Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andespsan

Coincidências entre Palmeiras e BVB, e as idéias de Paulo Nobre.

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo no fórum mas já o acompanho a muito tempo, gostaria de deixar esse texto aqui para quem estiver com a paciência em dia, ler e refletir sobre a atual situação e o futuro da SEP.

 

 

 

Os times:

Sociedade Esportiva Palmeiras é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e que está entre as equipes com maior torcida do País.

O Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund, é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 19 de dezembro de 1909, sediada em Dortmund, na Renânia do Norte-Vestfália.

 

História:

Palmeiras: A História da Sociedade Esportiva Palmeiras começa no dia 26 de agosto de 1914, quando o clube foi fundado na cidade de São Paulo com o nome de Palestra Italia . A primeira partida da equipe foi disputada em 24 de janeiro de 1915 contra o Savóia, do atual município de Votorantim, à época distrito de Sorocaba, no interior paulista, e contou com a vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Bianco e Alegretti.

Depois de colecionar nas décadas de 20 e 30 do Século XX uma série de títulos paulistas e conquistar uma quantidade relevante de torcedores, o clube foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Na sua primeira partida com o novo nome de Palmeiras, em 20 de setembro de 1942, sagrou-se campeão paulista com uma vitória sobre o São Paulo FC no Estádio do Pacaembu, no episódio histórico que ficou conhecido como "Arrancada Heroica".

Nas décadas seguintes, com grandes jogadores, ampliou seu acervo de títulos e se consolidou com uma das equipes mais importantes do Brasil, em 1951 sagrou-se campeão da primeira competição intercontinental de clubes, ao vencer o Juventus, da Itália, disputada no Estádio do Maracanã, para mais de 100 mil pessoas.

Borussia: Fundado em 18 de dezembro de 1909, o Borussia passou as primeiras décadas da sua existência na sombra do rival Schalke 04, melhor clube da Alemanha na década de 1930.

Em 1947, dois anos depois do fim da guerra, o Borussia ganhou o seu primeiro título importante, batendo o Schalke por 3-2 na final da Copa da Vestefália.

Nos anos seguintes, o Borussia ganhou três Campeonatos Alemães (1956, 1957, 1963), uma Copa de Alemanha (1965) e vários títulos regionais. Foi o primeiro clube alemão a ganhar uma competição europeia, batendo o Liverpool na final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1965–66.

 

Palmeiras: Após o maior ícone da Academia, o meia Ademir da Guia, encerrar a carreira em 1977, o Palmeiras ficou durante um longo período sem conquistar títulos.

O jejum de títulos entre 1976 e 1993 foi o mais longo da história do clube e exigiu paciência da torcida, que viu seus maiores rivais dominarem as conquistas da década de 1980.

Borussia: O clube entrou numa fase de decadência nas décadas de setenta e oitenta, passando várias temporadas na segunda divisão.

 

Palmeiras: O martírio alviverde foi sepultado depois que a diretoria idealizou uma inédita parceria para a gestão do futebol com a empresa multinacional Parmalat. Acordo que possibilitou a contratação de grandes jogadores e técnicos competentes, que recolocaram o Palmeiras na trilha das conquistas.

Em 1993, O Palmeiras conquistária o Campeonato Paulista sobre o curintia, dando fim ao longo Jejum de Títulos, esses mesmo time conquistaria o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileirod aquele ano. No ano seguinte, o alviverde obteve ainda os bicampeonatos paulista e brasileiro.

Na segunda metade do período de parceria com a Parmalat, o Palmeiras chegou a três conquistas inéditas: a Copa do Brasil e a Copa Mercosul, ambas de 1998, e a Copa Libertadores da América de 1999.

Borussia: Em 1989, ganhou novamente a Copa da Alemanha, o seu primeiro título em 23 anos. Nos anos seguintes, sob a gestão de Ottmar Hitzfeld, o Borussia viveu uma breve época como o time principal da Alemanha, ganhando dois Campeonatos (1995, 1996), a Liga dos Campeões (1997) e a Copa Intercontinental (1997). Foi a época mais gloriosa na história do clube, que investiu fortemente na expansão do Westfalenstadion naqueles anos, construindo assim o maior estádio da Alemanha.

 

Palmeiras: Depois do novo período de alegria, e já com o término da parceira com a Parmalat, a torcida alviverde conviveu com a enorme tristeza do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2002. A primeira década do Século XXI foi um período de tentativas de reestruturação política e administrativa para o clube, que voltou a levantar um título de primeira divisão somente em 2008, quando conquistou o Campeonato Paulista.

Borussia: Depois do último título, o Campeonato Alemão de 2002, o Borussia entrou em crise por causa da má administração financeira. Vendeu vários jogadores importantes e perdeu importância para clubes como o Bayern, o Schalke ou o Werder Bremen.

