Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Capo dei Capi

Rivalidades

Posts Recomendados

58 minutos atrás, Felipe Ferreira disse:

1: gambas

2: trikas

3: Santos

Na minha opinião as rivalidades nacionais são momentâneas, dificilmente terão algum dia o peso das locais. É que com a internet essas rivalidades nacionais ficam mais fortes e repercutem mais.

Flamengo, Cruzeiro, Atlético/Mg, Grêmio, Inter, são rivalidades que se criam em determinado momento e duram até certo tempo. Hoje é com o Flamengo mas já foi no mesmo nível com Cruzeiro, Grêmio e Vasco em outras épocas.

Respeito sua opinião, @Felipe Ferreira, mas eu NUNCA vi o Palmeiras ter uma rivalidade interestadual com qualquer outro clube (Grêmio, Cruzeiro, Vasco, Inter...) como tem com o Flamengo nos últimos 7-8 anos. Nunca vi chegar nem próximo dessa magnitude.

E isso tem a ver não só com as mudanças no cenário do futebol do país (rivalidades nacionais cada vez mais fortes) mas também com o TAMANHO e a DIMENSÃO de ambos os clubes no cenário nacional (algo que os rivais anteriores de outros Estados não têm).

Ambos estão entre as 4 maiores torcidas do país; é possível encontrar palmeirense e flamenguista em praticamente qualquer parte do território nacional – e isso certamente contribui, e muito, para o acirramente da rivalidade. Algo que não acontecia nos outros casos.

Por isso é diferente.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Capo dei Capi said:

Sim, mas eu acredito que a rivalidade também se dá pela dimensão de ambos os clubes (ambos com torcidas gigantes e de amplitude nacional), assim como acontece em relação a Corinthians e São Paulo.

Por isso acho que é uma rivalidade que, com o tempo, pode se estabelecer como "permanente", desbancando a rivalidade com o Santos.

Pode seguir o mesmo caminho das rivalidades com Corinthians e São Paulo -- embora, historicamente, sempre estará abaixo.

Por isso já a coloco como a 3ª no ranking.

No final estamos dizendo o mesmo.

O Flamengo é o terceiro agora (e concordo) pelo seu tamanho e competitividade no momento (sendo eles e nós o TOP 2 clubes dos últimos anos).

Se em algum momento isso mudar por um tempo (o que não é provável, visto a grande ajuda que eles recebem e a nossa organização) isso provavelmente muda. Por agora, eles são o 3o mesmo.

46 minutes ago, Capo dei Capi said:

Respeito sua opinião, @Felipe Ferreira, mas eu NUNCA vi o Palmeiras ter uma rivalidade interestadual com qualquer outro clube (Grêmio, Cruzeiro, Vasco, Inter...) como tem com o Flamengo nos últimos 7-8 anos. Nunca vi chegar nem próximo dessa magnitude.

E isso tem a ver não só com as mudança no cenário do futebol do país (rivalidades nacionais cada vez mais fortes) mas também com o TAMANHO e a DIMENSÃO de ambos os clubes no cenário nacional (algo que os rivais anteriores de outros Estados não têm).

Ambos estão entre as 4 maiores torcidas do país; é possível encontrar palmeirense e flamenguista em praticamente qualquer parte do território nacional – e isso certamente contribui, e muito, para o acirramente da rivalidade. Algo que não acontecia nos outros casos.

Por isso é diferente.

Teve uma época que a rivalidade contra o Grêmio era bem forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/05/2023 em 00:43, Gerson SEP disse:

Teve uma época que a rivalidade contra o Grêmio era bem forte.

Sim, mas você via essa magnitude de maneira generalizada assim, não só entre as torcidas de ambos os clubes, mas na mídia em geral e em todas as partes? A meu ver, não chegava nem perto disso.

Até porque o Grêmio é um clube de abrangência muito mais regional, com sua torcida mais limitada ao Sul do país (além de muito menor numericamente). Simplesmente não tem a mesma repercussão.

As dimensões de Palmeiras e Flamengo são MUITO maiores, e isso reflete diretamente na rivalidade entre ambos.

