Evan Phalk 179 Posted December 2, 2025 Isso tem me incomodado muito recentemente. Desde 2023 o time não tem controle dos jogos. Não tem solidez defensiva, toma muitos gols, e a qualidade defensiva que foi uma marca do Palmeiras por muito tempo se foz. Tudo isso em nome da vaidade, onde o técnico se acha um gênio e tenta inventar. Passei uns dias tentando entender a causa. Até 2023, a gente tinha uma herança de jogadores com características físicas boas. Mesmo Felipe Melo ajudava nisso, mesmo que estivesse no banco. Danilo era fora de série e corria por todos os outros, mas o Abel ainda não tinha essa tara por preencher os lados do campo. Nosso time atualmente joga num 4-1-2-1-2, sendo 1 volante, 2 meias pelos lados, um meia atacante (que não marca) e dois atacantes. Esse esquema é destruído por qualquer 4-3-3 moderno, pois os meias pelos lados são na verdade pontas a maior parte do tempo, deixando nosso meio campo com UM jogador pra enfrentar TRÊS do adversário. Isso meio que explica a sensação de nunca termos controle do jogo. Isso também explica a sobrecarga dos volantes e da zaga, o que acaba por expor eles e gerar erros individuais. Na minha visão, isso é um grave erro do Abel, das convicções dele. Se alguém estiver afim, vamos debater isso aí. Minha análise está correta? 4 Adão, guih_sep, Conde Verde and 1 other reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
guih_sep 6,892 Posted December 3, 2025 A verdade é que o Abel tem aversão a jogar pelo meio. Em muitos desses jogos contra times melhores, perdemos o meio de campo, seja por inferioridade numérica ou por falta de qualidade dos atletas (Veiga) Quem olha a formação pensa que nosso time está jogando num 442 mas essa formação durou pouco tempo ( e coincindiu com nossa boa fase ). Mas na prática, os "2 meias" jogam abertos e tem a função de marcar laterais. Um dos dois voltantes desce até os zagueiros e ai jogamos com 1 no meio. Contra o flamengo foi assim: na pratica foi um 5 1 2 2, pois o Fuchs era terceiro zagueiro, o Andreas tava sozinho no meio, Veiga não sabia se era meia esquerda, volante ou segundo atacante (perdido), Allan de ponta direita, Flaco foi impedido pelo treinador de ser um segundo atacante ( tem que ficar na área segundo o treineiro) e ficou isolado disputando os chutões junto com o Tigrinho OLHA A ZONA TÁTICA QUE FOI NOSSO TIME NA FINAL. Revoltante. 2 Evan Phalk and Felipe_Vicentim reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
leo_dev 316 Posted December 3, 2025 1 hora atrás, guih_sep disse: A verdade é que o Abel tem aversão a jogar pelo meio. Em muitos desses jogos contra times melhores, perdemos o meio de campo, seja por inferioridade numérica ou por falta de qualidade dos atletas (Veiga) Quem olha a formação pensa que nosso time está jogando num 442 mas essa formação durou pouco tempo ( e coincindiu com nossa boa fase ). Mas na prática, os "2 meias" jogam abertos e tem a função de marcar laterais. Um dos dois voltantes desce até os zagueiros e ai jogamos com 1 no meio. Contra o flamengo foi assim: na pratica foi um 5 1 2 2, pois o Fuchs era terceiro zagueiro, o Andreas tava sozinho no meio, Veiga não sabia se era meia esquerda, volante ou segundo atacante (perdido), Allan de ponta direita, Flaco foi impedido pelo treinador de ser um segundo atacante ( tem que ficar na área segundo o treineiro) e ficou isolado disputando os chutões junto com o Tigrinho OLHA A ZONA TÁTICA QUE FOI NOSSO TIME NA FINAL. Revoltante. Ele não gosta de fazer o time jogar pelo meio ou não sabe como fazer isso? Tem horas que ele parece não ter ideia do que fazer, por outro lado, lembrando dos períodos com Scarpa, Danilo, Zé Rafael e cia (e em geral o Palmeiras de 2022), ele parece simplesmente não gostar mesmo. 1 Eduardo SEP 1914 reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Evan Phalk 179 Posted December 4, 2025 13 horas atrás, guih_sep disse: A verdade é que o Abel tem aversão a jogar pelo meio. Em muitos desses jogos contra times melhores, perdemos o meio de campo, seja por inferioridade numérica ou por falta de qualidade dos atletas (Veiga) Quem olha a formação pensa que nosso time está jogando num 442 mas essa formação durou pouco tempo ( e coincindiu com nossa boa fase ). Mas na prática, os "2 meias" jogam abertos e tem a função de marcar laterais. Um dos dois voltantes desce até os zagueiros e ai jogamos com 1 no meio. Contra o flamengo foi assim: na pratica foi um 5 1 2 2, pois o Fuchs era terceiro zagueiro, o Andreas tava sozinho no meio, Veiga não sabia se era meia esquerda, volante ou segundo atacante (perdido), Allan de ponta direita, Flaco foi impedido pelo treinador de ser um segundo atacante ( tem que ficar na área segundo o treineiro) e ficou isolado disputando os chutões junto com o Tigrinho OLHA A ZONA TÁTICA QUE FOI NOSSO TIME NA FINAL. Revoltante. Excelente análise. Bom ver que não sou o único que percebe essa do nosso meio ficar com 1 jogador só. Chega a ser absurdo isso hahaha. 2 guih_sep and Felipe_Vicentim reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