 

 

 

 

 

...

Borussia: Em 2003, o time estava perto da falência, a dívida do clube aurinegro chegava aos 180 milhões de euros e parte do estádio do clube tinha sido vendido para amortecer as dívidas.

Em 2004 a empresa de consultoria Roland Berger entrou no clube e profissionalizou a gestão, em um pequeno periodo de tempo, o clube conseguiu equacionar as dívidas, em 2007 fez a venda dos naming rights de seu estádio para a Signal Iduna e fechou o patrocínio com a Evonik. Apesar da excasses de títulos persistir, o clube conseguiu se extabilizar financeiramente e atrair a torcida para o estádio, chegando atualmente a médias de publico anuais superiores a 80.000 pessoas por jogo.

Em 2008 contratou o jovem treinador Jürgen Klopp, e com contratações cirúrgicas de jogadores promissores(Lewandowski chegou por apenas 4,5 milhões de euros) e um ótimo trabalho de base

(que revelou jogadores como Mario Götze), formou-se uma equipe competitiva a nível mundial.

Conquistaram a Bundesliga em 2011 e 2012, a Copa da Alemanha em 2012 e Supercopa Alemã em 2013, e chegaram a uma final de Liga dos Campeões em 2013.

____________________________________________________________________

 

E nós?

 

De 2002 pra cá, depois da trágica queda para a serie B, depois de chegarmos ao fundo do posso, que postura adotamos?

Amadorismo, gestões desastrosas e insustentáveis, brigas políticas e perda de força e respeito fora de campo.

 

Juro que fui perdendo as esperanças de ver o Palmeiras voltar a ser um time forte, a ridícula administração do ridículo Arnaldo Tirone, coroada com a segunda queda pra segundona quase foi o golpe final nas minhas esperanças.

Esperanças que foram renovadas no inicio de 2013, com a eleição de Paulo Nobre e as promessas de uma reestruturação, da implementação de uma administração profissional, eu finalmente vi uma luz no fim do túnel,

apesar de ver que uma parte da torcida não gostou, que uma parte da torcida prefere continuar a empurrar os problemas com a barriga, "igual as outros", achei que finalmente tínhamos encontrando o caminho...

 

E é aqui que eu chego no ponto que eu queria tocar, no início dessa atual gestão foi prometido uma reestruturação, uma reestruturação demoraria anos, no caso do clube alemão foram mais de 5 anos para que os resultados começassem a aparecer, mas o importante é que, se seguida a risca, é uma estratégia quase infalível.

 

A nossa "reestruturação" começou no início de 2013, não seria cedo demais pra nos desesperarmos, botarmos tudo a perder e continuar afundando ano após ano?

Ainda mais agora quando fica cada vez mais evidente que, quem manda no futebol brasileiro já escolheu seus queridinhos para a tão falada espanholização do futebol e, esses queridinhos não somos nós, muito pelo contrário...

 

Eu tenho a impressão de que essa é nossa ultima chance, se não for agora, daqui a 10 anos, quando os dois times que a RGT adotou estiverem faturando o triplo que o resto, não vai ser tão fácil voltar atrás.

 

 

 

E quanto a vocês, acham que vale a pena jogar todas as fichas no centenário e ficar sem nada pra depois?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS:Não defendo as cagadas e nem sou fã do Paulo Nobre, defendo e apoio uma reformulação na forma de gerir a SEP, por que nos últimos anos, ficou claro como o sol que não estamos no caminho certo.

Fiquei extremamente desapontado com a renovação do Kleina e do Bruno, não vi nenhuma melhora considerável no marketing do clube, acho horrível um clube cheio de dívidas passar quase 2 anos sem patrocínio master, de bom, até o momento, só a ideia.

 

 

Por favor, desculpem qualquer erro de português/pontuação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença é que o Borussia se profissionalizou de verdade e teve OUSADIA pra fazer o que deveria ser feito. Ao passo que a administração do Paulo Nobre só se preocupa com cortes de gastos ( necessários, sim ) e não com aumento de receita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest DIEGOLDAVID

Eu acho que hoje o Palmeiras é mais parecido com o Liverpool, mas é um boa análise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudações.. Por respeito ao "novato" li todo texto e achei bastante interessante.

A Torcida precisa mais que nunca apoiar, este ano ainda vai ser sofrido, mas ano que vem com Arena e sem Copa as coisas rendem. Patrocinio este ano poucos clubes conseguiram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest OmarSF
Em 2004 a empresa de consultoria Roland Berger entrou no clube e profissionalizou a gestão, em um pequeno periodo de tempo, o clube conseguiu equacionar as dívidas, em 2007 fez a venda dos naming rights de seu estádio para a Signal Iduna e fechou o patrocínio com a Evonik. Apesar da excasses de títulos persistir, o clube conseguiu se extabilizar financeiramente e atrair a torcida para o estádio, chegando atualmente a médias de publico anuais superiores a 80.000 pessoas por jogo.

