfim, sabe-se lá pra que eu tento fazer com que as pessoas se atentem pro que elas estão cornetando, ou falando. Claramente não funciona. Mas, quando ele estiver estourando lá fora, aí as pessoas vão fazer de conta que não é com elas.

Ele cometeu um erro, de comportamento. Nada disso faz dele um jogador menos valioso. Ele tem 19 anos, se não tiver tolerância pra esse tipo de erro, aos 19 anos, então desiste de projeto de base, pq vai ser 1 em 1000 que vai agradar. Ele poderia, tranquilamente, estar jogando na base, subir ano que vem, ou pasmem, daqui a dois anos, e ainda seria um cara valioso pra caramba. E as pessoas se esquecem disso. É preciso que as pessoas que têm um mínimo de racionalidade lembrem disso, antes que a gente se arrependa de não dar o devido valor ao que nós temos.

perfeita analise

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, aninha.lu disse:

na boa, Veron joga mt bola. Acho q só falta mais maturidade e ousadia para saber quando se arriscar... isso vem com o tempo

Já acho que os dados trazidos pelo Hadz são interessantes, mas omitem algo crucial que torna nula qualquer analise comparativa entre os atletas:

O ranking de atletas com mais minutos jogados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, BMarinho disse:

Muito bom @HADZ123 se você não se importar, poderia colocar a fonte dos dados, eu curto bastante analise de dados e data science em geral, arrisco minhas analises via python de vez em quando, sou bem curioso com isso principalmente quando envolve futebol, queria entender a série de dados e o indicador em si ver a formula de calculo e modelo de construção.

Se você for fazer uma análise via Python, eu convido você a postar aqui! heheheh o que posto é número geralzão, mas tem espaço pra aprofundar bastante a análise. Se você quiser ir fundo, entre esses softwares gratuitos, teria que considerar todos os dados de sofascore e agregar, o que daria um bom trabalho... Os minutos estão mais certinhos lá, mas não é uma diferença muito significativa. Pra ver esses números de forma mais rápida, o transfermarkt tem dados já agregados de acordo com alguns fatores. Por exemplo:

Entre os sete jogadores com melhores números, segue seus respectivos históricos de gols, assistências e minutos no Palmeiras:
 

Aqui, nesses links, você tem minutagem, gol e assistências, ao menos nas principais competições. Se voltar muitos anos, um ou outro dado acho que falta, mas no geral, pros jogadores que verifiquei (uns dois ou três), os dados pareciam corretos. Aí, você ter também ter histórico de pênaltis, certo? Nos seguintes links:

Aqui, em tese, você já consegue acesso ao número que coloquei acima, que não precisa de nenhum estudo muito aprofundado pra chegar ao número -> min/(G+A-GP)=participações por minuto, excluindo gols de pênalti. No geral, para os poucos jogadores que bati com dados do sofascore, os números eram bem parecidos, então acho que poupa um pouco de trabalho se a ideia não é fazer um estudo científico, mas algo só pra poder formar uma opinião informada.

Exemplo:

Veiga

SE Palmeiras SE Palmeiras 180 57 18 15 - - 10.853'

Isso daqui pra min/PG = 10853/(57+18) = 144.7min para uma participação em gol. Se você quiser subtrair aqui os gols de pênalti, para comparar como é a performance sem os pênaltis batidos, ficaria 10853/(57-22+18)=204.77min. Os pênaltis, em jogo (não disputas de pênalti) convertidos pelo Veiga são os seguintes:

Spoiler
Temporada Competição Clube Data Resultado final Goleiros
21/22 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 14/05/2022 SE Palmeiras 2:0 RB Bragantino Cleiton
21/22 Copa do Brasil Copa do Brasil SE Palmeiras 12/05/2022 Sociedade Desportiva Juazeirense (BA) 1:2 SE Palmeiras Rodrigo Calaça
21/22 Copa Libertadores Copa Libertadores SE Palmeiras 04/05/2022 Club Independiente Petrolero 0:5 SE Palmeiras Hugo Ayala
21/22 Campeonato Paulista - Série A1 - Fase final Campeonato Paulista - Série A1 - Fase final SE Palmeiras 24/03/2022 SE Palmeiras 2:0 Ituano FC Pegorari
21/22 Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase SE Palmeiras 18/03/2022 SE Palmeiras 2:1 SC Corinthians Cássio
21/22 Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase SE Palmeiras 13/03/2022 SE Palmeiras 1:0 Santos FC João Paulo
21/22 Recopa Sulamericana Recopa Sulamericana SE Palmeiras 24/02/2022 Athletico Paranaense 2:2 SE Palmeiras Santos
21/22 Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase Campeonato Paulista - Série A1 - Primeira fase SE Palmeiras 19/02/2022 SE Palmeiras 1:0 Esporte Clube Santo André (SP) Jefferson Paulino
21/22 Mundial de Clubes Mundial de Clubes SE Palmeiras 12/02/2022 Chelsea FC 2:1 SE Palmeiras Edouard Mendy
20/21 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 31/10/2021 Grêmio FBPA 1:3 SE Palmeiras Brenno
20/21 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 17/10/2021 SE Palmeiras 1:0 SC Internacional Marcelo Lomba
20/21 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 10/10/2021 SE Palmeiras 2:4 RB Bragantino Cleiton
20/21 Copa Libertadores Copa Libertadores SE Palmeiras 15/07/2021 CD Universidad Católica 0:1 SE Palmeiras Sebastián Pérez
20/21 Copa Libertadores Copa Libertadores SE Palmeiras 12/05/2021 Independiente del Valle 0:1 SE Palmeiras Moisés Ramírez
20/21 Recopa Sulamericana Recopa Sulamericana SE Palmeiras 15/04/2021 SE Palmeiras 4:6 Defensa y Justicia Ezequiel Unsain
Temporada Competição Clube Data Resultado final Goleiros
20/21 Supercopa do Brasil Supercopa do Brasil SE Palmeiras 11/04/2021 CR Flamengo 8:7 SE Palmeiras Diego Alves
19/20 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A                              SE Palmeiras 12/12/2020 SE Palmeiras 3:0 EC Bahia Douglas Friedrich
19/20 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 05/12/2020 Santos FC 2:2 SE Palmeiras John
19/20 Copa do Brasil Copa do Brasil SE Palmeiras 18/11/2020 Ceará SC 2:2 SE Palmeiras Fernando Prass
19/20 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 15/11/2020 SE Palmeiras 2:0 Fluminense FC Muriel
18/19 Copa Libertadores Copa Libertadores SE Palmeiras 31/07/2019 SE Palmeiras 4:0 CD Godoy Cruz Antonio Tomba Andrés Mehring
18/19 Campeonato Brasileiro Série A Campeonato Brasileiro Série A SE Palmeiras 08/06/2019 SE Palmeiras 1:0 Athletico Paranaense Santos

 

Aqui, em tese, já dá pra conseguir os números que eu coloquei acima. Mas, se você quer fazer uma análise mais profunda, tem uma série de dados interessantes que eles disponibilizam. Por exemplo, você pode comparar o crescimento da performance dos meias em relação às suas médias, com o Abel, e uma aparente queda dos pontas, com o Abel. Links abaixo:

Aí, em tese, você poderia até observar o que eles produziram, em suas posições, pré-abel e pós-abel. Infelizmente, como muitas partidas o Abel não dirigiu, pra ter um dado preciso, você teria que analisar o desempenho com os assistentes também, que fica segregado. Existem dados para o Castanheira e pro João Martins. Não olhei esses dados, mas dá pra ver, por exemplo, que entre os três, o Veron, por exemplo, tem:

Abel Ferreira 68 6 10 2 - - 2.936'
João Martins 3 1 1 1 1 - 253'
Castanheira - - - - - - -

Que significa uma média, com os três, de 1PG/177min, que fica abaixo da média geral dele no Palmeiras, de 1PG/149min. O Dudu, por exemplo, com os três:

Abel Ferreira 67 11 7 4 1 - 4.985'
João Martins 2 - - - - - 31'
Castanheira 1 - - - - - 90'

Isso daria 1PG/283min, bastante abaixo dos 169,1min históricos que ele tem no Palmeiras. Pra ser rigoroso, você poderia subtrair os dados do período Abel, pra saber o que ele rendia pré-Abel e pós-Abel. E aí, em tese, teríamos (21304-4985-31-90)/(58+69-11-7)=148.6min para uma participação pré-Abel. Poderíamos fazer o mesmo com o Veron, e vamos encontrar (4147-2936-253)/(13+14-6-10-1-1)=106min pra participar de um gol com o Veron. No entanto, isso tinha pouca amostra (958 min). Podemos fazer o mesmo com o Wesley pré Abel no Palmeiras.