arqpedro 3,152 Posted December 4, 2025 Ta aí o problema tático do abel. 2 leo_dev and Bacalhau Antártico reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Adão 270 Posted December 4, 2025 Eu concordo totalmente com o autor do tópico, notem que quase sempre que perdemos foi sendo dominado no meio de campo, nunca temos superioridade ali. Outra coisa pra mim que é muito clara é que essa tara de sempre fazer marcação homem a homem está nos afundando. Todo jogo o time leva bola nas costas pq algum defensor foi acompanhar o adversário quase até a linha de meio campo, e nessa hora o clarão em nossa zaga aparece. Nossos zagueiros e volantes atuais são lentos, e não conseguem recompor em uma velocidade alta, não foram feitos para jogar dessa forma, isso tem nos afundado. Share this post Link to post Share on other sites
Yusuke 10,813 Posted December 4, 2025 9 minutos atrás, Adão disse: Eu concordo totalmente com o autor do tópico, notem que quase sempre que perdemos foi sendo dominado no meio de campo, nunca temos superioridade ali. Outra coisa pra mim que é muito clara é que essa tara de sempre fazer marcação homem a homem está nos afundando. Todo jogo o time leva bola nas costas pq algum defensor foi acompanhar o adversário quase até a linha de meio campo, e nessa hora o clarão em nossa zaga aparece. Nossos zagueiros e volantes atuais são lentos, e não conseguem recompor em uma velocidade alta, não foram feitos para jogar dessa forma, isso tem nos afundado. Marcação individual acabou com o físico desse time no final da temporada, tem de sumir com isso pra ontem, meio campo é lento para ter esse tipo de encaixe individual, em jogos específicos é válido, mas em todas as partidas é matante e ficou comprovado, jogadores como o Piquerez, Murilo, Martinez, Fuchs, Veiga e até o próprio Andreas que recuou pós lesão do Evangelista que são pouco móveis são os que mais ficam vulneráveis 1 Adão reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Silva 15,778 Posted December 4, 2025 Estevão virou um Ferreirinha de grife nas mãos de Abel Ferreira, de um dos jogadores mais promissores do mundo para um dos atacantes mais previsíveis do futebol brasileiro, acho que isso responde. Abel Ferreira é fraco taticamente, um cara que acha que trocar passes curtos, fazer triangulações é coisa de futsal. O "prime" de Abel Ferreira foi o BR22, e em muitos jogos daquela temporada eu realmente acreditei que havíamos dado a sorte grande e que estávamos diante de um grande treinador em ascensão. Mas passadas três temporadas depois daquilo, a realidade veio à tona. No prime, Abel Ferreira era uma nota 7, com muita sorte, muita vontade de vencer, num clube estruturado, e que fez o trabalho de UMA TEMPORADA fora da curva de sua capacidade real. Hoje é isso que estamos assistindo aí durante DUAS TEMPORADAS E MEIA, pelo menos. Um técnico comum, mitomaníaco, endeusado por metade por uma das maiores torcidas do país, e tão escravo do próprio personagem que criou que não consegue nem mesmo desempenhar de forma minimamente adequada para um clube com o tamanho e o investimento do Palmeiras. Abel Ferreira fez dele e do Palmeiras seus escravos. 3 Lucas H., Adão and Heisenberg reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
