Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alex (EUA)

Advogado do Diabo

Posts Recomendados

Obviamente não estou satisfeito com este início de temporada.

E também não sou fã algum do 4-1-4-1.

 

Mas, a fim de promover debate sadio e comedido, me permito tentar ser “advogado do diabo”.

 

Há exatos 35 anos(!) o grande Telê tinha que repetidamente afirmar que “futebol se baseia em criação e preenchimento de espaços” quando o Zé da Galera o ridicularuzava por não jogar com um ponta direita de ofício.

 

A neccessidade de criação e preenchimento de espaços (e execução de jogadas nestes) é ainda mais necessário no futebol de hoje.

 

E, generalizando, há 3 posturas básicas para que isto aconteça (notando que pode se usar 1, 2 ou todas as 3 num unico jogo):

 

1) Esperar o adversário propor o jogo, assim este adianta suas linhas. Apostar no desarme/roubada de bola e ativar contra-ataques rápidos e fatais.

2) Tomar a iniciativa de jogo, controlar a posse de bola, fazer tabelas, traingulações, eventualmente criar pequenas brechas nas quais uma finalização pode acontecer (mais ou menos conceito tiki taka).

3) Adiantar as linhas e pressionar muito a saida de bola adversária, apostando no erro e recuperação de bola no ataque.

 

Lógico que há também a bola parada, mas esta geralmente derivaria de um dos esquemas/posturas acima.

 

O elenco do Palmeiras tem recursos para adotar as 3 posturas, repito, a qualquer momento.

 

É óbvio que o EB prefere a opção 2.

 

Pra mim, também é óbvio que é a Opção que requer o maior entrosamento entre os jogadores. E, no caso atual, tem muita gente nova e em inicio de temporada.

Portanto, esperar que a postura 2 e/ou o esquema 4-1-4-1 estivesse já engrenando como se estivésse sendo usado há meses, seria quase impossivel.

 

(Notem que eu particularmente prefiro a Postura 1, mas entendo que não é a postura esperada de um protagonista)

 

Consequentemente:

Na minha oipinião, não há chance de demissão antes da segunda rodada da CL.

E se acontecer naquele momento, será por não ter conquistador ao menos 7 pontos entre os jogos contra o SP e da CL.

 

Por ultimo:

Já não seguiu uma lógica que o Cuca saísse.

Já não seguiu uma lógica que se mudásse drásticamente o esquema.

Muitos acreditam que não seguiu uma lógica trazer um técnico inexperiente.

Pra mim, trocá-lo por qualquer um que não seja o Cuca, também não seguirá lógica, pois, irrelevante de quem venha, a sombra do Cuca continuará com a mesma força….

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O EB tem que tentar, melhor dizendo, tem que conseguir encaixar o esquema dele e fazer os jogadores se motivarem.

 

É claro que é cedo, que a torcida não tem nenhuma paciência e cria expectativas acima da realidade. Mas ele não poderia esperar nada diferente.

 

Eu torço pra que se encaixe logo, pois o time está nitidamente desorganizado. Pior que isso é que os jogadores não parecem devidamente empenhados.

 

Tomara que haja organização hoje e que ganhemos bem, ainda acredito que pode dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, se eu sou o Eduardo chego nos mais velhos do grupo (Zé, Prass, Dracena...) e pergunto: o que o Cuca fazia? Me ensinem, por favor.

 

Voce acaba de me lembrar que existe ourra hipotese, a que os jogadores o demitam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a questao nem é motivação, mas sim conseguir passar o que os jogadores devem fazer, em determinados momentos do jogo parece que ficam meio perdidos, prineicpamente na defesa e acabam decidindo pelo chutão, isso ocorre tambem na marcaçao.

 

Independente do esquema, acho que a maior virtude do cuca era exatamente isso, ele sabia o que cada jogador deveria fazer e sabia transmitir isso.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que a questao nem é motivação, mas sim conseguir passar o que os jogadores devem fazer, em determinados momentos do jogo parece que ficam meio perdidos, prineicpamente na defesa e acabam decidindo pelo chutão, isso ocorre tambem na marcaçao.