Wesley no perído pré Abel seria algo em torno de (4894-3605-45-186)/(13+15-1-8-9)=105min para participar de um gol. Pós Abel, esse número vai para (3605+45+186)/(1+8+9)=213min (durante era abel). Hoje o número fica em 174 min para participar, muito sustentado no período que precedeu o Abel. O Breno Lopes não faz sentido comparar, já que ele só esteve aqui com o Abel. No fim do dia, salvo engano, mesmo com o Abel, o Veron é o ponta que mais participa de gol. Não estou considerando aqui Scarpa, pq tenho ele como meia, e Rony, pq tenho ele como centroavante. Mas a tendência com os pontas foi de queda nesse número de participações em gol. As razões pra isso são especulativas - meu chute seria as responsabilidades defensivas que os pontas têm com o Abel, sem fazer qualquer juízo de valor de isso ser um problema.

Se você olhar pros meias, vai ver a tendência oposta, eles todos têm números melhores com o Abel do que depois do Abel. Veiga tem 1PG/135min, embora com aquele detalhe dos pênaltis (aí teria que separar pênaltis pré e pós abel, e aí já daria um trabalho, estou fora heheheh) e Scarpa acho que tem frequência de 139 durante Abel, e 147 pré Abel, também com esse detalhe de pênaltis batidos.

O que me parece é que meias cresceram de desempenho ofensivo, e pontas caíram, de modo geral... Mas isso é observando os números gerais, você pode olhar isso em detalhe se você quiser fazer algo mais profundo, comparar jogadores por posição, etc... 

Enfim, aí se você quiser estatística de partidas, mais profundas, como contribuição defensiva, aí você vai ter que olhar sofascore ou outros gratuitos, competição por competição, e isso daria um trabalho grande, eu particularmente nunca parei pra fazer isso pq daria muito trabalho. Não conheço nenhuma ferramenta gratuita confiável que dê xG, xA, etc. 

Editado por HADZ123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Silva disse:

Já acho que os dados trazidos pelo Hadz são interessantes, mas omitem algo crucial que torna nula qualquer analise comparativa entre os atletas:

O ranking de atletas com mais minutos jogados.

Segue abaixo

spacer.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, HADZ123 disse:

Segue abaixo

spacer.png

Perfeito, Hadz. Agora separando os atletas por faixas de minutos jogados, e estabelecendo rank de "participação por minutos" dos atletas de cada uma dessas faixas, dá pra fazer uma análise comparativa bacana. Olhando de longe, absurdos são os números de Dudu, extrema regularidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, HADZ123 disse:

Se você for fazer uma análise via Python, eu convido você a postar aqui! heheheh o que posto é número geralzão, mas tem espaço pra aprofundar bastante a análise. Se você quiser ir fundo, entre esses softwares gratuitos, teria que considerar todos os dados de sofascore e agregar, o que daria um bom trabalho... Os minutos estão mais certinhos lá, mas não é uma diferença muito significativa. Pra ver esses números de forma mais rápida, o transfermarkt tem dados já agregados de acordo com alguns fatores. Por exemplo:

Entre os sete jogadores com melhores números, segue seus respectivos históricos de gols, assistências e minutos no Palmeiras:

Show de bola, vou dar uma olhada nas fontes dos dados e organização, e a planilha que vc postou já deu pra ter uma boa visão da análise que vc fez!

Velho, eu curto muito, vira e mexe tô com o google colab aberto aqui fazendo alguma coisa, eu brinco com as equipes que hoje como não programo mais tanto, é só reunião, relatório, processo, etc, minha diversão com a programação virou juntar o que preciso: olhar para os dados dos times, produto e processos, e automatizar algumas dessas analises com o python, houve um tempo que minha função era desenhar sistema distribuido, estruturar arquitetura, programar sistema para alta carga, mas hoje meu trampo é analisar relatórios e olhar dados.. hahahahahha zueira mas eu gosto bastante também do que faço, momentos diferentes da vida.

