Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest Fabricio MG

GIFs táticos: o que mudou (ou não) no Palmeiras de Eduardo Amistoso contra a Ponte Preta mostra um pouco das diferenças (e também das semelhanças) do

Posts Recomendados

Apito inicial

 

vfscwyrahagk4gw6pxos.gif

 

Assim como acontecia com Cuca, quando não há um centroavante alto na escalação titular, um zagueiro sobe ao ataque (geralmente é Vitor Hugo) já na saída de bola para disputar de cabeça um lançamento da defesa. A ideia é tentar uma "casquinha" para os homens da frente.

 

Compactação

 

pm0ip4bcwnwrcbvgt4ic.gif

 

A equipe de Eduardo Baptista, armada no 4-1-4-1, tem as linhas muito mais próximas. Repare que todos os jogadores (exceção feita ao goleiro, claro) estão entre o meio-campo e a área ofensiva.

 

"Queremos um time muito compacto, mas sem perder a agressividade, que foi uma característica em 2016. Em alguns momentos, ter a pressão, mas com essa compactação."

Pedro Gama, auxiliar técnico.

 

Escanteio defensivo

 

hkahuqvmribosvke5f5p.gif

 

A marcação no escanteio agora é mista (nem somente individual, nem somente por zona). Alguns jogadores têm posição fixa sem marcar um adversário específico – neste lance, são os casos, por exemplo, de Zé Roberto, Michel Bastos, Lucas Barrios e Vitor Hugo, que tiram o espaço do adversário tomar impulso. Outros palmeirenses acompanham até o fim um alvo definido.

 

Escanteio ofensivo

 

dqw3m3lo839a7tsewiwp.gif

 

O escanteio a favor é um pouco mais parecido com o de Cuca, mas também tem sua diferença. O treinador anterior deslocava dois jogadores para dar a opção da cobrança curta. Eduardo também posiciona dois, só que ambos na bandeirinha, "escondendo" o verdadeiro cobrador. O princípio, no entanto, é o mesmo: despovoar a área, de preferência tirando dois marcadores adversários.

 

"O Cuca deixou um excelente trabalho, foi campeão com méritos. Estamos tentando acrescentar algumas coisas a partir disso. A ideia é evoluir individual e coletivamente. Vai depender muito de como as coisas vão se encaixar".

Pedro Gama, auxiliar técnico.

 

Lateral na área

 

ekt2ahw6gpzkka53z5iw.gif

 

Jogada criticada por parte da imprensa em 2016 – mas que resultou em cinco gols no Campeonato Brasileiro –, o arremesso lateral diretamente para a área será mantido no Palmeiras. Enquanto Moisés não se recupera, Zé Roberto tem sido um dos encarregados da função.

 

Marcação no ataque

 

n0khd56x0gj58xwhv1xw.gif

 

O Palmeiras de Eduardo Baptista é intenso na marcação, como também era o de Cuca. Mas a linha de marcação é um pouco mais baixa (ou média), para não correr o risco de ter a defesa surpreendida com uma bola longa. Em vez de necessariamente ir para cima a todo custo, o sistema ofensivo ajuda fechando as linhas de passes e ainda tem espaço para contragolpear.

 

Pontas livres

 

vcjqfrbn7qoni95heuwj.gif

 

No 4-1-4-1, a não ser em situações excepcionais, os pontas não acompanham os laterais adversários, diferentemente do que ocorria com Cuca. Eles trocam a marcação com os laterais ou a entregam para os meias. Perceba neste lance que quem faz a cobertura de Zé Roberto (que havia subido ao ataque) é o meia Raphael Veiga. Dudu, ponta pela esquerda, não volta.

 

"Se o lateral adversário passa demais, (o ponta) entrega a marcação para o nosso lateral e fecha um pouco outro espaço mais de dentro. Em alguns momentos, vai acontecer de não dar tempo, aí vai até o fim mesmo, como fazia antes."

Pedro Gama, auxiliar técnico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tinha visto essa de deixar dois caras na posição pra bater o escanteio e achei uma #*&! ideia. :D

Parabéns aos envolvidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fabricio MG

Valeu Erguren , Valeu Drogba

 

Tossiro Neto ‏@tossiro

Mais

Ainda é cedo pra ter certeza, mas acho que Eduardo Baptista terá sucesso no comando do Palmeiras. A ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem brincadeira, achei o time principal mais organizado do que o do ano passado. Passou uma ótima primeira impressão.

