Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nicholas Santos

Palmeiras 2017

Posts Recomendados

Depois da derrota para o Ituano, resolvi criar este tópico para debater alguns pontos:

 

1º - O argumento de que o EB está destruindo o trabalho do Cuca de 2016: Essa é de longe a maior critica que você vê nos tópicos sobre o técnico. Bom, pra mim esse argumento está errado. Assim como bem observou o usuário Titi_verdão no tópico sobre a atuação do técnico, cobrar continuidade de um técnico que tem um estilo totalmente diferente do anterior é um erro. Traçando um paralelo, é como usar o Barrios/Alec como substituto do Jesus e ficar lançando bola pra ele ganhar do zagueiro na corrida.

 

Além disso, é subestimar o trabalho que o Cuca fez em 2016. O Eduardo pode ter assistido os 38 jogos do Palmeiras no brasileiro, mas não sabe que tipo de treinamento o Cuca usava, muito menos como ele pilhava os jogadores pra que eles pressionassem o time adversário no campo do ataque. Se fosse assim qualquer técnico poderia substitui-lo. O padrão 2016 acabou quando o Cuca saiu, hoje o Palmeiras é um time em construção.

 

Quanto a escolha do substituto por parte da diretoria, nem acho que tenha sido um desastre, já que na época eram bem escassas as opções e a maioria delas também significaria uma reconstrução. A saída do Valentim, que seria quem poderia ajudar nessa transição, corrobora ainda mais com essa tese de que voltamos praticamente para a estaca zero na questão tática.

 

Resumindo, não acho que não se deva criticar o EB, mas acho que elas estão sendo mal direcionadas, o que devemos cobrar é a implementação das suas ideias, se a marcação por zona dá indícios que irá funcionar, se o time está se movimento sem a bola e etc. Quanto à questão de ser ou não cedo demais para cobrar isso, podemos comparar com o desempenho de outros técnicos que estão assumindo seus times nessa temporada, como o Ceni e o Carille.

 

 

2º - A euforia criada com a força do elenco: Eu também estou achando excelente esse elenco para 2017, principalmente com as chegadas de Guerra e Borja. Porém, quanto mais expectativas, também maior pode ser a decepção. Calma, não estou dizendo pra ninguém ficar aqui esperando o rebaixamento, pra no final do ano qualquer resultado superior a isso seja lucro. Só estou dizendo que devemos manter os pés no chão, já vimos muitos exemplos de elencos estrelados que não conquistaram nada

 

O que me preocupa com essa euforia são exatamente reações como essa depois da derrota para o Ituano. Alguns podem até dizer que esses extremos (oba oba/revolta) não chegam não vestiário, mas eu não concordo.

 

Tudo bem, vamos supor que os jogadores são pessoas que são totalmente imunes ao que está acontecendo nas redes sociais, o que eu acho quase impossível hoje em dia. Essa impaciência aqui logo logo vai ser reproduzida nas arquibancadas que vai acabar causado uma maior pressão no time, pressão que tanto pode ajudar como pode atrapalhar (dependendo do jogador). Tudo bem que os times antes de 2015 eram horríveis, mas tenho certeza que muitos sem lembram bem quando o time tomava um gol e já entrava em desespero, já que o clima era bastante pesado.

 

Se forem usar o argumento de que os jogadores tem que lidar com essa pressão porque são profissionais, eu discordo. Jogadores são profissionais até a página 2, a única coisa que os diferencia da maioria dos trabalhos brasileiros é o salário monstruoso, na maioria dos casos não possuem uma formação adequada para a profissão, e com certeza vão aprendendo a lidar com esses problemas na marra. Também não sei se o psicólogo do time consegue blinda-los.

 

Bom, pra finalizar, não estou dizendo que o Palmeiras deva esperar que o barco afunde pra tomar uma decisão, só acho que se for tomada, ela deve ser convicta, ou muda totalmente o estilo do time e banca o cara( que pode ser o próprio EB) ou acha alguém que aproveite as ideias que existem. E aqui o segundo ponto tem relação direta com o primeiro, porque o torcedor deve ter consciência que isso significará uma desvantagem para o Palmeiras com relação a alguns rivais que mantiveram o técnico, ou seja, paciência.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia escrever algo bem parecido no tópico da avaliação do técnico, mas você me poupou digitação, sobretudo no primeiro ponto. Pessoal precisa decidir se quer um treinador ou um tampão qualquer que dê Ctrl C + Ctrl V porcamente no trabalho do Cuca, sem a comissão técnica do último pra ajudar, administrar treinamentos etc (o que, obviamente, é inviável).

