Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Markin Kiko

Kleina: manter ou demitir?

Posts Recomendados

Técnico de futebol é uma profissão que envolve uma série de nuances. Conhecimento tático, estudo dos adversários, raciocínio rápido, capacidade de manter bom relacionamento com o elenco e com a diretoria, equilíbrio entre coragem e cautela, liderança, inteligência e esperteza são algumas das qualidades desejadas no técnico ideal.

 

No Brasil temos apenas um técnico que se aproxima desse perfil, que é Vanderlei Luxemburgo – mas os efeitos colaterais de mantê-lo junto ao elenco são sabidamente terríveis, sobretudo depois que ele passou a acreditar ser uma espécie de divindade. Luxa não faz um trabalho decente desde a temporada perfeita à frente do Cruzeiro em 2003 – ironicamente, o mais próximo que chegou de voltar a trabalhar bem foi aqui no Palmeiras entre 2008 e 2009, quando acabou sucumbindo às fichas coloridas sobre a mesa verde noites adentro.

 

Não existe profissional no Brasil que se possa dizer que vai pegar um elenco e que vai dar certo. Oswaldo de Oliveira, por exemplo, assumiu o Santos e acertou a mão. O time passou a fazer exibições interessantes no Paulistão, mas perdeu para o Ituano no Pacaembu. Conseguiu o mesmo resultado que Kleina frente ao mesmo adversário, mas com uma partida a mais para reverter o panorama, deve chegar ao título – o que deve alçá-lo à fugaz condição de bestial. Kleina, que não teve a mesma chance, hoje é tido como uma besta.

 

Outro técnico que tem uma trajetória interessante é Adilson Batista, atualmente no Vasco. Entre 2008 e 2010, fez um magnífico trabalho no Cruzeiro. Teve chances no SCCP, no SPFC, no Santos, entre outros, e acumulou fracassos rotundos. Mas se é tão burro assim, como conseguiu fazer um trabalho tão brilhante por dois anos no Cruzeiro?

 

Temos vários outros exemplos de treinadores que encaixam bem num determinado clube, com um determinado elenco, conseguem grandes resultados, mas não dão sequência. Na verdade, quase todos os treinadores ativos e disponíveis no mercado brasileiro têm essa característica.

 

Calma. Neste ponto, você que está enfurecido com Gilson Kleina já deve estar pensando que eu estou sugerindo permanecer com ele no Palmeiras porque não temos outra opção. Não se trata disso. Segura aí.

 

Em novembro do ano passado o Verdazzo enumerou uma série de motivos para trocar o comando técnico do Palmeiras. Kleina, assim como a grande maioria de seus pares, não tem plenamente desenvolvidas todas as qualidades elencadas no início deste texto, logo, não serve. Na verdade, ninguém serve.

 

Diante disso, o momento para se trocar o treinador é quando não se tem a menor perspectiva de que o time vai evoluir. Em novembro, com a perspectiva de manter Marcio Araújo, intocável, por mais um ano, tinha a convicção de que a solução era demiti-lo. A diretoria houve por bem (muito bem, por sinal) afastar o simpático volante, que foi para o Flamengo. Kleina participou da renovação do elenco e fez o novo time jogar bem.

 

Os ótimos números alcançados no Campeonato Paulista, uma competição com nível técnico sofrível, nem são tão relevantes assim. Mas o padrão de jogo exibido dava esperanças de que o time conquistaria o campeonato e que seria forte candidato nas outras duas competições.

 

O Palmeiras fez um grande jogo contra a Ponte Preta; perdeu para o Santos, mas fez uma boa partida. Passou no primeiro jogo decisivo pelo Bragantino com facilidade. Aí perdeu para o Ituano jogando em cima do adversário, criando as chances e as desperdiçando exclusivamente por deficiência técnica dos jogadores – sempre lembrando que Alan Kardec e Valdivia não jogaram a partida toda porque foram vítimas de jogo desleal permitido pelas arbitragens.

