Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Verde

To com ele e não abro!!!!

Posts Recomendados

Impasses em renovações refletem o estilo Nobre de comandar o Palmeiras8

 

Danilo Lavieri

 

Do UOL, em São Paulo 24/04/201406h01

 

 

 

 

O empresário e presidente do Palmeiras Paulo Nobre é um apaixonado pelo que faz. Chega a ser autoritário e vaidoso com suas decisões. Tem a convicção que, tão importante quanto o título, é a conta bancária do clube estar no azul. Quem afirma isso são pessoas que trabalham direta e indiretamente com o cartola. Por semanas, o UOL Esporte conversou com empresários, conselheiros, funcionários e diretores do Palmeiras para contar como Nobre conduz o clube no ano do seu centenário.

 

Negociações de renovação com jogadores como Alan Kardec e Wesley reúnem fatores que servem de grande exemplo sobre qual é o estilo do cartola. Nobre quer ver os atletas colocando o Palmeiras acima de tudo. Ele não se conforma com o que entende ser um excesso de entrevistas que o estafe de Alan Kardec concede. É inflexível sobre manter os pés no chão no aspecto financeiro, por mais que saiba da importância desses jogadores para o Palmeiras. Essa conduta resulta numa pressão enorme em cima dele, até mesmo por parte de seus aliados. O interesse de rivais só aumenta o aperto. Mas nada disso importa. A última palavra será a dele.

 

Há o risco real do Palmeiras perder esses jogadores para rivais diretos. Muitos no clube dão a saída de Wesley como certa. Para o dirigente, não há a menor chance do meia renovar sem aceitar o formato de produtividade implantado nesta gestão. A postura do volante até aqui desagrada tanto Nobre que até uma procuração para que Wesley seja vendido já foi assinada.

 

"Ele ama muito, mas muito o Palmeiras. É impressionante. Mas quando ele coloca alguma coisa na cabeça, não adianta. Ele vai levar aquilo até o fim. Ele fica muito chateado quando vê que o futebol tem muito malandro. Fica até difícil lidar com ele algumas vezes, mas pelo menos sabemos que ele sempre tem a intenção de fazer o melhor para o clube. Claro que às vezes perdemos alguns jogadores, mas acontece", disse um de seus funcionários.

 

A trajetória de vida de Nobre antes dele se tornar uma pessoa pública mostra o tamanho dessa paixão relatada pelos seus parceiros que trabalham no clube. É incontável o número de produtos relacionados ao Palmeiras que Nobre possui. Além de todo tipo de artigo esportivo de qualquer época, são abundantes na coleção do presidente gravatas estampadas com porquinhos e réplicas do animal em diferentes tamanhos. Também piloto de rali, ele tem um carro com as cores e símbolos do clube e carrega o apelido de "Palmeirinha" no meio da velocidade. É frequentador das arquibancadas do Palestra Itália desde muito jovem. Em seu sítio em São Roque, guarda várias lembranças da sua paixão. Ali organiza jogos com direito até a vestiários semi-profissionais e a visitantes de luxo como o ídolo Evair.

 

Com o futebol e o Palmeiras sempre em primeiro lugar na vida de Nobre, não surpreende que ele tenha dado o próprio nome para avalizar empréstimos milionários e dar algum fôlego financeiro ao clube. Isso mesmo sabendo que a estratégia não seria 100% aceita pelo Conselho Deliberativo e até pelo mercado, que é unânime em dizer que um executivo na posição de Nobre nunca deve ser credor de uma instituição. Membros do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) afirmaram ao UOL Esporte que, nas próximas reuniões do grupo, o presidente será bastante questionado por essa operação.

 

Ampliar

Paulo Nobre44 fotos 15 / 44

21.jan.2013 - ?Sou palmeirense desde que me conheço por gente, só que agora estou no cargo máximo do clube", diz Paulo Nobre Rogério Cassimiro/UOL

Na visão do presidente, no entanto, esse é o único jeito de viabilizar o caixa palmeirense. Nem mesmo uma baixa em suas ações, que beira os R$ 100 milhões com a desvalorização dos papéis do grupo de Eike Batista, o fazem repensar o crédito que dá aos cofres do clube. Ao lado de conquistar títulos, Nobre tem como grande missão deixar o Palmeiras com as contas equilibradas. Mesmo que isso signifique sofrer mais um pouco dentro de campo.