Em 2008 contratou o jovem treinador Jürgen Klopp, e com contratações cirúrgicas de jogadores promissores(Lewandowski chegou por apenas 4,5 milhões de euros) e um ótimo trabalho de base

(que revelou jogadores como Mario Götze), formou-se uma equipe competitiva a nível mundial.

Conquistaram a Bundesliga em 2011 e 2012, a Copa da Alemanha em 2012 e Supercopa Alemã em 2013, e chegaram a uma final de Liga dos Campeões em 2013.

 

 

E é aqui que eu chego no ponto que eu queria tocar, no início dessa atual gestão foi prometido uma reestruturação, uma reestruturação demoraria anos, no caso do clube alemão foram mais de 5 anos para que os resultados começassem a aparecer, mas o importante é que, se seguida a risca, é uma estratégia quase infalível.

 

A nossa "reestruturação" começou no início de 2013, não seria cedo demais pra nos desesperarmos, botarmos tudo a perder e continuar afundando ano após ano?

Ainda mais agora quando fica cada vez mais evidente que, quem manda no futebol brasileiro já escolheu seus queridinhos para a tão falada espanholização do futebol e, esses queridinhos não somos nós, muito pelo contrário...

 

Eu tenho a impressão de que essa é nossa ultima chance, se não for agora, daqui a 10 anos, quando os dois times que a RGT adotou estiverem faturando o triplo que o resto, não vai ser tão fácil voltar atrás.

 

 

OBS:Não defendo as cagadas e nem sou fã do Paulo Nobre, defendo e apoio uma reformulação na forma de gerir a SEP, por que nos últimos anos, ficou claro como o sol que não estamos no caminho certo.

Fiquei extremamente desapontado com a renovação do Kleina e do Bruno, não vi nenhuma melhora considerável no marketing do clube, acho horrível um clube cheio de dívidas passar quase 2 anos sem patrocínio master, de bom, até o momento, só a ideia.

 

Seja bem vindo

 

A diferença é que o Borussia se profissionalizou de verdade e teve OUSADIA pra fazer o que deveria ser feito. Ao passo que a administração do Paulo Nobre só se preocupa com cortes de gastos ( necessários, sim ) e não com aumento de receita.

 

exatamente, o ponto forte que o Nobre dizia era o "choque de gestão" onde iria "profissionalizar tudo", O Dortmund contratou uma empresa gestora,Nobre trouxe o Brunoro, que sem discutir sua competência fez coisas boas e burradas.

 

Ocorre que o tal "profissionalismo", a "mudança" ainda não vi. Talvez eu esperasse demais, achei que realmente iriamos fazer como o Borussia, mas as negociações recentes dos atacantes me frustraram. Praticando uma cartilha de contratação que é pregada pelo dirigente que não deve ser nomeaado acabou me desapontando muito.

 

Fora que ao que parece não há proteção nenhuma dos ataques da imprensa e o marketing deixa MUITO a desejar.

 

sobre o Kleina, botava fé nele, hoje não mais. Mas podem trazer o Mourinho, Guardiola, Klopp... se não tiver um time decente nós não vamos pra frente,

 

a esperança que tenho é que o proprio Nobre disse que o objetivo era deixar o clube no azul dando a entender os anos futuros, o problema é que não houve sequer sinal de mudança estatutaria, então pra chegar um conselheiro que acha que o Palestra é seu quintal e fazer burrada é mole mole...

 

esse ano não espero mais nada...veremos ano que vem

 

 

Eu acho que hoje o Palmeiras é mais parecido com o Liverpool, mas é um boa análise.

 

Pq com o Liverpool? quer dizer e só vejo pela semelhança de sre um um time grande, de tradição e história vencedor no passado. Mas hoje é uma mera sombra do que ja foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show, muito interessante

Concordo com a sua análise. O Atletico de Madrid fez algo parecido nos últimos anos também, mas concordo que o modelo adotado e planejado pela SEP do Nobre assemelha se mais com o Dortmund.

Seja bem vindo, abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Andespsan.

 

Realmente há coincidências entre os dois mas são mais pela situação, momento, que pelas ações. Quando nós falamos de profissionalização aqui, é bem diferente do que eles tem lá.

 

Aqui é um clube social onde o presidente contratou uma equipe profissional a partir do que ele acha ser necessário, Brunoro não está realmente no comando de uma empresa, é a rigor um prestador de serviço. Isso consequentemente cria limitações no desenvolvimento e cumprimento de processos, desenvolvimento de recursos humanos e agregamento de conhecimento, pois não há estrutura para dar garantia ou acompanhamento sequer ao trabalho que já foi feito.