RESUMINDO: dos 3 clubes com mais torcedores do país (excluindo o próprio Palmeiras), somos máximos rivais de dois (Corinthians e São Paulo) e, nos últimos anos, o principal rival do outro (Flamengo). O caminho "natural" é que o 3º posto no ranking seja gradativamente tomado pelo Flamengo – é quase que uma coisa automática de se acontecer.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já falei isso se eu não me engano logo depois da final da Liberta, mas eu tenho a impressão que para a minha geração e as mais novas temos muita mais rivalidade, raiva e espirito competitivo não com o Corinthians porque já estamos acostumados a ganhar deles, a serem melhores que eles. Hoje em dia, de novo, para a minha geração e as mais novas, o maior rival é o Flamengo, não o Corinthians. 

Flamengo é o time com quem queremos ser melhor, com quem sempre enfrentamos nas fases mais agudas, onde os jogos são mais grandes. EU, pessoalmente, me sinto muito mais feliz e aliviado quando ganhamos do Flamengo ou sinto mais vontade de zoar ou fico mais feliz quando eles perdem quando acontece com o Flamengo, não o Corinthians.

Comemorei muito mais o 4x3 da Supercopa do que a final de 2020 do Paulista, por exemplo e assim é toda vez que jogamos contra os dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, Capo dei Capi disse:

Quem são os maiores rivais do Palmeiras?

Seguem sendo os 3 rivais estaduais históricos e tradicionais (Corinthians, São Paulo e Santos) ou essa configuração já se alterou no cenário atual do futebol brasileiro (cada vez menos limitada às fronteiras regionais e cada vez mais nacional)?

Particularmente, já considero o Flamengo mais rival que o Santos. Para mim, são, na ordem:

1) CORINTHIANS

2) SÃO PAULO

3) FLAMENGO

4) SANTOS

 

E para vocês? Ainda são os mesmos de sempre ou a configuração mudou?

E no plano interestadual? Quem são os principais?

São ciclos do futebol.

Vc vai sempre ter uma rivalidade maior contra o "melhor" time do momento.

Hj é o Cheirinho, mas daqui alguns anos pode ser Santos ou qualquer outro time.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Fritz disse:

Eu já falei isso se eu não me engano logo depois da final da Liberta, mas eu tenho a impressão que para a minha geração e as mais novas temos muita mais rivalidade, raiva e espirito competitivo não com o Corinthians porque já estamos acostumados a ganhar deles, a serem melhores que eles. Hoje em dia, de novo, para a minha geração e as mais novas, o maior rival é o Flamengo, não o Corinthians. 

Flamengo é o time com quem queremos ser melhor, com quem sempre enfrentamos nas fases mais agudas, onde os jogos são mais grandes. EU, pessoalmente, me sinto muito mais feliz e aliviado quando ganhamos do Flamengo ou sinto mais vontade de zoar ou fico mais feliz quando eles perdem quando acontece com o Flamengo, não o Corinthians.

Comemorei muito mais o 4x3 da Supercopa do que a final de 2020 do Paulista, por exemplo e assim é toda vez que jogamos contra os dois.

Pra mim é justamente o contrário, e olha que sou geração anos 90 acostumado a bater em gambás.

Mas não tem jeito, o maior clássico é com eles. Até o ar da cidade de Sp fica diferente em dia de Derby. E digo mais, até contra o Santos pra mim a rivalidade é maior, pois no meu círculo de amizades tem 2 santistas bem chatos, enquanto Flamenguista só vejo na internet ( moro na ZN de SP )

Como nâo tenho redes sociais, a encjeçãp de saco dos terraflanistas não me incomoda nenhum pouco.

Então na Ordem de Rivais: Gambás, Bambis, Santos, Flamengo e Cruzeiro.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maior prova de que nosso grande rival é o curinxa é que nós ficamos aqui no forum nos deliciando com a pindaíba em que se encontram. Eles não têm incomodado em nenhum campeonato, mas a gente ainda acompanha e torce para se lascarem.

Se os mulambos estivessem numa fase parecida com a deles, a gente nem lembraria que o flamerda existe.

Algumas rivalidades são de momento, outras são permanentes, profundas.

Por sua vez, os bambis não são rivais, são inimigos. Porque é o clube mais nojento que existe em sao paulo, apesar dos gambás fazerem muito esforço para assumir esse posto. E porque já nos atacaram diretamente várias vezes.