 

Kleina poderia ter feito melhor? Provavelmente sim. Mas dá para passar um pano. Não é culpa dele que o Leandro e o Vinicius perderam gols que até a minha vó teria feito. O time não está em crise tática; mostrou esquemas interessantes e variações satisfatórias. Os jogadores continuam fechados com o treinador e o ambiente é bom.

 

Uma mudança agora, às vésperas do início da competição mais importante do ano, seria um risco desnecessário. Qual a chance de um técnico diferente, que também terá suas limitações e que também já foi chamado de burro por várias torcidas, fazer um trabalho melhor que o que projetamos numa sequência com Gilson Kleina? Difícil precisar.

 

Mudar por mudar vai satisfazer apenas a vontade irracional de culpar alguém. Kleina não é o técnico ideal para o Palmeiras, mas neste momento creio que continua sendo a melhor opção para as competições deste ano. A não ser que o Guardiola resolva assistir à Copa de perto, goste do país e resolva passar uma temporada por aqui...

 

Verdazzo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mudar por mudar vai satisfazer apenas a vontade irracional de culpar alguém. Kleina não é o técnico ideal para o Palmeiras, mas neste momento creio que continua sendo a melhor opção para as competições deste ano. A não ser que o Guardiola resolva assistir à Copa de perto, goste do país e resolva passar uma temporada por aqui...

Verdazzo

 

Esse último parágrafo resume bem o que eu penso e já disse em outros tópicos que debatem o mesmo assunto. Não tenho mais nada a acrescentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já cheguei ao ponto de qualquer um servir para assumir o cargo do Kleina!

 

Quais são as razões para a permanência e insistência nesse técnico?! Somente um MONTE DE FRACASSOS!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já cheguei ao ponto de qualquer um servir para assumir o cargo do Kleina!

 

Quais são as razões para a permanência e insistência nesse técnico?! Somente um MONTE DE FRACASSOS!

 

Vc leu o texto ou ta apenas criticando o treinador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Concordo com as colocações feitas no texto.Realistas,equilibradas e cuidadosas.Embora ache que o Luxemburgo também não tem todas as qualidades do treinador ideal.Onde Gilson é pouco eficiente,sobra em Luxemburgo,que é a parte de estratégia.

Em Gilson sobra o que falta em Luxemburgo,que é saber lidar com todos os jogadores os tratando com igualdade e habilidade espantosas.Outros treinadores como Adilson,por exemplo,são muito mais bafejados pela sorte,pela pré-avaliação pessimista do que pela possibilidade de sucesso do seu trabalho.Acho que o Kleina precisa ser um pouco mais aberto com os membros da sua comissão técnica e pedir opiniões sobre escalação e estratégia,principalmente nops jogos decisivos.Caso o Gilson consiga se corrigir nos jogos de decisão,não tenho dúvidas de que ele será um grande treinador.Assim,como a Vinicius falta a finalização como jogador,para o Kleina falta a mesma coisa,no tocante ao momento decisivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest OmarSF
Concordo com as colocações feitas no texto.Realistas,equilibradas e cuidadosas.Embora ache que o Luxemburgo também não tem todas as qualidades do treinador ideal.Onde Gilson é pouco eficiente,sobra em Luxemburgo,que é a parte de estratégia.

Em Gilson sobra o que falta em Luxemburgo,que é saber lidar com todos os jogadores os tratando com igualdade e habilidade espantosas.Outros treinadores como Adilson,por exemplo,são muito mais bafejados pela sorte,pela pré-avaliação pessimista do que pela possibilidade de sucesso do seu trabalho.Acho que o Kleina precisa ser um pouco mais aberto com os membros da sua comissão técnica e pedir opiniões sobre escalação e estratégia,principalmente nops jogos decisivos.Caso o Gilson consiga se corrigir nos jogos de decisão,não tenho dúvidas de que ele será um grande treinador.Assim,como a Vinicius falta a finalização como jogador,para o Kleina falta a mesma coisa,no tocante ao momento decisivo.

