IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

2 Páginas V   1 2 >  
Reply to this topicStart new topic
> Gobbi e Nobre “travam” marketing em Corinthians e Palmeiras, Texto Erich Beting
Nicholas Santos
post Aug 20 2013, 03:11 PM
Post #1

Categoria Profissional

Grupo: Membros
De: Rio Branco, Acre
Membro N°: 329,929

Gobbi e Nobre “travam” marketing em Corinthians e Palmeiras
Erich Beting 20/08/2013 13:15

Corinthians e Palmeiras padecem, atualmente, do mesmo mal. Os dois clubes são presididos, hoje, por figuras que são avessas à agressividade do departamento de marketing. Tanto Mario Gobbi quanto Paulo Nobre preferem o silêncio aliado ao trabalho em vez do trabalho aliado ao barulho. Isso, para o marketing, pode ser um enorme problema.

Gobbi e Nobre são discretos. Pertencentes a uma nova geração de dirigentes, os dois pecam pela discrição. Sim, ser discreto é um pecado quando o assunto é marketing.

Durante a gestão Andrés Sanchez, o Corinthians foi um dos clubes que mais estardalhaço causou. Contratou Ronaldo, lançou camisas distintas, projetos de engajamento do torcedor, campanha de marketing para aproximar o torcedor mesmo com o time rebaixado, etc. Agora, sob a batuta de Mario Gobbi, dois diretores já deixaram o marketing alvinegro. Ao que tudo indica, a incompatibilidade de perfil está no cerne das saídas de Luis Paulo Rosenberg e, agora, de Ivan Marques.

A agressividade na comunicação foi a marca do Corinthians pré-Gobbi. Norteado pelo lema “se eu errar é só pedir desculpas”, que guiava muitas ações de Rosenberg, o timeco conseguiu uma revolução em sua marca. Passou a ser um dos mais valorizados clubes do país e, também, elevou substancialmente suas receitas com a venda de produtos licenciados. Quando Gobbi assumiu a presidência, centralizou mais as decisões, reduziu um pouco o apetite do marketing e, agora, foca o trabalho dentro de campo para depois se preocupar no que fazer fora dele.

Até pelo exemplo corintiano quando esteve na Série B em 2008, esperava-se do Palmeiras uma atitude semelhante no marketing. Desde janeiro, porém, a prioridade da gestão Paulo Nobre é sanar as dívidas do clube para deixá-lo governável e, então, passar a focar no relacionamento com o torcedor. Prova cristalina disso foi a decisão pela saída de Hernán Barcos, jogador que mais identificação tinha com os torcedores. Em seus discursos, Nobre sempre foi categórico ao dizer que a preocupação era em salvar o Palmeiras.

O dia D para o marketing palmeirense é o próximo dia 26, quando começa a contagem regressiva para o aniversário do primeiro centenário do clube. A data, desde o Atlético-MG em 2005, tem sido usada para alavancar as receitas dos clubes no Brasil, sendo o Inter-2009 e o Corinthians-2010 os dois melhores exemplos de como o centenário aproxima a torcida e gera vendas.

Já do lado alvinegro, se realmente Mario Gobbi permanecer acumulando o cargo de diretor de marketing, a tendência é a de que o timeco seja menos agressivo na comunicação. Isso, para o futuro do marketing do esporte, é um passo para trás.

O marketing precisa de liberdade para ser agressivo na medida certa para incentivar o consumo. Esse é um caminho importante para o clube ter mais receita e, assim, conseguir o que o torcedor mais deseja, que são as conquistas dentro de campo.