 

Lá no BVB foi criada uma estrutura administrativa profissional, onde com estudo e desenvolvimento de processos foi se estabelecendo profissionais capacitados as suas áreas de interesse.

 

 

Para separar a estrutura de clube da estrutura profissional eles criaram diversas empresas dentro do clube (que continua com seu conselho deliberativo, em separado da estrutura profissional) para cuidar de diversas áreas de interesse profissional (um empresa que administra o estádio, outra que cuida de marketing e merchandising, outra pra esportes e etc), inclusive com participação de outras empresas em algumas dessas como forma de agregar capacidade a essas empresas, onde só há interferência dos administradores, orientados por um conselho de administração (formados de um conselho econômico do clube social e de diretores executivos profissionais).

 

Unternehmensstruktur-En.jpg

 

 

Management-EN.jpg

 

 

Recomendo que perca um dia ou dois no site deles, tem muita coisa interessante por lá, nos relatórios do conselho de administração e etc.

http://aktie.bvb.de/eng/content/view/full/1515

 

EDIT: Note que a separação do clube social da estrutura profissional é necessária mas não para por aí, é preciso criar um sistema onde a influencia de decisão dos políticos seja restrita e bem fundamentada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom texto!

 

Concordo que uma reestruturação leva tempo para se refletir. Serão anos para entendermos os "porquês" de certas decisões. Ainda acho que nossos diretores tem se atrapalhado em romper algumas barreiras. Como a comunicação clara com os clientes, ou torcedores. Ainda acho que existem lacunas quanto a geração de receitas. Já as negociações, são questionáveis.

 

Mas entendo que o único caminho possível é de reestruturação. Queremos times fortes sempre, e não por 1 ano, e 5 ou 10 de fila.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest OmarSF
Seja bem vindo Andespsan.

 

Realmente há coincidências entre os dois mas são mais pela situação, momento, que pelas ações. Quando nós falamos de profissionalização aqui, é bem diferente do que eles tem lá.

 

Aqui é um clube social onde o presidente contratou uma equipe profissional a partir do que ele acha ser necessário, Brunoro não está realmente no comando de uma empresa, é a rigor um prestador de serviço. Isso consequentemente cria limitações no desenvolvimento e cumprimento de processos, desenvolvimento de recursos humanos e agregamento de conhecimento, pois não há estrutura para dar garantia ou acompanhamento sequer ao trabalho que já foi feito.

 

Lá no BVB foi criada uma estrutura administrativa profissional, onde com estudo e desenvolvimento de processos foi se estabelecendo profissionais capacitados as suas áreas de interesse.

 

 

Para separar a estrutura de clube da estrutura profissional eles criaram diversas empresas dentro do clube (que continua com seu conselho deliberativo, em separado da estrutura profissional) para cuidar de diversas áreas de interesse profissional (um empresa que administra o estádio, outra que cuida de marketing e merchandising, outra pra esportes e etc), inclusive com participação de outras empresas em algumas dessas como forma de agregar capacidade a essas empresas, onde só há interferência dos administradores, orientados por um conselho de administração (formados de um conselho econômico do clube social e de diretores executivos profissionais).

 

Unternehmensstruktur-En.jpg

 

 

Management-EN.jpg

 

 

Recomendo que perca um dia ou dois no site deles, tem muita coisa interessante por lá, nos relatórios do conselho de administração e etc.

http://aktie.bvb.de/eng/content/view/full/1515

 

EDIT: Note que a separação do clube social da estrutura profissional é necessária mas não para por aí, é preciso criar um sistema onde a influencia de decisão dos políticos seja restrita e bem fundamentada.

 

Estrutura bem maior do que imaginava, é possível fazer algo assim no Brasil, no Palmeiras?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estrutura bem maior do que imaginava, é possível fazer algo assim no Brasil, no Palmeiras?

 

Não sei.

 

Tenho palpites baseado na legislação (lei 10406 e outras) que talvez funcionasse mas não tenho certeza realmente. Para embarcar em uma profissionalização nessa profundidade seria necessário um esforço ($$$) conjunto (de todas as alas políticas) para pesquisar e desenvolver a melhor estrutura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe crescimento sem investimento. Isso é básico.

 

Poderiamos falar que ano passado não tínhamos dinheiro para investir, era ano para colocar as coisas em ordem, administrar as dividas de curto prazo.

 

Mas agora, em pleno centenario? Podemos não ter o mesmo potencial dos outros clubes, mas o que estamos vendo é ainda mais retração. Isso é inaceitável pq o timming da mudança é agora.

 

Se nao aproveitarmos o centenário e a arena para alavancar receitas, esqueçam qualquer competitividade no médio prazo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest llameu

com todo Respeito...mas a torcida do Borussia tem no minimo muito mais cultura que qualquer time do Brasil......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..