 

Independente do esquema, acho que a maior virtude do cuca era exatamente isso, ele sabia o que cada jogador deveria fazer e sabia transmitir isso.

 

Sem querer aliviar pro EB, mas a perda do TT e Moisés dificultou ainda mais o trabalho dele.

 

No derby ficou claro que o time não tinha saída de bola, nem Veiga nem MB voltavam pra facilitar a transição.

 

Claro que, nesse jogo, acho que ele fez uma preparação errada, jogando fora de casa, era melhor inverter a situação, tanto que o time melhorou quando deu a bola pro sccp. Na minha visão deveria ter entrado assim, marcando alto e jogando no erro deles, pois é um time inferior jogando com a pressão de casa.

 

Mas é fácil falar depois do jogo, o cara quis entrar pra dominar, não deu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

O problema de técnico que se prende a um sistema e com ele morre abraçado é que não abre os olhos para outras possibilidades.Se o EB estivesse rodando o elenco em busca de formações diferentes daquela que ele se apega eu até entenderia,o Cuca quando chegou tomou quatro cassetadas mas estava em busca de um jeito de jogar com as peças que tinha,enquanto o treinador atual quer encaixar jogadores no seu sistema e com isso abre mão de um leque de possibilidades.Pq não testa jogar com dois homens abertos (Keno na esquerda e Guedes na direita com Dudu circulando) ou mesmo um esquema mais versátil,com Felipe Melo mais recuado,como um terceiro zagueiro,fazendo a saída de bola? Ele tem material humano pra isso,talvez a torcida estaria menos cabreira se visse esse esforço em buscar algo diferente.Tbm deveria explorar mais a velocidade e a definição verticalizada,esse esquema de toca,toca,toca só deu certo com o Guardiola.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema de técnico que se prende a um sistema e com ele morre abraçado é que não abre os olhos para outras possibilidades.Se o EB estivesse rodando o elenco em busca de formações diferentes daquela que ele se apega eu até entenderia,o Cuca quando chegou tomou quatro cassetadas mas estava em busca de um jeito de jogar com as peças que tinha,enquanto o treinador atual quer encaixar jogadores no seu sistema e com isso abre mão de um leque de possibilidades.Pq não testa jogar com dois homens abertos (Keno na esquerda e Guedes na direita com Dudu circulando) ou mesmo um esquema mais versátil,com Felipe Melo mais recuado,como um terceiro zagueiro,fazendo a saída de bola? Ele tem material humano pra isso,talvez a torcida estaria menos cabreira se visse esse esforço em buscar algo diferente.Tbm deveria explorar mais a velocidade e a definição verticalizada,esse esquema de toca,toca,toca só deu certo com o Guardiola.

 

Isso eu concordo tambem, tem muitos jogadores bons que podem mudar realmente fazer a diferença, o dieal seria conseguir tirar um melhor deles e nao o contrario.

 

Na ponte preta e sport ele tem varios jogadores medios e 1 ou 2 estrelas, assim ele pode montar um unico esquema e tanto faz quem entra ou quem sai que nao muda tanto, no caso do Palmeiras, com a saida do Moises e Tche Tche as caracteristicas do time mudam completamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O maior problema do Eduardo é o fato do time ser completamente novo do meio pra frente.

 

Apenas o Dudu sobrou.

 

Cleiton Xavier, Tche Tche e Moisés, esqueleto construtivo do time do Cuca, não estão mais a disposição.

Gabriel Jesus também não.

Sobrou só o Dudu.

 

E aí, por mais que Veiga, Michel Bastos, Guerra e William tenham qualidade, futebol é mais complexo do que distribuir camisas e colocar pra jogar.

 

 

Nesse momento vejo o Eduardo com dificuldade em arrumar as laterais.

Zé Roberto e Jean passam normalmente sozinhos para o ataque, sem apoio para triangular. Sem aproximação , triangulações e infiltrações, o 4-1-4-1 é um sistema estático e ineficaz.