leo_dev 316 Posted December 4, 2025 33 minutos atrás, Silva disse: Estevão virou um Ferreirinha de grife nas mãos de Abel Ferreira, de um dos jogadores mais promissores do mundo para um dos atacantes mais previsíveis do futebol brasileiro, acho que isso responde. Abel Ferreira é fraco taticamente, um cara que acha que trocar passes curtos, fazer triangulações é coisa de futsal. O "prime" de Abel Ferreira foi o BR22, e em muitos jogos daquela temporada eu realmente acreditei que havíamos dado a sorte grande e que estávamos diante de um grande treinador em ascensão. Mas passadas três temporadas depois daquilo, a realidade veio à tona. No prime, Abel Ferreira era uma nota 7, com muita sorte, muita vontade de vencer, num clube estruturado, e que fez o trabalho de UMA TEMPORADA fora da curva de sua capacidade real. Hoje é isso que estamos assistindo aí durante DUAS TEMPORADAS E MEIA, pelo menos. Um técnico comum, mitomaníaco, endeusado por metade por uma das maiores torcidas do país, e tão escravo do próprio personagem que criou que não consegue nem mesmo desempenhar de forma minimamente adequada para um clube com o tamanho e o investimento do Palmeiras. Abel Ferreira fez dele e do Palmeiras seus escravos. Pois é. Pior que tem horas que me pergunto se o Danilo (que parecia se multiplicar por 3 em campo) e o "Prime Scarpa" não faziam aquele time parecer muito melhor do que realmente era. 1 Silva reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Il Palestrino 9,876 Posted December 4, 2025 1 hora atrás, leo_dev disse: Pois é. Pior que tem horas que me pergunto se o Danilo (que parecia se multiplicar por 3 em campo) e o "Prime Scarpa" não faziam aquele time parecer muito melhor do que realmente era. É só olhar o contexto. Quem foi o vice-campeão naquele ano? Internacional de Mano Menezes. O Palmeiras não teve adversário naquele campeonato. O Atlético-MG de 2021 não deu chances pra ninguém e o Botafogo de 2023 ramelou pra nossa sorte de ainda ter o Endrick faminto. Sempre fui favorável a não diminuir conquistas do passado, mas esse trabalho ruim pós-22 adiciona novos ângulos ao que foi feito anteriormente. Olha quem quer. Eu vejo competência do Abel, mas também vejo muita sorte e circunstâncias favoráveis, a começar pela ausência de torcida na pandemia. 1 Silva reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
luisvap 1,294 Posted December 5, 2025 ultimamente tou na teoria que o Abel só ganhou o que ganhou pq vários jogadores tavam no modo prime. Gustavo Gomez no auge segurando a zaga atrás. Weverton antes de 2024 nao falhava tanto. Veiga era um monstro entre 2020 a 2022. Endrick levou o time nas costas em 2023. Danilo era a meu ver o melhor jogador do time entre 2020 a 2022. Zé Rafael era um monstro até 2023. Dudu contribuiu muito, do retorno dele das Arábias até 2023. Scarpa jogou muito em 2022 no periodo que o Veiga ficou ausente. Piquerez jogou o fino da bola até 2024. Os coadjuvantes Arthur, Mayke, Marcos Rocha, Murilo e até o Luan, execrado pela torcida, seguravam as pontas... e até o inominável Rony, até 2023, nao exalava tanto ruindade. Quer dizer, ruim sempre foi, mas era um ruim muito efetivo. Recompunha defensivamente e ainda guardava uns golzinho na frente. Fora outros grossos como Breno Lopes, Deyverson, etc. Veio 2024 e parece que muitos começaram a decair. A qualidade excessiva do Estevão tentou 'disfarçar' mas nao teve jeito. Quanto a esquema tático, nao mudou muito, o time sempre foi vertical. Mas antes trocava bolas verticais da defesa pro ataque. Hoje a verticalidade é no chutão. As bolas paradas antes decidiam. Hoje, nem. Abel sempre foi isso - jogo reativo, pouca 'magia' de meio campo. Jogo vertical, reativo, às vezes feio. Mas de 2024 pra cá ficou escancarado - pelos motivos acima: declínio técnico de varios jogadores + a inoperância dele em saber fazer algo diferente. Eu duvido que mesmo com um time com Evangelista, Andreas, Paulinho, Allan, Viturroque e Flaco do meio pra frente o Abel faça funcionar. Só vai funcionar pela qualidade individual desse sexteto. Share this post Link to post Share on other sites
LucasVerdao 41,916 Posted December 6, 2025 O que mais me incomoda as vezes não é nem a formação tática, mas a falta de noção em quesitos básicos. O time não troca passes bem, não sabe fazer triangulação, não tem noção de posicionamento… Isso pra mim é falta de treino e orientação Share this post Link to post Share on other sites
Felipe Ferreira 11,713 Posted December 6, 2025 O problema nessa reta final do ano foi ter durado pouco o encaixe da dupla Lopez e Roque. Ficou manjado e não deu tempo de buscar alternativas e encaixar rápido novamente. No fim só serviu pros dois se valorizarem. Share this post Link to post Share on other sites
Gabriel.SRamos 40,793 Posted December 7, 2025 Erros e acertos fazem parte da trajetória de qualquer treinador, mas quem insiste no erro não é convicto, é burro. Share this post Link to post Share on other sites