Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Capo dei Capi

Rivalidades

Posts Recomendados

Quem são os maiores rivais do Palmeiras?

Seguem sendo os 3 rivais estaduais históricos e tradicionais (Corinthians, São Paulo e Santos) ou essa configuração já se alterou no cenário atual do futebol brasileiro (cada vez menos limitado às fronteiras estaduais/regionais e cada vez mais nacional)?

Particularmente, já considero o Flamengo mais rival que o Santos. Para mim, são, na ordem:

  • 1º CORINTHIANS
  • 2º SÃO PAULO
  • 3º FLAMENGO
  • 4º SANTOS

E para vocês? Ainda são os mesmos de sempre ou a configuração mudou?

E no plano interestadual? Quem são os principais?

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim jogo contra o santos é a mesma coisa que jogar com um bragantino atualmente,  zero rivalidade. Já com o Flamengo tivemos os jogos mais tensos e cheios de rivalidade das últimas temporadas, principalmente a liberta de 2021. Gambás e depois bambis continuam os maiores rivais. Bambis até considero que foi a segunda maior rivalidade do período por causa dos paulistas e cdb. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/05/2023 em 14:32, RenanPalestra disse:

Pra mim jogo contra o santos é a mesma coisa que jogar com um bragantino atualmente,  zero rivalidade. Já com o Flamengo tivemos os jogos mais tensos e cheios de rivalidade das últimas temporadas, principalmente a liberta de 2021. Gambás e depois bambis continuam os maiores rivais. Bambis até considero que foi a segunda maior rivalidade do período por causa dos paulistas e cdb. 

Para mim, Gambás e Bambis serão sempre os dois maiores rivais.

O Corinthians, historicamente, sempre será o principal deles, em outro nível de rivalidade.

E o São Paulo, historicamente, é o time mais complicado para o Palmeiras (para muitos, inclusive, é o maior INIMIGO do clube), um dos poucos que possuem vantagem sobre a gente no confronto direto.

O Flamengo, para mim, já é mais rival que o Santos – a rivalidade com eles nos últimos 7-8 anos me parece mais acirrada que qualquer rivalidade que já tivemos com os Sardinhas em qualquer momento da história (inclusive nos Anos 60).

O Santos é um clube com dimensões muito inferiores aos outros três. Portanto, para mim, fica abaixo.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Histórico contra os quatro:

 

• PALMEIRAS x CORINTHIANS  386 jogos  138 vitórias  117 empates  131 derrotas  547 gols marcados  496 gols sofridos  7 vitórias de vantagem (51,3%)

 PALMEIRAS x SÃO PAULO • 334 jogos • 111 vitórias • 109 empates • 114 derrotas • 427 gols marcados • 423 gols sofridos  3 derrotas de desvantagem (49,3%)

• PALMEIRAS x FLAMENGO • 125 jogos • 48 vitórias • 35 empates • 42 derrotas • 204 gols marcados • 184 gols sofridos  6 vitórias de vantagem (53,3%)

• PALMEIRAS x SANTOS • 348 jogos • 150 vitórias • 92 empates • 106 derrotas • 583 gols marcados • 483 gols sofridos  44 vitórias de vantagem (58,6%) 

 

OBS: em mata-matas e decisões, também temos vantagem contra todos eles – exceto o São Paulo.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu preciso vir de textão que ninguém lê, mas eu curto escrever sobre isso kkkk 😁

Historicamente sempre será Corinthians e São Paulo.  

O Corinthians é a rivalidade mais antiga, era o clube fundado por operários em homenagem ao verdadeiro Corinthians, um time pequeno da Inglaterra, em 1910. Disputava em geral com o Paulistano ( que era o mais forte numa época amadora, onde o futebol era disputado por clubes recreativos e o Paulistano era um clube recreativo da elite paulistana, logo, tinha mais grana e estrutura ) e com o Germânia. Em 1914 imigrantes italianos resolvem fundar o Palestra Itália e em pouquíssimo tempo, com muita organização e suor, lá estávamos disputando cabeça a cabeça com os 3. 

O São Paulo vem depois, num baita balaio de gatos. Por volta de 1930, começou uma exigência evidente em relação ao profissionalismo no futebol. O Paulistano tinha aquela elite mais retrógrada que se negava a isso ( como assim investir e pagar para pobres defenderem o clube num esporte para pobres ?! ), então parte abandonou o barco e se fundiu com outro clube recreativo, Associação Atlética das Palmeiras ( irônico não ? ). O que ficou do Paulistano foi definhando, incapaz de competir de forma amadora contra clubes que iniciavam o profissionalismo ( enfrentavam atletas assalariados com jogadores amadores de fins de semana, e evidente que os melhores amadores iriam ser assalariados nos rivais ).  