O problema é que o Tche Tche é quem mais dava esse apoio, especialmente pela direita, mas se movimentando também pelo centro e pela esquerda.

 

Defensivamente o Eduardo ainda não encontrou a marcação pelo lado também. Como é fácil atacar o Palmeiras nas costas do Jean e do Zé ! E quem costumava auxiliar o volante nisso ? Moisés.

 

Moisés e Tche Tche tem características únicas, são os chamados " todocampistas " e isso é raro... perder os dois de uma vez ferrou o Eduardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando uns lances eu percebo o quanto o Moises é importante para o meio campo do Palmeiras atualmente, o cara é quem faz o meio campo funcionar, ele me lembra o Luan que joga pelo meio mais tem cérebro, arranque, técnica, habilidade e força física. Com ele o time tem saída de bola, marcação forte no meio campo, chute de fora da área, sempre escora a bola vindo de tiro de meta, sempre aparece no ataque e na defesa etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui tudo é culpa do treinador.

 

Quando o Cuca perdia e as vezes até quando empatava sempre sobrava tópico pra ele.

 

Exato.

 

Como esquecer daquele 1x1 contra o Flamengo?

Tomamos gol com um jogador a mais e a única jogada do time era jogar bola na área adversária. Empatamos com o lance característico do cucabol, jogando lateral na área.

 

Criou-se o mito de que o time jogava muito com o Cuca em todos os jogos, mas tivemos partidas sofríveis durante o Brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O esquema não é ruim.

 

Aliás, esquema nenhum é ruim, desde que seja bem executado e que seja compatível com as qualidades do elenco que se tem em mãos.

 

Do 4-1-4-1 do EB pro 4-3-3 do Cuca, a diferença é que os pontas deram dois passos pra trás, só.

 

O que muda é a forma com a equipe trabalha, a marcação por zona é diferente da marcação individual, a compactação entre as linhas é diferente...

 

Enfim, desenho por desenho, quase não tem diferença, a diferença é a estratégia, e aí o Eduardo está completamente perdido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exato.

 

Como esquecer daquele 1x1 contra o Flamengo?

Tomamos gol com um jogador a mais e a única jogada do time era jogar bola na área adversária. Empatamos com o lance característico do cucabol, jogando lateral na área.

 

Criou-se o mito de que o time jogava muito com o Cuca em todos os jogos, mas tivemos partidas sofríveis durante o Brasileiro.

 

Pois é, dá pra lembrar de vários outros jogos. Os jogos contra a Ponte, o empate contra o Cruzeiro com o Zé salvando aquela bola em cima da linha, derrota para o Santos, e por ai vai.

 

Agora imagina o mesmo Cuca sem Tche Tche e Moisés no meio campo, e sem O Gabriel Jesus lá na frente. Será que ele não passaria a mesma dificuldade que o EB hj? Eu acredito que sim, e por isso que acho que ele tem que ter mais tempo antes de se falar em mandar o cara embora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pois é, dá pra lembrar de vários outros jogos. Os jogos contra a Ponte, o empate contra o Cruzeiro com o Zé salvando aquela bola em cima da linha, derrota para o Santos, e por ai vai.

 

Agora imagina o mesmo Cuca sem Tche Tche e Moisés no meio campo, e sem O Gabriel Jesus lá na frente. Será que ele não passaria a mesma dificuldade que o EB hj? Eu acredito que sim, e por isso que acho que ele tem que ter mais tempo antes de se falar em mandar o cara embora.

 

 

Concordo plenamente, a perda do meio campo e a renovação total do ataque são dificuldades consideráveis.

 

Muito oportuno esse tópico e as análises racionais que estão sendo feittas.

 

É importante não rachar a torcida e evitar esse sentimento de "Fora" pois isso não vai ajudar em nada.

 

A atuação no derby não foi boa, ninguém está escondendo isso, mas é preciso considerar as dificuldades e dar algum respaldo pro EB tentar se acertar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..