 

Há uma cobrança bem explícita para todos que jogam pelo Palmeiras: honre muito essa camisa. Ele faz questão de falar isso para qualquer jogador que apresenta para a imprensa e não se conforma quando o "amor ao clube" fica em segundo plano.

 

Foi assim no caso do zagueiro Henrique, por exemplo. Na cabeça de Nobre, um funcionário nunca pode levar uma discussão interna para a justiça, por mais razão que tenha nisso. Esse é um erro primário para qualquer atleta que queira, hoje, trabalhar no Palmeiras. Assunto interno é para ser conduzido e resolvido dentro Academia de Futebol.

 

Ceder ao jogo de empresário de atleta significa ir contra a sua convicção. Nobre não faz isso nem que seja muito pressionado. Por isso, ele tem sido criticado por oposição e situação pela condução de algumas negociações. Entre os empresários e colaboradores do presidente que falaram com a reportagem, "ego" é a palavra mais falada hoje para os que querem achar problemas na atual gestão.

 

A turma do ex-presidente Mustafá Contursi, por exemplo, o ajudou na eleição. Hoje, não poupa críticas ao diretor-executivo, José Carlos Brunoro, ao diretor de marketing, Marcelo Giannubilo, e ao valor gasto com o grupo de profissionais. Mas Nobre dá de ombros. Tem certeza que a profissionalização é o único caminho para reestruturar o clube. Por isso, impõe políticas como o vínculo por produtividade, mesmo sendo o único do país a fazer isso, o que, muitas vezes, significa perder atletas para concorrentes.

 

Esse é o efeito colateral apontado por empresários de jogadores que conversaram com o UOL Esporte. Eles não são contra o modelo de contrato que inclusive é adotado no sempre badalado futebol europeu, mas apontam que o grande problema é que essa não é a prática comum no mercado. O jeito certo, para os agentes, seria fazer um grande acordo para que esse modelo fosse a lei de mercado no país. Outro porém visto pelos que cuidam da carreira de atletas é a sempre possível falta de continuidade na gestão. Uma mudança de presidente, por exemplo, pode colocar tudo a perder.

 

Ampliar

Alan Kardec, jogador de futebol53 fotos 4 / 53

14.04.14 - Oswaldo de Oliveira, Geuvânio, Hudson, Alan Kardec, Anderson Salles, Fernando Prass, Lúcio, Arouca, Cicinho, Cícero e Thiago Ribeiro Reinaldo Canato/UOL

Outra convicção de Nobre é a renovação de poder. Hoje, sua base tem vários nomes que eram praticamente desconhecidos no Conselho Deliberativo. Mais do que isso. Conta com pessoas que são sócios do clube e não conselheiros. Junto a isso, a aposta para que a estrutura palmeirense tenha mudanças profundas é de dar mais voz ao sócio-torcedor e acabar com qualquer privilégio para torcedores organizados. A pressão desse último grupo, aliás, é gigantesca, com direito a violência. Ele se reforça, anda com segurança particular, mas também não cede.

 

Nobre também não cedeu na hora de escolher seus principais conselheiros. Respeita à risca o que é traçado pelo seu assessor de imprensa e se revolta quando ouve críticas por aceitar influência de quem já trabalhou com Kia Joorabchian e a MSI. Ele acredita que essa experiência profissional pode ajudar o Palmeiras nos bastidores do futebol.

 

A princípio, o presidente está decidido a tentar a reeleição. E está confiante na vitória.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiquei muito no lado do Nobre, apesar de ainda confiar em sua politica, hoje eu fico no muro.

 

Algumas falhas em sua gestão, principalmente relacionados ao marketing, me fizeram ficar com o pé atrás.

 

Elogio quando for o caso, e critico quando tiver fatos.