 

Se um treinador sente que domina a prática de um certo tipo de marcação ou conceito de ataque, nada mais natural que ele tente colocar isso em prática, o que não implica em destruir o trabalho deixado pelo antecessor - basta ver que o Baptista usou marcação por setor nos dois amistosos de pré-temporada, pra suavizar a mudança pra marcação zonal e não romper imediatamente com o costume dos jogadores. Aliás, uma das reclamações mais recorrentes nos tópicos de avaliações é sobre a suposta "mudança radical" do EB em relação ao time do Cuca, como se ele tivesse chegado e jogado o trabalho anterior no lixo - aí, ignora-se a tentativa de manter o Dudu com a obrigação de circular pra armar que tinha em 2016, a utilização do Bigode pra acelerar o jogo em profundidade e dar opção de passe pra corrida e recepção no vazio à la Jesus, a liberdade para que Zé e Jean/Fabiano trabalhem mais por dentro com passes curtos, saiam da linha lateral e auxiliem os meias na saída etc, todos conceitos bem trabalhados pelo Cuca ano passado.

 

Pra não falar que o cara já chegou atraindo antipatia gratuita de muita gente - pelo pouco tempo de carreira, por ter vindo da Ponte, por tentar colocar ideias próprias em prática, por ser didático e falar de tática em entrevistas, por ser filho do Nelsinho... a lista de alvos não tem fim, logo estarão implicando com a calvície do sujeito -, o que inegavelmente influencia no julgamento.

 

Não falo isso simplesmente pra bradar "imediatismo" na cara de outros foristas ou dizer que estão pondo um trabalho certo a perder, seria presunçoso demais. Baptista pode não dar certo aqui por X motivos, pode falhar em transmitir suas ideias ao elenco etc, e caso isso aconteça (bate na madeira), também irei criticá-lo. O estranho está em condenar o cara a "piloto de teco-teco" após 2 jogos oficiais e pouco mais de um mês de trabalho, como se isso oferecesse qualquer base pra fazer um julgamento definitivo desses. Sinceramente, acho que nem o Oswaldinho levou tanta porrada em tão pouco tempo de Palmeiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na hora do jogo claro que todo mundo fica nervoso, eu xingaria até Messi. Depois do jogo quando você para e analisa melhor consegue clarear as ideias.

 

Os erros no jogo de posicionamento, mudanças de posicionamento como Dudu, entrada do Fabiano, depois Thiago santos, são "erros compreensíveis" o técnico tá testando algumas coisas e vendo quem pode jogar em determinadas posições. Tudo isso é plausível de entendimento.

 

O que eu não gostei e depois de refletir fiquei mais nervoso ainda foi a entrevista pós jogo, ter elogiado o primeiro tempo e colocar com um dos fatores dá derrota a saída do Fabiano foi na minha visão inadmissível, querer esconder erros.

 

Quanto ao trabalhos de Carille e Ceni, curiosomanente o Carille que joga no 4-1-4-1 tá tendo muitas dificuldades nesse começo de trabalho

O Ceni apesar dá derrota dá estreia achei o time bem organizado com falhas no sistema defensivo apenas.

 

Não gosto quando treinador tenta impor esquema tático, acho que ele tem que escolher um esquema que melhor condiz com o elenco e contra o adversário, só conseguimos engrenar no brasileiro ano passado quando o cuca entendeu que jogando fora de casa contra time mais forte precisa de volante.

 

É começo de trabalho sim, não dá pra demitir um técnico por dois jogos, mas tbm não podemos pensar que tá tudo OK porque é início de temporada, eu me baseio mais em entrevista pós jogo do que no jogo em si. E o que mais importa é o jogo seguinte , ver se o técnico é bom é ver o que ele faz depois de uma derrota.

 

Próximo jogo teremos uma visão melhor de tudo, não gostei do início de trabalho, não quero que o técnico seja demitido, mas quero ver trabalho , ver mudancas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu discordo.

O Eduardo Baptista pode até impor seu estilo de jogo. Mas mudar algumas características que resultaram no título brasileiro de 16? É incoerente, na minha opinião.

Principalmente em relação à intensidade de jogo e ao estilo de marcação (individual, com as pontuais coberturas).

Está sim desconstruindo o trabalho que moldou o time no ano passado, que levou ao eneacampeonato brasileiro.