Fonte : http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.co...ns-e-palmeiras/

Gostei do texto, e espero que o marketing seja bem mais agressivo no centenário.
E ai o que acharam?
Go to the top of the page

+Quote Post
Ricardo Miashiro
post Aug 20 2013, 03:16 PM
Post #2

Categoria Profissional

Membro N°: 273,285

QUOTE(Nicholas Santos @ Aug 20 2013, 05:11 PM) *
Gobbi e Nobre “travam” marketing em Corinthians e Palmeiras
Erich Beting 20/08/2013 13:15

Corinthians e Palmeiras padecem, atualmente, do mesmo mal. Os dois clubes são presididos, hoje, por figuras que são avessas à agressividade do departamento de marketing. Tanto Mario Gobbi quanto Paulo Nobre preferem o silêncio aliado ao trabalho em vez do trabalho aliado ao barulho. Isso, para o marketing, pode ser um enorme problema.

Gobbi e Nobre são discretos. Pertencentes a uma nova geração de dirigentes, os dois pecam pela discrição. Sim, ser discreto é um pecado quando o assunto é marketing.

Durante a gestão Andrés Sanchez, o Corinthians foi um dos clubes que mais estardalhaço causou. Contratou Ronaldo, lançou camisas distintas, projetos de engajamento do torcedor, campanha de marketing para aproximar o torcedor mesmo com o time rebaixado, etc. Agora, sob a batuta de Mario Gobbi, dois diretores já deixaram o marketing alvinegro. Ao que tudo indica, a incompatibilidade de perfil está no cerne das saídas de Luis Paulo Rosenberg e, agora, de Ivan Marques.

A agressividade na comunicação foi a marca do Corinthians pré-Gobbi. Norteado pelo lema “se eu errar é só pedir desculpas”, que guiava muitas ações de Rosenberg, o timeco conseguiu uma revolução em sua marca. Passou a ser um dos mais valorizados clubes do país e, também, elevou substancialmente suas receitas com a venda de produtos licenciados. Quando Gobbi assumiu a presidência, centralizou mais as decisões, reduziu um pouco o apetite do marketing e, agora, foca o trabalho dentro de campo para depois se preocupar no que fazer fora dele.

Até pelo exemplo corintiano quando esteve na Série B em 2008, esperava-se do Palmeiras uma atitude semelhante no marketing. Desde janeiro, porém, a prioridade da gestão Paulo Nobre é sanar as dívidas do clube para deixá-lo governável e, então, passar a focar no relacionamento com o torcedor. Prova cristalina disso foi a decisão pela saída de Hernán Barcos, jogador que mais identificação tinha com os torcedores. Em seus discursos, Nobre sempre foi categórico ao dizer que a preocupação era em salvar o Palmeiras.

O dia D para o marketing palmeirense é o próximo dia 26, quando começa a contagem regressiva para o aniversário do primeiro centenário do clube. A data, desde o Atlético-MG em 2005, tem sido usada para alavancar as receitas dos clubes no Brasil, sendo o Inter-2009 e o Corinthians-2010 os dois melhores exemplos de como o centenário aproxima a torcida e gera vendas.

Já do lado alvinegro, se realmente Mario Gobbi permanecer acumulando o cargo de diretor de marketing, a tendência é a de que o timeco seja menos agressivo na comunicação. Isso, para o futuro do marketing do esporte, é um passo para trás.

O marketing precisa de liberdade para ser agressivo na medida certa para incentivar o consumo. Esse é um caminho importante para o clube ter mais receita e, assim, conseguir o que o torcedor mais deseja, que são as conquistas dentro de campo.

Fonte : http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.co...ns-e-palmeiras/

Gostei do texto, e espero que o marketing seja bem mais agressivo no centenário.
E ai o que acharam?

Pra mim, o que esta em negrito é o principal marketing que um clube de futebol tem.

Time dentro de campo jogando bem e ganhando.

+Quote Post
Nicholas Santos
post Aug 20 2013, 03:25 PM
Post #3

Categoria Profissional

QUOTE(Ricardo Miashiro @ Aug 20 2013, 04:16 PM) *
Pra mim, o que esta em negrito é o principal marketing que um clube de futebol tem.

Pois é, só que o marketing não pode agir só quando o time está por cima...

pra citar um exemplo, no ano passado quando o time estava lutando contra o rebaixamento, a diretoria fez uma parceria com um o gabriel santoro pra chamar a torcida pro estadio, e esse cara fez um vídeo fordastico que rendeu se não me engano 30 mil no pacaembu, é isso que eu espero do mkt, algo que aproxime torcida e clube, nem que seja um videozinho no youtube.

