Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

samael

Jogar dentro de casa ou fora...

Posts Recomendados

 

 

Até onde o jogar dentro de casa é fator determinante ou realmente faz a diferença para os JOGADORES

 

Só abri essa discussão pois estou notando nos ultimos anos (pelo menos nos ultimos 5 anos com mais frequência) um grande aumento na significancia desse fator para a mídia e também agora no discurso de jogadores, técnicos,etc. A mídia que cobre o futebol colocam isso como fator quase fundamental nos resultados.

Pense bem antes de responder, quem ja jogou futebol ja sentiu alguma vez TANTA diferença em jogar em locais diferentes ?

Sei que o futebol profissional é diferente, sei que tem jogadores que não tem controle emocional, tremem as pernas, mas até onde isso influencia em jogar dentro e fora de casa? Pois nesse caso se sentir a vontade ou ficar nervoso seria problema em qualquer lugar público, na minha lógica, o nervosismo seria até pior jogar dentro de casa com medo de falhar e ser ridicularizado pela sua propria torcida.

Até onde eu sei jogadores de 2005 pra tras se importavam com o local que jogavam dentro de fatores simples como qualidade do gramado/campo.

Poderiam falar: "ah, mas temos que viajar Xkm para jogar com o Y lá, complicado, viagem cansativa"... ok... mas e quando jogamos na mesma cidade (exemplo: morumbi, itaquera).

 

Só faria sentido pra mim se fosse uma decisão em La Bombonera(BOCA), por exemplo, locais em paises diferentes, etc..

 

Agora isso ser fator diferencial em qualquer estádio/local aqui no territorio brasileiro? Pra mim não faz sentido... qual é a real diferença? E se realmente o profissional é diferente, não seria o contrario? Eles não teriam que ter até MAIS controle sobre esse sentimento ?

 

Pq hj jogar dentro de casa ou fora influencia TANTO até no modo que os times entram pra jogar? Entrar recuado e jogar no contra-ataque quando esta fora de casa, ou entrar pra vencer atacando agressivamente em casa?

Qual é a diferença REAL nisso?

1 campo

11 jogadores

1 torcida contra ou a favor

 

 

Minha opinião que o futebol brasileiro tem absorvido muito nos ultimos anos e influenciado nos PÉSSIMOS jogos que temos hoje em dia, quantas vezes temos um jogo 3x3, 4x3... ? Sera realmente só a técnica que tem influenciado nos jogos horriveis e amarrados que temos hoje...

Quem assitia jogos na decada de 90 se acostumava com resultados bacanas, jogo la e cá independente do local... enfim

Gostaria de saber a opinião de vocês, e se tem alguem que ja observou isso também, sei que tem muita gente que vai defender o fator, mas gostaria de saber o motivo.

 

PS: Se for bancada me desculpe, pode mover

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Predador

Bom se os jogadores do time tiver medo de barata deve sim fazer uma baita diferença, agora se o time for formado por jogadores de personalidade, bons tecnicamente, muda muito pouco. Temos vários exemplos por todos estes anos de times que atropelam em sua casa e no campo adversário. Domingo passado " se " alec gol faz aquele gol no começo do jogo num momento em que estávamos melhor em campo, poderíamos ter um resultado final do jogo bem melhor.

E é válido sim seu tópico amigo, tem muitos treinadores e jogadores que se escondem atrás deste tipo de argumento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest guz

não deve influenciar em nada, deve ser por isso que não existe UM TIME , NO MUNDO que tem mais vitórias fora de casa do que em casa....Nem Barcelona, nem Manchester, nem bayern.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon

Você acompanha futebol desde quando?

 

Em mata a mata quase sempre o time tem resultado melhor em casa

Já em pontos corridos, me mostre um unico time em qualquer competição do mundo em qualquer ano, que tenha conseguido mais pontos fora do que em casa ao final da competição...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom se os jogadores do time tiver medo de barata deve sim fazer uma baita diferença, agora se o time for formado por jogadores de personalidade, bons tecnicamente, muda muito pouco. Temos vários exemplos por todos estes anos de times que atropelam em sua casa e no campo adversário. Domingo passado " se " alec gol faz aquele gol no começo do jogo num momento em que estávamos melhor em campo, poderíamos ter um resultado final do jogo bem melhor.