O Eduardo é um técnico inexperiente, em começo de carreira, sem nenhum título de expressão até então. É o maior desafio dele, provou ser um cara estudioso. Mas ser estudioso não basta para dirigir um time como o Palmeiras. Acho que tem que ter os pés nos chão e reconhecer os seus próprios limites, e aproveitar do melhor que foi construído ano passado.

Parece que o time voltou há 1 ano atrás, com a mesma apatia / falta de intensidade do time do Marcelo Oliveira. E, por isso, temos que tomar cuidado pra não ser tarde demais e ter as mesmas consequências que o time do MO teve: eliminação na primeira fase da Libertadores.

O Eduardo Baptista tem meu voto de confiança, mas precisa colocar os pés no chão, ainda mais quando se trata de uma torcida exigente que nem a nossa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uma escassez no mercado de treinadores, disso não há dúvida.

Mas então, talvez, tivesse sido melhor tentar o Valentim, que representaria uma continuidade.

Não sei até que ponto foi certo trazer um treinador do tipo aposta cujas ideias são totalmente diferentes do trabalho anterior, um trabalho vencedor.

Pesam contra o EB o perfil apático, o fato de nunca ter sido jogador, a carreira apenas razoável até hoje e as mudanças bruscas que ele tenta colocar em prática, até aqui em vão. Como muitos já frisaram, ele poderia ser mais gradual nesse aspecto.

Agora, o que pega principalmente, é que a expectativa da torcida é altíssima (já estavam falando em vencer os maiores gigantes do futebol europeu, o que para mim hoje soa como devaneio completo, antes do time encaixar e sem ter ao menos começado a disputa da Libertadores; soberba completa). Cria-se então um vácuo imenso entre a situação real do time atualmente e o que se espera dele. É óbvio que se esse Palmeiras do EB não começar a vencer e convencer rapidamente, a batata dele vai torrar. E isso não é nem certo nem errado, é simplesmente assim. Se não tiver culhão para segurar a onda, para lidar com a pressão e fazer o time jogar, não terá futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao autor do tópico.

Detonar o EB é o menos inteligente.

Mas avaliar a atuação do time não.

Nenhum palmeirense ficou satisfeito com o que viu e certamente os Dirigentes e Conselheiros do Palmeiras também não.

Cabe ao EB juntamente com o elenco analisar o que está errado e se necessário rever o que tinha projetado.

O time tem que dar mostra de evolução tática nos próximos jogos.

É o mínimo que se espera.

O excesso de euforia também é prejudicial.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei dos debates a respeito da contratação do EB.

 

Ja chegou com uma rejeição altíssima, É uma aposta, em time grande é a primeira vez, fracassou no Fluminense onde a pressão é mole; É chamado por torcedores do Sport (time onde teve "Sucesso") de fraco e enganador.

E para aumentar sua pressão, o Palmeiras conseguiu o impossível no Brasil que é manter o elenco e se reforçou pesado.

 

Vão dizer que é torcer contra, mas já sabemos como vai terminar infelizmente.

 

Não podemos fazer mais nada, apenas torcer para ele conseguir melhorar o futebol, os jogadores considerados titulares resolverem. Seria uma decepção muito grande ver esse elenco produzindo abaixo, ja que a empolgação da maioria aqui está alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns ao autor do tópico.

Detonar o EB é o menos inteligente.

Mas avaliar a atuação do time não.

Nenhum palmeirense ficou satisfeito com o que viu e certamente os Dirigentes e Conselheiros do Palmeiras também não.

Cabe ao EB juntamente com o elenco analisar o que está errado e se necessário rever o que tinha projetado.

O time tem que dar mostra de evolução tática nos próximos jogos.

É o mínimo que se espera.

O excesso de euforia também é prejudicial.

 

Exato, criar um ambiente conturbado na segunda partida só vai alimentar o desejo de certo ditos "jornalistas" pra jogar mais gasolina.

 

De fato a escalação também não me agradou com o Dudu na direita e o RG na esquerda, mas como disse no tópico do jogo, prefiro que ele tente agora na segunda partida contra o Ituano fora de casa do que em uma situação mais complicada. Um ponto que não havia visto e quando comecei a ler o tópico vi que foi citado e me faz muito sentido foi a saída do Valentim, alem do estilo diferente do EB, o Valentim já conhecia mais o elenco e com toda certeza poderia auxiliar o EB na estruturação.

 

Sair gritando feito louco e pedindo a cabeça do cara na segunda partida é loucura, vamos com calma.

