Ir para conteúdo

moimene

Como o Palmeiras deveria agir nessa conjuntura das SAFs.

Posts Recomendados

Muito se tem falado nas SAFs, pensando na realidade geral do Brasil, com certeza é uma solução para times falidos ou com pouca capacidade de gerar renda perto de um Palmeiras, times como o Bahia que são regionais, que já são ajustados mas com torcida relativamente pequenas e capacidade de gerar renda pequena, o Bahia tem a maior torcida do Nordeste, mas não passa de 4 milhões de torcedores, fica na região mais pobre do Brasil, provavelmente será a maior SAF do País devido a força do grupo City, mas não preocupa, o investimento em 15 anos, atingirá até 1 Bilhão de reais, o Palmeiras gera quase esse valor todo ano.

Comparando alguns dados enquanto o ticket médio do Palmeiras é de R$ 58,31 peguei o melhor time do nordeste na série A, o Fortaleza, tem ticket médio de R$ 13,59, e a média de público do Palmeiras era de 34.541 pagantes, ganhando R$ 2,01 milhões por jogo em média, já a média de público do Fortaleza, excelente diga-se de passagem, era de 25.183 pagantes, mas com renda por jogo de apenas R$ 342 mil. Dados retirados do espião estatístico do GE.

Nessa comparação com um time bem sucedido no nordeste se vê que o Palmeiras ganha só nesse quesito 6 vezes mais, e a diferença é maior se começarmos a comparar renda com direito de TV, patrocinadores, sócio torcedor, fornecedor de material esportivo etc…

Ou seja, não tem como uma equipe regional competir com o Palmeiras ainda mais com os investimentos prometidos, isso podemos estender a Cruzeiro, Botafogo…

Já o Vasco tem a 4ª maior torcida torcida do País, é um time de projeção nacional, mas é menor que o Palmeiras em todos os sentidos, seja em estádio, arrecadação com TV, com público pagante, patrocínio, número de torcedores, poder de compra da torcida, numero de titulos, etc…

A 777 disse que irá pagar toda a dívida de 700 milhões do Vasco, prometeu investir R$ 510 milhões até 2026.

Me parecem bons números, no entanto para o Vasco chegar no mesmo patamar que o Palmeiras, vão alguns bilhões de investimento. 

Só o Endrick deve valer mais que todo o elenco do Vasco, o estádio não tem comparação nem em capacidade de arrecadação nem em modernidade, centro de treinamento, títulos recentes, time formado e com espírito vencedor do Palmeiras…

Apesar das críticas, quer queira quer não, o Palmeiras é bem administrado, pode melhorar muito, mas não vejo nenhum time desses que viraram time empresa nos superando em muito na administração, de forma que possam se igualar na arrecadação e qualidade do time de forma permanente e explico o porquê.

O grande calcanhar de aquiles desses times que viraram SAF é que ninguém colocou dinheiro por gostar do time e sim foi uma transação capitalista visando lucro, e ao contrário dos times Europeus, que bilionários compram para se divertir, embora, por exemplo o PSG recebeu os investimentos que recebeu para divulgar o Qatar e a copa do mundo, aqui eles investem querendo sugar ao máximo os recursos nacionais, isso é a lógica do capitalismo, querem comprar aqui as grandes revelações antes mesmo delas aparecerem nos clubes nacionais e é nisso que o Palmeiras precisa ficar de olho pois nosso grande trunfo no mercado é a base, nesse ano, vamos equiparar a arrecadação  com o Varmengo com vendas da base e deve se repetir nos próximos anos com Estevão, Luis Guilherme, Giovane, etc…

Aliás é histórico a exploração do Brasil e América Latina por Portugal, Europa, depois Estados Unidos e agora China, então pra mim todos esses times que estão recebendo dinheiro agora estão sendo salvos temporariamente, pois a torcida e time terão que render lucro e se pagar a longo prazo todo o investimento feito.

Aí eu pergunto como um time menor que o Palmeiras que em tese reinveste 100% do que ganha no futebol e tem junto ao Varmengo disparado a maior arrecadação do futebol nacional vai competir com o Palmeiras com muito menos dinheiro e ainda tendo que separar parte da renda para pagar investidores?

A atuação do Palmeiras,  nesse mercado, não pode ser apenas convencional na minha opinião, tem que ser muito agressiva, com atitudes arrojadas.