Essa fusão era o embrião dos bambis. Mas ainda assim era uma oligarquia nojenta e complicada, muitos foram abandonando, até que em 1935 o que sobrou disso se fundiu com o recreativo de regatas do Tietê, formando o atual São Paulo. 

A história do São Paulo é um balaio de gato desde o primeiro dia. Depois veio a falência e a ajuda de Palmeiras e Corinthians, pois não vivíamos o profissionalismo consolidado atual e esse time de várias fusões não era visto pela dupla do derby como um rival a ser considerado. O fato é que um time que já era resultado de 3 clubes recreativos e a esperança de vários jogadores poderem atuar, poderia dar errado pela terceira vez, e os jogadores dos dois maiores clubes de então resolveram movimentar uma partida e doar a receita para evitar isso. 

Só que esse clube que nascia todo remendado, ainda tinha lá no seu DNA a representatividade da nata da elite financeira e política de SP. Não quiseram colocar um centavo no esporte e no clube, que era visto como esporte de pobres, mas conforme o futebol foi se popularizando e se tornando ferramenta de alienação e manipulação de massas ( e poder ), resolveram toma-lo pra si. O resultado é Laudo Natel, o envolvimento político na segunda guerra e a tentativa de roubar o Palestra Itália de quem o ajudou no início e tudo o que conhecemos tão bem. 

Na minha opinião, o São Paulo é um clube nojento desde a ideia da sua existência, antes de sua fundação. 

Já o Corinthians foi um rival digno desde que nascemos, por isso é o maior clássico. 

Porém... isso até lá pela década de 60. 

Com a contínua massificação do esporte para ferramenta política e econômica, eles eram o time dos operários, que eram mais populares. E tudo que é popular é usado. 
E dos anos 70 pra cá, paulatinamente cada vez mais, foi se tornando um clube artificial, com sua torcida inflada pelos maiores veículos de comunicação do país, culminando na adoção do clube pela maior emissora do país. Essa "forçação" de barra empurrando goela abaixo todos os seus jogos na TV aberta, narrações e comentários parciais, aliança com dinheiro público... fizeram com que ao lado do Flamengo, tudo fosse mais facilitado para eles. O que os outros clubes precisavam conquistar com muito suor de seus adeptos, Flamengo e Corinthians ganhavam embrulhados com um laço. 

Se o SPFC tinha a elite econômica e política usando o clube e o SCCP tinha a mídia e também política, nós tivemos apenas o amor, suor ( e grana claro ) dos imigrantes e fundadores originais. (Entendem pq a mídia sempre nos perseguiu e afagou a ambos, e isso passou por gerações até de forma inconsciente aos dias atuais ? )
Não fosse a família Matarazzo, não seríamos o que somos hoje. E o fizeram sem beneficio algum, apenas pelo sentimento à sua comunidade. Quem é mais velho, ou ligado a várias gerações à capital São Paulo, sabe o que tô falando. 
Inclusive os Matarazzos compraram o terreno da companhia Antártica onde existia um estádio que viria a ser o Palestra Itália e doaram ao então Palestra ( por isso até a chegada do Allianz existiam os dois batismos, " Estádio Palestra Itália" e " Estádio Parque Antártica " ). E 100 anos depois, outro palmeirense nos salvou da mediocridade apenas por amor, e claro que falo de Paulo Nobre. 

Conhecendo a história de ambos, jamais poderia ser são paulino ou corinthiano. Se o palmeiras não existisse e eu viesse a gostar de futebol, talvez optasse por ser santista, não sei. 
Admiro o Santos conseguir se enfiar nessa rivalidade com os 3, mesmo não sendo de uma capital. Acho que é o único grande do país a vir de uma cidade pequena. 
Isso mostra o tamanho do Pelé, que é quem conseguiu isso. 

Não sinto uma rejeição ou tensão diante do Santos, como sinto com Corinthians e São Paulo. Mas considero um clássico em respeito ao clube, pois acho o Santos mais respeitável que os dois. ( é um clube que assim como a gente, precisou se virar sozinho e vem conseguindo com sua base, sua molecada e hj não alcança mais nosso patamar por ser de uma cidade menor, assim como ter uma torcida muito menor e assim movimentar um interesse menor ). 

Sobre o Flamengo, é só aquele rancor por ser um clube que foi artificialmente levado a ser o que é por interesses popularescos do poder público e de mídia. Assim como o Corinthians, não sabemos o que seria se tivesse que disputar o esporte sem essa ajuda. 