E é válido sim seu tópico amigo, tem muitos treinadores e jogadores que se escondem atrás deste tipo de argumento.

 

Exato..

Não faz sentido um grupo tecnicamente melhor(ou até no mesmo nivel) entrar com uma % derrotada mentalmente só por ter que jogar fora de casa, não faz o menor sentido pra mim, principalmente entrar fechado e mudar a postura por jogar em outro campo em campeonato de pontos corridos(essa é ainda pior).

Como você disse, se um jogador profissional tem problemas emocionais em locais diferentes tem algo muito errado.

"Tempo que vencer em casa e pontuar fora" Ouvi o Prass falando isso ontem, ja da pra perceber que quando jogam fora eles até pensam em vencer, mas o empate também ja esta de bom tamanho, pq??? Nos dois jogos são 11x11

 

Você acompanha futebol desde quando?

 

Em mata a mata quase sempre o time tem resultado melhor em casa

Já em pontos corridos, me mostre um unico time em qualquer competição do mundo em qualquer ano, que tenha conseguido mais pontos fora do que em casa ao final da competição...

 

Ja entendendo melhor desde a decada de 90 inteira pra ca.

Tudo bem, mas explique a lógica por tras disso, o pq tem resultado melhor em casa e fora ou em outro planeta, eu queria só entender a lógica.

Tanto em mata-mata ou pontos corridos, qualquer competição.

Fator emocional? É isso?

 

Pois se for emocinal é devido a pressão ? A pressão em vencer dentro de casa também existiria então ?

 

Eu ja joguei(não profissional), e vou te falar, eu não me importava com isso de forma alguma, tanto dentro ou fora de casa o meu nervosismo era similiar, o objetivo era vencer, nem olhava pra arquibancada.

SEI que jogar pra 500 pessoas é uma coisa e pra 50.000 é outra, SEI disso, mas nao seria a mesma coisa em casa ou fora?

 

Sim, faz diferença.

 

Pq ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Porco Palestrino

Faz muita diferença, mas nem atribuo essa diferença tanto ao fator psicológico não, e sim a questão da adaptação ao campo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além das condições relativas ao estádio fora (inclusive climáticas) e viagem até lá, existe sim um fator "emocional" que atua, seja no próprio time visitante, ou seja no time mandante (o que força o time de fora a alterar sua postura).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A final da Copa do Brasil do ano passado responde a sua pergunta...

 

Não responde, vocês não estão entendendo a pergunta da forma lógica...

 

Ganhamos pq a estrategia entrou dentro do aspecto que citei no texto

Em casa: pra vencer

Fora: contra-ataque

 

Agora pq isso ? Pq o futebol se limita a isso ? Essa é minah duvida

Emocional?

 

Perguntei pra voces exatamente para entender se isso influenciaria vcs tambem, se vcs se sentiriam motivados com a torcida gritando e faria a diferença em vc jogar melhor ou nao, e se estivesse apoiando o adversario faria vocês sentirem algo diferente e mudasse a forma de jogar, SEI LA.

Se isso influenciaria no seu jogo e PQ?

 

Além das condições relativas ao estádio fora (inclusive climáticas) e viagem até lá, existe sim um fator "emocional" que atua, seja no próprio time visitante, ou seja no time mandante (o que força o time de fora a alterar sua postura).

 

Atua em relação a receber menos apoio? É isso?

Estou pergutnando de boa, sei que sou a minoria aqui, quero só entender o pq as pessoas se afetariam tanto com condiçoe tao parecidas.

Eu não me sentiria diferente, entende? Tanto em receber apoio da torcida ou não. Eu me sentira nervoso da mesma forma.

E creio que se o emocional contasse nessa parte, qual a lógica de vc nao se sentir presisonado dentro de casa em TER QUE VENCER.