Um pouco do que me chamou atenção quando você postou a análise foi exatamente o que o Silva comentou, o quanto o calculo seria impactado pelo numero absoluto de minutos de cada jogador, se você pensa no número de participações como um indicador de efetividade do cara, um número muito alto de minutos vai acabar diluindo a participação e pode comprometer  a avaliação da efetividade, o Dudu por exemplo, tem um total de minutos  muito maior que o Veron,  se fizermos a razão com base nesse dado absoluto, a titularidade do Dudu seria um "problema" que beneficia o Veron neste prisma de análise.

Por outro lado, usando a mesma hipótese de analise feita com o  Veron, o Wesley que é outro jogador também questionado, tem números muito proximos ao Veron, com um total de minutos relativamente proximo, poderiamos concluir então que o Wesley também está nesse rol de jogadores muito efetivos, e o Breno Lopes também é um fenômeno nesse sentido, ao passo que o Dudu cai muito na lista.

Ai entra também a questão que sempre comento de contexto dos dados, tem a separação que o Silva comentou de faixas de participação com base em minutos (a própria minutagem pode ser um indicador de regularidade por exemplo), e outra analise ai mais pesada e que talvez seja base do trabalho do cientista de dados, cruzar a participação com atribuição de peso, por exemplo, em teoria, um jogador de velocidade  que entra no segundo tempo, em situações especificas de jogo como time vencendo e adversário buscando virar ou empatar, vai ter mais espaço proporcional de campo, e pegar adversários mais cansados do que um de mesma posição que inicia o jogo, então dar um peso diferente a cenários onde o atleta entrou em campo desde o inicio e conseguiu marcar gols do outro em que ele entrou no segundo tempo e marcou gols em um contexto de adversário com linhas mais altas e mais cansado fisicamente é uma forma de evitar distorção dos dados, enfim, apenas um modelo e uma hipótese mas achar o ponto de "qualidade do dado" é uma arte complicada pra baralho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, BMarinho disse:

Show de bola, vou dar uma olhada nas fontes dos dados e organização, e a planilha que vc postou já deu pra ter uma boa visão da análise que vc fez!

Velho, eu curto muito, vira e mexe tô com o google colab aberto aqui fazendo alguma coisa, eu brinco com as equipes que hoje como não programo mais tanto, é só reunião, relatório, processo, etc, minha diversão com a programação virou juntar o que preciso: olhar para os dados dos times, produto e processos, e automatizar algumas dessas analises com o python, houve um tempo que minha função era desenhar sistema distribuido, estruturar arquitetura, programar sistema para alta carga, mas hoje meu trampo é analisar relatórios e olhar dados.. hahahahahha zueira mas eu gosto bastante também do que faço, momentos diferentes da vida.

Um pouco do que me chamou atenção quando você postou a análise foi exatamente o que o Silva comentou, o quanto o calculo seria impactado pelo numero absoluto de minutos de cada jogador, se você pensa no número de participações como um indicador de efetividade do cara, um número muito alto de minutos vai acabar diluindo a participação e pode comprometer  a avaliação da efetividade, o Dudu por exemplo, tem um total de minutos  muito maior que o Veron,  se fizermos a razão com base nesse dado absoluto, a titularidade do Dudu seria um "problema" que beneficia o Veron neste prisma de análise.

Por outro lado, usando a mesma hipótese de analise feita com o  Veron, o Wesley que é outro jogador também questionado, tem números muito proximos ao Veron, com um total de minutos relativamente proximo, poderiamos concluir então que o Wesley também está nesse rol de jogadores muito efetivos, e o Breno Lopes também é um fenômeno nesse sentido, ao passo que o Dudu cai muito na lista.