Editado por Cuzzato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neste momento, em que a Rede Bobo investe muito mais nos 2 times “do povo”, os maiores rivais, a meu ver, são eles: Flamengo e Corinthians. As trikas viriam em terceiro. Os sardinhas nem existem.

Historicamente, Trikas não são o maior rival; são inimigos. Basta analisar a história, e não vou ficar aqui amolando com textão sobre inúmeras ações baixas e sujas que esse time asqueroso praticou contra nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Capo dei Capi disse:

 

A) Eu falei em disputa por títulos diretamente ENTRE Palmeiras e Flamengo a partir de 2016. Em nenhum momento afirmei que o Palmeiras só começou a ganhar títulos a partir desse ano.
há quase UMA DÉCADA - Somos o PRINCIPAL rival do Flamengo desde 2016-17 e vice-versa

Então 2016 - 2022 (anos fechados) Sete anos.
Porque não 2015? e fechamos oito anos, mais próximo dessa quase década.
Ah... não convém... não é?

Pouco importa se nesse período apareceram alguns "intrusos" de maneira esporádica"

Confesso que o esporádica, me fez rir.
Segue um resumo dos confrontos do Palmeiras (nada esporádico) - Nível Nacional.

Palmeiras em desvantagem:
Cruzeiro – 02 D – 01 V.
Grêmio – 02 D – 01 V.
Athlético PR – 01 D.

Palmeiras em vantagem:
Atlético MG – 02 V.
Internacional – 02 V – 01 D.
Fluminense – 01 V.
Flamengo – 01 V.


Agora nível estadual:

Palmeiras em desvantagem:
SP – 03 D – 02 V - (Duas finais - 01 vitória pra cada lado 2021 e 2022 ambos Paulista).

Palmeiras em vantagem:
Corinthians – 03 V – 01 D – Duas finais (01 vitória pra cada lado 2018 e 2020 ambos Paulista).
Santos – 03 V - 02 DTime que o Palmeiras mais enfrentou em finais.
(Três finais – Campeonato Paulista 2015 – Copa do Brasil 2015 – Libertadores 2020).

_____________________________________________________________________________________________

Trocando por miúdos. 

O Flamengo... teve a final.
Outros times nos enfrentaram mais vezes... ...até o Santos, com a mesma final de Libertadores. 
E mais duas finais.


A soberba é um dos primeiros passos para a queda. 
O SP cometeu esse erro com o Palmeiras lá atrás, espero que o Palmeiras, não despreze seus rivais estaduais.
Ainda mais o Santos, que nesse período de maior conquista, foi o time que mais finais fez contra nós.


Abaixo.
Vou deixar em spoiler, pra quem quiser conferir. 
Até mesmo no nacional, onde o Flamengo venceu dois e a gente três, o Santos este por perto, em alguns desses campeonatos.

Por fim... usando novamente sua frase como parâmetro:


Rivalidades se constroem com o tempo

Concordo. 
E se tem um time que o Santos pode considerar rival, é o Palmeiras. 
Porque há muito tempo (como você mesmo escreveu).
Santos e Palmeiras brigam pela hegemonia nos nacionais.

Pra fechar. 

Se você quiser emitir opinião pessoal.
Que você acha o Flamengo o rival... ...ok; cada qual com seu talvez:

Mas, aqui por exemplo, você afirma:
Sem dúvida alguma, é o principal rival na atualidade

Como o mostrado acima, foi apenas uma decisão ou um jogo mata mata.

Você citou as duas supercopas, como jogos, que acirram, e etc... primeiro.
Há não se que você conte essas taças como nacionais, como os flamenguistas estão contando.
Esses jogos, são jogos pra taça e dinheiro, nada mais.

Ou você prefere vencer uma Supercopa e perder um mata mata de (Copa do Brasil ou Libertadores)???

Sobre a posição atual.
Imprensa, Youtubers; Outra vez é pessoal. 
Cada um pega a referência que quer pra si...
 

Spoiler

 

2015 – Cruzeiro (V) Internacional (V) Fluminense (V) Santos (V) Final.
2016 – Grêmio (D)
2017 – Internacional (V) – Cruzeiro (D)
2018 – Cruzeiro (D)
2019 – Internacional (D)
2020 – Grêmio (V)
2022 – SP (D)

Resumo Copa do Brasil – Nenhum jogo contra o “rival” Flamengo.
Em compensação.