 

 

Esse pensamento tem predominado sem lógica, e os jogadores estão absorvendo isso sem se questionar "PQ?"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O time que consegue fazer a mudança de atitude, ou seja, impor o jogo no seu campo e saber jogar a pressão no adversário quando joga fora, ganha o BR em pontos corridos.

 

O Palmeiras faz tempo, e muito, que não consegue fazer isso.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon

Samael Você quer saber:

 

No que faz diferença?

 

Ou quer saber SE faz diferença?

 

Que faz diferença é absolutamente 100% de certeza

 

Agora porque faz diferença, só um jogador de futebol profissional para poder te explicar, como não sou eu chuto no fator torcida, no campo que o clube esta mais acostumado, fator psicologico, sei lá, mas que faz diferença faz, estatisticamente comprovado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Faz muita diferença, mas nem atribuo essa diferença tanto ao fator psicológico não, e sim a questão da adaptação ao campo.

 

Aqui sim uma resposta que faz sentido... por esse lado posso tentar entender sim, eu pensei nisso brevemente mas achei que não fosse tão diferente para profissionais. Mas faz sentido saber os atalhos e se sentir mais a vontade.

Agora fator emocional não tem sentido.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não responde, vocês não estão entendendo a pergunta da forma lógica...

 

Ganhamos pq a estrategia entrou dentro do aspecto que citei no texto

Em casa: pra vencer

Fora: contra-ataque

 

Agora pq isso ? Pq o futebol se limita a isso ? Essa é minah duvida

Emocional?

 

Perguntei pra voces exatamente para entender se isso influenciaria vcs tambem, se vcs se sentiriam motivados com a torcida gritando e faria a diferença em vc jogar melhor ou nao, e se estivesse apoiando o adversario faria vocês sentirem algo diferente e mudasse a forma de jogar, SEI LA.

Se isso influenciaria no seu jogo e PQ?

 

 

 

 

Atua em relação a receber menos apoio? É isso?

Estou pergutnando de boa, sei que sou a minoria aqui, quero só entender o pq as pessoas se afetariam tanto com condiçoe tao parecidas.

Eu não me sentiria diferente, entende? Tanto em receber apoio da torcida ou não. Eu me sentira nervoso da mesma forma.

E creio que se o emocional contasse nessa parte, qual a lógica de vc nao se sentir presisonado dentro de casa em TER QUE VENCER.

 

 

Esse pensamento tem predominado sem lógica, e os jogadores estão absorvendo isso sem se questionar "PQ?"

 

Não creio que seja só receber menos apoio (mais isso conta também e ocorre de maneira individualizada), mas também a questão de confiança em jogar onde você conhece e está habituado e fora desse ambiente.

 

Só ressaltando que isso ocorre em todo esporte (principalmente coletivo).

 

 

Fator emocional é individual, não é porque não faz sentido pra você que isso se extende ao resto do mundo, cada atleta encara isso de alguma forma.

 

Do mesmo jeito que a maioria se sente muito mais confiante atuando em casa, também tem quem não enxerga diferença nenhuma e se bobiar até que prefira jogar fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Samael Você quer saber:

 

No que faz diferença?

 

Ou quer saber SE faz diferença?

 

Que faz diferença é absolutamente 100% de certeza

 

Agora porque faz diferença, só um jogador de futebol profissional para poder te explicar, como não sou eu chuto no fator torcida, no campo que o clube esta mais acostumado, fator psicologico, sei lá, mas que faz diferença faz, estatisticamente comprovado

 

O forista deu uma resposta que fez sentido aqui, sobre estar acostumado com o campo, gramado, etc.

 

Eu gostaria de saber o PQ (se faz dferença, no que faz diferença, o REAL motivo) e a opinião de vcs, claro, mas percebi que a maioria acompanha muito e tem opinião parecida com a midia do futebol.

Devo estar errado, mas só queria entender o motivo, pois emocionalmente pra mim não vejo verdade nas palavras de jogadores dizendo que a torcida apoiando é "outra coisa". Entende?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..