Ai entra também a questão que sempre comento de contexto dos dados, tem a separação que o Silva comentou de faixas de participação com base em minutos (a própria minutagem pode ser um indicador de regularidade por exemplo), e outra analise ai mais pesada e que talvez seja base do trabalho do cientista de dados, cruzar a participação com atribuição de peso, por exemplo, em teoria, um jogador de velocidade  que entra no segundo tempo, em situações especificas de jogo como time vencendo e adversário buscando virar ou empatar, vai ter mais espaço proporcional de campo, e pegar adversários mais cansados do que um de mesma posição que inicia o jogo, então dar um peso diferente a cenários onde o atleta entrou em campo desde o inicio e conseguiu marcar gols do outro em que ele entrou no segundo tempo e marcou gols em um contexto de adversário com linhas mais altas e mais cansado fisicamente é uma forma de evitar distorção dos dados, enfim, apenas um modelo e uma hipótese mas achar o ponto de "qualidade do dado" é uma arte complicada pra baralho.

Número de minutos pode afetar, mas pode afetar para alguns lados. Você pode diluir a participação, mas se um jogador costuma entrar no final de jogos com vitórias mais curtas, às vezes ele entra com muita responsabilidade defensiva, de segurar o resultado. Se você olhar os números do início de ano do Veron, os dados de contribuição defensiva eram dados de um volante/lateral, pegando uma base de 90min, pq ele entrava com o time cansado e precisando segurar resultado. Tanto que só perdia pra zagueiro, e meio que empatava com laterais e volantes em desarmes/interceptações/etc. Então acho que sim, afeta o número, mas dependendo do contexto, afeta para lados diferentes...

Tanto Wesley quanto Breno Lopes têm números bem aceitáveis quanto a participações em gol por minuto. Acho que eles são pontos de melhoria do elenco pq oferecem pouco fora desse número. O Breno é um dos nossos melhores finalizadores, se me lembro do dado corretamente (já olhei os números, mas não tenho aqui). Não sou da turma que acha que eles não prestam, só acho que eles são jogadores que dá pra fazer algum dinheiro, e conseguir coisa melhor no mercado, gente que ofereça algo realmente de diferente. Mas o problema dos dois não é falta de capacidade de fazer gol ou dar assistência, acho que eles perdem em outros aspectos. Wesley é péssimo marcador, Breno não consegue fazer muita coisa fora da direita atacando espaço, então são jogadores que na minha visão, têm alguns problemas claros. Mas não é dizer que não são úteis, só acho que poderiam ser melhorados.

Uma coisa que você poderia estudar, se tiver curiosidade, é esse dado de participação em gol segregado por faixa etária. Em tese, você consegue fazer isso planilhando esses dados temporada a temporada. Você vai ver, por exemplo, que quando o Dudu completou 6 mil minutos de carreira profissional (um pouco mais que isso na verdade), tinha uma frequência de apenas 259 minutos para contribuir diretamente para um gol. Ou que o Veiga, com cerca de 23 anos, quando completou cerca de 4000 minutos, tinha uma frequência de cerca de 200 minutos. Um jogador, aos 19 anos, ter uma frequência de 149min é uma coisa bastante extraordinária, tá longe de ser comum. E por isso que eu digo, por exemplo, do Wesley, que acho que ele é um cara bom pra fazer dinheiro. Ele tem 23 anos acho, tem uma frequência bem aceitável, chegando agora à idade que fica no auge, tem drible, dá pra vender por um bom preço. Não é um cara extraordinário, mas tá longe de ser perna de pau também. Acho que é bastante factível conseguir uns 7-10m nele, e reinvestir isso. O Breno Lopes é um cara mais velho, 26 anos, os números que ele apresenta já são no seu auge, acho que ele é um cara para a gente ganhar algum dinheiro, mas sem muita ganância. Esses dois caras são caras que vejo como quick-cash, vende pra melhorar o time/elenco, são úteis, mas não fundamentais. Veron não. O desempenho do Veron, aos 19 anos, é desempenho de cara que vai ser craque. Pode ser que as lesões, o comportamento, ou qualquer coisa similar o tire do caminho? Pode, mas o desempenho não é criticável. Podemos falar um milhão de coisas, mas não de desempenho. Pega o Scarpa. Com cerca de 22 anos, os primeiros 5 mil minutos dele ele teve uma frequência de 1PG/226 min. Ou o Rony, que com 5700 minutos entre série B e liga japonesa, tinha uma frequência de 180 minutos, aos 22 anos mais ou menos.