 

As incógnitas, pra mim, são duas:

 

1 - Desempenho dos centroavantes. Parece que é o calcanhar de aquiles desse elenco, ao menos num primeiro momento.

 

2 - Quem será o substituto de Felipe Melo. Ou o Eduardo vai colocar Tchê Tchê e Moisés como o 1º volante desse esquema ou terá que mudar toda a dinâmica do time e/ou até mesmo o esquema de jogo pra encaixar o Thiago Santos ali. Ele é um ótimo cão de guarda, mas não dá pra confiar a ele a tarefa de distribuição de jogo que o volante executa nesse modelo de jogo.

 

É um problema pro EB resolver. Talvez a solução seja mudar pro 4-2-3-1, quando o Thiago tiver que jogar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fabricio MG
Só eu achei essa matéria meio que está querendo dar de bandeja pros nossos adversários as novidades/mudanças com EB?

 

tem a parte de treino secreto , todo setorista dos clubes fazem isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sem brincadeira, achei o time principal mais organizado do que o do ano passado. Passou uma ótima primeira impressão.

 

As incógnitas, pra mim, são duas:

 

1 - Desempenho dos centroavantes. Parece que é o calcanhar de aquiles desse elenco, ao menos num primeiro momento.

 

2 - Quem será o substituto de Felipe Melo. Ou o Eduardo vai colocar Tchê Tchê e Moisés como o 1º volante desse esquema ou terá que mudar toda a dinâmica do time e/ou até mesmo o esquema de jogo pra encaixar o Thiago Santos ali. Ele é um ótimo cão de guarda, mas não dá pra confiar a ele a tarefa de distribuição de jogo que o volante executa nesse modelo de jogo.

 

É um problema pro EB resolver. Talvez a solução seja mudar pro 4-2-3-1, quando o Thiago tiver que jogar.

O único com características semelhantes ao FM é o Moisés, ele pode armar o jogo de trás com ótima qualidade. Creio que o Thiago Santos vai ficar mais pra entrar pra segurar algum resultado do que entrar de titular.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só eu achei essa matéria meio que está querendo dar de bandeja pros nossos adversários as novidades/mudanças com EB?

 

Se um técnico adversário não tem a capacidade de notar essas coisas ele é muito fraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matérias deste nível teria que ser obrigação para todos os portais de esportes que possuíssem profissionais competentes, mas como os jornais (Portais , programas , etc ) brasileiros não os possuem , então quando sai algo do tipo ficamos maravilhados com o ''profissionalismo'' e a ''incrível'' capacidade de observação dos mesmos. Ahh, o jornalismo brasileiro...

 

Enfim , em relação Aos GIFs : Achei bastante interessante a ideia de o atacante não acompanhar até o fim. Irá sobrar bastante fôlego para Dudu , Guedes , Keno , Érik - enfim, todos os atacantes de lado que temos no plantel - resolver lá na frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu nunca tinha visto essa de deixar dois caras na posição pra bater o escanteio e achei uma #*&! ideia. :D

Parabéns aos envolvidos.

Eu não gosto.

 

1 a menos na área.

 

1 a menos no rebote.

 

1 a menos na marcação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não gosto.

 

1 a menos na área.

 

1 a menos no rebote.

 

1 a menos na marcação.

 

Penso o mesmo, acho que a tendência é abandonarem essa jogada ensaiada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não gosto.

 

1 a menos na área.

 

1 a menos no rebote.

 

1 a menos na marcação.

 

Em compensação, 1 adversário a menos na área e mais espaço e tempo pros nossos rebotes (perceba a distância de um dos marcadores da bandeirinha pro Vitinho, livre no rebote pela esquerda no GIF), sem influenciar na sustentação da defesa lá atrás. Não há necessidade de fazer essa jogada sempre, mas contra times que marcam mais baixo e demoram mais tempo pra subir a marcação e pressionar (como a Ponte fez no domingo), pode ser muito útil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..