+Quote Post
Palestrino Pira
post Aug 20 2013, 03:29 PM
Post #4

Toronto Maple Leafs
Ícone do grupo

Grupo: Moderador
De: Piracity
Membro N°: 14,683

QUOTE(Ricardo Miashiro @ Aug 20 2013, 05:16 PM) *

perfeito

--------------------

+Quote Post
Bruno Gangrena
post Aug 20 2013, 03:31 PM
Post #5

Categoria Master

De: De: De: De: De: De:
Membro N°: 111

Eu nunca gostei da postura publicitária dos gambás
Os caras aproveitavam até tragédias pra fazer "graça", ficar em evidencia.

Minha critica em relação ao marketing é meramente em relação aos patrocinios, porque ST e outras ações eles estão mandando bem.

+Quote Post
Hugo Cézar
post Aug 20 2013, 03:33 PM
Post #6

Categoria Estrela

De: Foz do Iguaçu
Membro N°: 208,985

Na minha opinião nada ver !!! O Palmeiras precisa de titulos não só de marketing!!!! Se os lixos não tivessem ganhado nada com aquele gordo nada disso tinha acontecido!!!

exemplo: Alexandre Pato 20 milhões de euros jogados no lixo!!!!

O Palmeirs é Campeão em campo não fora!!!!

+Quote Post
siarom
post Aug 20 2013, 03:33 PM
Post #7

Categoria Especulador

Grupo: Debate PTD
De: João Pessoa
Membro N°: 29,131

O problema só é Nobre se ele trava o departamento de marketing.
Se não, o problema é o departamento de marketing, e a responsabilidade é de quem supervisiona o trabalho deles.

Mas uma coisa é certa - é muito difícil fazer peripécias no marketing se o time é terra arrasada.
Os gambás tavam no lixo esportivamente em 2007/2008, mas financeiramente não estavam tão lascados quanto o Palmeiras hoje não, que eu lembre.

+Quote Post
victorsouza
post Aug 20 2013, 03:35 PM
Post #8

AU AU AU, EDMUNDO É ANIMAL!

De: Campinas
Membro N°: 43,611

fazer campanhas de marketing com o apoio da Globo é fácil.

queria ver conseguir rodar campanha sem nem ao menos ter jogos transmitidos na tv aberta.

+Quote Post
Guest_OmarSF_*
post Aug 20 2013, 03:39 PM
Post #9

Guests

Gosto do Betting e ele não disse nenhuma mentira

mas o Paulo Nobre está certíssimo em organizar o Palmeiras depois de uma década de mer.. que ficamos.

Pois com o clube ajeitado, podemos ver outras coisas no futuro

o marketing de um time de futebol é a vitória em campo

+Quote Post
Gabriel
post Aug 20 2013, 03:39 PM
Post #10

Categoria Master

De: Várzea Paulista - SP
Membro N°: 51

QUOTE(Bruno Gangrena @ Aug 20 2013, 03:31 PM) *
Eu nunca gostei da postura publicitária dos gambás
Os caras aproveitavam até tragédias pra fazer "graça", ficar em evidencia.

Minha critica em relação ao marketing é meramente em relação aos patrocinios, porque ST e outras ações eles estão mandando bem.

Eu discordo, espero que melhorem e muito o ST, hoje sou e tento incentivar meus amigos a virarem ST, consegui uns 5 pelo menos, porém nosso ST, comparado com o dos rivais, é carente de ações que aproximem o torcedor do time.
O foco do ST no Palmeiras é só sobre os ingressos e as promoções da parceria com o "Futebol Melhor", são poucas as ações, promoções que fazem o ST do Palmeiras cair na rede, além da falta de comerciais, como vimos até do Furacão em partida do Palmeiras no Premiere, sei que estamos engatinhando nesse quesito, apesar do plano ter sido reformulado 4x já. O ST deve focar o amor entre o torcedor e seu clube, vejam o Flamengo, está quase com 35 mil, sem ganhar nada, com um time capenga, porém a torcida entrou na luta para ajudar o clube e acho que falta um pouco disso no Palmeiras.
Porém, vou continuar aguardando até o dia 26 e espero ser surpreendido.