 

Disse tudo,

 

luxa bom foi o luxa dos anos 90 (que eu não vi pela pouca idade)

 

por isso defendo a permanencia de Kleina no Palmeiras, pq não tem ninguem muito acima do nível aqui no br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu devo estar vendo outros jogos e devo ser um ignorante de não enxergar estas variações táticas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Resumindo,Vinicius e Kleina,são iguaizinhos nas suas deficiências.Eles precisam do chamado "algo mais" para terem o merecido sucesso na carreira.No caso do Kleina,já vimos que ele trabalha e muito.No caso do Vinicius,ele precisa trabalhar e muito.(suas deficiências)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu devo estar vendo outros jogos e devo ser um ignorante de não enxergar estas variações táticas.

2.

O que vejo é um amontoado de jogadores que não conseguem usar suas melhores qualidades, mas que diante de adversário frágeis conseguem ganhar devido a insistência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
falta no Kleina um choque, uma chamada.. sei lá, algo que o faça acordar e ver que tem um time titular bom nas mãos, e saber encaixar os reservas

 

É o que também acho.Falta a ele um "guru".Felipão é Felipão e muita coisa ele pede para o Murtosa assumir.Por isso o Murtosa é o Sancho Pança do Felipão.Comissão técnica tem que questionar o treinador em certas decisões que ele toma antes dos jogos.O trabalho me equipe exige que um policie o outro.O sucesso é de todos quando se alcança.E o fracasso só atinge os jogadores e o treinador.Além, é claro,da torcida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gosto do Kleina, pra mim já provou por A+B que não serve pra gente.

Mas fazer o que, né? O cara não vai sair, não tem outra saída a não ser apoiá-lo em busca de mais um título nacional.

 

O Conrado nesse morde-assopra no texto deu a entender que quer isso também, e arrumou justificativas confusas para apoiá-lo.

Enfim, acho que todos nós não temos outra saída...e vamos de Kleina rs

 

falta no Kleina um choque, uma chamada.. sei lá, algo que o faça acordar e ver que tem um time titular bom nas mãos, e saber encaixar os reservas

 

Espero que quem está bancando ele pro restante do ano, dê um choque de 220v...tomara que funcione.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu penso diferente. Acho que o sistema defensivo tem cometido falhas gravíssimas e, não fosse o Prass e a incompetência do ataque alheio, passaríamos por grandes apuros. Contra times mais fortes como os que disputam o brasileiro, vamos sofrer bastante.

 

Espero queimar minha língua pq o Nobre pelo jeito vai manter o Kleina. Mas tô cético.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Conrado. Kleina não está à altura do Palmeiras, mas no momento não há outro disponível que esteja.

 

Luxa acabou, seus fãs tem que se conformar com isso. Ele perdeu o tesão inicial pela profissão de técnico. Hoje ele tem outras preferências. Quer ser manager, contratar jogador, além dos hobbies extracampo que diminuem sua eficiência.

Na última passagem pelo Palmeiras, ele não dava treinos, era seu auxiliar a fazer isso. Indagado, Luxa confirmou o fato e disse que "só no Brasil técnico tem que dar treinamentos". Isso saiu na imprensa, eu li, é declaração dele. Ouvi que ele ficava jogando videopoker enquanto o time treinava, mas não tenho nenhuma prova disso. Se nem quer dar treinos, não serve.

 

Telê Santana, o Mestre, ENSINAVA fundamentos aos jogadores deficientes: como cruzar, como bater na bola etc. Esse, sim, era treinador ! Hoje não conheço ninguém assim.

 

Acho que temos de ter um pouco de paciência com o Kleina, porque em pontos corridos ele se sai melhor que nos mata-matas. Assim, no Brasileiro, a perspectiva é boa com ele.

 

E em Dezembro, quando termina seu contrato, aí sim fazer uma avaliação bem rigorosa e até deixar de renovar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..