O que mais tenho orgulho do Palmeiras é a sua história. Sua sala de troféus é consequência dela e não o motivo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Eduardo SEP 1914 disse:

Historicamente sempre será Corinthians e São Paulo.

E no plano interestadual? Quem você considera o maior rival?

Flamengo? Grêmio? Cruzeiro? Internacional?

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Capo dei Capi disse:

E no plano interestadual? Quem você considera o maior rival?

Flamengo? Grêmio? Cruzeiro? Internacional?

Acho que o interestadual é uma coisa mais temporal, transitório...  

Hoje é o Flamengo... alguns anos atrás foi o Cruzeiro... no fim da década de 90 foi o Vasco... vai ser aquele que se mantiver mais forte por determinado período... 

No caso talvez a maior parte do tempo seja o Flamengo, por causa desse lado mais sujo em relação a mídia e dinheiro público e todas as ajudas extracampo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/05/2023 em 15:55, Eduardo SEP 1914 disse:

Acho que o interestadual é uma coisa mais temporal, transitório...  

Hoje é o Flamengo... alguns anos atrás foi o Cruzeiro... no fim da década de 90 foi o Vasco... vai ser aquele que se mantiver mais forte por determinado período... 

No caso talvez a maior parte do tempo seja o Flamengo, por causa desse lado mais sujo em relação a mídia e dinheiro público e todas as ajudas extracampo...

Acho que a rivalidade com o Grêmio é bem maior que com o Vasco e pau-a-pau com a do Cruzeiro.

O Inter talvez seja, para o Palmeiras, o adversário mais duro entre todos eles (embora não acho que haja tanta "rivalidade" entre ambos, de fato).

Já a rivalidade com o Flamengo nos últimos 7-8 anos é maior que QUALQUER outra rivalidade interestadual que já tivemos com qualquer outro clube do país.

Para mim, os Cheirinhos já são Top 3 em rivalidade do clube, em geral. Portanto:

  • 1º FLAMENGO
  • 2º CRUZEIRO / GRÊMIO
  • 4º VASCO / INTER
  • 6º ATLÉTICO MINEIRO

OBS: pela ampla abrangência nacional do Flacheiro, não acho que seja uma rivalidade tão transitória assim.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flamengo, rival?

Um final de Libertadores e só...

Jogos decisivos... rivais estaduais, Santos por ex. 2 anos atrás final Libertadores... 2015... Copa Do Brasil.. 

Cruzeiro e Grêmio tem mais mata matas... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/05/2023 em 16:24, tempo disse:

Flamengo, rival?

Um final de Libertadores e só...

Jogos decisivos... rivais estaduais, Santos por ex. 2 anos atrás final Libertadores... 2015... Copa Do Brasil.. 

Cruzeiro e Grêmio tem mais mata matas... 

Palmeiras e Flamengo vêm disputando os principais títulos no Brasil e na América do Sul desde 2016.

Disputam por TUDO diretamente não só dentro de campo, mas também fora (financeiramente e em gestão, elenco, estrutura etc...). São as duas principais POTÊNCIAS do continente e, como tais, competem por tudo, até em termos políticos.

Inclusive, tenho visto MUITO mais rusgas entre torcedores de Palmeiras e Flamengo nos últimos anos do que até entre torcedores de Palmeiras e Corinthians (também pela péssima fase do rival, obviamente).

Sem dúvida alguma, o Flamengo é o principal rival na atualidade (e já há vários anos).

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O time que mais detesto de longe, mas de longe mesmo é o SPFC, muito mais que o Corinthians. 

Mas o melhor rival que o Palmeiras pode ter é o Flamengo. Tenho uma tese que o time que bate de frente com o time de maior torcida ( e consequentemente mais odiado) de uma localidade é o time que mais ganha torcedores. (Barcelona, Borussia são exemplos de times que ganharam muita torcida por rivalizar com o clube mais odiado). As duas últimas pesquisas de torcida mostra de uma certa forma isso, uma nos dá a terceira posição entre os times de maior torcida, algo que não conseguimos desde a década de 80, e outra nos coloca com o clube que mais atrai a simpatia dos torcedores dos demais clube, por que? porque a maioria odeia o Flamengo e nos têm como um vingador. E aí foi muito importante a conquista da Libertadores, pois antes éramos o mais forte concorrente do Flamengo mas nos confrontos diretos nunca vencíamos. Um torcedor adulto do Vasco, do Cruzeiro, do Fluminense pode torcer para gente, por sermos os únicos adversários sérios do Flamengo, mas continuar torcendo para seu time original, mas seus filhos, ao ver o pai torcer para o Palmeiras, pode torcer diretamente para o Palmeiras, e aí com o tempo a torcida aumenta, e muito.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, PehotUcabolvich disse:

E aí foi muito importante a conquista da Libertadores, pois antes éramos o mais forte concorrente do Flamengo mas nos confrontos diretos nunca vencíamos.