Uma atitude que gostei e é disso que estou falando, embora ainda seja só especulação, é que o Palmeiras vai abrir um banco online, eu mesmo devo abrir uma conta nesse banco, mesmo trabalhando em um banco e tendo condições diferenciadas, aliás uma das minhas maiores críticas a Crefisa/Fam, é que elas têm produtos para nichos muito restritos, eu mesmo não faria um empréstimo na Crefisa pois é para um mercado muito restrito, nem faria faculdade/pós na Fam porque já fiz isso na vida. enquanto a Parmalat, se patrocina-se hoje o Palmeiras eu compraria tudo dela, leite, doces, biscoitos, etc.  Ou seja, a Crefisa podia pagar 10 vezes mais ao Palmeiras e ganhar 20 vezes mais, se soubesse explorar a força do Palmeiras.

 

Mas voltando ao assunto, o que o Palmeiras deveria fazer nesse mercado agressivo é também se tornar SAF, só que ao invés de vender o clube, devíamos comprar outros clubes!

Isso mesmo podiamos nos tornar SAF e comprar clubes, ao invés de investir muito dinheiro que temos relativamente pouco, podemos ceder jogadores que não vamos utilizar ou que precisam de um estágio intermediário, caso do Veiga no passado, ou que caíram de produção, caso do Wesley para evoluir dando por exemplo 5% do passe,  com preço de recompra fixado, pagar salários, etc.

Na Europa, os times tem competições secundárias para justamente os jogadores que não são aproveitados ainda no profissional possam evoluir, no Brasil tínhamos isso com competições de aspirantes, mas acabaram com isso. Tínhamos o Palmeiras B, que hoje ao contrário de antigamente poderia ser utilizado para desenvolver esses jogadores, Navarro, Flaco Lopes, Wesley,  Jhon Jhon, e outros da base que não tem mais idade pra Sub 20, jogando uma competição de um nível, menor e com a estrutura do Palmeiras por trás poderiam se desenvolver muito mais do que sendo emprestados para times sem estrutura e que muitas vezes só deixam nossos jogadores na reserva, quebram nossas jóias como foi com o Alanzinho, etc.

Imaginemos, tendo um grupo Palmeiras:

Que tal comprar um Santa Cruz que tem uma torcida grande que poderia muito bem sustentar o time na série A do Brasileirão com uma boa administração com nosso apoio e Know How e ainda ser uma vitrine para nosso jogadores que não estamos utilizando?

Ter um time do interior de São Paulo que no Paulistão ganha mais que um Vasco no Carioca?  Como é o caso do Ituano, que graças a isso quase subiu para a primeira divisão do Brasileirão.

Desenvolver um time grande numa cidade rica como Brasília, como o Gama para que suba novamente a primeira divisão e expanda a marca Palmeiras numa região dominada por times do Rio?  

Comprar times em Angola e Moçambique que falam português para desenvolver jogadores Africanos e o futebol nesses países? 

Comprar um time pequeno em Portugal ou Espanha e ter acesso direto ao mercado Europeu, imagina o Wesley ou Patrick recuperando o futebol na Europa e ao invés de ser vendido por 4 milhões de Euros são vendidos por 40 milhões? 

Criar um time de base na Colômbia por exemplo e trazer jogadores de lá para a nossa base já que é um país que tem muito material humano para desenvolver talentos?

Abrir um Palmeiras USA ou Palmeiras China e levar nossa marca para esses mercados? 

Essas são só algumas ideias, o grupo City tem 13 times, nós também podemos…

 

Sei que não tem dinheiro para isso tudo, mas existe formas de se arrecadar dinheiro.

O Palmeiras pode fazer ainda melhor, se tornar SAF e abrir um IPO, ou seja abrir capital na Bolsa de valores, o time poderia vender até 49% e manter o controle, seria obrigado a ter uma administração mais transparente e séria, esse IPO pode render até alguns Bilhões de Reais aos cofres verdes, o que nos tornaria um clube bem mais próximo dos grandes Europeus em termos financeiros.

Com isso, ao invés desses grupos virem explorar e ganhar dinheiro no nosso mercado, podemos sim ser nós quem ganhamos dinheiro, desenvolver o futebol em novos mercados, expandir a marca Palmeiras, fazer intercâmbio de experiências  e trazer grandes talentos para o Palmeiras revelando muito mais ainda do que revelamos hoje.

Enfim, não podemos ficar na defensiva com essa nova realidade e perdemos grande fatia do mercado, sim podemos e devemos aproveitar ao máximo a nova realidade das SAFs em nosso favor. É a grande chance do Palmeiras por suas próprias pernas subir para um Patamar que nossos adversários não vão mais poder alcançar, e poder disputar depois de décadas de igual para igual com os Europeus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um texto para pensar...

Mas abrir SAF, comprar outros clubes, ter que administrar 2 a 4 vezes mais jogadores que os atuais ( devido aos outros clubes que iremos comprar) demanda algo que não temos ; a experiência para isso. 

Tb tudo isso tem que passar pelo presidente, conselheiros e sócios.  Tb outro obstáculo gigante. 