Mas, não posso deixar de elogiar uma coisa, o Paulo Nobre e seus diretores, ajudaram a resgatar nossa imagem, com o ex-presidente, éramos motivo de chacota e hoje mesmo na segunda divisão, somos respeitados.

--------------------

100 anos de história, de lutas e de glórias.
Avanti Palestra!

+Quote Post
Guest_Jsenior_*
post Aug 20 2013, 03:42 PM
Post #11

Guests

Marketing PTD, coloca gambá toda vez que aparecer a palavra Curintia aqui!

+Quote Post
Nicholas Santos
post Aug 20 2013, 03:45 PM
Post #12

Categoria Profissional

Respeito a opinião dos que dizem que o marketing é time jogando bem, mas essa equipe tem que também chamar o torcedor quando o time está por baixo, citei o exemplo do gabriel santoro no ano passado. Corrijam-me se eu estiver errado, mas não lembro de nenhuma campanha chamando a torcida durante os jogos da libertadores, foram ótimas oportunidades que perderam.

PS: Link do video que eu falei - Arrancada Heroica

PS: alguém sabe se esse cara (gabriel santoro) tem alguma ligação com a nova diretoria?

+Quote Post
Roberto Marconi
post Aug 20 2013, 03:59 PM
Post #13

Categoria Master

Membro N°: 3,202

QUOTE(Gabriel @ Aug 20 2013, 03:39 PM) *
Eu discordo, espero que melhorem e muito o ST, hoje sou e tento incentivar meus amigos a virarem ST, consegui uns 5 pelo menos, porém nosso ST, comparado com o dos rivais, é carente de ações que aproximem o torcedor do time.
O foco do ST no Palmeiras é só sobre os ingressos e as promoções da parceria com o "Futebol Melhor", são poucas as ações, promoções que fazem o ST do Palmeiras cair na rede, além da falta de comerciais, como vimos até do Furacão em partida do Palmeiras no Premiere, sei que estamos engatinhando nesse quesito, apesar do plano ter sido reformulado 4x já. O ST deve focar o amor entre o torcedor e seu clube, vejam o Flamengo, está quase com 35 mil, sem ganhar nada, com um time capenga, porém a torcida entrou na luta para ajudar o clube e acho que falta um pouco disso no Palmeiras.
Porém, vou continuar aguardando até o dia 26 e espero ser surpreendido.

Mas, não posso deixar de elogiar uma coisa, o Paulo Nobre e seus diretores, ajudaram a resgatar nossa imagem, com o ex-presidente, éramos motivo de chacota e hoje mesmo na segunda divisão, somos respeitados.

Estou contigo.
Outro trabalho de Marketing seria uma melhor definição do produto INGRESSO.
Era para estar trabalhando já este ano o costume de comprar pacotes, para a venda em 2014 ser um sucesso.
Nada disto foi feito, temos ingressos carissimos nos setores mais premium, que de premium nao tem nada, e são justamente os setores que ficam vazios.
Porque não cobrar, por exemplo 40 na bancada, mas 60 nas cadeiras ?
Ai temos um monte de jogos com 20, 25 mil, justamente a capacidade de Tobogã+bancada

+Quote Post
Nan.
post Aug 20 2013, 04:07 PM
Post #14

Categoria Craque

Membro N°: 157,931

Como dizem os Americanos: "First things first".

Estamos arrumando o time e preparando para a nova fase do marketing do Palmeiras. Acalmem-se

+Quote Post
Guto Palmeirense
post Aug 20 2013, 04:12 PM
Post #15

Categoria Craque

De: Campinas
Membro N°: 173,453

QUOTE(victorsouza @ Aug 20 2013, 05:35 PM) *

queria ver conseguir rodar campanha sem nem ao menos ter jogos transmitidos na tv aberta.