 

 

Nenhum técnico nasce com grife, e lembrem que em uma situação "parecida" ano passado pediram até o técnico da Ferroviaria aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nenhum técnico nasce com grife, e lembrem que em uma situação "parecida" ano passado pediram até o técnico da Ferroviaria aqui.

 

Técnico esse que depois fracassou na própria Ferroviária.

 

Outra coisa a ser lembrada foram em anos anteriores que o Palmeiras começava o ano avassalador e depois morria afogado na praia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu discordo.

O Eduardo Baptista pode até impor seu estilo de jogo. Mas mudar algumas características que resultaram no título brasileiro de 16? É incoerente, na minha opinião.

Principalmente em relação à intensidade de jogo e ao estilo de marcação (individual, com as pontuais coberturas).

Está sim desconstruindo o trabalho que moldou o time no ano passado, que levou ao eneacampeonato brasileiro.

O Eduardo é um técnico inexperiente, em começo de carreira, sem nenhum título de expressão até então. É o maior desafio dele, provou ser um cara estudioso. Mas ser estudioso não basta para dirigir um time como o Palmeiras. Acho que tem que ter os pés nos chão e reconhecer os seus próprios limites, e aproveitar do melhor que foi construído ano passado.

Parece que o time voltou há 1 ano atrás, com a mesma apatia / falta de intensidade do time do Marcelo Oliveira. E, por isso, temos que tomar cuidado pra não ser tarde demais e ter as mesmas consequências que o time do MO teve: eliminação na primeira fase da Libertadores.

O Eduardo Baptista tem meu voto de confiança, mas precisa colocar os pés no chão, ainda mais quando se trata de uma torcida exigente que nem a nossa.

 

ASSINO EMBAIXO!

 

Resta saber se ele vai ter humildade para reconhecer tudo isso ou sera outro teimoso que vai morrer abraçado com suas convicções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já caiu. No Palmeiras, quando a torcida não confia no técnico e nem respeita ele. Ele é frito muito rápido. Não adianta tapar Sol com a peneira. Eduardo Baptista já caiu.

 

Diretoria vai ter que abrir os cofres e buscar um medalhão para comandar o time.

 

Cuca só sobreviveu a aquela sequencia de derrotas, porque era o Cuca. Se não fosse, na quarta derrota era rua.

 

Eduardo Baptista se quiser ter alguma chance de sobreviver (já acho impossível, pela birra que a torcida tem), teria que rasgar tudo que fez até agora e voltar com a formação igual ao Cuca.

 

Resposta dada em no tópico da avaliação do técnico do ultimo jogo, concordo plenamente, pra mim já caiu, tenho certeza que a diretoria ja ta olhando o mercado atrás de possibilidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que temos que esperar um pouco.

 

Temos que ver como fica o time com o Moisés e Mina. (não vou por o Tche2 pois voltará só daqui 40 dias e tb não vou por o Borja pois este acabou de chegar ).

 

Temos que esperar alguns jogos (o meu limite não são 10 jogos oficiais, acho muito tempo mas pelo menos uns 5 ) para ver se ocorre alguma evolução no padrão de jogo.

 

Ontem foi a primeira pedrada que E.Batista tomou, espero que ele analise seus erros e resolva! Tb espero que ele seja inteligente e perceba que não terá muito tempo para implantar seu estilo 100% . Muitas faltas, laterais e escanteios que antes era um verdadeiro perigo de gol agora parece que nem faz "cosquinha" no adversário. Acho que ele pode implantar seu estilo mas tb pode continuar com algumas jogadas que dava certo antes.

 

Enfim, mas do que ninguém ele deve ter percebido que terá que resolver as coisas de uma forma rápida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Até concordo que é início de trabalho,que a mudança na comissão técnica significou a descontinuação do trabalho exitoso do Brasileiro,mas isso não quer dizer que todo legado deve ser deixado de lado,deveria testar o elenco pra ver se as mudanças seriam bem vindas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Técnico esse que depois fracassou na própria Ferroviária.

 

Outra coisa a ser lembrada foram em anos anteriores que o Palmeiras começava o ano avassalador e depois morria afogado na praia.

 

É isso. O próprio Cuca perdeu os 4 primeiros jogos que disputou pelo Palmeiras, levando inclusive uma goleada do Água Santa (4X1). Depois, como sabemos, conseguiu impor o seu estilo e foi vencedor.

 

Temos que dar tempo ao tempo, para depois, aí sim, avaliarmos o desempenho do novo técnico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..