 

PS. UOL elogiando a diretoria??? Tem caroço nesse angu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fui 100 % a favor do Nobre, hoje não sou mais e vejo sua gestão como mediana, abaixo do que o Palmeiras poderia fazer, infelizmente.

 

Entendo que ele se esforçou, profissionalizou os setores, mas também vejo uma mentalidade voltada demais pra área de gestão e pouco pro futebol de verdade. Sanar as dívidas é importante, mas ele deve se lembrar que sem futebol o Palmeiras não existe.

 

E sim, o Palmeiras está acima de tudo e de todos, mas isso não pode ser desculpa pra deixar os melhores jogadores do elenco (falo mais pelo Kardec, não pelo Wesley) saírem para rivais por conta de posições irredutíveis na hora em que não precisam ser irredutíveis.

 

Nobre ama o Palmeiras, mas nós também, e é exatamente por isso que ele deveria pensar duas vezes antes de colocar sua posição como a única correta em uma negociação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nenhum presidente vai agradar 100% dos seus feitos, isso é fato.

Agora sou muito mais o Nobre errando do que o Tirone.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender de como se sairá nessa janela de contratações de agora do meio de ano.

Por agora só existem interrogações na cabeça de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Rafa_Tomacheusk

Quer dizer que o UOl só presta quando convém ao presidente né???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou a favor desse tipo de postura, embora entenda o lado do torcedor.

 

Após tantos mandatos irresponsáveis e alguns até amadores, uma hora a conta iria chegar. Precisavamos de um mandato com responsabilidade, o famoso "arrumar a casa".

 

Como disse, entendo os torcedores que ficam puto com essa postura, afinal torcedor quer ver o time ganhar. MAS, sou extremamente a favor de uma reeleição do Paulo.

 

Quer dizer que o UOl só presta quando convém ao presidente né???

 

Quem falou que o UOL presta aqui cara? Que bobagem...

 

Já sabemos de suas restrições com o Paulo Nobre. Não precisa dessa postura questionadora e revolucionária em todo tópico. Não importa o que ele faça, sabemos que você irá critica-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest OmarSF
Parei em UOL.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest llameu
Parei em UOL.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, antes de mais nada é bom deixar claro: Acho o Nobre um sujeito do bem, um cara fora da curva em se tratando de dirigentes esportivos. Tem princípios e é honesto. E até aqui acho que acertou mais do que errou, especialmente com relação as torcidas organizadas.

 

mas as vezes, amor demais atrapalha, nubla a visão e faz com que as decisões sejam equivocadas. Perder Henrique e talvez Wesley e AK pq os jogadores ou staff dos jogadores não demonstram amor incondicional ao clube e tomam atitudes que o Nobre julga serem erradas, me parece bem pouco profissional. Desautorizar o CEO que ja havia fechado a negociação com o AK foi brincadeira!

 

Futebol hoje é dinheiro, infelizmente! jogador quer estar onde ganhe mais e tenha mais segurança. Pensar o contrário é burrice. Nem na várzea se joga mais por amor à camisa.

 

me parece paradoxal falar o tempo todo em "gestão profissional" e ficar ressaltando toda hora o "amor pelo clube". Ser profissional é tomar decisões pelo bem da instituição independente se estas decisões vão ferir o "ego" do Presidente por ter que "aturar" um jogador que peita a administração querendo o melhor para si e vai á justiça buscar seus direitos (lembrando que o proprio Nobre admitiu que o Henrique tinha razão).

 

O Nobre me parece ter sérios problemas para lidar com situações onde é contrariado e isso não é bom pro Palmeiras.

 

me desculpem, mas quem tem que amar incondicionalmente o clube é o torcedor.

 

Falar que jogador tem que amar o clube é querer se enganar de forma infantil. E falar que o Nobre está acima de qualquer crítica porque demonstra sempre amor ao Palmeiras é uma enorme bobagem.

 

Jogador tem que jogar. Administrador tem que administrar. Jogador e administrador que não trazem resultados devem ser demitidos. O resto é conversa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, quem critica o Nobre tem memória curta, o cara tenta de todas as formas ajudar o PALMEIRAS, e não empresários, jogadores, olheiros e o baralho a quatro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..