Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MoraisSEP

Ex-ala Alberto Valentim orienta atletas em trabalho de cruzamentos e finalizações

Posts Recomendados

Uma coisa que não entendo no futebol é que depois de virar profissional os jogadores treinam muito pouco fundamento.

 

Pega esportes como volei, basquete, tenis, artes marciais... o segredo pra aprimorar a qualidade é o que? Treinamento e repetição de fundamentos básicos. Pega o futebol e os preocupam-se muito em treino tático, saber como posicionar, cobrir espaços, guardar posição, mas vejo pouca enfase no básico, que é treino de finalização, passe e domínio de bola.

 

Sinceramente eu nunca entendi porque se treina tão poucos os fundamentos básicos no futebol, e quando tem um treino desse estilo é na seguinte condição: treino de finalização fez um gol ta dispensado. Porra, como o cara vai aprimorar a finalização com um chute certo por treino? Ou então fazem treino de 10 chutes pra ver qual o aproveitamento. Sei la, nunca entendi porque os fundamentos básicos são pouco treinados no futebol.

 

Também sempre me questiono o porque desta situação...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falta perto da area acontece duas, no maximo 3 em um jogo.

Cruzamentos na area, acontecem a todo instante.

E nossos laterais não sabem cruzar uma bola corretamente.

Temos Kardec que é um cara alto e bom no cabeceio e não aproveitamos isso.

 

Oseas só fez o sucesso que fez pq tinha o Arce cruzando.

O Palmeiras precisa ensinar esses laterais e cruzarem corretamente.

 

Mas o Arce não tem como, ninguem deixa de ser treinador para ser auxiliar quando está em alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma coisa que não entendo no futebol é que depois de virar profissional os jogadores treinam muito pouco fundamento.

 

Pega esportes como volei, basquete, tenis, artes marciais... o segredo pra aprimorar a qualidade é o que? Treinamento e repetição de fundamentos básicos. Pega o futebol e os preocupam-se muito em treino tático, saber como posicionar, cobrir espaços, guardar posição, mas vejo pouca enfase no básico, que é treino de finalização, passe e domínio de bola.

 

Sinceramente eu nunca entendi porque se treina tão poucos os fundamentos básicos no futebol, e quando tem um treino desse estilo é na seguinte condição: treino de finalização fez um gol ta dispensado. Porra, como o cara vai aprimorar a finalização com um chute certo por treino? Ou então fazem treino de 10 chutes pra ver qual o aproveitamento. Sei la, nunca entendi porque os fundamentos básicos são pouco treinados no futebol.

 

Concordo plenamente com você. E acho que em alguns países, como Alemanha, Inglaterra, Espanha, se preocupam com isso.

 

Chuto esses países pela qualidade nos jogos em suas ligas. Quase não vejo jogadores errando passes, coisa que vemos toda hora aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu entrevistei o Evair e perguntei para ele se ele não teria interesse em ser treinador "de ataque" no Palmeiras e ele disse que não. Perguntei também o que ele achava de treinadores específicos para essas áreas e fundamentos, igual no Futebol Americano, mas não lembro a resposta hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma coisa que não entendo no futebol é que depois de virar profissional os jogadores treinam muito pouco fundamento.

 

Pega esportes como volei, basquete, tenis, artes marciais... o segredo pra aprimorar a qualidade é o que? Treinamento e repetição de fundamentos básicos. Pega o futebol e os preocupam-se muito em treino tático, saber como posicionar, cobrir espaços, guardar posição, mas vejo pouca enfase no básico, que é treino de finalização, passe e domínio de bola.

 

Sinceramente eu nunca entendi porque se treina tão poucos os fundamentos básicos no futebol, e quando tem um treino desse estilo é na seguinte condição: treino de finalização fez um gol ta dispensado. Porra, como o cara vai aprimorar a finalização com um chute certo por treino? Ou então fazem treino de 10 chutes pra ver qual o aproveitamento. Sei la, nunca entendi porque os fundamentos básicos são pouco treinados no futebol.

 

Acho que a questão é que se parte do princípio que um atleta profissional já sabe fazer o básico de um jogador, que é dominar fundamentos.

 

Claro que não é o que acontece na realidade, mas acho que o problema tá muito mais na formação dos atletas do que no treinamento dos profissionais.

 

Citaram outros campeonatos em que claramente os atletas independente da qualidade dominam os fundamentos, será que isso acontece porque treinam isso constantemente ou por que tiveram uma formação adequada? Um estudo nesse sentido poderia ajudar muito a orientar uma comissão técnica.

 

-----

 

Não vejo muito sentido em ter um profissional para cada fundamento e para cada posição, primeiro que não é porque o cara foi bom que ele sabe ensinar, segundo porque grande parte do futebol dele se deve muito mais a particularidades de seu jogo e isso dificilmente tem como ser passado, sendo assim o treinamento "específico" acabaria passando pela transmissão de coisas básicas da posição, o que não precisa partir de ninguém extra para ser passado. Uma conversa vez ou outra, clínicas de treinamento acho válido, mas te que trazer um cara pra cada coisa já considero muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fundamentos = Repetição

 

Eu lembro de um video do Felipao puto da vida num treinamento pq ninguem manjava de fundamentos na hora de cruzar. Ele ficou de zagueiro num treinamento e ninguem conseguia cabecear em jogadas de cruzamento, com ele tirando praticamente todas as bolas da area.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fundamentos = Repetição

 

Eu lembro de um video do Felipao puto da vida num treinamento pq ninguem manjava de fundamentos na hora de cruzar. Ele ficou de zagueiro num treinamento e ninguem conseguia cabecear em jogadas de cruzamento, com ele tirando praticamente todas as bolas da area.

 

Ele com o Tinga ou o Vinicius, não lembro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o pessoal ligou os pontos muito cedo.

Li e reli a matéria e não tirei a conclusão que o pessoal tirou.

 

A não ser que tenha alguma informação que perdi de outro tópico, o Valentim só está fazendo um treinamento ocasional de fundamentos, o que é normal, não é bem o foco que estão pensando. Seria bom se fosse um trabalho focado apenas em fundamentos mas o Valentim ou a diretoria em nenhum momento falou que focará em fundamentos. Até dá pra entender que não seja um trabalho focado assim pois limitaria ele. Ele pode treinar hoje alguns fundamentos, fazer um trabalho tático outro dia e etc, pelo que entendi é isso. Um trabalho ocasional de fundamentos (finalização, posicionamento, cruzamentos e etc) é comum, todo técnico faz trabalhos assim, Caio Jr fazia, Felipão fazia. Muricy fazia e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..