Entre 2014 e 2018, o Palmeiras emendou 9 jogos seguidos de invencibilidade contra o Flamengo (4 vitórias e 5 empates) – inclusive ganhando 2 títulos de Campeonato Brasileiro em cima deles (em 2016 e 2018).

O Flamengo só foi reverter esse retrospecto a partir de 2019, mas acabaram perdendo sua série invicta justamente na final da Libertadores de 2021. E depois tomaram outra porrada na Supercopa do Brasil de 2023.

O prejuízo está do lado deles.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Capo dei Capi disse:

Entre 2014 e 2018, o Palmeiras emendou 9 jogos seguidos de invencibilidade contra o Flamengo (4 vitórias e 5 empates) -- inclusive ganhando 2 títulos de Campeonato Brasileiro em cima deles (em 2016 e 2018).

O Flamengo só foi reverter esse retrospecto a partir de 2019, mas acabaram perdendo sua série invicta justamente na final da Libertadores de 2021. E depois tomaram outra porrada na Supercopa do Brasil de 2023.

Estão no prejuízo contra a gente.

Vc tem razão, mas o ódio ao flamengo por parte das outras torcidas aumentou muito após 2019, com o tal time de outro patamar, que bateria de frente com um europeu e tal. Com toda mídia exaltando e com o time realmente goleando vários rivais. Entao eu coloquei o marco inicial disso em 2019, até porque foi naquele ano que o Palmeiras chegou a esboçar que disputaria aquele título palmo a palmo até o fatídico empate contra o Inter. Considero que foi a partir daquela data que os demais torcedores começaram a nos ver como os anti-Flamengo e foi justamente ai que comecaria um periodo de jejum contra eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Retrospecto completo contra todos os grandes:

 

1) PALMEIRAS x GRÊMIO • 104 jogos • 46 vitórias • 37 empates • 21 derrotas • 153 gols marcados • 106 gols sofridos  25 vitórias de vantagem (68,6%)

2) PALMEIRAS x VASCO • 133 jogos • 60 vitórias • 42 empates • 31 derrotas • 214 gols marcados • 167 gols sofridos  29 vitórias de vantagem (65,9%) 

3) PALMEIRAS x FLUMINENSE • 117 jogos • 62 vitórias • 19 empates • 36 derrotas • 200 gols marcados • 158 gols sofridos  26 vitórias de vantagem (63,2%) 

4) PALMEIRAS x BOTAFOGO • 123 jogos • 50 vitórias • 38 empates • 35 derrotas • 185 gols marcados • 152 gols sofridos  15 vitórias de vantagem (58,8%) 

5) PALMEIRAS x SANTOS • 348 jogos • 150 vitórias • 92 empates • 106 derrotas • 583 gols marcados • 483 gols sofridos  44 vitórias de vantagem (58,6%) 

6) PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG • 91 jogos • 40 vitórias • 22 empates • 29 derrotas • 120 gols marcados • 101 gols sofridos  11 vitórias de vantagem (58%)

7) PALMEIRAS x FLAMENGO • 125 jogos • 48 vitórias • 35 empates • 42 derrotas • 204 gols marcados • 184 gols sofridos  6 vitórias de vantagem (53,3%)

8) PALMEIRAS x CORINTHIANS  386 jogos  138 vitórias  117 empates  131 derrotas  547 gols marcados  496 gols sofridos  7 vitórias de vantagem (51,3%)

9) PALMEIRAS x SÃO PAULO • 334 jogos • 111 vitórias • 109 empates • 114 derrotas • 427 gols marcados • 423 gols sofridos  3 derrotas de desvantagem (49,3%)

10) PALMEIRAS x CRUZEIRO • 97 jogos • 34 vitórias • 28 empates • 35 derrotas • 144 gols marcados • 136 gols sofridos  1 derrota de desvantagem (49,2%)

11) PALMEIRAS x INTERNACIONAL • 99 jogos • 34 vitórias • 25 empates • 40 derrotas • 102 gols marcados • 125 gols sofridos  6 derrotas de desvantagem (45,9%)

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..