Quando vc falou time de aspirantes deu até um frio na espinha.  Pois quando tínhamos isso era um sorvedouro de dinheiro fora o ninho de conchavos que existia ali.  Uma das coisas que vimos mudar para melhor foi quando terminaram com os aspirantes. 

Posso não ter essa visão tão empreendedora e mercantilista.  Mas acho que se o trabalho da base seguir essa toada, se conseguirmos zerar as dívidas, e  mantar essa administração ótima aliado a um desenvolvimento contínuo creio que poderemos atingir um ou dois patamares acima a que estamos .  

Tb não podemos esquecer que o Allianz, cada ano que passa, a porcentagem de seus ativos aumentam para nós  e chegará um momento que ele estará  100% sobre o nosso comando. 

Enfim....coisas para pensar.  O importante é que estamos trilhando um caminho vencedor. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Não acho que o palmeiras deva seguir o caminho da SAF. É uma medida irreversível e imprevisível, pois mesmo que se tenha o controle da primeira venda, ninguém sabe quando e para quem o clube será novamente vendido no futuro. Claro que para alguns times como Cruzeiro, Vasco e Botafogo, a SAF era a única opção. Mas não é o caso do palmeiras e espero que nunca seja.

2) Sem prejuízo, acho que o palmeiras deve aproveitar essa onda para tirar algumas distorções do futebol brasileiro causadas pelo endividamento de outros clubes. A começar por uma distribuição justa dos direitos de TV, na qual Flamengo e Corinthians não tenham os (ridículos) privilégios atuais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O momento do Palmeiras não é esse, sequer conseguimos comprar jogadores que o cheirinho compra, temos nossas próprias dívidas pra pagar, não temos como comprar outros endividados.

Quando tivermos dinheiro sobrando, buscando oportunidades de investimento, daí sim dá pra se estudar um plano de negócio como o que sugeriu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio, a única coisa que o Palmeiras deve fazer é tentar adequar ao máximo o valor da multa de seus jovens jogadores para mercados nacionais e internacionais. Pra mim, essa é a grande preocupação com as SAFs, que podem comprar os jovens com a multa nacional e repassar aos seus filiados mundo a fora.

Não sei como funciona a legislação nesse sentido, não sei as multas têm uma base de cálculo estipulada em lei, mas se não for assim, penso que essa deve ser a adequação que o Palmeiras precisa se preocupar daqui pra frente. No mais, precisamos de mais tempo para entender como as SAFs vão funcionar no Brasil. Em teoria, é tudo muito bonito, mas vamos ver na prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, só existe um futuro SAF para o Palmeiras, abrir a sociedade para que torcedores comprem ela, meio em moldes de ações, imagina você poder investir um dinheiro no Palmeiras e no fim do ano você receber dividendos do clube que podem ser devolvidos ao mesmo para que o clube continue contratando? Eu faria essa loucura fácilmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, GuntherF disse:

1) Não acho que o palmeiras deva seguir o caminho da SAF.

Penso parecido. 

Sobre os outros, quanto mais melhor.
Veja como tivemos facilidade em vender para o Redbull.

Imagina, Bahia e "Coritiba" se tivesse poder de compra. 

Sobre os grandes. 
Seria bons se realmente investissem. 

Corinthians e Flamengo, conseguem mais granas que nós (infelizmente)(ou irão).
Então se formos 03 (Até 04 em grana) com 550/600 milhões ano e fechamento em azul.
Iremos ser competitivos. 

Se outros tiverem poder de compra, o mercado até para o Flamengo (atual) ficaria mais difícil.
Do jeito que tá, é que está um pouco complicado.... nós e eles de braçadas (em grana).

Logo, quanto mais SAF's (pra melhor) e nós do jeito que estamos (se possível).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algumas limitações nas suas suposições:

- É proibido na mesma liga termos dois clubes do mesmo dono;

- Comprar uma franquia na MLS é completamente fora da capacidade financeira de qualquer clube brasileiro;

- Hoje não temos dinheiro pra investir em outra equipe. Qualquer time pequeno em Portugal exigiria pelo menos uns 100 milhões de investimento inicial, fora o custo de aquisição.

- Mais clubes significaria dividir material humano. Prefiro um JP Sampaio dedicado exclusivamente ao Palmeiras.

- Nos próximos anos haverá uma limitação de quantos jogadores podem ser emprestados, tanto para o mesmo clube quanto em quantidade total. O Grupo City, por exemplo, não poderá seguir com a mesma estratégia de ter centenas de jogadores como faz atualmente.

 

Mas eu até gosto da ideia de fazer um IPO, talvez começar vendendo 10% das ações do clube, podendo chegar ao máximo de 49%. Isso traria uma enorme vantagem na questão administrativa, pelas obrigações que uma empresa listada tem com a transparência, bem como uma maior fiscalização dos gastos do clube.