Tudo isso pra mostrar, não é comum, tá bem longe de comum, um rapaz de 19 anos ter uma frequência de 1PG/149min. O Veron é muitíssimo precoce. Mas enfim, acho que existe bastante espaço pra aprofundar a análise, se você tiver curiosidade de brincar com os dados, acho que tem bastante coisa pra encontrar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, HADZ123 disse:

Número de minutos pode afetar, mas pode afetar para alguns lados. Você pode diluir a participação, mas se um jogador costuma entrar no final de jogos com vitórias mais curtas, às vezes ele entra com muita responsabilidade defensiva, de segurar o resultado. Se você olhar os números do início de ano do Veron, os dados de contribuição defensiva eram dados de um volante/lateral, pegando uma base de 90min, pq ele entrava com o time cansado e precisando segurar resultado. Tanto que só perdia pra zagueiro, e meio que empatava com laterais e volantes em desarmes/interceptações/etc. Então acho que sim, afeta o número, mas dependendo do contexto, afeta para lados diferentes...

Tanto Wesley quanto Breno Lopes têm números bem aceitáveis quanto a participações em gol por minuto. Acho que eles são pontos de melhoria do elenco pq oferecem pouco fora desse número. O Breno é um dos nossos melhores finalizadores, se me lembro do dado corretamente (já olhei os números, mas não tenho aqui). Não sou da turma que acha que eles não prestam, só acho que eles são jogadores que dá pra fazer algum dinheiro, e conseguir coisa melhor no mercado, gente que ofereça algo realmente de diferente. Mas o problema dos dois não é falta de capacidade de fazer gol ou dar assistência, acho que eles perdem em outros aspectos. Wesley é péssimo marcador, Breno não consegue fazer muita coisa fora da direita atacando espaço, então são jogadores que na minha visão, têm alguns problemas claros. Mas não é dizer que não são úteis, só acho que poderiam ser melhorados.

Uma coisa que você poderia estudar, se tiver curiosidade, é esse dado de participação em gol segregado por faixa etária. Em tese, você consegue fazer isso planilhando esses dados temporada a temporada. Você vai ver, por exemplo, que quando o Dudu completou 6 mil minutos de carreira profissional (um pouco mais que isso na verdade), tinha uma frequência de apenas 259 minutos para contribuir diretamente para um gol. Ou que o Veiga, com cerca de 23 anos, quando completou cerca de 4000 minutos, tinha uma frequência de cerca de 200 minutos. Um jogador, aos 19 anos, ter uma frequência de 149min é uma coisa bastante extraordinária, tá longe de ser comum. E por isso que eu digo, por exemplo, do Wesley, que acho que ele é um cara bom pra fazer dinheiro. Ele tem 23 anos acho, tem uma frequência bem aceitável, chegando agora à idade que fica no auge, tem drible, dá pra vender por um bom preço. Não é um cara extraordinário, mas tá longe de ser perna de pau também. Acho que é bastante factível conseguir uns 7-10m nele, e reinvestir isso. O Breno Lopes é um cara mais velho, 26 anos, os números que ele apresenta já são no seu auge, acho que ele é um cara para a gente ganhar algum dinheiro, mas sem muita ganância. Esses dois caras são caras que vejo como quick-cash, vende pra melhorar o time/elenco, são úteis, mas não fundamentais. Veron não. O desempenho do Veron, aos 19 anos, é desempenho de cara que vai ser craque. Pode ser que as lesões, o comportamento, ou qualquer coisa similar o tire do caminho? Pode, mas o desempenho não é criticável. Podemos falar um milhão de coisas, mas não de desempenho. Pega o Scarpa. Com cerca de 22 anos, os primeiros 5 mil minutos dele ele teve uma frequência de 1PG/226 min. Ou o Rony, que com 5700 minutos entre série B e liga japonesa, tinha uma frequência de 180 minutos, aos 22 anos mais ou menos.

Tudo isso pra mostrar, não é comum, tá bem longe de comum, um rapaz de 19 anos ter uma frequência de 1PG/149min. O Veron é muitíssimo precoce. Mas enfim, acho que existe bastante espaço pra aprofundar a análise, se você tiver curiosidade de brincar com os dados, acho que tem bastante coisa pra encontrar...

Hadz, tem algum jogador no brasil nessa faixa etaria q vc consegue puxar pra gnt comparar de outro time? acho q seria interessante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..