Cruzeiro 2 D – 01 V.
SP – 01 D.
Grêmio – 01 V – 01 D.
Internacional – 02 V – 01 D.
Fluminense – 01 V.
Santos – 01 V (Finalíssima).

_____________________________

2015 – Não jogou.
2016 – Caiu na primeira fase.
2017 – Caiu – Barcelona Oitavas.
2018 – Caiu – Boca Semis.
2019 – Grêmio (D).
2020 – Santos (V) Finalissíma.
2021 – SP (V) – Atlético MG (V) – Flamengo (V) Finalíssima.
2022 – Atlético MG (V) – Athlético PR (D).

Resumo Libertadores.

Grêmio – 01 D.
Athlético PR – 01 D.
Atlético MG – 02 V.
SP – 01 V.
Santos – 01 V (Finalíssima).
Flamengo – 01 V (Finalíssima).
__________________________________________________________

Outros jogos mata mata ou decisivo em campeonatos.

2015 - Corinthians – 01 (V) – Santos (D) Finalíssima.
2016 – Santos 01 (D).
2017 – Ponte Preta 01 (D).
2018 – Santos 01 (V) – Corinthians 01 (D) Finalíssima.
2019 – SP 01 (D).
2020 -  Corinthians 01 (V) Finalíssima.
2021 – Corinthians 01 (V) SP 01 (D) Finalíssima.
2022 – SP 01 (V) Finalíssima.

Resumo Campeonato Paulista.

Corinthians 03 V (01 Finalíssima) – 01 D (Finalíssima).
Santos 02 D (01 - Finalíssima) – 01 V.
SP 02 D – (01 Finalíssima) – 01 V (Finalíssima).
_______________________________________

Resumo geral jogos mata mata e/ou decisivos.

Santos – 03 V - 02 D – Time que o Palmeias mais enfrentou em finais.
(Três finais – Campeonato Paulista 2015 – Copa do Brasil 2015 – Libertadores 2020).

Corinthians – 03 V – 01 D – Duas finais (01 vitória pra cada lado 2018 e 2020 ambos Paulista).

SP – 03 D – 02 V.
Palmeiras em desvantagem (Duas finais - 01 vitória pra cada lado 2021 e 2022 ambos Paulista).

Palmeiras em desvantagem:
Cruzeiro – 02 D – 01 V.
Grêmio – 02 D – 01 V.
Athlético PR – 01 D.

Palmeiras em vantagem:
Atlético MG – 02 V.
Internacional – 02 V – 01 D.
Fluminense – 01 V.
Flamengo – 01 V.

Brasileiros – Classificações:
2015 – Irrelevante.
2016 – Palmeiras campeão – Santos (Vice) – Flamengo 03.
2017 – Palmeiras Vice – Santos 03.
2018 – Palmeiras campeão – Flamengo (Vice).
2019 – Flamengo campeão – Santos (Vice) – Palmeiras 03.
2020 – Flamengo campeão ______ Palmeiras 07 – Santos 08.
2021 – Atlético campeão – Flamengo (Vice) – Palmeiras 03.
2022 – Palmeiras campeão.

Santos – Duas vezes vice / Uma vez 03.

 



 


 

Editado por tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter rivalidade com o Flamengo é ótimo. É o time com mais torcida e mídia, ou seja mais mídia e potencial torcedores para nós. Muito melhor que um Santos que não fede nem cheira

Só ver a repercussão da Libertadores 2021 com a de 2020

Não sei porque muitos torcedores tem receio de admitir que sejam nosso rival, talvez porque no passado existiam muita zoação que eles ficavam forçando rivalidade

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@tempo Cara, com todo respeito, você precisa melhorar essa sua interpretação de texto.

O ano de 2015 não foi incluído porque nesse ano ainda NÃO havia disputa entre Palmeiras e Flamengo. A disputa começou a partir do Campeonato Brasileiro de 2016 (ano do “cheirinho”), em que eles perderam o título pra gente. Ali iniciou-se essa fase de PROTAGONISMO e disputa direta entre ambos, que dura até hoje.