 

Agora, o que fazer com esses 10%? Isso é que eu consideraria mais importante. Precisaria ter um projeto bem claro do que fazer com essa centena de milhões de reais. Também seria muito importante ter um plano. Será que o melhor seria definir uma quantidade de dividendos a serem distribuídos? Ou melhor já definir que não haveria uma política de distribuição de dividendos e sim um plano de crescimento da marca? Tudo depende do projeto a ser desenvolvido.

 

Vejo com bons olhos talvez uma ou várias parcerias com times de base, tipo o Azuris ou o SKA Brasil, algo que fizesse com que aumentássemos nossa base de olheiros e pudéssemos descobrir os novos Endricks. Mas não tenho ideia de como fazer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Trazendo o foco para a SAF palmeirense, eu sinceramente seria a favor de uma venda por um ticket de, pelo menos, 5x o faturamento do último ano do clube, em um modelo onde os torcedores também pudessem investir e serem sócios (algo que você citou e achei bem legal). Porém… Acho que ninguém estaria disposto a pagar esse preço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Diego Fabri disse:

 

Trazendo o foco para a SAF palmeirense, eu sinceramente seria a favor de uma venda por um ticket de, pelo menos, 5x o faturamento do último ano do clube, em um modelo onde os torcedores também pudessem investir e serem sócios (algo que você citou e achei bem legal). Porém… Acho que ninguém estaria disposto a pagar esse preço.

Em uma empresa saudável, a prática são ativos + 10 anos, que é o prazo de payback, contudo, é melhor criar mecanismos de travas estatutárias para garantir o compliance de gerações futuras do que considerar SAF, exceto pelo único objetivo que o colega disse acima, garantir o compliance e, de bonus, trazer um capital extra do mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quis lançar a discussão justamente para troca de ideias e quem sabe chegar alguma coisa positiva na diretoria, sei que algumas coisas que propus são praticamente utópicas, mas podemos achar um meio termo ou desenvolver novas ideia. 

Sobre o grupo City, pelo que sei os jogadores são a maioria dos clubes, se tivéssemos comprado o Argentino que jogava nos EUA, se não me engano, pagariamos e tratariamos tudo com os Americanos. 

Como eu disse podemos adquirir clubes ou criar com o IPO, mas também sem, só que aí terá que ser algo bem mais modesto, mas nada impede que tenhamos sucesso, a geração da Costa do marfim que tinha Drogba, Yaya Tourê, Gevinho e tantos outros nasceu de um projeto sério assim, inclusive tinha Brasileiros que participaram. 

Com certeza nossa diretoria tem que ser bem séria, se não qualquer projeto assim vira um balcão de negócios de empresários e só um detalhe já ouvi dizer que o Flamerda cogita abrir capital, espero que não fiquemos para trás. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, moimene disse:

ouvi dizer que o Flamerda cogita abrir capital, espero que não fiquemos para trás. 

Eu só me movimentaria nesse sentido depois da criação e estabilização da liga.

Os valores praticados serão bem diferentes dos atuais, com certeza quem fizer um ipo antes disso vai acabar arrecadando menos.

Por outro lado, o Flamerda com 500, 800 milhões limpos na mão poderia construir uma dinastia. Às vezes é melhor pegar 500 agora do que 1000 daqui a 6, 7 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho interessante as ideias mas muito complexas para clubes de futebol. Ainda mais o clube social estar tão envolvido como ainda está hoje. 

Surfando nessa ótima fase da base, acho que seria interessante comprar algum time pequeno com uma boa estrutura no Nordeste ou algum lugar otimo  logisticamente  para facilitar a captação de talentos nessas regiões mais ao norte do Brasil mas seria, exclusivamente, com o foco para base. Não sei se foi aqui no fórum ou no Twitter que eu vi uma informação, mas a maior parte da captação de talentos do Palmeiras está focada na região Sudeste, não recordo dos números e nem a fonte.

Editado por lulu93

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Felipe Ferreira disse:

Falam tanto nesse grupo City e como vi um comentário o único time de sucesso é o próprio City, os times desse grupo não tem nada demais. Duvido que o Bahia fará alguma coisa aqui.

Eu prefiro que o Palmeiras continue do jeito que está.

Também não acho que vão montar um time para brigar com os protagonistas atuais, vejo interesse deles aqui mais em ter acesso aos atletas para base e jogadores que já estão se destacando no continente, sem ter que pagar milhões e milhões de euros por eles.

Creio que serão concorrentes de peso na captação e também nas contratações, devido ao poder financeiro quando quiserem brigar por algum jogador e por ter o City como destino para quem se destacar, tanto que o primeiro objetivo deles é levar embora nosso coordenador da base.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..