Vamos usar o facebook. Muito maior q a Bobo.

--------------------
PALMEIRAS!!!

+Quote Post
Roger_TBT
post Aug 20 2013, 04:31 PM
Post #16

Categoria Master

De: TBTexas - SP
Membro N°: 46,239

Eu li uma entrevista do Kalil onde ele diz que o Galo não tem um departamento de Marketing, que o marketing de time de futebol é um elenco forte.

posso não me lembrar exatamente as palavras, mas o contexto é esse, e concordo com ele.

--------------------

............................ Prass .................................
... Fabiano ..... Mina ....... Juninho ... M. Bastos ...
............. B. Henrique ........ F. Melo ....................
... R. Guedes ......... Guerra ............. Dudu .........
............................. Borja .................................

+Quote Post
Tody Jr.
post Aug 20 2013, 04:44 PM
Post #17

Categoria Master

Membro N°: 45

Concordo com o texto!
Estão exagerando, mas há exageros também na demora de apresentar o trabalho.

--------------------
Só um Santo pode fazer com que UM PÊNALTI NÃO BATIDO, seja mais relevante que 60 CONVERTIDOS

+Quote Post
F Faraco
post Aug 20 2013, 04:49 PM
Post #18

Categoria Master

De: Italia
Membro N°: 148

QUOTE(victorsouza @ Aug 20 2013, 03:35 PM) *

--------------------
Palmeiras Primeiro Campeão Mundial 1951

O Palmeiras acima de tudo!!!

Palmeiras Octa Campeão Brasileiro, Palmeiras Primeiro Campeao Mundial, Paginas do Facebook, Vamos Divulgar!!!!

http://www.facebook.com/pages/Palmeiras-Oc...230320297038087

http://www.facebook.com/pages/Seja-s%C3%B3...155276854574408

http://www.facebook.com/pages/Palmeiras-Ca...50756568?ref=hl

+Quote Post
SKull
post Aug 20 2013, 05:15 PM
Post #19

Green Side Of The Force

De: Jundiaí - SP
Membro N°: 802

O E. Beting, nos textos que eu li dele anteriormente, tem um problema grave em relacionar duas ações/times e justificar que o momento era semelhante em virtude ao campeonato jogado. Os gambás se reestruturaram para depois fazer barulho, fazendo dívidas e com acordos obscuros. O Palmeiras, na toada dos gambás, também está se organizando e já faz mais barulho do que os lixos fizeram na série B. O Marketing do Palmeiras não é agressivo, pois no Brasil muitas vezes essa agressividade vai "contra" a organização que a faz. Existe uma diferença entre marketing agressivo e o marketing comunicativo. Isso é o que falta pro Palmeiras: comunicação, não ser agressivo.

--------------------

+Quote Post
Oriundi
post Aug 20 2013, 05:43 PM
Post #20

Categoria Master

De: Taquaritinga/SP
Membro N°: 433

QUOTE(Ricardo Miashiro @ Aug 20 2013, 03:16 PM) *

QUOTE(OmarSF @ Aug 20 2013, 03:39 PM) *
Gosto do Betting e ele não disse nenhuma mentira

mas o Paulo Nobre está certíssimo em organizar o Palmeiras depois de uma década de mer.. que ficamos.

Pois com o clube ajeitado, podemos ver outras coisas no futuro

o marketing de um time de futebol é a vitória em campo

QUOTE(Roger_TBT @ Aug 20 2013, 04:31 PM) *
Eu li uma entrevista do Kalil onde ele diz que o Galo não tem um departamento de Marketing, que o marketing de time de futebol é um elenco forte.

posso não me lembrar exatamente as palavras, mas o contexto é esse, e concordo com ele.

Concordo com todos.

+Quote Post

2 Páginas V   1 2 >
Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 27th June 2017 - 11:01 AM
Fórum Palmeiras Todo Dia - Design by: IPB Skin & Free Proxy