Não tem como ser mais simples, claro e direto na explicação do que isso.

Já os “intrusos esporádicos” que menciono são em relação a alguns clubes que conseguiram se meter em ALGUMAS disputas por títulos em um período CLARAMENTE dominado por Palmeiras e Flamengo. Pouco importam os números contra outros times, se houve mínima vantagem pra lá ou mínima desvantagem pra cá, contra algum ou outro. O que importa muito mais é a CLARÍSSIMA percepção e constatação GERAL de que o futebol vem sendo DOMINADO por duas potências (Palmeiras e Flamengo), que dividem o protagonismo no país e na América do Sul – e isso gera a RIVALIDADE que se vê entre ambos hoje.

A briga pelos principais títulos das temporadas durante TODO O PERÍODO (2016-2022) foi praticamente dividida entre 2 clubes CLARAMENTE dominantes (com alguns “intrusos” que apareceram e desapareceram ocasionalmente).

Não há necessidade de se fazer qualquer ginástica mental para se entender algo que é tão escancaradamente CLARO e ÓBVIO.

Com relação ao Santos nos considerar rivais, é óbvio que isso irá acontecer – somos literalmente o clube do qual eles mais APANHARAM na vida. Surpresa seria se eles não nos vissem assim.

Mas essa não necessariamente é a visão do palmeirense em relação a eles.

RESUMINDO: o maior rival dos últimos 7-8 anos é o Flamengo – por motivos ABSURDAMENTE óbvios (e que englobam DIVERSOS fatores).

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, RenanPalestra disse:

Ter rivalidade com o Flamengo é ótimo. É o time com mais torcida e mídia, ou seja mais mídia e potencial torcedores para nós. Muito melhor que um Santos que não fede nem cheira

Só ver a repercussão da Libertadores 2021 com a de 2020

Não sei porque muitos torcedores tem receio de admitir que sejam nosso rival, talvez porque no passado existiam muita zoação que eles ficavam forçando rivalidade

 

Então.
Você ou qualquer um ter como rival, aquilo que lhe apetece mais, ok.

Não há nada de receio.
É estatística, vide o mostrado.

Sobre ser melhor.
Melhor pra quem? 
Você acha que o tamanho do Palmeiras vai aumentar se tiver o Flamengo do outro lado. 

Eles (Flamengo) que estão desesperados em jogar criar um RJ/SP pra buscar novos desafios. 
Não nós. 

A grandeza do Palmeiras vem desde muito antes de nascermos ou termos enfrentado o Flamengo na vida.
Diga-se, Flamengo até 1970 era um piada... 

Como eu demonstrei, o Santos, desde 2015 pra cá (e 2015 é quando voltamos). 
É o time que até o momento, mais disputou finais contra a gente. 

Sobre repercussão... isso meio que valida a "pedida" dos caras em PPV e mais, por serem mais populares. 
E eu não concordo com isso. 

Se o Palmeiras for campeão 2023 em cima do Argentinos Juniors, eu, nem ligo... importa é levantar  taça.

Mas, se tu preferes, mais repercussão, ok.

Eu não me importo... se é Deportivo de Cali, Ponte Preta ou Água Santa.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, Capo dei Capi disse:

O que importa muito mais é o IMAGINÁRIO POPULAR.

Não precisa fazer nenhuma ginástica mental

😁

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, tempo disse:

É o time que até o momento, mais disputou finais contra a gente. 

Ninguém liga pro Santos, cara. Pouco importa quantas finais foram disputadas.

Se o Santos ganhasse 10 Libertadores, eles ainda seriam percebidos como um clube nanico, sem qualquer capacidade de mobilização popular.

Rivalidade vai MUITO além disso.

Você está se atendo a números frios e se esquecendo de TODO O RESTO que envolve o tema.

Editado por Capo dei Capi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Santos não é tão rival por dois motivos: primeiro que a torcida é pequena e não faz barulho, segundo porque é um clube decente, que não é beneficiado por federações, tvs, mídia, então a gente não tem tanta antipatia por eles.

Mulambos, bambis e gambás já foram beneficiados tantas vezes que a gente passa a ter ódio não só por serem clubes de gente escrota, mas pelas próprias injustiças que já oa beneficiaram. Times sujos, nojentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..